Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

UOL: De leigo para leigo


“Foi publicado no Guia Do Hardware um interessante artigo crítico de Carlos E. Morimoto a respeito da parcial análise do Linux pela equipe do UOL Tecnologia:

"O UOL Tecnologia publicou um artigo introdutório, destinado ao público leigo, que se propõe a apresentar o Linux, abordando a instalação e aplicativos. O problema é que, como é comum na imprensa não especializada, acabaram escrevendo um texto bastante superficial, que reporta problemas encontrados ao instalar em uma configuração específica, sem fornecer explicações claras, o que acaba criando a falsa impressão de que os mesmos se repetirão em outras instalações (o famoso FUD). Vamos a alguns trechos e uma rápida discussão sobre eles."

Veja em: http://www.guiadohardware.net/artigos/leigo-leigo/


Enviado por Júlio César Bessa Monqueiro (julioΘguiadohardware·net) - referência (guiadohardware.net).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de big_mala
Mais uma vez o GDH saindo na: Mais uma vez o GDH saindo na frante!

Parabéns ao pessoal do Guia!
--
"Amigos não deixam amigos usarem Windows"
\o/ BigLinux 3.0 \o/

Comentário de Wilfredo
E o usuário leigo, onde fica?: Parabéns ao artigo, que foi escrito focado no usuário experiente e já conhecedor do 'ambiente Linux'.

Mas... e o usuário leigo, onde fica nessa história?
Repito o que escrevi em outro tópico.

Enquanto as empresas distribuidoras de GNU/Linux não firmarem contratos de instalação prévia e bem configurada de distribuições em computadores, teremos relatos comuns como esse.

Em vez de criarem mais distribuições, criem mais *instalações*. A oferta pura e simples de CDs de instalação não surte o efeito desejado de facilitar a propagação do GNU/Linux. Com ou sem artigos do Guia do Hardware e do Viva o Linux.
Comentário de JPayne
email...: Se aquele jornalista/repórter/entusiasta ou seja lá o que ele for... o cara que escreveu a matéria... se ele tivesse deixado o email de contato, com certeza eu iria mandar o link dessa matéria do GHD e o link do artigo do Julio analisando o Mandriva Free...

Esse pessoal tem mania de sair falando coisas por aí, escrevendo matérias sem nem mesmo ler alguma coisa a respeito !!!

O UOL já foi mais profissional que isso... ou será que nunca foi ???!!!
--
--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha dos políticos do meu país !!!
Comentário de JPayne
cara...: Cara, se vc ler o texto do morimoto, vc vai perceber que o processo de instalação do Windows tem o mesmo nível de dificuldade ou é ainda mais dificil que o linux, pois ele ainda precisa qeu vc instale driver por driver... e no entanto, apesar disso, vc não ve ninguem reclamando da instalação do windows ser dificil. E pq? pq quem não sabe instalar o windows, chama alguem que sabe... e o mesmo deveria ser com o linux.... mas não... todo mundo acha agora, que o linux tem que ser por obrigação, fácil de instalar até pra minha avó que nunca ligou um micro na vida dela.

Linux é fácil de instalar. Distros como Kurumin, Mandriva e Ubuntu fazem com que vc tenha um sistema operacional em pouco tempo instalado. Mas não vamos esquecer do que se está fazendo: instalando um SISTEMA OPERACIONAL, ou seja, toda infraestrutura que um usuário precisa pra usar seus programas... então é claro que não é uma tarefa tão simples como instalar o msn messenger, mas hoje é algo simples se a gente observar que está instalando um Sistema operacional.

Por favor ne, vamos ter um pouco de senso crítico.

--
--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha dos políticos do meu país !!!
Comentário de Wilfredo
Escrevendo sem ler: Escrever sem ler antes é a coisa mais comum na Internet, principalmente quando se trata de pessoas a redigir comentários em blogs (como este), listas e fóruns de discussão.

Autocrítica também faz bem!
Comentário de JPayne
Pois é...: Tanto faz bem ler que eu nunca instalei um sistema operacional numa máquina sem antes ler a respeito, e o mesmo faço com programas... o que não parece ter sido o caso do cara que fez a matéria do UOL.

--
--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha dos políticos do meu país !!!
Comentário de Wilfredo
Já instalei tanto MS: Já instalei tanto MS Windows como GNU/Linux para várias pessoas. Sei o quanto é fácil em alguns aspectos e difícil em outros. Morimoto fez uma boa descrição de como pode transcorrer uma instalação. Mas as coisas podem sim acontecer como descrito pela equipe do UOL Tecnologia. Ambos estão corretos, pois são descrições de situações reais.

Por isso mesmo defendo um investimento maciço dos fornecedores de distribuições GNU/Linux em "instalações de fábrica" bem configuradas nos computadores.

Será uma atitude muito mais eficiente do que a atual oferta de CDs de instalação. Não vejo melhor alternativa.

Crítica é bom e autocrítica é melhor. Independentemente do sistema operacional, deixar a tarefa de instalá-lo a um usuário comum ou novato é temerário. Entreguem a 'coisa' já funcionando.
Comentário de Wilfredo
Manual de instalação: Eis uma coisa que sempre senti falta. Os sistemas operacionais deveriam vir com um manual explicando como instalá-los e como contornar as situações mais comuns, como falta de drivers por exemplo.

Nem todos sabem como, ou têm paciência em, encontrar as informações via Internet.
Comentário de JPayne
O Ubuntu 6.06 LTS: A versão do do Ubuntu 6.06 LTS eu lembro que tava vindo com instalação OEM em equipamentos de alguma marca lá fora. Eu me lembro que o Ubuntu tava negociando com algumas empresas. Mas é preciso ver também que não basta a distro querer, a empresa forcededora do equipamento tem que querer também. A Dell mesmo é um exemplo, o pessoal passou a pedir linux e software livre como opcional nos Dells. Eles disseram que vão fazer mas não disseram quando. Então a culpa é de quem ? Da distro, do linux, do usuário ??? não... nesse caso da Dell que não está fazendo o que o seu cliente está pedindo.

Acho que o Linux avançou muito nesses ultimos 6 anos. Tanto em termos de instalação, designer, instalação de pacotes/software, atualização via internet, live CDs e com certeza tem muito o que avançar. Mas não dá pra atropelar as coisas. O que o pessoal do Ubuntu Feisty fez é magnifico, aliás todo o trabalho do Ubuntu em si. Mas acho que tem um certo limite pras coisas.

--
--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergon
Comentário de JPayne
Vc já viu o manual de instalação do Windows ??: Você já leu o manual do Windows ???
Eu li o do Windows 95 que foi o primeiro sistema operacional que eu conheci. Era enorme e só servia pra depois de instalado. Não cobria os passos da instalação. Era manual do Usuário e não manual de instalação. Acho que o mesmo acontece com o Linux, apesar de vc encontrar um tutorial de instalaçao em muito lugar na internet. Acho que não existe um manual de instalação justamente para que o usuário não se meta em tentar formatar sua máquina, pra não perder dados. Instalação de sistema operacional, reinstalação ou formatação é pra quem tem um minimo de conhecimento de informática. Não é dificil, mas não é qualquer pessoa que chega na frente de um pc e formata. E claro, sempre tem aqueles que chegam, formatam e perdem os dados dos outros.

Manual de instalação de sistema operacional pra usuário doméstico é o mesmo que o seu carro vir com o manual do motor... explicando detalhes dele. Além do dono do carro não ler o manual, pq ele não é mecanico, ele vai pensar: pq alguem perde tempo escrevendo essa baboseira ??? eu só quero dirigir o carro. E realmente, hj qdo se compra o carro vc tem o manual do proprietário que dá dicas básicas de como usufruir de todos os benefícios e conforto que seu carro pode oferecer.

Usuário comum instalando Sistema Operacional, é o mesmo que um usuário usar o linux com permissões de root. Logo, ele faz uma besteira e pronto, compromete todo o sistema operacional, e pior, ele nem sabe o que fez. Talvez seja por isso que aquele outro sistema seja tão adepto a virus... tudo tem permissão pra fazer tudo....

--
--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergon
Comentário de Wilfredo
Revistas: os melhores manuais: Pode paracer irônico, mas onde aprendi a instalar tanto MS Windows como GNU/Linux foi... em revistas! Até hoje tenho guardadas as revistas que explicam como instalar e ajustar algumas distros linux e versões de windows.

Penso às vezes que esses 'manuais de SO' são escritos para não serem lidos. Não é só o do Windows 95 e os da extinta Conectiva que têm esse problema.
Comentário de JPayne
Mas é aí que eu quero chegar...: É justamente aí que eu queria chegar... o cara que vai na banca de revistas e compra uma revista que ensina a instalar o sistema operacional, no mínimo é um cara que tem futuro ao menos pra usar o sistema e programas. O usuário doméstico típico (minha avó, meu tio, minha tia, etc..) não vai a banca de revista atrás de informação sobre como instalar um sistema operacional. Talvez o filho da minha tia vá, mas ela não. E por isso que eu disse que essa questão de manual de instalação do sistema operacional pode ser perigoso.

E mesmo o cara que compra a revista, muitas vezes tira dúvidas com algum amigo micreiro, caso tenha dúvidas, antes de sair formatando a maquina. A idéia de as máquinas vir com linux pré-instalado é boa e já acontece. O problema é a qualidade das distros e dos micros que são vendidos com linux.

--
--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha dos políticos do meu país !!!
Comentário de Wilfredo
Iluminado: POR FAVOR, explica tudo isso para alguns daqui!!!
Porque há quem teime em esquecer que nem todos *são obrigados* a serem 'gênios de informática' para usar um computador doméstico.
Comentário de tenchi
Coisas como essas acontecem: Coisas como essas acontecem muito.
Veja por exemplo, na revista INFO deste mês (sou assinante, e gosto muito da revista, mas sei que é uma revista que vive em parte de patrocinio, e sempre puxam o saco da MicoFoft): Uma comparação entre OS X, Windows à prazo, digo, Vista, e Linux.
Qualquer um aqui sabe que comparações do "Linux" com os outros sistemas não são assim tão simples, pela simples inexistencia, por assim dizer, do Linux. Não há um Linux, mas vários, que são as distros.
Na reportagem, eles comparam usam o Ubuntu no comparativo. Aí tem uma parte de prós e contras. Há um item que diz sobre a instalação dr programas no Linux. Caramba, embora muitos de nós gostemos da famigerada linha de comando (eu mesmo estou nesse grupo), o linux (aff, linux), tem recursos que facilitam muito a instalação de programas. Mais fáceis até que no Windows (a naum ser que aquela noticia de primeiro de abril sobre o apt para windows seja verdade).

Coisas como: "Ah, no Linux tem aplicativos que até conseguem fazer o que os do windows fazem" - não, vc naum encontrará escrito dessa forma na revista.

"O mundo roda Windows"... Não é a toa que temos tantos malwares, virus, operações ilegais soltos por aí.

Ah, e o br-linux está de parabéns. Eu 'assino' o rss do site da info e daqui, e vejo que quase tudo sobre linux, eles tiram daqui. Simplismente o br-linux é a melhor referencia sobre linux no brasil (óia eu puxando o saco... ;-) ).

Alguém provavelmente vai dizer: "Se quer saber do Linux, assine uma revista sobre linux".

---############--------

Não sei... nunca usei nem o vista, nem o Mac. Talvez eu esteja errado msm.

Gostaria de dizer que não estou criticando a revista num sentido negativo, pois como disse, gosto muito das reportagens, acompanho o podcast no site, etc.

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de The Darkness
Realmente o LINUX deve ser: Realmente o LINUX deve ser muito difícil de instalar.

Duas antas que não tinham a mínima noção do que estavam fazendo conseguiram instalá-lo e deixá-lo funcionando !!!

Não foi um erro tão grave baixar uma versão de desenvolvimentodo Mandriva One, afinal no mundo Windows eles tem um site onde podem baixar o CD de instalação que explica tudo tim-tim por tim-tim. Ou será que não tem !!!

Particionamento no LINUX realmente é um problema, no Windows basta o usuário clicar em meia dúzia de botões e o disco está particionado e formatado e as partições pré-existentes devidamente redimencionadas (pois o Windows reconhece nativamente Ext2/3, RaiserFS, XFS, LVM, etc) e o gerenciador de boot que estava no MBR não é destruído no processo. Ou será que eu me confundí!!!

E o aviso assustador realmente é desnessário afinal no Windows nunca houve uma instalação e/ou atualização que desse zebra e o usuário perdesse tudo, mesmo nunca tendo feito Backup !!! Por que no LINUX isso iria acontecer ???

Realmente a tela de seleção de pacotes deve ser muito difícil, usuário Windows só pode escolher se instala o jogo de Paciência ou o de Pinball (as vezes), porque tem muito pouco além disso.
Para instalar toda a diversidade de software que vem em um único CD de LINUX são necessários vários CDs de instalação no mundo Windows e uma carteira bem recheada a maioria das vezes. (Preço do Win + Preço do Office) > (Preço do Hardware)

Realmente o boot modo texto do LINUX é muito ruim, eu também prefiro, como o autor, não ver o que está acontecendo e nunca saber onde foi que deu erro. (Deve ser melhor ficar vendo aquela barra ralando sem parar quando o boot trava ou então ver tela azul que não diz nada nem para a equipe de suporte - experimenta mandar uma cópia daquilo para eles !!!)

E realmente ter a opção de logar no modo texto para concertar o sistema é muito ruim, se já não funcionou a parte gráfica para que ficar insistindo. Desiste de uma vez e vai para casa.

Tirando as idiotices óbvias, O "especialista" formatou o disco inteiro !!! - Ou o cara é especialista ou o cara faz uma cagada dessas (por favor cheguem a um acordo) !!!

E fica por aqui porque já cansei de analisar tanto material de "altíssima" qualidade !!!

--
[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]

Usuário Linux #407232
http://counter.li.org/

Comentário de Wilfredo
BSD? Mac OS X?: O artigo NÃO COMPAROU a instalação de distribuições GNU/Linux com outros sistemas operacionais.

Onde estão as críticas à instalação de um Open/Free/NetBSD?
Onde estão as críticas à instalação do Mac OS X?
Sejam no mínimo mais criativos da próxima vez.
Comentário de Wilfredo
Leiam mais!: Antes de continuarem a reclamar esdruxulamente, favor leiam as demais matérias relacionadas àquela:

Linux tem programas para todas as funções do dia-a-dia
http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2007/04/13/ult4213u67.jhtm

Conheça um pouco da história do funcionamento do sistema Linux
http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2007/04/13/ult4213u66.jhtm

Projeto estima que Linux tenha 30 milhões de usuários no mundo
http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2007/04/13/ult4213u68.jhtm

Conheça as principais "versões" de Linux para baixar e instalar
http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2007/04/13/ult4213u71.jhtm

Internet tem produtos específicos para amantes do Linux
http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2007/04/13/ult4213u71.jhtm

Pendrive tem Linux embutido e funciona em qualquer PC
http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2007/04/13/ult4213u70.jhtm
Comentário de manoel_lobo
Todo mundo fala que instalar: Todo mundo fala que instalar Windows é mais fácil, mas "esquecem" de mencionar que o HD-alvo não contém SO algum, ou mesmo dados valiosos.

É conveniente reclamar quando os instaladores das distros Linux não conseguem redimensionar partições/sistemas de arquivo NTFS com alta fragmentação, mas não levam em conta a complexidade e nem o fato do fabricante não liberar as especificações.

Lógico que o SO presente dificulta a instalação do segundo, fato que envolve particionamento não-destrutivo, formatação e o uso de um boot loader para ambos.
Comentário de manoel_lobo
Se taxaram a instalação de: Se taxaram a instalação de uma distribuição Linux (uma das mais amigáveis) de difícil, imagine a de um BSD, além do particionamento "normal", existe um segundo particionamento responsável pelos 'slices'.

Geralmente os instaladores dos BSDs são em modo texto, salvo o PC-BSD, que tem como alvo o desktop.

Acho que não puseram o Mac OS X na jogada pelo fato dele ser exclusivo pra um determinado hardware, não é algo para máquinas genéricas como PCs, onde a quantidade de drivers e a habilidade de detecção do hardware por parte do instalador pode ou não fazer a diferença.
Comentário de tenchi
Linux is pop: Sim, há muito material bom. Como os sites especializados, e as revistas especializadas em linux.
Mas se vc ler algumas matérias, perceberá que algumas delas foram escritas por pessoas leigas (não me pergunte qual é o limite entre o leigo e o técnico). Veja o primeiro link:

"Um único problema talvez esteja no fato de o programa (Gimp) ainda não possuir versão traduzida para o português."
provavelmente a pessoa não conhece as variáveis de ambiente, ou usou o programa numa máquina com Windows (onde os programas em gtk vêm por padrão com o idioma ingles configurado).

No segundo link, quando cita as principais distribuições linux ("versões"), não são citadas o debian e o slackware, que junto com mandriva, redhat (fedora) - e o gentoo, é claro - formam sim, o conjunto das principais distribuições (se bem que isso chega a ser bem relativo).

O ruim desses artigos leigo2leigo é que a pessoa muitas vezes naõ sabe sobre as diferenças entre os ambientes gráficos, interfaces gráficas, versões do kernel, e coisas do tipo. Aí quando aparece alguém não tão leigo (eu), ou mais técnico (como muitos aqui), e lê artigos como esses, fica "feliz", é claro, pois é o SL abrindo novos caminhos, mas fica com um pé atras com as informações passadas.

Esses dias mesmo, eu li uma reportagem no jornal daqui da minha cidade (O Diário, no dia 02 de março de 2007) , onde o jornalista conta a experiencia de um dia dele com o kurumin e o ubuntu. E até passou um tutorial sobre a instalação do Linux!, coisa que até tempos atrás só encontravamos em revistas nerds!

Sim, o linux está se tornando pop.
Não vejo a hora de instalar o TimberlakeLinux no meu PC.

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Wilfredo
Sobre os artigos: Experimente também a minha distribuição:
Distro Çado Linux!!!

Tem algumas esquisitices nos artigos. No que fala dos programas para GNU/Linux, eles comentam sobre o KOffice na seção 'Planilhas', sendo que logo antes falam do OpenOffice. Uma leitura desatenta faz a pessoa achar que precisa de ambas as suítes.

Ainda assim, mostra que uma pessoa comum pode sim usar o GNU/Linux sem sustos.
Comentário de CWagner
Seria muito bom se sites: Seria muito bom se sites como esse da UOL tivessem área para debates, ou críticas.

Parece que o que escrevem é lei ou a verdade absoluta e não precisam de críticas ou acertos.

Infelizes do jornalista, do "especialista" e do coitado do Windows que acabou indo pro saco (que descanse em paz).

O "linux" precisa de um modo mais simples de instalação (foi o que falaram, inclusive aqui neste blog), pois mais fácil que isso só se vierem em CDs/DVDs que tenham um aviso de "Não insira em seu PC! Instalação automática sem intervenção do usuário!".

Sistemas Operacionais que se prezem, que não venha instalado em máquinas como celulares, PDAs e afins, PRECISAM de interação de um usuário que saiba, no mínimo ler e interpretar o que está escrito.

Ah! E como costumo dizer: depois do Window$, basta que não seja daltônico e não tenha sido reprovado em Coordenação Motora, no jardim de infância, para qualquer usuário conseguir usar um S.O. moderno (leia-se Windows, Linux, Mac OS, e BSDs), com suas configurações em modo gráfico.

Wilfredo:
"Por isso mesmo defendo um investimento maciço dos fornecedores de distribuições GNU/Linux em "instalações de fábrica" bem configuradas nos computadores."

Que bom que você pense assim, mas o que tem feito para que aconteça esse investimento maciço? Pressão econômica sobre os integradores de PCs e fabricantes de componentes? Acho que ninguém aqui, e nem mesmo algumas das distribuições têm interesse e poder para fazer tal coisa. Além de anti ético... precisa ser algo mais?

O Governo deu abertura para os "fabricantes" nacionais trabalharem com Linux e o que eles fizeram? Lambança, pra falar algo bem bonito. Distros próprias alienígenas, mal configuradas, sem suporte a todos os periféricos e muitas das vezes sem nenhum suporte.

Por que não procuraram distros consagradas, mesmo que nacionais? O Kurumin seria uma ótima opção, já que traz muita coisa pronta e o que faltasse poderia ser instalado via ícone mágico, inclusive os módulos dos famigerados winmodens.

Não fizeram isso e qual foi o resultado? Mudança em massa para Win XP Barba Preta Edition, com dezenas de outros softwares e games e vírus e malwares.

Responsabilidade das Distros? Sei não! Várias empresas já estão há um bom tempo no mercado, ótimos produtos default, com opção de personalização para os fabricantes de PCs (cujo investimento que poderia ter retorno em semanas de vendas), condições de negociação junto às fabricantes de periféricos e algumas placas, para criação de módulos para Linux, etc...

Creio que a culpa da não adoção maciça do Linux em micros "de fábrica" é culpa principalmente das fabricantes e integradores de PCs que, às vezes têm outros interesses que simplesmente dar outra opção a seus clientes.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de emxavier
A análise do UOL não foi tão ruim: No final, o "programador e especialista" do UOL Tecnologia acabou "excluindo o Windows XP da máquina" porque não conseguia configurar uma placa de vídeo.

Para isso serviu a análise: menos uma máquina com Windows.
Comentário de Rubem
Se fosse só o UOL...: Se fosse só o UOL...

A imprensa via Web, ou melhor, os canais famosos, do brasil, na area de "tecnologia", como gostam de chamar, es´t ainfestada de jornalistas de outras areas.
(Desinformados no ramo)

Hoje mesmo a redação do terra criou o bite! É, fundiram um byte num bit e criaram o bite.
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1547377-EI4802,00.html
(Sem falar que em termos gerais isso é uma matéria pra leigo que NUNCA ouviu falar no assunto) Se foi um "jornalista" que fez a matéria, ou se alguem só traduziu, não sei, mas erro basico desse tem TODO DIA no Uol, Terra, as vezes até no IDG! (É, o IDGNow tem muito jornalista genérico que se especializou em "parecer" que entende)

O Uol, Terra, Globo, até a Info, parece que tem uma penca de jornalistas que talvez até sabem usar as tecnologias, mas na hora de descrevê-las, ou simplesmente "noticiar", não dão conta. São "jornalistas genéricos". Nós "nerds" esperávamos jornalistas mais especializados nesses canais.

(Faltar gente que conhece não falta, sobra, em todo canto tem gente que consegue repassar de forma muito mais CLARA e TÉCNICA ao mesmo tempo, essas informações... o que falta é esses canais terem mais simancol na hora de contratar qualquer recém-formado em jornalismo. Erro bobo desse tipo não encontramos nem em blogueiros, que não vivem disso nem ganham pra isso. O mínimo que se esperava de canais como Terra, Uol, Globo, Abril, era acertar os nomes, e não fazer traduçõs toscas, como eles tem feito todo dia)
Comentário de Rodrigo Zadra Armond
Existe um local onde pode-se: Existe um local onde pode-se discutir esta (e outras) matérias do UOL Tecnologia:
http://uoltecnologia.blog.uol.com.br/arch2007-04-01_2007-04-30.html#2007_04-13_14_19_00-9542190-29

Já havia deixado minha opinião e o link para a resposta do Morimoto, mas pela resposta do pessoal do blog - percebo que a matéria não deixa de ser tendenciosa.


Comentário de anti_antas
Nesse: Nesse blog:

----------------------------------------
Eis o grande problema do Linux, e olha que passados anos e anos desde que começou-se a falar sobre o uso do pingüim no desktop. E é melhor que os fundamentalistas se apressem, ao menos se quiserem que a marca pegue —eis que com uma abordagem completamente ligada ao usuário que considera o computador doméstico um eletrodoméstico, o Google tem dado passos significativos para, ele sim, combater a Microsoft (só que talvez não imbuído de todos os princípios que tornam o software livre algo tão atraente). E então, se isso se consolidar, o Linux realmente permanecerá um sistema para iniciados e servidores.
----------------------------------------

E esses caras ainda tem coragem de chamar os usuários linux de xiitas, fundamentalistas e outras coisas relacionadas com religião. Fico p*** com isso !

O cara não sabe nada do básico do básico de linux, se mete a escrever sobre o que não sabe, chama o linux de "marca" e como todos os windows lovers, ao se sentirem acuados diante das críticas dos usuários linux com base em argumentos técnicos, param de debater e apelam para termos pejorativos e preconceituosos como xiitas e fundamentalistas. Qualquer frequentador sério aqui do br-linux destroça com argumentos técnicos esses caras. Normalmente depois de jogar a toalha nos debates e começar a tentar nos ridicularizar, freqüentemente apagam as mensagens e banem os usuários que ousarem enfrentar a opinião dos "gurus".

Eu gostaria de ver essas antas instalando um Solaris, um BSD ou qualquer outro sistema. Levariam uma tremenda surra porque são micreiros, que muitas vezes nem têm formação em informática, eletrônica ou algo relacionado e se metem a escrever e querer aparecer como gurus.
Comentário de tenchi
Alerta de segurança do Windows: Boa!

"Seu computador pode (e realmente está) estar em risco: Foi detectada uma cópia do windows instalada nele. Clique neste botão para solucionar o problema"


--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de tenchi
bite=16bits: Um bite corresponte a dois bytes, ou 16 bits, não entendeu? KKKKKKKKKKKKKKKKK

Agora falando sério.
Foi isso que eu disse lá em cima. Isso acontece em quase todos os materiais especializados em informatica (onde chamam Windows de PC). O fato é que eles puxam mesmo sardinha para o soft proprietário, pois quem que são os patrocinadores deles? Aposto que não é nem a RedHat nem a Mandriva.

<...>?


"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de tenchi
Êta compricaçaum: E este é um grande problema do linux. Você pode escolher se quer ou não ver aquelas letrinhas subindo ou naum! (bootsplash- silent,verbose, etc), além de poder escolher o tema da inicialização (que é possivel fazer no windows, tento o efeito colateral de poder corromper algumas bibliotecas e tornar o sistema inutilizavel, mas são só detalhes). O linux é mesmo muito complicado.

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de White wolf
Reportagem do uol tecnologia: Vou candidatar-me a vaga do especialista no sistema criado por Linus Torvalds,do uol tecnologia,pois depois das mancadas citadas, o tal "especialista" mostrou não ser tão especialista assim,por isso garanto que:
1º- Não vou tentar instalar qualquer distro linux em maquina com Pentium III 700Mhz (uma maquina destas é adequada para distros lançadas até 2001 como o windows xp),talvez um conectiva Marumbi ou Mandriva 8 eu ainda instale nela.
2º- Garanto não formatar a maquina para instalação do Linux,assim não vou destruir a instalação do windows (a maior preocupação deles),formato e particiono com o disco 1 do Mandriva 10.
3º- Uso um driver "vesa" e resolvo o problema de video.

Pode ser que assim eles não publiquem mais reportagens com teor tão babaca,caso persistam,devem mudar o nome para "uol bestologia"

Eu fico aborrecido quando vejo noticias deste tipo em situações em que o windows é tratado do mesmo modo que trataram o Linux agora,acho que a escolha deve ser feita de modo independente pelo usuario,nada de enfiar algo "guela abaixo" e, que o continue crescendo por seus meritos,pois gradualmente,o usuario do windows vai percebendo que o sistema se degrada pelo uso e por "infecção de virus" e ele acaba mudando para outro s.o.
Comentário de hamacker
Queria ver uma manchete: Queria ver uma manchete assim (talvez do Terra) :
"Ao contrário do UOL, realmente testamos o Linux."

- Mas isso não vai acontecer, não é mesmo ?
Comentário de hamacker
Tirando as idiotices: Tirando as idiotices óbvias, O "especialista" formatou o disco inteiro !!! - Ou o cara é especialista ou o cara faz uma cagada dessas (por favor cheguem a um acordo) !!!

Pois é, o "especialista" não somente particionou e ignorou os avisos de exclusão da partição NTFS como também confirmou-as no final, se não tivesse confirmado o relatório final onde mostrou como ficaram as partiçoes tudo poderia ter sido desfeito e o titulo de "especialista" ainda poderia ter sido mantido.

Sabe o que este especialista me lembra ?
Os instaladores compulsivos de windows, eles são tecnicos de informatica que ao não conseguir identificar o problema do Windows (e as vezes é impossivel mesmo) partem para uma reinstalação do mesmo. Acho que o "especialista" empregou a mesma técnica, só que isso funciona para Windows, eu que sou usuario de ambos os sistemas tenho horror a particionamento e instalação. Faço justamente instalacoes em particoes separadas (windows ou linux) justamente para não ter que mexer nas particoes de novo na proxima instalação (windows) ou atualização (linux).

Por falar nisso, o especialista nem notou que estava usando uma versão beta ? Chiii, credibilidade zero.
Comentário de manoel_lobo
Não quero amenizar a: Não quero amenizar a situação para os tais técnicos/especialiastas, verdade seja dita, Windows foi feito para ser reinstalado, pois não se trata de um SO sério, porém de um brinquedo residencial que acabou "invadindo" empresas, criando a situação que todos nós conhecemos atualmente.

Instaladores de distribuições Linux permitem (alguns até recomendam) dividir o espaço em disco baseado no tipo de informação que será armazenada, uma partição para o sistema, outra para os dados pessoais, e uma terceira para a memória virtual (IMHO, é o mínimo recomendado).

Para conseguir tal "proeza" com Windows, é necessário hackear o CD de instalação, adicionar um script de automação, juntamente com o parâmetro "profilesdir", coisa que usuários comuns e técnicos/especialistas desse calibre jamais farão.

Além disso, é obrigatório que o disco esteja previamente particionado e formatado, então será possível dar boot com o CD e iniciar o processo de instalação.

Algumas distros (Ubuntu, por exemplo) obrigam o usuário a criar e usar uma conta com poderes limitados, já o Windows delega pleno e total poder (sabemos o resultado disto futuramente).

Vejo semelhanças entre o Windows e o mundo daquele superman bizarro, é tudo ao contrário, quase de de ponta-cabeça.

(set humor-negro on) Dizem que a prática leva à perfeição, talvez seja por isso (excesso de reinstalação) que existam tantos especialistas nesse produto. (set humor-negro off).

Para tais (incluindo esses do UOL), eu desejo um mar repleto de vírus, spywares, instabilidade e muita dor de cabeça na hora do backup, é o preço a se pagar por ter uma única partição.

Baixam uma versão beta e ainda têm a ousadia de reclamar, parabéns!
Comentário de tenchi
recomendações: Acho que não, pois as duas empresas provavelmente usam o mesmo especialista. Aliás, uma deve recomendar os profissionais para a outra.

(Obs: nada contra o Terra, tirando o fato de ser um serviço feito para o IE (rádio). Detalhes. Parabéns à MTV também, que cria um serviço que usa activex (que alias é 'aliada' do UOL).).





--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de emanuelsan
Tá faltando alguém dizer pros caras: Pois é, o YouTube têm o serviço de vídeos mais famoso do mundo e usa tecnologias que podem ser vistas em qualquer SO/qualquer navegador. Foi comprado pelo Google por mais de 3 bilhões de reais.

Quanto será que vale o serviço da MTV, do UOL e do Terra com suas limitações? quanto de acesso eles têm diário?

Eles pensam pequeno, limitam a escolha de quem vai acessar... valem pouco, tem poucos usuários comparados com o YouTube. Parece lógico.

Comentário de Valdomiro
Barbaridade!!!: Barbaridade!!!

Quando ainda não sabia quase nada de Linux instalei o Mandrake 8.2 em uma Pcchip LMR775, PIII de 900Mhz (soquete 370) e consegui..., por que será que a equipe de tecnologia da UOl juntamente com seu especialista não conseguiu???

Eu gostaria de saber como foi que eles chegaram a conclusão que formatando o HD, por conseqüência apagando o XP que estava em outra patição, resolveria o problema do drive de vídeo da versão beta do Mandriva? Para depois insinuar que a culpa da perda do XP instalado decorreu do linux?

Realmente a matéria deles foi de "leigo para leigo"! >:o(


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004