São Paulo - Três ex-desenvolvedores da Motorola e da Alcatel Lucent anunciaram hoje o lançamento da versão 0.42 do projeto pyAJMUD, que eles vêm desenvolvendo em conjunto há exatamente um ano. Embora trate-se da primeira versão publicamente disponível do seu driver genérico para modems onboard e software modems, neste momento o pyAJMUD - a sigla em alemão significa driver para modem em userspace em Python com Ajax - já suporta diversos modelos de modems PCTel, Lucent AMR, Xircom e Intel HaM.
Ao invés da tradicional abordagem de desenvolver drivers de modems específicos e operando como módulos do kernel, os desenvolvedores alemães optaram por um driver inteiramente em userspace. "Nos inspiramos na célebre série de pilhas IP da Trumpet", informa o desenvolvedor Kurt Wagner, "mas operando algumas camadas abaixo - imediatamente junto à camada física". A instalação do driver exige a disponibilidade do Python (preferencialmente o
PyPy), um servidor web Apache instalado localmente, e acesso de administração a um servidor MySQL, nos quais são armazenados os parâmetros de configuração e os firmwares livres gerados dinamicamente, por intermédio da interface Ajax controlada pelo usuário via navegador.
Os mesmos desenvolvedores têm planos de desenvolver um
driver de vídeo 3D em Mono, para placas Trident sem aceleração por hardware, usando estereogramas para gerar as imagens de polígonos e sólidos geométricos.
Leia também:
Driver genérico livre para winmodems e software modems
Saiba mais (en.wikipedia.org).