Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

MIT espera notebook de US$ 100 para 2006

A notícia vem do IDG Now: “O ambicioso plano do Massachusetts Institute of Technology (MIT) para desenvolver e distribuir um notebook avaliado em cem dólares deve ganhar o próximo capítulo no mês que vem com o recebimento dos primeiros pedidos. Solicitações de cinco ou seis países, que totalizarão seis milhões de máquinas, devem começar a chegar antes de um projeto piloto ser colocado em prática, revelou o idealizador do projeto, Nicholas Negroponte, nesta segunda-feira (16/05) durante uma conferência em Tóquio. O Brasil já está entre os países que devem comprar equipamentos do projeto, afirmou Negroponte, confirmando as revelações recentes do assessor especial do Ministério das Comunicações, Jean Claude Frajmund, ao IDG Now!. (...) O equipamento não deverá estar à venda em lojas. A companhia que fabricará os equipamentos leva o nome de "The $100 Laptop Co" e planeja vender os computadores diretamente ao governo, segundo Negroponte. O notebook executará Linux, embora a distribuiçao ainda não tenha sido definida. Já existem discussões com a Red Hat e a Red Flag, segundo o professor do MIT. A primeira geração de máquinas será baseada em um processador de 500 Megahertz (MHz) da Advanced Micro Devices, e terá 256 Megabytes (MB) de memória principal, além de 1 Gigabyte de memória flash no lugar de um disco rígido e conexão LAN.”

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de KeZ
245MB de memória: Incrível! Até o notebook de u$100 tem mais memória ram que o PC Conectado...
Comentário de Jura
Mas só 1 Gb de "armazenagem": Mas só 1 Gb de "armazenagem"?? Me parece pouco visto que qualquer distribuicao atual ocupa esta quantidade aproximada (algumas, se instaladas completas ocupam bem mais...).
Quero deixar claro que apesar de achor pouco 1Gb de armazenamento acho a idéia excelente e pretendo adiquirir uma destas maquinas(se neste preço e com esta configuração).
Comentário de ricardomoc
1 GB: Rapaz, levando-se em consideração que você irá precisar pouco mais que uma suíte office e alguns trecos para multimídia, fazendo-se uma boa seleção pode-se fazer muita coisa. Acredito que, com a metade disso dá para fazer uma boa festa. O resto fica para guardar documentos, ou algo parecido. Agora, para utilizar como estação multimídia, toca-mp3 e outras coisitas do gênero, é pouco mesmo. Aliás, com esse preço, vou procurar me candidatar a compra, uma vez que não será vendido em lojas...

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
Comentário de Ricardo Carvalho
Memória flash para armazenag: Memória flash para armazenagem, o bichinho deve ser rápido.
Comentário de fer
Acho que esse notebook é exc: Acho que esse notebook é exclusivo para estudantes (do MIT)e não para a população. Certamente não encontraremos, ao menos por enquanto, esse equipamento ou algo similar na loja mais próxima. E quanto ao espaço é mais do que suficiente para o fim ao qual se destina, visto que o uso tem como objetivo a facilidade de acesso a informações, confecção de trabalhos e envio de emails. Ou seja, não é uma estação multimídia. De qualquer maneira, fica a idéia para uma máquina mais barata para que ao menos os serviços básicos possam ser acessados pela camada de menor renda da sociedade, porque vender um computador a mais de R$1200,00 reais e chamar de popular é uma jogada um tanto sinistra...no mínimo...e falando em mínimo...qual o valor do mínimo mesmo?

fernando
Comentário de tijucas
6 milhoes?: .. de estudante do MIT..
acho que eh muito...
Comentário de fer
Opa...6 milhoes!?!? ignorem: Opa...
6 milhoes!?!? ignorem a informacao do meu post!!...

valeu
Comentário de fer
Aliás...ignorem tudo o que e: Aliás...ignorem tudo o que eu disse. Olha só:
http://laptop.media.mit.edu/
Comentário de Assurbanipal
Negroponte, não queremos *comprar* Notebook de $100: O Brasil já está entre os países que devem comprar equipamentos do projeto, afirmou Negroponte, confirmando as revelações recentes do assessor especial do Ministério das Comunicações, Jean Claude Frajmund, ao IDG Now!

O que o Brasil quer é desenvolver tecnologia, fabricar, comercializar e coletar lucros e royalties. Assim, em vez de gastar 100, ganhamos 1000.
Comentário de CWagner
Concordo contigo, mas vendo a: Concordo contigo, mas vendo a história recente das inovações tecnológicas, mais especificamente o micro popular da Federal de Minas, não vejo como tecnologia nacional pode interessar a quem pode decidir fabricar alguma coisa.

Acho que você tem mais chances de sucesso se você vender a idéia lá fora e ela for revendida aqui no país.

Mas essa é só uma opinião pessoal, com certeza alguns concordam, mas assim como eu nõ podem fazer muito contra políticos corruptos e empresários hipócritas. E como tudo gira em torno de GRANA, nesse país, "manda quem tem dinheiro, obedece quem precisa dele".

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de 4gb
é, 1 gb é muito pouco, mas: é, 1 gb é muito pouco, mas se fosse 2gb seria excelente, 4gb ja seria perfeito
Comentário de NoName
Senta e Espera:
"O que o Brasil quer é desenvolver tecnologia, fabricar, comercializar
e coletar lucros e royalties. Assim, em vez de gastar 100,
ganhamos 1000."

Se eu encomendar um Notebook fabricado no Brasil, com
tecnologia brasileira e por $100. Nem meus bisnetos
receberão a encomenda.



Comentário de Arkanoid
E gastar pouca bateria, já q: E gastar pouca bateria, já que não tem HD. Quantas horas de funcionamento será que ele segura?

--
Distribuidor Regional de Falácia Inglesa Enlatada
Comentário de Geraldo V. André
Quem sabe, faz a hora.: Se eu encomendar um Notebook fabricado no Brasil, com
tecnologia brasileira e por $100. Nem meus bisnetos
receberão a encomenda.


Por isso o Brasil é 3º mundo. Porque é mais fácil arrancar $100 da mão de um brasileiro que fazê-lo merecer ganhá-los.
Comentário de Homem Primata
"manda quem tem dinheiro, obe: "manda quem tem dinheiro, obedece quem precisa dele".

Bem-vindo à terra.


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004