Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Entrevista: conheça a Warp Networks, empresa espanhola de tecnologias livres

Em um recente evento de software livre na Espanha, eu soube que a brasileira Sulamita Garcia faria uma visita à Warp Networks, uma empresa de tecnologia que baseia seus negócios no software livre. Pedi a ela que trouxesse informações para que a comunidade pudesse conhecer e comparar com a realidade local, e ela atendeu ao convite, realizando uma entrevista com Ignácio Correas, um dos sócios fundadores.

Veja abaixo a íntegra da entrevista, que foi acompanhada desta galeria de fotos mostrando a equipe e o ambiente de trabalho da Warp.



Entrevista com Ignácio Correas - Warp Networks, Espanha
por Sulamita Garcia

Quando e porque vocês decidiram fundar uma empresa? Isto tem mais a ver com trabalhar com software livre ou com ter uma empresa própria?

A decisão foi tomada na primavera/verão de 2004, e a empresa foi formada oficialmente em 28 de setembro de 2004. Há várias razões para esta decisão:

- trabalhar com o que gostamos (software livre) e como gostamos(colaborando e participando da comunidade)
- criar nossa própria empresa e ve-la crescer e desenvolver-se
- sermos nossos próprios chefes
- poder trabalhar na nossa cidade natal sem ter que migrar para Madri ou Barcelona

Tentamos organizar a empresa como acreditamos que deve ser, seguindo as linhas de um projeto open source, quer dizer, com distribuição de responsabilidades, hierarquia horizontal, tomada de decisões importantes por consenso, comunicação aberta entre todos e promoção profissional por meritocracia. Até agora parece funcionar e é uma forma excelente de motivar e envolver pessoas.

Quantos colaboradores eram no começo, e quantos são agora?

No momento da fundação eramos 7 sócios, embora poucos podiam ter dedicação completa desde o primeiro momento. Agora somos 18 empregados(8 sócios) e continuamos crescendo ;-)

Qual foi o primeiro projeto? Qual é o projeto principal atualmente?

As duas perguntas tem a mesma resposta: Plataforma eBox :-) É um produto livre nosso que começamos antes mesmo de fundar Warp e que cada vez se desenvolve mais. É uma ferramenta de gestão de redes corporativas, baseadas em Debian e orientada a princípio em para pequenas empresas, embora não exclusivamente. Desde de dezembro de 2005 é livre e temos uma comunidade de usuários cada vez maior. Antes disto, até a versão 0.7, foi desenvolvido internamente, mas desde o princípio a intenção era ser livre assim que tivesse uma versão funcional e estável.

Além do eBox nossa atividade se concentra no desenvolvimento sob encomenda de aplicações de distribuidas com certa complexidade, que requerem comunicação entre processos, acesso a dispositivos ou interagir com outros sistemas: videoconferência, videovigilância, telefones celulares, RFID (Radio Frequency Identification)...

Os salários são pagos em dia? É verdade que a metade do salário vem em quotas de azeitonas livres?

Até agora todas as contas foram pagas em dia, e com efeito, é uma das principais prioridades na hora de planejar o fluxo de caixa da empresa.

Mais que em azeitonas livres, muitos custos são de cafeína grátis (refrigerantes e café) para os empregados, que é um dos elementos básicos de uma dieta hacker :-)

Vocês escolhem as ferramentas de desenvolvimento ou os clientes impõem?

Quase sempre escolhemos nós mesmos, salvo algum caso onde as condições do projeto exigem que utilizemos ambientes já utilizados pelo cliente.

São os clientes que procuram a empresa, ou vocês que tem que ir procurar clientes?

No geral são eles que nos procuram. Certamente é preciso fazer propaganda, visitar clientes, estabelecer contatos e cuidar da relação com meios de comunicação. Porém dedicamos muito pouco tempo a isto comparado com a quantidade de projetos que nos chegam. Também é preciso notar que o departamento de engenharia tem uma grande parcela de “culpa”, porque os clientes que temos costumam sair muito satisfeitos com nosso trabalho, e voltam a nos contratar sem precisarmos buscá-los novamente :-)

Quais são os principais parceiros?

Começamos há poucos meses uma política de parcerias. Já firmamos um acordo com MySQL para ministrar formação certificada na Espanha, e estamos organizando uma parceria com Moodle, cujo empacotador para Debian, Isaac Clerencia, é um dos sócios fundadores de Warp.

Por outro lado, estamos estudando formulas de parceria com empresas de serviços que queiram basear-se em eBox, embora ainda não esteja pronto para lançar um plano global de parcerias.

E finalmente, temos uma série de empresas regionais e nacionais com as que colaboramos de forma regular em diversos projetos.

Finalmente, temos uma série de empresas regionais e nacionais com as quais colaboramos de forma regular em diversos projetos.

Podes indicar ferramentas livres utilizadas pela comunidade para as quais a empresa tenha enviado contribuições?

Não mantemos isto registrado, mas foi enviado algum patch para mod_perl, foi feita alguma modificação para o Kwallet e se está trabalhando em um projeto sobre Moodle para incorporar suporte de repositórios e itinerários educativos.

Ultimamente estivemos modificando um kernel Linux recente para fazer funcionar corretamente o som e a tela tatil de uma placa baseada em ARM, embora creio que este trabalho não está terminado.

Com relação a distribuições, temos um desenvolvedor Debian e o coordenador de tradução para o espanhol do Ubuntu entre os sócios, e o resto também utiliza seus BTS quando encontramos problemas.

eBox é nosso maior patch, tem umas 30mil linhas de Perl ;) Tambem temos um desenvolvedor de aplicações de produtividade como Battle for Wesnoth, embora isto esteja fora do escopo laboral...

Quais são as distribuições e ambientes gráficos que utilizam?

Utilizamos principalmente Debian e Ubuntu, embora tenhamos realizado trabalhos sobre Novell/Suse ou Fedora/RedHat. Quanto ao ambiente grafico, temos de tudo: KDE, GNOME. Cada um é livre para usar o que seja mais comodo.

Quais as linguagens de programação e ambientes de desenvolvimento que utilizam?

As principais linguagens que usamos são C/C++ e Perl, com desenvolvimentos realizados em outras linguagens como Ruby, Python e Java. Alguns desenvolvedores tem experiencia e conhecimento extenso de outras plataformas como Mono/C#.

Com relação a toolkits gráficos, temos usado Qt, GTK e wxWidgets. O ambiente de programação mais utilizado é o Vim, seguido do Emacs e alguma coisa com Eclipse. Com alguns clientes fomos obrigados a empregar IDEs de Borland ou Microsoft.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004