Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Computador para Todos 2.0 terá sistema operacional próprio, com kernel GPLv3

Segundo a matéria divulgada hoje pela newsletter TI em Governo, a licitação que escolherá a empresa responsável pelo desenvolvimento e integração do sistema e aplicativos do GNU/Mozilla/Brasilix terá início em junho. Empresas interessadas devem possuir representação de suporte técnico e treinamento em pelo menos 8 estados em 3 regiões geográficas distintas, e após a contratação a vencedora deverá ter assistência técnica autorizada em todas as capitais e cidades com mais de 842.000 habitantes por um período de no mínimo 17 meses.

Já estão definidos alguns detalhes sobre a configuração. O sistema deverá usar as ferramentas GNU e um kernel baseado em tecnologia microkernel, preferencialmente derivado do GNU Hurd ou do Minix 5, ao mesmo tempo em que o conjunto de aplicativos obrigatórios, que tinha 22 componentes no Computador para Todos original, foi reduzido e tornado mais específico.

Segundo os termos da licitação divulgados com exclusividade hoje pela revista Planeta, a empresa vencedora receberá financiamento do IBAMA para "em um período de 18 meses produzir um conjunto de software básico e aplicativos denominado GNU/Mozilla/Brasilix, composto por um microkernel, o conjunto de ferramentas GNU, o ambiente gráfico Xfce, BrOffice, Gimp, Firefox com suporte a Flash e Java, Thunderbird e Gaim, bem como todas as suas dependências e os drivers de software para todos os periféricos homologados pelo Computador para Todos 2.0", de acordo com os termos de homologação ainda não divulgados.


Pioneiro das causas libertárias


Tommy Chong, pioneiro das causas libertárias, comentou que a decisão de desenvolver o GNU/Mozilla/Brasilix é um marco, e elogiou a escolha de um nome que dá os devidos créditos às organizações envolvidas. Já segundo Anselmo Góes Monteiro, coordenador de Inclusão Digital da Secretaria de Estudos Estratégicos do Ministério das Minas e Energia, "o GNU/Brasilix será pioneiro por se tratar do primeiro sistema operacional completamente desenvolvido como um software público e adotando a licença GPLv3 em seu kernel".

Saiba mais (oldhippie.70s-show.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de andretomasi
1 de Abril: Estou vendo que esse será um longo dia..


André Tomasi

..::Ubuntu - WinXP - OSx86

Comentário de Paulo Estrela
Isso só pode ser notícia: Isso só pode ser notícia de 1º de abril. Pra que reinventar um troço do zero se já temos distribuições interessantes e mais utilizadas por ai? Coloca o ubuntu nesses troços!
Comentário de ruivo
Muito fraquinha essa. E: Muito fraquinha essa. E desde quando o IBAMA financia alguma coisa?
E outra, como adotar a GPLv3 se nem foi lançada ainda?
Quem mandou a notícia poderia ter sido mais criativo...
Comentário de Troll Maldito dos Infernos
O melhor desta notícia foi:: O melhor desta notícia foi: Tommy Chong, pioneiro das causas libertárias... Soooooooooh... :)
Comentário de Arnaldo
O iBama tinha é que cuidar: O iBama tinha é que cuidar da preservação da espécie de jumentos que caem nesse tipo de pegadinha...
Comentário de tenchi
KKK, eu quase que cai nessa história.: Se vc pensar bem, boa parte das coisas q acontecem no mundo do software livre parecem piadas de primeiro de abril...
O kra idealizador dessa história toda (Stallman) é i mais louco dessa corja (nós). ;-). E se parece muito com esse Tommy...

Alias, porque tanta notícia fake?

'Grazielli Massafera abandona o NetBSD, adota Ubuntu Linux?' KKKK...
Winmodem em python? nossa...
Linus in Brazil? Karamba, quem inventa essas histórias? Aposto que eh o msm pessoal que escreve artigos na desciclopedia... rsrs

Quanto à notícia ga Grazi, do jeito que as coisas vão, se o linux se tornar realmente pop, notícias como essa não vão aparecer somente em primeiro de abri l não! Ah, e saiu na contigo dessa semana? Acho que prestei mais atenção na notícia da mais nova namorada do baixinho da kaiser (ou skol, sei lá) e no horóscopo (hoje vou encontrar meu verdadeiro amor...) que acabei nem prestando atenção à esse notícia.
Ah, e alguém aí tbm leu o resumo da novela das oito? O vilão vai descobrir que o ...........(........)..... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


Obs: Não sejam burros de acreditar no meu comentário. Só estou seguindo a tendencia... rsrs
--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de maiconfaria
piadinha sem graça !: piadinha sem graça !
Comentário de Gustavo Blah
Brincadeira estúpida: Brincadeira estúpida. É por isso q, no mundo da informática, é tão difícil desvincular o Linux de um bando de amadores anti-microsoft.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004