Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

O.S. Desktop - Lançamento Oficial da nova distribuição no FISL 8.0


“A O.S. Systems anuncia o lançamento oficial do O.S. Desktop 7.1. Um sistema operacional completo, fácil de instalar e utilizar. Baseado no Debian GNU/Linux, fruto de um rigoroso ciclo de análise, desenvolvimento e testes.

Convidamos a comunidade à experimentar o O.S. Desktop. Uma experiência inovadora. Estaremos presentes no FISL. Durante o evento estaremos distribuindo gratuitamente DVDs com todas versões do O.S. Desktop (Live-CD e instalação, GNOME e KDE). Para receber o DVD basta realizar o cadastro em nosso site e retirar sua cópia gratuita no nosso stand.”


Enviado por Guilherme Rocha (guilhermeΘossystems·com·br) - referência (ossystems.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de welrbraga
Que bom, né!?:
Que bom, né!?

Mais uma distribuição baseada no Debian. Puxa, Tô felizão mesmo com isso e nem vou conseguir dormir com essa noticia! :-P


Agora falando sério: Será que essas empresinhas de funco de quintal não se tocam de que O MERCADO PRECISA DE APLICAÇÔES e não DE SO !?


Caramba! Só distribuições baseadas em Debian tem mais de uma dezena. Baseadas em RH deve haver outra dezena. Mas de que adianta venderem o sistema, que diga-se de passagem o que costuma-se fazer é apenas recompilar os fontes já tratados pelo projeto Debian e mudar os nomes?!

Por exemplo atualmente o órgão em que eu trabalho está licitando uma empresa para desenvolvimento de software para bilheteria e sabem quantas empresas se manisfetaram para isso!? 2! Acho que as demais empresas estão mais preocupadas em subir no pedestal e dizer: "Eu fiz minha distribuição e que vai custar caro, mas não se preocupe você não precisa comprar porque o Debian tem tudo o que você precisa, mas apenas deixe-me fantasiar essa ilusão!!!!


Francamente pessoal! Quando abrirem suas empresas abram empresas para desenvolver software para Linux.



Viva longa ao Debian nos servidores e ao Ubuntu nos Desktops ... o resto é só "copia...recompila...vende"

--
Se Tostines fosse GPL todo mundo saberia o seu segredo!
User Linux: #253605
http://g

Comentário de Otavio Salvador
Nem todas sao feitas por "empresinhas": Boa noite welrbraga,

Eu, pessoalmente, nao costumo responder a mensagens como a sua, mas como estamos fazendo o lancamento do sistema agora no FISL penso que seja pertinente deixar mais claro o que eh a O.S. Systems.

A O.S. Systems eh uma empresa realmente especializada em customizacoes e faz isso jah a algum tempo. A empresa realmente tem bastante knowhow para isso pois eu, pessoalmente, trabalho em varias partes importantes do Debian e varios outros projetos de Software Livre e participo ativamente no desenvolvimento do suporte a customizacoes do Debian.

Convido voce, caso for ao FISL, a conhecer o O.S. Desktop em nosso stand, para entao, entender _porque_ ele nao eh um sistema qualquer. Caso voce nao vah, por favor, faca o download em nosso site e verifique por voce mesmo.

Primeiramente, ele nao eh feito de forma amadora e nao recompilamos todos os pacotes do Debian, deixando o sistema 100% compativel com o mesmo (o que o Ubuntu nao faz) e exatamente por isso penso que antes de responder (de forma tao rude) a uma noticia, seria muito importante, primeiro, voce verificar os fatos. O sistema eh completamente focado no usuario Desktop e utiliza o Debian Etch como base para o sistema.

Foi feito um esforco bastante intenso para facilitar a vida do usuario e prover um sistema facil de utilizar, estavel e com um bom desempenho.

Esse mesmo sistema, foi utilizado como base para o Linux Educacional que estah sendo colocado em 75000 escolas por todo o Brasil e a customizacao tambem foi feita pela O.S. Systems.

Desde entao, convido a voce a experimentar o sistema e peco para depois disso voce comentar aqui novamente sobre a sua impressao sobre o mesmo.

Atenciosamente,
Otavio Salvador
Diretor O.S. Systems
Comentário de hamacker
É uma CDD ?: É uma CDD ?
Comentário de Clésio Luiz
Acentuação: Se você é mesmo de uma empresa séria, porque esse modo de escrever "teen", sem a menor consideração pelos acentos? Teclado US101 também pode ser usado para acentuar...
Comentário de alexbr
Compartilho do desabafo do: Compartilho do desabafo do colega lá do alto. Realmente, acho que o usuário não aguenta mais tantas distribuições diferentes com o intuito de "facilitar a vida do usuário". Nós usuários estamos precisando de aplicativos e não de mais uma distribuição. Afinal, acho difícil não haver uma distribuição que atenda bem as minha necessidades, já que existem centenas de distribuições GNU\Linux. Contudo... É fácil entender o surgimento de centenas de distribuições diferentes. Basta prestar atenção nessa frase.

"Esse mesmo sistema, foi utilizado como base para o Linux Educacional que estah sendo colocado em 75000 escolas por todo o Brasil e a customizacao tambem foi feita pela O.S. Systems."

Imagino que a empresa tenha tido (ou pretender ter) um bom retorno financeiro com a instalação em 75.000 escolas. Com certeza, de uma forma bem mais prática do que se tentasse desenvolver um aplicativo mais complexo para solucionar um problema específico da comunidade linux.

Contudo, a O.S. Systems é uma empresa nacional! Dessa forma, desejo boa sorte com seu novo produto. Tudo de bom!
Comentário de Koolosh
Caro welrbraga.: Caro welrbraga.

Concordo com o senhor que há milhares de "distribuições" por ai, e também concordo que temos deficiências em aplicações para atender a demanda de empresas, governos, etc.

Mas infelizmente o senhor foi logo atirar num trabalho sério, feito por pessoas sérias e que realmente fazem parte da comunidade de Software Livre, pessoas que contribuem muito com o Debian e muitos outros projetos como LTSP, Grub, etc.

Sugiro que veja por exemplo que é o Otávio Salvador, é um dos Debian Developers mais atuantes no país, líder do Debian-BR-CDD, uma pessoa ja contribuiu, contribui e contribuirá muito com o Software Livre, e que tem uma empresa que não saiu do fundo de quintal, que ja fez vários trabalhos para diversas empresas e governos, que se especializou em criar customizações específicas.

Ainda não testei o OS Desktop, mas conhecendo o trabalho da equipe (grande parte vinda do Debian-BR-CDD)deve ser um trabalho muito bem elaborado e estável.
Comentário de wagnerluis1982
Ao ver a notícia,: Ao ver a notícia, imediatamente pensei parecido com o weirbraga: mais uma distro? Mas ao ler e ver que a versão era a 7.1 (apesar de eu nunca ter ouvido falar da O.S Systems) e olhar o site deles eu constatei que mais um besteirol não era.
Comentário de welrbraga
Respondendo a todo mundo (mesmo que ninguém leia): Prezado Koolosh,

Que bom que concordas comigo a respeito do número absurdamente grande e inútil de distros Linux que existem por esse "marzão" de informações que é a Internet. Mas antes de se sentir ofendido pelo amor de Deus leia e entenda o que foi comentado. Eu não critiquei a O.S. System e nem tão pouco o tal linux que vocês "criaram". O que eu critiquei sim foi a postura de diversas "empresinhas" criadas pelo zezinho, tuninho e maurinho que por que descobriram o LFS ou o debian-bootstrap vão ficar milionários entulhando a Internet com mais um copia, compila e vende.

Se o seu trabalho é sério (e torço pra que seja pra que não haja mais vexames por ai com relação a qualidade técnica do sistema GNU/Linux - vide o caso do Linspire e aquele em especial o lixo do Insigne) você não deveria deixar que minha crítica lhe service de carapuça.

Acredito que sua empresa tenha gente realmente competente pois já atuei na área de suporte, desenvolvimento, gerencia e mais um monte de coisas que posso atestar que um "zé ruela" não teria competência nem para mudar instalar o Windows, quando mais para compilar toda uma distribuição e ainda mudar o papel de parede!!

Parabenizo a equipe por ter gente capaz de conseguir esse feito mas a minha crítica quanto a ser mais uma distribuição.

Sinceramente... como pronfundos conhecedores do ssitema Debian eu certamente que aplaudiria o vosso trabalho se ele fosse apenas um meta-pacote que baixasse os seus pacotes modificados e removesse os do Debian que estão em conflito. V

Com certeza deve ser um trabalho bem feito e estável ... claro foi feito com base no Debian!!!

Caro Otavio Salvador,

Saudo-o com as merecidas honras que lhe é devida. Apesar de não conheçe-lo pessoalmente, vê-lo nas listagens de brasileiros nas frentes de Software Livre é uma grande satisfação.

Como você, eu também respondo a mensagens ofensivas e/ou flames exceto quando tenho um bom argumento e que julgue realmente proveitosa a minha participação.

Como já disse a minha crítica não foi diretamente a a O.S. Systems e nem tão pouco aos seus funcionários e colaboradores mas quanto a direção geral que é adotada de se ficar inventando distribuições, que do meu ponto de vista não existem. PArticularmente pra mim esse sistema "criado" pela O.S seria apenas um retrabalho assim como o Ubuntu.

Ambas (O.S System e Canonical) seguem a uma filosofia que é a de criar um ambiente amigável para o usuário e que sinceramente, por um ponto de vista irônico se resume a mudar o papel de parede do Debian e baixar alguns pacotes do SID - Se quiser sentir-se ofendido por esse meu ponto vista eu apenas lamento, mas a verdade é essa! Como eu afirmei ao "Koolosh" seria muito mais proveitoso se ao invés de um retrabalho fosse feito um meta-pacote para atualizar a distribuição até o ponto que vocês desejam.

Quanto a ir ao FISL e conhecer a O.S Desktop eu agradeço o convite mais estou em meio a um processo de atualização dos meus servidores de e-mail (com Debian puro é claro) e estarei bastante atarefado com outros problemas tipicos que qualquer administrador de sistemas tem no seu dia-a-dia.

Não vou te garantir instalar o O.S. Desktop para testar porque já estou ansioso pelo Ubuntu 7.04 e ele já tem um lugarzinho no meu coração e no meu HD ;-) mas prometo arrumar uns 5GB no meu HD para criar uma máquina virtual no VMware e testá-lo num futuro próximo, OK?!

Veja que eu critiquei o Ubuntu e mesmo assim afirmei que o uso no meu Desktop, o fato de eu criticar a ideia não significa que não a use e que ela não tenha os seus méritos.

Independentemente de o O.S. Desktop ter sido de forma profissional (o que você afirma e eu acredito) ou amadora minha opinião continua sendo a mesma ela é apenas um Debian recompilado, assim como o Ubuntu, assim como o Kurumin, o Kalango, Knoppix e tantas outras por ai. E com você sae algumas destas "recompilações" trouxeram novidades ao mundo como Live-CD, instalador amigável etc. espero ver algo novo criado pela O.S. e que um dia venha a ser útil no Debian, por enquanto ... desculpe, mas amigabilidade não é diferencial é o mínimo que uma distribuição para Desktop deve ter e ser 100% compatível com a sua distro de origem é mais uma vantagem para o distribuidor do que para o usuário.

Reforço aqui o meu pedido de desculpas já que se ofenderam e me acharam rude (como vocÊ mesmo escreveu), mas não foi minha intenção. Minha ideia era sim ser irônico e sarcástico com a absurda ideia de se ficar criando distribuições que no fundo tem o mesmo fim e em 90% dos casos não acrescentam nada a comunidade e que de qualquer forma não foi direcionada nem à O.S. System e nem aos seus desenvolvedores.

Talvez eu não consiga vislumbrar o que você quer dizer com prover um sistema fácil de usar (visto que usa o mesmo KDE ou Gnome - sei lá - que está em todas as demais distros), estável (visto que é feito com base no Debian que é a distro mais estável do mundo), mas ainda assim vou torcer para que na pior das hipósteses quem baixar e usar não se decepcione como aqueles que tentaram "coisas" com a "insigne" a alguns anos atrás.

Qaunto ao Linux Educacional usado em 75000 escolas, Parabéns, mas espero que isso tenha trazido algo de útil e livre para o Debian-Edu.

Como eu disse essa distro não terá uma partição em minha máquina, mas prometo criar uma "jaula" no VMware para testá-la.

No mais reforço minhas desculpas e o pedido para que não leve minhas críticas para o lado pessoal.


E mais uma vez: Servidor é Debian, Desktop é Ubuntu o resto é baixar, recompilar e vender!


--
--
Se Tostines fosse GPL todo mundo saberia o seu segredo!
User Linux: #253605
http://g

Comentário de Koolosh
Prezado welrbraga: Prezado welrbraga

Não sou funcionário ou colaborador da OS System,apenas conheço o trabalho deles e das pessoas que trabalham na empresa.


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004