Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Debian Etch, o que vem por aí


“Há poucos dias do anúncio oficial que marcará o lançamento do Debian GNU/Linux 4.0 - codinome Etch, diversos desenvolvedores do projeto se apressam, cada um a seu modo, sendo uns concentrados em preparar as imagens finais que iremos baixar, outros debruçados em seus computadores escrevendo e revisando o comunicado à imprensa, e vários organizando festas em comemoração. Afinal, depois de 21 meses em desenvolvimento, o que vem por aí ?

Vamos a uma lista de alguns itens importantes:

* Opção para instalar o sistema utilizando uma interface gráfica em GTK+ que usa diretamente o framebuffer e não o Xorg. Sendo assim, mais leve que a geração anterior de instaladores gráficos ainda sendo utilizada em diversas distribuições. Vale a pena notar também que o instalador já foi traduzido para 58 línguas diferentes, até o momento.

* Debian Desktop integrado ao instalador tendo o GNOME 2.14 (com diversos módulos do GNOME 2.16) como ambiente de desktop padrão, com a possibilidade de se instalar também KDE 3.5 ou Xfce 4.4.

* Suporte a multimídia nos navegadores, possibilitando a reprodução de diversos formatos de arquivos, tais como: mov, avi, asf, wmv e outros.

* Suporte para 11 arquiteturas de processadores diferentes. Nessa versão incluíndo amd64.

* Mídias multi-arquiteturas, que permitem com um mesmo CD ou DVD a instalação do sistema operacional em diversas arquiteturas diferentes. Como exemplo, é possível com uma só mídia (e não três) instalar o Debian 4.0 em um desktop comum (i386), em um ibook (powerpc) e em um novíssimo servidor (amd64).

* Novo tema para os ambientes desktop: O debian-moreblue. Tal trabalho de arte foi concebido por um brasileiro, o André Luiz Rodrigues Ferreira.

* Baseado no hardware, o instalador sugere (se aplicável) a instalação do conjunto de pacotes para um desktop e/ou laptop.

* Mais de 15.000 softwares prontos para serem utilizados.

Após o lancamento do Debian 4.0, as imagens dos Live CDs não oficiais disponíveis em: http://live.debian.net/. Serão preparadas para publicacao no repositório oficial de imagens do projeto Debian em: http://cdimage.debian.org. Com algumas contendo também o instalador gráfico, que possibilitará os usuários optarem por testar e instalar o ambiente desktop de sua preferência, ou até mesmo instalar um servidor a partir dos Live CDs.”


Enviado por Gustavo Franco (stratusΘdebian·org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de yamane
Mais uma previsão?: Só eu já repassei 3 previsões de lançamento do Etch aqui no BR-Linux.

A última previsão oficial foi do Luk Claes e dizia que o alvo era 02/04/2007.

Eu respondi a ele em PVT informando que esse prazo ainda era muito otimista, irreal, e já que o Release Team já tinha divulgado outras 2 previsões ERRADAS, o ideal seria divulgar um prazo mais realista ao invés de fazer previsões otimistas e frustar os usuários NOVAMENTE com datas impossíveis de serem seguidas.

E o que eu recebi dele foi:
..."You're the first one to say that April 2nd is not realistic..."

Minha sugestão é: entre 30/04 e 07/05, pois ainda existem 18 bugs RCs a serem corrigidos, e a média desses últimos 21 dias de desenvolvimento indicam uma resolução de 0,8 bugs RCs a cada dia.

É preferível informar uma data bem folgada para os desenvolvedores e lançar ANTES do previsto do que divulgar datas extremamente apertadas e errar novamente o alvo.

Um abraço,
Renato
Comentário de Douglas Augusto
É preferível informar uma:
É preferível informar uma data bem folgada para os desenvolvedores e lançar ANTES do previsto do que divulgar datas extremamente apertadas e errar novamente o alvo.


Melhor ainda talvez seja a clássica "Será lançada quando estiver pronta". ;-)
Comentário de giganttee
Uma coisa que eu estranhei: Uma coisa que eu estranhei muito, apesar de ter ficado bonito, foi a adoção da cor azul para o tema. Não sei se fui só eu, mas achei bem estranho, uma vez que a "cor oficial" do Debian é aquele "vermelho-rosado" e de azul ele não tem nada.

Sobre o resto, está cada vez melhor. Eu não ligo muito pros prazos já que não estou comprando nem pagando e também tenho a certeza que é algo bem feito. Acho que é esse o espírito: lançar quando está bom e não para cumprir prazos como a maioria aí. Claro que ter um prazo é legal, mas sou fã da máxima "a pressa é inimiga da perfeição".

Vida longa ao Debian e ao belo trabalho que eles desenvolvem.
Comentário de os mussarellas
Personalização: Por favor, alguém sabe se é possível personalizar uma mídia do Debian ? Digo, colocar o máximo possível de arquivos num DVD double layer ? Pelo que vi nos repositórios, o Debian completo já são 3 dvds...não é possível modificar isso ?
Comentário de Gustavo Franco
Obrigado pelo comentário.: Obrigado pelo comentário. Interessante também as pessoas esquecerem que Ubuntu Edgy foi atrasado por 4 (6?) semanas e Windows Vista por hmm, anos e anos? Sendo que ambos tem "time based releases" e não "release when it's ready".

Quanto ao tema debian-moreblue, eu posso responder: A espiral, logo do projeto, é vermelha, mas GNOME, KDE e Xfce (recentemente) adotam um tema 'blueish', logo, para esse release como finalmente foi possível ter um trabalho de arte comum, resolvemos em ficar com o 'blueish' e não sacrificá-lo com uma espiral vermelha. Para sugestões de como fazer ainda melhor para o Lenny, mande email (em inglês) para debian-desktop@lists.debian.org.

-- stratus
Comentário de Gustavo Franco
Previsão não que eu não: Previsão não que eu não sou futurólogo. :-P O Luk estava correto, mas nos demos mais uma semana para melhorias no 'release notes' e detalhes adicionais (lembre-se que também já lancamos o 3.1r6!). As imagens oficiais estão sendo propagadas nesse momento. Para acompanhar o status, junte-se a nós em: irc.oftc.net / #debian-release (sem muito barulho, por favor).
Comentário de Gustavo Franco
Que desenvolvedores? Quanto: Que desenvolvedores? Quanto a data, todo mundo sempre reclamou que não havia data, logo, não havia alvo e ninguém sabia ao certo o que esse 'pronto' significava. O 'release team' por diversas vezes divulgou objetivos definindo o que esse tal 'pronto' significa e datas, ao longo do ciclo de desenvolvimento do Etch. O fato é que somos voluntários, e ninguém, nem mesmo um de nós, pode dizer quando iremos atingir tais metas. No máximo podemos defini-las, e ninguém pode nos acusar de não termos feito nosso dever de casa.

Levem também em conta que somos vítimas dos erros de outros projetos de software livre. Informe-se sobre o caso "Mozilla x Debian", os problemas com o kernel em algumas das nossas *11* arquiteturas suportadas e mais. Por diversas vezes quando achávamos que estaríamos prontos em X semanas, algo acontecia. Não se deixe enganar pelo que lê. Eu posso estar equivocado ou agindo de má fé, assim como qualquer outra notícia, post em blog, ou comentário que você leu a respeito, seja de quem for. Pense nisso! :)
Comentário de Gustavo Franco
Você pode criar uma imagem: Você pode criar uma imagem assim utilizando o debian-cd, ou o Simple-CDD se quiser customizar mais coisas. Já estão disponíveis muitas imagens CDs, DVDs, para usb, netinst, etc, mas acho válida a sua sugestão de termos imagens de dupla camada para DVDs. De qualquer forma isto é de longe algo crítico, já que com somente o primeiro DVD você pode não só instalar o Debian básico como GNOME e KDE, diversos outros dos mais de 18,000 softwares empacotados pronto para uso e ter acesso a seu código fonte.
Comentário de sapo
Ya mané: ya mané

tempo para deixar de "eu te disse, eu te disse..." e refazer as contas do improvável. Vai agora voltar aqui para admitir que não tem dom para cartomante num comentário cheio de referências também?
Comentário de Guilherme Rocha
Debian 4.0 Lançado (Etch):

Apenas para informação...

O Etch já é estável!

Divulgar notícias exige responsabilidade.
PAra não gerar boatos.

Comentário de yamane
Ao amigo SAPO: Ao amigo "sapo", incapaz de logar e confirmar a sua identidade, o que tenho a dizer é:

- O Etch foi lançado com 25 bugs RCs e 70 bugs menos importantes.
Alguns desses bugs RCs permitem acesso não autorizado a máquina, como por exemplo o bug #416824.
Clique aqui

- Vários patchs que eu sinalizei para os desenvolvedores Debian a quase 2 meses ainda não foram aplicados.
Por exemplo aqui e também aqui, sendo que esse último patch solucionaria um bug relatado na
ERRATA

- A política do "será lançado quando estiver pronto" não foi seguida.

Um abraço,
Renato
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004