Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Órgãos públicos e universidades agora têm portal para divulgar código-fonte


“Durante o 8º Fórum Internacional Software Livre (que começa na quinta-feira, 12, em Porto Alegre), o governo federal vai apresentar aos participantes o portal do software público brasileiro (www.softwarepublico.gov.br) com o código-fonte das soluções desenvolvidas com software livre.
A idéia leva a assinatura do Ministério do Planejamento (por meio da secretaria de logística e tecnologia da informação, SLTI) e da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação (Abep). Entrou no ar ontem, 9, sem propaganda, com a oferta de duas soluções (uma delas da Dataprev). Até o fim da semana, a SLTI deve postar três outras soluções.

As soluções devem ser enviadas à SLTI (guialivre@planejamento.gov.br), que fará uma análise prévia antes de colocá-las no portal. A SLTI pretende publicar só soluções acabadas, com documentação completa, preparadas para funcionar — como todo software de prateleira. Na primeira fase, só órgãos públicos e universidades terão o direito de postar soluções; na segunda fase, entram empresas privadas. Qualquer pessoa terá acesso às soluções, desde que se cadastre primeiro.”


Enviado por Leonardo rodrigues de mello (leonardo·melloΘplanejamento·gov·br) - referência (planoeditorial.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de silveira
Meio burocrático: Meio burocrático hein?
Software livre é algo em constante mutação e está sempre evoluindo. Não é esse modelo de software proprietário onde se tem o SOFTWARE 2007 e depois o 2008, com ciclos de desenvolvimento restritos e com todo mundo correndo pra fechar o terminar o produto logo de qualquer jeito.
Software livre não é necessariamente igual a software de prateleira.
Seria muito mais legal o governo disponibilizar uma forja de softwares livres para universidades.

--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004