Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Dell confirma que vai oferecer Linux instalado, mas não diz quando

Depois de aventar a possibilidade, no mês passado, de que poderia vender alguns de seus notebooks e desktops com Linux pré-instalado, a Dell informou ontem (28/03) nos Estados Unidos que irá, definitivamente, oferecer o sistema operacional de código aberto em alguns dos seus produtos em vista da demanda do consumidor.

Em um anúncio no web site IdeaStorm da companhia, a Dell afirma que vai oferecer alguns modelos específicos com Linux e que os detalhes sobre as configurações e versões serão divulgadas nas próximas semanas.

Nenhuma indicação ainda foi dada pela empresa americana sobre a data em que a linha de máquinas será lançada comercialmente.

Em um posto no blog corporativo da companhia (Direct2Dell), Matt Domsch, um arquiteto de software da Dell, disse que a fabricante vai trabalhar para assegurar que as necessidades de software serão atendidas aos usuários de Linux como parte da nova iniciativa da corporação em software livre.

Leia também: Solutio360: Dell com Linux.

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Eduardo Piva
Qualidade: Espero que a Dell invista em qualidade nestes notebooks. Tenho visto *MUITA* máquina com Linux pré-instalado apenas para baratear.

Um amigo meu, que ja havia usado Linux a uns 2 anos atrás, ou seja, tinha uma prévia vivência com Linux, estava apanhando para configurar a aceleração 3d no X no notebook dele que veio com Linux pré-instalado (marca Amazon, se não me engano). Alguém ja viu algum notebook com windows que vem com periféricos sem drivers?

Um Linux bem configurado e com todos os drivers funcionando de fábrica é o mínimo de se esperar!

Comentário de marcosalex
-- Pois é. Essas máquinas: -- Pois é. Essas máquinas com Linux tem um problema sério de configuração. Os fabricantes parecem que não se preocupam de ter uma parceria com as distros pra venderem uma solução bem configurada e instalada. Isso acaba que cria uma fama ruim ao Linux, que tem seu marketing na estabilidade.

Agora, a Dell vendendo notebooks linux é um ótimo sinal, porque mostra que está havendo uma demanda pelo SO.

Haskell developer
Comentário de marcosalex
-- Se formos levar pra esse: -- Se formos levar pra esse pensamento: "é de graça, então não precisa melhorar, tá bom demais pesadão" não leva a lugar nenhum. A melhor maneira de evoluir é reconhecendo os defeitos e buscando corrigí-lo. Ao contrário dos usuários que não aceitam reclamação, os próprios desenvolvedores do OpenOffice reconhecem que o peso do sistema é sim um fator negativo pra suíte e que muita gente deixa de usar o produto por causa disso.

A versão 2.1 ficou um pouco mais leve, mas mesmo assim, muuuito mais pesado que o MS Office ainda. E, como já disseram, outros aplicativos pra Windows não vem tão pesados assim, o que mostra que a equipe do Open Office tem um bom caminho pra percorrer. Talvez um dos motivos seja as APIs pra tornar o sistema multi-plataforma, coisa que as aplicações nativas para Linux ou para Windows não utilizam. MAs não posso afirmar.
Haskell developer
Comentário de Copernico Vespucio
Compatibilidade: Pra mim, se a máquina for montada sem usar hardware que não possua bons drivers para Linux (como modem e outros periféricos), já é 90% de caminho andado, pode até continuar vindo com FreeDOS (que não serve pra quase nada mesmo).

Agora, ela poderia realmente fazer um trabalho melhor que isso e fazer como a Toshiba faz com o Windows: fornecer software já pré-configurado para a máquina e oferecer um suporte de qualidade para o usuário.
Comentário de silveira
Se poder mudar de distro depois, ótimo.: Um colega meu tem um notebook da Dell, e é cheio de coisa estranha. Há uma partição de recuperação do windows, que você usa caso tudo dê errado. Você não tem um Cd de instalação do windows, por exemplo.
E o pior é que se você apagar essa partição você perde a garantia.
Se o com o Linux for assim também vai ser chato (apesar de que o grande lance pra mim é não ter que pagar pelo Windows).

Quanto aos drivers, é primordial que eles já venham configurados. Minha namorada comprou um pc nas americanas.com, e ele veio com um Linux, até muito bonitinho, uma remasterização do kurumin, distribuição de alguma empresinha que ganhou uma nota preta com isso. Veio muita coisa desconfigurada. Sapecamos o Ubuntu na hora.
Porque não fazer uma parceria (com grana no meio é claro) com uma grande distribuição ao invés de re-inventar a roda?

--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de Copernico Vespucio
Eles devem fazer isso: Talvez com uma empresa como a Red-Hat.

O que pode ser ruim. Eu, hoje em dia, não gosto do Red Hat (ou Fedora) nem do formato rpm, por exemplo (era a minha distro preferida antigamente, quando não haviam outras melhores). A primeira coisa que eu faria seria trocar a distro por uma Debian-like.

E aí ficaria sem o suporte...

Acho que eles deviam dar suporte a cada uma das grandes "raízes" de distros, a saber: Red-Hat, Mandrake e Debian.

Esqueci o Slack? Não. Usuário de slackware não precisa de suporte do fornecedor. Ele *dá* suporte.

Esqueci o SUSE da Novell? Heheh. Não. Simplesmente não a incluí.
Comentário de Fernando
entaum..: entaum..
Silveira o cd que vem com o note é sim de instalação do Ruindows mas ele contem apenas drives de pcs da dell , ( não da para instalar em maquinas nao dell) e relação a perde da garantia se tirar aquela partição, não tem não (já vi técnicos da dell tirarem ela depois que o hd queimou..)

Copernico bem se é para dar suprote escolham uma distro e ajuda a comunidade.....por favor sei que muitos não gostam do suse por causa do pacto novel e M$ , mas isso seria um preconceito, e convenhamos estamos num ambiente livre sem preconceitos....

Se a Dell colocar disto linux ( com susas devidas configurações acertadas e tudo ok_)nas suas maquinas e com isso ajudar a comunidade linux, já esta otimo por enquanto.


Comentário de JPayne
Pois é....: Pois é...
Pra você ter uma idéia, eu vi um note desses da Amazon PC... e sabe que distro veio com ele ??? Kurumin 7 alpha. Agora, vamos analisar... como um sujeito tem a cara de pau de oferecer um software Alpha para um usuário Windows, que está migrando pro Linux por questões de custo ???? É claro que o cara vai sentar a lenha no Linux, veio muita coisa desconfigurada inclusive a wireless... enfim... o cara usou por uma semana porque tava curioso pra ver como era o linux... gostou, mas por questões de uso na empresa, colocou o Windows XP no bixinho... e o engraçado é que o note vinha com um CD com drivers de todos os hardwares para windows, apesar de vir com o linux instalado.

--
--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha dos políticos do meu país !!!
Comentário de Copernico Vespucio
Preconceito?: A Dell não está interessada em contribuir para a comunidade livre. Ela quer vender suas máquinas.

Se escrever um driver para hardware específico dela, certamente ele não será livre. Embora talvez a distribuição deles seja feita sem custo adicional.

Mas que seja. Só fornecer máquinas compatíveis com Linux já ajuda. Não ajuda tanto a comunidade, mas ajuda um pouco os usuários e melhora a adoção do sistema.

SUSE não é uma distro livre. E o Open SUSE se encontra na posição de correr inutilmente atrás de um alvo proprietário (no melhor estilo Mono).

Parece que eu estou escutando a contagem regressiva para que o novo nome dessa distro semi-proprietária seja MS-SUSE.

Preconceito? Pré-Conceito seria uma idéia pré-concebida e sem raízes com a realidade. A isso eu dou o nome de opinião mesmo!

Ao Open-SUSE seria melhor se desgarrar definitivamente de suas origens e buscar vida nova, se bobear até com outro nome.


Comentário de The Darkness
A Dell vai acabar escolhendo: A Dell vai acabar escolhendo uma das grandes (porque empresa se relaciona com empresa e a Dell quer mesmo é vender mais máquinas como já foi dito e o LINUX é só um detalhe).
Mas se o trabalho (dela e da distro escolhida) for bem feito, será simples para todas as outras distros oferecerem suporte ao hardware.

Conto que a Dell mantenha nessa nova aventura o mesmo padrão de qualidade de seus outros produtos.

E torço para que isso seja apenas um primeiro movimento de muitos no sentido de um melhor suporte a Hardware no LINUX.

--
[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]

Usuário Linux #407232
http://counter.li.org/

Comentário de profano
Noticiado em 30-MAR-2007:: As notícias publicadas hoje, 30/03/2007, no UOL.COM.BR, sob os títulos:
01)- "Linux e FreeDOS: Michael Dell ataca carentes do Windows";
02)- "DELL lança laptop sem sistema operacional"; e,
03)- "PC e notebook sem sistema operacional, já era tempo", esclarecem muitas das dúvidas e indagações postadas acima.

Pelo que está noticiado, a DELL estará lançando linhas específicas de equipamentos para LINUX, bem como para outros Sistemas Operacionais - MAC e FreeDOS, independentemente das linhas destinadas ao Windows.

No tocante ao LINUX, primeiramente será atendido com o REDHAT, ficando em aberto o atendimento aos pedidos de SUSE, MANDRIVA, UBUNTU, além de outros, conforme for solicitado.

Comentário de Copernico Vespucio
Imprensa marron: Os termos "carentes de Windows" e "Laptop sem sistema operacional" emprestam o tom hostil dos títulos...

É o tipo mais enojante e indecente de imprensa.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004