Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Laptop XO é a grande atração do primeiro dia do FISL

Figura conhecida internacionalmente como guru do Linux, Jon “Maddog” Hall não foi o centro de atenções de quem passava pelos corredores do 8° Fórum Internacional de Software Livre, aberto nesta quinta-feira (12/04) em Porto Alegre.

Na realidade, o mestre do código aberto perdeu espaço para um grupo de desconhecidos que se aglomerava a alguns metros dele. O motivo? O pequeno aparelho que carregavam nas mãos e usavam freneticamente: o laptop XO, de Nicholas Negroponte, utilizado para fins educacionais.


Foto: Fabio Tust, via Flickr


Os pequenos que despertaram atenção dos visitantes e os flashes da imprensa nessa primeira manhã do evento fazem parte do grupo de estudantes da quarta série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu, de Porto Alegre (RS), uma das instituições escolhidas para comandar o projeto piloto Um Computador por Aluno na região. Desde o dia 19 de março a instituição utiliza o XO em atividades de classe diárias.

Ketilen Cardoso Rosa, de 10 anos, era uma das alunas da turma que exibiam com orgulho – e grande desenvoltura de uso - seu laptop personalizado com um adesivo para a multidão que se aglomerava, curiosa, em torno do grupo.

“Usamos todos os dias para fazer pesquisas, escrever os trabalhos. É mais legal do que escrever no caderno”, contou. Segundo a garota, entre as atividades que tornaram as aulas mais interessantes estão o tempo para pesquisas na internet – via rede Mesh -, a redação dos trabalhos no próprio aparelho e o tempo para diversão, com jogos, chat, envio de e-mail e câmera embutida no equipamento. Tudo rodando sobre plataforma aberta.

(...) Além do novo equipamento, a sala de aula ganhou contornos mais descontraídos, aponta a professora, com as tradicionais carteiras compartilhando o espaço da classe com almofadas e tapetes, o que tornou o ambiente de ensino mais agradável. Um dos primeiros projetos desenvolvidos prevê o estudo em grupo, com o auxílio do laptop, e a criação de um trabalho escolar.

“Os temas variam desde animais, por exemplo, a música e um projeto sobre a cidade do skate”, revela. Mesmo os alunos que não tinham conhecimentos prévios em computadores conseguiram aprender rapidamente e estão interados com seu laptop, explica.

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Allansv
Eu quero um !!! =]: Eu quero um !!! =]
Seria uma mão na roda para meus estudos na universidade. E-reader, cálculos, programação, anotações... Puts, tinham que vender isso tbm.
Comentário de charles
uma boa critica ao projeto UM LAPTOP POR CRIANÇA: http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/um-laptop-por-crianca.html
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004