Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Firefox alcança 15% do mercado de navegadores, segundo a Net Applications


“A pesquisa é referente ao mês de março. Internet Explorer agora conta com 78,57% do market-share. Firefox alcança 15,10%, Safari 4,51%, Opera 0,80% e Netscape 0,70%. É possível verificar o histórico de pesquisas desde a primeira, em outubro de 2004. O estudo atual demonstrou uma leve estagnação do IE7, em comparação com os meses recentes. Por outro lado, o Firefox mantém uma tendência lenta e gradual de crescimento, sendo que apenas no último mês cresceu em quase 1% - o único navegador que aumentou sua participação, descontando-se o 0,01% do Opera. Informações adicionais sobre a pesquisa e a metodologia do estudo podem ser verificadas, clicando-se no link help da própria página da pesquisa (em inglês).”


Enviado por Dm7 (dmorales777Θyahoo·com·br) - referência (marketshare.hitslink.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Leandro Cardoso
>> sendo que apenas no: >> sendo que apenas no último mês cresceu em quase 1%

Correção: cresceu quase 1 ponto percentual.

[]s
Leandro
Comentário de Venom
Qual a providência que a M$ irá tomar...: Se no futuro, o FF chegar aos 60% e o IEca aos 30% ou menos?
Comprar o FF?
Comentário de Copernico Vespucio
Provavelmente...: Aposentar o IE!

Eles não ganham nada de $$$ com esse produto. Já descobriram também que basear grande parte da estrutura interna no Ruindows no mesmo é má idéia (no Win2000, tá cheio de DLLs com código HTML + Javascript/VBScript escondidos lá dentro, uma porqueira só).

Por outro lado, manter o IE está custando cada vez mais caro!

Já ouvi mais de uma vez o discurso de jogar o IE fora e adotar o concorrente, para alavancar as vendas dos produtos que dão receita: Window$ e M$-Office.

Só espero que não tentem fazer o velho joguinho de injetar dinheiro no projeto para depois fazerem suas exigências de incompatibilidade.
Comentário de beto
Deus queira que chegue aos: Deus queira que chegue aos 60% um dia. De qualquer forma, o argumento de que mais de um a cada cinco internautas não conseguirão acessar algum site se este não for compatível com o FF já é alguma coisa...

--
sapere aude
hackuna matata
http://mayer.art.br/partituras/

Comentário de Copernico Vespucio
Entretanto...: Tá aí uma coisa com a qual não concordo.

Os sites (todos eles) devem ser compatíveis com as normas padronizadas do W3C. Ou seja, devem ser aderentes às especificações de um padrão aberto.

Orientar um site especificamente para o FF ou qualquer outro navegador é repetir a ditadura dos WebDesigners "da moda" que durante muito tempo e ainda hoje "recomendam" o IE.

O FF é superior pela sua qualidade e sua infinidade de recursos. Esperar que a sua adoção cresca graças a incompatibilidades introduzidas em alguns sites é não só desnecessário quanto daninho ao que mais prezamos: a liberdade.
Comentário de beto
Em nenhum momento quis dizer: Em nenhum momento quis dizer que deve-se fazer sites exclusivamente para o FF (releia meu comentário anterior), e concordo contigo quando dizes:

Orientar um site especificamente para o FF ou qualquer outro navegador é repetir a ditadura dos WebDesigners "da moda" que durante muito tempo e ainda hoje "recomendam" o IE.

justamente ao contrario, com o FF crescendo e o IE tendo menos de 80% do mercado, já é um argumento justamente para desencorajar WebDesigners "da moda" a fazerem sites que um a cada cinco internautas não poderão navegar.
Se todos usassem os padrões isto não ocorreria.

A MS está atenta ao crescimento de browsers alternativos, tanto que o IE7 já está bem melhor, quase já não tenho que escrever uma css para FF e outra para o IE7, graças aos padrões.

--
--
sapere aude
hackuna matata
http://mayer.art.br

Comentário de Copernico Vespucio
Pois é: A princípio então, creio que havia entendido errado seu comentário inicial. Obrigado pelo esclarecimento.


Se todos usasseM os padrõe$ isto não ocorreria.


Bem, estava falando de padrões *abertos*! Embora a M$ tenha imposto um "padrão" espúrio de criação de conteúdo para o IE, ele não é aberto, não é especificado e mantido por uma entidade reguladora e neutra e, principalmente, não é suficientemente documentado!

A maioria dos designers experientes ficaria espantada com os recursos que o IE tem "escondidos" dentro dele, reservados apenas para uso da Micro$oft.

O motivo para o IE estar um pouco mais aderente aos padrões W3C do que foi no passado não é exatamente fruto de uma competição saudável com os outros navegadores, como pode parecer.

Isso se deve ao fato de que ela mesma tem grandes clientes provedores de conteúdo aos quais ela dá suporte. E a incompatibilidade com outros navegadores estava começando a atrapalhar esses mesmos clientes.
Comentário de Lucas Arruda
Verdade...: É verdade. Recentemente a MS mandou um bolo para a equipe do Firefox. Ela também ajudou a fundação Mozilla a fazer o Firefox mais compatível com o Windows Vista.

Acho que é um teste da Microsoft. Para não fazer feio ela lançou o IE7, mas já está começando a perceber o avanço do Firefox e já está se preparando. Acho que na verdade ela não irá tomar atitude e irá deixar as coisas rolarem. Se o Firefox virar maioria tudo bem, ela não perde em nada. Na verdade ela até torcia para que isto nunca acontecesse por causa da versão do Firefox para Linux. Mas como era meio inevitável não ter um navegador tão bom, e já que ele serve à sua plataforma, então deixa ele vir e ta tudo bem. Ninguém vai deixar de consumir só por causa do Firefox e ele tem um visual bem compatível com o Windows, e é até melhor, bem atraente, e funciona bem no Windows, então porque não deixar ele por ai que tudo bem.

Acho que é bem isso. Uma postura nem ai, mas ao mesmo tempo de boazinha deixando o FF penetrar no mercado, mandando bolo pega muito bem para a Microsoft que parece se importar com o Firefox, tratando-o bem, e ao mesmo tempo não estar com medo mantendo seu navegador. Então, está tudo numa boa para a MS.
Comentário de Copernico Vespucio
Mas será que a história termina assim?: Infelizmente, acho que não.

A continuação dessa história é abrir a porta para o FF, aprender com o inimigo.

Depois, lançar um novo Vista Browser 1.0, que seria capaz de usar as atualizações de segurança e plugins do FF. Mesmo que ele tenha que ter seu código aberto (o que evitarão o máximo possível, se houver um jeito), é preferível para manter o controle do mercado.

Incompatibilidades talvez possam ser inseridas aos poucos, na forma de plugins de código fechado...

Olho aberto!!!
Comentário de Dm7
Acredito que as pessoas hoje: Acredito que as pessoas hoje estão mais esclarecidas quanto a esses tipos de manobras. Há algo mais nessa tendência em mudar para o Firefox... conta o fato de se tratar de um browser melhor, e também de ser uma forma de consumir algo que não seja Microsoft... as pessoas querem essa liberdade.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004