Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Positivo gostaria de ver XP Starter Edition no PC Conectado, enquanto MS diz que liberdade foi preservada

O IDG Now, em sua matéria "PC Conectado alavanca vendas, diz Positivo", informa: “O projeto do PC Conectado apresentado nesta quinta-feira (12/05) pelo governo federal vai alavancar as vendas e ajudar no combate ao mercado cinza de equipamentos de informática. Isso é o que diz Hélio Rotemberg, diretor da Positivo Informática, ao comentar detalhes do programa, que prevê a isenção de PIS Cofins para computadores vendidos até 2.500 reais. (...) Na opinião do executivo, porém, o governo deveria ter agido de forma diferente no que diz respeito ao financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Pelos termos atuais, o BNDES só oferecerá financiamento especial aos varejistas que comercializarem equipamentos com código aberto. "Eu só não concordo com a restrição do Windows no projeto do BNDES. Acredito que os usuários gostariam muito mais de ver um computador com esses incentivos rodando Windows XP Starter Edition", afirmou. A Positivo anunciou em 13 de abril a venda de seus computadores com o sistema operacional compacto da Microsoft. No entanto, antes mesmo desse prazo, a empresa já colocava à venda um computador de baixo custo no mercado com as mesmas configurações previstas para o PC Conectado com sistema operacional Linux. "Acredito que o fato de termos lançado um computador com Linux antes mesmo do PC Conectado vai trazer grandes benefícios para a empresa", afirmou.”

A empresa tem todo o direito de declarar suporte ao seu modelo de negócios, e o fato de já ter lançado um computador de R$ 1300,00 rodando Linux mostra que está preparada para participar no modelo adotado. Mas considero muito acertada a decisão do governo de deixar de fora do financiamento especial os computadores rodando um sistema operacional com restrições intencionalmente incluídas, como o defendido pelo executivo citado.

Enquanto isto, em mais uma das muitas matérias do IDG Now sobre o tema, a Microsoft diz que liberdade foi preservada: “A Microsoft Brasil afirmou, em nota oficial, que considera a isenção de impostos (PIS e Confis) na venda de PCs de até 2.500 reais "permitirá ao usuário manter seu direito de escolha pelo sistema operacional que melhor atende às suas necessidades". (...) Em um comunicado emitido nesta sexta-feira (13/05), a Microsoft não se deu por derrotada e refroçou as vantagens da isenção fiscal contra a pirataria de software. Sobre a escolha do Linux para o PC Conectado básico, a Microsoft preferiu não fazer comentários.”

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ike
Sei lá...: Não vejo vantagens em dar isenção de imposto em softwares para combater a pirataria, a única coisa que o governo ganha quando não há pirataria é o imposto ... o resto vai tudo pra fora mesmo!
Comentário de alex-gurgel
E o resto ??: Tudo muito bom mas e quanto ao resto ??

Se o governo também quer acabar com a pirataria, porque ninguém do governo fala no custo dos acessórios necessários ao XP-SE ??
Ou alguém acha que, para um sistema de US$ 30,00, a Microsoft vai dar de presente o MS Office ? E o resto dos programas necessários para atender as especificações do projeto ?
Afinal de contas o projeto é claro: o PC Conectado deve vir com um SO, aplicativos de escritório, anti-virus, anti spy, e outros.

O Windows XP-SE vem com isso ? Claro que não !!! Se quizer vai ter que comprar a parte ! E olha a pirataria ai, gente !!!
Comentário de MarceloM
Diferenças: Parece que mesmo depois de tanto esclarecimento, tem gente que ainda não se tocou de que esse XP-SE é uma bomba. Duvido que o Sr. Hélio se contente com esse pseudo-SO no seu Computador Pessoal.
Comentário de Ananias
Não é só o imposto: Evitando a pirataria, você diminui o sentimento generalizado de que o Brasil é um país onde o roubo, de propriedade intelectual, nesse caso, é considerado algo comum, banal.

Não se esqueça que é extamente esse tipo de sentimento, de impunidade, que, como a pequena pedra inicial de uma avalanche, nos leva aos grandes desvios de dinheiro público, assassinatos, e todos os outros grandes crimes que estamos acostumados a ver.

Embora o fim da pirataria não vá trazer grandes retornos econômicos diretos para o país, ele certamente vai colaborar com um grande retorno moral. O efeito em cascata criado pela certeza da impunidade é muito mais preocupante do que o efeito econômico de receber ou não os impostos.
Comentário de Ananias
OpenOffice.org?: Se no caso do Linux o OpenOffice.org é uma proposta viável, no caso do Windows ele também o será. Afinal estamos falando do mesmo software.

Eu concordo com você sobre a qualidade do Windows SE. O que eu não concordo é com esse raciocínio sempre presente de inflacionar o custo total do Windows incluindo nele o preço do MS Office.

O mesmo vale para os outros programas. Se o Gaim vai ser usado no Linux, ele também pode ser utilizado no Windows. Se o xmms vai ser utilizado no Linux, você também poderá utilizar Foobar 2000 no Windows.
Comentário de Phantom X
Windows: Pelo que sei, o Windows XP Starter Edition é um Windows picadão. É bem melhor um Linux completo mesmo... Até aqueles primeiros Kurumins são mais completos que esse Windows SE!
Comentário de ANP
Apenas uma pergunta:: Gostaria de saber se o sr. Hélio Rotemberg, diretor da Positivo Informática vai fornecer a licença e o cd do Win XP S.E para todos os PCs que forem vendidos. Pelo que eu saiba nenhuma empresa que vende máquinas com PCs com Win dão os cds para os usuários. PC com Windows para ele, é uma venda "mais fácil". Fala sééériooo ...
Apenas uma observação: Conheço esses caras da Positivo e eles adoram furar os olhos do consumidor !!!
Comentário de ano@nimo.com
"Gostaria de saber se o sr. H: "Gostaria de saber se o sr. Hélio Rotemberg, diretor da Positivo Informática """""VAI FORNECER A LICENÇA E O CD DO WIN XP S.E"""" para todos os PCs que forem vendidos. Pelo que eu saiba nenhuma empresa que vende máquinas com PCs com Win dão os cds para os usuários. PC com Windows para ele, é uma venda "mais fácil". Fala sééériooo ..."


Muito bem colocado !!!!

Não acredito que o Governo Federal vai emprestar o seu nome para promover um computador que vem equipado com um Sistema Operacional "Altamente Volatil" como o Windows XP Poor Edition.

Volatil no sentido de ser facilmente "destruido" por virus.

E volatil no sentido de que "se deu pau" como é que vai re-instalar sem o CD ?
Comentário de nemesis
mas hein?: "Acredito que os usuários gostariam muito mais de ver um computador com esses incentivos rodando Windows XP Starter Edition"

os usuários ou você, senhor Positivo?

tenho certeza que abrir apenas 3 janelas por vez e ter apenas um punhado rídiculo de aplicativos (inclusive possivelmente um processador de textos bem menos capaz que o do OpenOffice) não ia deixar muitos usuários satisfeitos.

por outro lado, _não_ precisar treinar _todos_ os seus empregados em Linux para darem suporte adequado a um projeto desse porte seria muito vantajoso, não?


;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
esquinas: "o sentimento generalizado de que o Brasil é um país onde o roubo, de propriedade intelectual, nesse caso, é considerado algo comum, banal"

dado que vejo, pelo menos no Rio de Janeiro, uma banca de camelôs abarrotada de CDs piratas em cada esquina, acho que é mais do que mero "sentimento". :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
leigos: "como é que vai re-instalar sem o CD ?"

O projeto do PCConectado tem como público-alvo pessoas possivelmente sem nenhum conhecimento de informática. Leigos, do tipo que não instala software por conta própria, muito menos um SO. Duvido que venha com o CD do Linux também.

é para isso que serve suporte técnico.


;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Patola
Roubo???: Vamos usar os termos corretos? Usar software protegido por copyright utilizado/copiado de modo "não-autorizado" não é roubo, JURIDICAMENTE falando mesmo. Você não subtrai nada de ninguém. E não me venha com "argumentos estilo RIAA".

Embora o fim da pirataria (sic) não vá trazer grandes retornos econômicos diretos para o país, ele certamente vai colaborar com um grande retorno moral.

Se você considera esssa cópia um valor moral, pode até ser (Olha! Quem disse que os trolls não têm ideologia?). Mas você passa a impressão, com o que disse, que o principal fator para a disseminação de cópias não-autorizadas nos países subdesenvolvidos é a ideologia, não a economia. Preciso dizer que isso é uma bobagem enorme?
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de nemesis
raciocínio interessante...: ... mas inócuo. Se é assim, pode me explicar porque não vejo nenhum micro sendo vendido com OO? Eles vêm com cópias piratas do Windows e do Office ou apenas uma cópia legal do Windows e... WordPad!

Eu vou te explicar porque o OO não vem instalado: porque a M$ terminantemente proíbe OEMs de instalarem softwares potencialmente perigosos a seu monopólio hegemônico e fazer com que se difunda seu uso entre os usuários. Afinal, já pensou que merda pra Microsoft seria se o Firefox viesse por padrão com o Windows? Sites sendo criados para o browser padrão, sem extesões proprietárias como ActiveX! E pras suas parceiras no campo dos antivírus? Como iam viver com menos worms e o cacete a quatro? Um cenário desastroso para um monopólio sem controle...

O mesmo ocorreria no caso do PCConectado, sem tirar nem pôr.


;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Pikachu
É um questão de termos. Nã: É um questão de termos. Não é roubo, mas é crime (pirataria).
Comentário de Pikachu
Caramba, véio... então vc n: Caramba, véio... então vc nunca comprou um micro com Windows original. E vem sim, com CD.
Comentário de patrick
Micro vendido com OpenOffice: ... mas inócuo. Se é assim, pode me explicar porque não vejo nenhum micro sendo vendido com OO? Eles vêm com cópias piratas do Windows e do Office ou apenas uma cópia legal do Windows e... WordPad!

Veja só, pois não é que este fim de semana eu vi um computador da Positivo, no Hiper Bompreço, sendo vendido com "OpenOffice.Org incluso".

Abraços,
Patrick
Caruaru-PE
Comentário de patrick
Micro vendido com OpenOffice: ... mas inócuo. Se é assim, pode me explicar porque não vejo nenhum micro sendo vendido com OO? Eles vêm com cópias piratas do Windows e do Office ou apenas uma cópia legal do Windows e... WordPad!

Veja só, pois não é que este fim de semana eu vi um computador da Positivo, no Hiper Bompreço, sendo vendido com "OpenOffice.Org incluso".

Abraços,
Patrick
Caruaru-PE
Comentário de Clovis Sena
diferença entre roubar software e vender cocaina??: bom dia,

o que eu acredito é que um cidadão normal ( incluindo a gente ) não precisava ter de recorrer a contravenção para poder trabalhar.


Comentário de vmedina
Eu acho que é Roubo.: Mas não é a "propriedade intelectual"? Claro que também não é esse drama da RIAA("os nossos artistas morrem de fome enquanto vocÊs pirateiam MP3") mas roubo de propriedade intelectual é algo sério. Não vejo outro termo mais próprio do que roubo.

Se "copiassem sob outra licença sem pedir permissão ao dono" partes do Kernel do Linux, ou de SL para usar no Windows ou no Office/IE, como será que nós iriamos chamar?

Roubo de propriedad intelectual é crime, e quem mexe com SL deveria ser os primeiros a se posicionar quanto a isso, já que é muito mais fácil roubar o que não é escondido da vista de todos.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de
Contrafação: O nome deste ato de copiar de forma não autorizada o software de código fechado é contrafação, e não roubo. Quem distribui a cópia feita por outros responde solidariamente pelo mesmo ato. Tem detalhes na lei 9610/98, e algumas especificidades na lei 9609/98.
Comentário de windowsKiller
QUEM VAI GOSTAR ???: Como que o usuário vai gostar mais do windows? Ele nem sequer conhece o Linux ainda! Sr. Hélio, como pode "achar" que o usuário vai gostar ou deixar de gostar? Quem gostaria que fosse windows é voce, pois além de ser mais cômodo, esta pensando apenas no próprio bolso. Aliás, se fosse mais inteligente veria que pode ganhar muito dinheiro com Linux, só que mais a médio prazo. Mas o que interessa é sugar tudo de uma vez, não é mesmo!
Comentário de Patola
Não melhorou nada!: Tá bom, você diz que não é roubo, mas é pirataria. Pelo que sei pirataria é abordar naves/navios, saquear seus bens, normalmente matar a tripulação e estuprar suas mulheres. Um pouquinho diferente de copiar uma obra sem autorização, não acha?

Não é à toa que a gnu.org a lista como uma das palavras a serem evitadas.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de Manoel Pinho
Positivo é parceira da M$: Não estranhem. A Positivo é parceira da Microsoft há um bom tempo, como demonstram as urls

http://www.microsoft.com/brasil/pr/2004/pc_marca.asp

http://www.microsoft.com/brasil/pr/2005/ofertas_parceiros.asp

Provavelmente ela, como quase todas as empresas que vendem micros de marca, venderam a alma em troca de preços exclusivos das licenças de windows OEM, amarrados por contratos secretos.

Para mim, quem tem parceiro é homossexual e sabem muito bem o que acontece...

O que realmente queria saber é como essa Positivo cresceu tão rapidamente tendo se originado de um negócio de cursinhos pré-vestibular

http://www.positivoinformatica.com.br/www/quemsomos/posinfo.asp


Comentário de Ananias
Explicar?: Se é assim, pode me explicar porque não vejo nenhum micro sendo vendido com OO?

Se é assim o que? Eu falei que o OO.o pode ser incluído nos micros vendidos com Windows, e não que isso aconteça atualmente com frequência. Na verdade, acho que a quantidade de micros vendidos com OO.o é tão pequena quanto a de micros vendidos com Linux, e nem por isso você deixa de defender que o PCC seja vendido com o Linux instalado.

porque a M$ terminantemente proíbe OEMs de instalarem softwares potencialmente perigosos a seu monopólio hegemônico e fazer com que se difunda seu uso entre os usuários.

Isso é mentira. Consultei um amigo que tem uma loja de informática, e ele me disse que a MS não faz nenhuma restrição aos softwares que serão incluidos nos computadores vendidos com Windows OEM.
Comentário de Manoel Pinho
OEM`: "porque a M$ terminantemente proíbe OEMs de instalarem softwares potencialmente perigosos a seu monopólio hegemônico e fazer com que se difunda seu uso entre os usuários.

Isso é mentira. Consultei um amigo que tem uma loja de informática, e ele me disse que a MS não faz nenhuma restrição aos softwares que serão incluidos nos computadores vendidos com Windows OEM."

Lógico que ela não vai pressionar lojinhas de esquina nem vai fazer isso abertamente depois de ter sido processada (e com provas) nos EUA justamente por causa disso. Mas logicamente ela deve fazer contratos ocultos com grandes empresas como Dell, Toshiba e cia e em troca da exclusividade ela oferece descontos exclusivos na compra de licenças OEM.

Só vou acreditar que ela não usa o seu poder para forçar as empresas o dia em que vir um notebook Toshiba ou Dell saindo com Windows e OpenOffice (não estou nem falando de linux).
Comentário de Ananias
Atualize-se: Pelo que sei pirataria é abordar naves/navios, saquear seus bens, normalmente matar a tripulação e estuprar suas mulheres. Um pouquinho diferente de copiar uma obra sem autorização, não acha?

Então você sabe muito pouco.

O dicionário Aurélio define "pirataria" como Ato ou efeito de piratear, e "piratear" como:

1. Roubar como pirata: Muitos navios ingleses piratearam ouro espanhol.

2. Copiar (programa de computador, material audiovisual ou fonográfico, etc.), sem autorização do autor ou sem respeito aos direitos de autoria e cópia, ger. para fins de comercialização ilegal ou para uso pessoal.

3. Vender ou repassar (o resultado dessa cópia): Há vários ambulantes que pirateiam fitas e CDs pelas calçadas da cidade.

4. Levar vida de pirata; viver de pirataria.

5. Roubar como pirata: Ingleses, flamengos e franceses piratearam nas costas brasileiras no século XVI.

6. Fazer ou utilizar (cópia ilegal de obra artística, produto comercial, etc.).


Alguma dúvida?
Comentário de Ananias
E daí?: Mas logicamente ela deve fazer contratos ocultos com grandes empresas como Dell, Toshiba e cia e em troca da exclusividade ela oferece descontos exclusivos na compra de licenças OEM.

E qual é a relação disso com o PC Conectado? Mesmo que a MS ofereça descontos secretos para essas grandes empresas, nada impede que uma empresa abdique desse desconto hipotético, e venda Windows OEM com o OpenOffice.org. Não existe nenhuma proibição quanto a essa prática.
Comentário de Manoel Pinho
OEM: "E qual é a relação disso com o PC Conectado? Mesmo que a MS ofereça descontos secretos para essas grandes empresas, nada impede que uma empresa abdique desse desconto hipotético, e venda Windows OEM com o OpenOffice.org. Não existe nenhuma proibição quanto a essa prática."

OK, mas ela irá ter que comprar a licença OEM pelo valor nominal, muito mais caro do que ela paga hoje, enquanto todos os concorrentes não farão isso. Ela iria perder mercado.

Há muitos anos meu pai já teve restaurante e o forte da venda de bebidas era o chop. E o chop preferido era o da Brahma. Ele era obrigado a comprar o refrigerante Pepsi (que era da Brahma), que quase ninguém gostava, e Não comprar a Coca-Cola (concorrente mais forte da Pepsi) porque senão a Brahma se recusava a vender chop a ele. Como ele vendia muito mais chopp do que refrigerante, foi obrigado a ceder para não ser engolido pela concorrência, que vendia o chopp da Brahma também. E a Brahma logicamente não fazia essa pressão por escrito, como a M$ também não é idiota de fazer.

Já reparou que a M$ bota o preço nominal das licenças lá em cima e todo mundo sabe que ninguém paga aquele preço ? Já reparou que na nota fiscal do micro de marca o custo dos softwares nunca vem em separado ? Os "parceiros" pagam muito mais barato e quem não é parceiro está fora do mercado pela concorrência desleal.
Comentário de Felipe R
Esses caras do Positivo não: Esses caras do Positivo não sabem o que estão falando. R$2.500 está longe de ser um PC popular. Nem eu poderia comprar esse PC, e mesmo assim, já existem muitas opções com preços bem mais acessiveis no mercado. Quanto a liberdade? Liberdade mesmo só com um sistema Livre. Mas se o consumidor realmente quiser usar um sistema proprietário, é só ir no supermercado mais próximo que sempre tem umas promoções de pc com sistema Proprietário pré-instalado.
Comentário de sri_canesh
Felipe : Felipe

A Postivo não quer vender micro a 2.500,00 reais. A isenção de impostos se dará em micros até esse valor. Sejam eles da Positivo ou não.

Cássio R. Eskelsen

Comentário de vmedina
Choveu no molhado! : Choveu no molhado!

Está no dicionário aurélio(que pra mim é o melhor), caro ananias, porque todos já falam assim. Dicionários não são estáticos pois a lingua não é.

O Patola está certo. Tem uma grande diferênça entre ser um pirata e ser um muleque cheio de espinhas que ripa cds para ouvir no micro.

Um outro bom exemplo é a definição de Hacker que todos usam e que a comunidade usa.

Leia alguns artigos do Stallman e do Eric Raymond, pois eles falam muito das diferênças entre a comunidade e a mídia.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Um doce para quem conjugar!: Eu Contrafago
Tu Contrafagas
Ele Contrafaga

É capaz da pessoa se sentir ofendida se chamare ela de Contrafador(será que é assim?) e preferir ser chamada de pirata. :P

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de CWagner
A Positivo foi uma das empres: A Positivo foi uma das empresas que mais vendeu micros pro governo federal, basta lembrar da primeira fase do PROINFO (www.proinfo.gov.br). O quanto ganharam não sei, mas não foi pouco. E sim! Todos os micros vinham com manuais, CDs e disquetes de instalação, apesar de que algumas placas teimavam (não sei porque ;) a não funcionar corretamente sem fazermos algum malabarismo.

O que eu acho é que a POSITIVO, por ser uma das grandes montadoras de micros do país, e conseqüentemente, vendedora de equipamentos com S.O. M$ tem interesse em fazer o seu mercado crescer.

E outra coisa... acho que o lance do WinXP SE não é diminuir o uso do computador, mas sim aumentar as vendas dos mesmos.

Explico: Se você acreditar que um PC só pode funcionar com o WINXP SE, e esse só permite executar 3 programas de cadas vez, você tem que comprar outro computador para executar mais programas ao mesmo tempo... HEHEHEHHE lógica fuzzy?!?!?!? talvez, mas vocês têm que concordar que é uma viagem :P

Quem tem um mínimo de consciência de mercado e Informática pode vislumbrar o que está acontecendo nos bastidores, pena que não somos o alvo desse programa, e sim a massa com pouco, ou mesmo nenhum conhecimento sobre os dois assuntos.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Patola
Autoridade x didático: Triplo dã, Ananias! Teria sido mais fácil dizer "todo mundo fala assim". É lógico que está no dicionário, pois a palavra é utilizada conotativamente deste jeito (e eu nunca neguei isto).

Lição de casa: leia a introdução do dicionário Aurélio para aprender a diferença entre uma fonte "autoritativa" e uma fonte "didática". Aprenda que o dicionário é a segunda.

Putz, isso é realmente muita vontade de trollar.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de Patola
Concorrente?: Agora eu tenho que discordar. A Pepsi tem muito menos mercado que a Coca-Cola, que detém quase um monopólio. Ainda bem que o seu pai e outros cederam à pressão da Brahma, porque eu acho Pepsi muito melhor do que Coca-Cola. A Pepsi se aproveitou do monopólio(*) das cervejas pra desafiar o monopólio dos refrigerantes, quase como uma IBM que se aproveita do monopólio em alguns hardwares pra desafiar certo monopólio de software...

Capitalismo selvagem, né? É fogo.

(*) - Ok, imagino que estes não sejam monopólios no sentido literal da palavra. Troque por 'preponderância' se quiser.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de Alexandre Figueiredo
Eles não sabem o que dizem: Hélio Rotemberg, diretor da Positivo Informática
"Eu só não concordo com a restrição do Windows no projeto do BNDES. Acredito que os usuários gostariam muito mais de ver um computador com esses incentivos rodando Windows XP Starter Edition"

Tudo bem, estamos em um país democrático, onde até o PT discorda do próprio PT. Mas, não concordar com o projeto é concordar com o analfabetismo digital que a nossa população vive.

O Windows XP SE é melhor que o Linux aonde!? No reconhecimento de hardware? Ou será na usabilidade?

Quem nunca usou um computador, vai querer acessar a Web, ler um e-mail e outras tarefas sem ter que se preocupar com vírus, worms e outros malwares.

O PC Conectado com apenas software livre é uma grande vitória para a comunidade brasileira. Fico imaginando a segunda versão. Com 256Mb, gravadora de CD, HD 80, placa de rede (banda larga popular, quem sabe!?), cara de iMac 1a. geração...

As montadoras que aceitarem o projeto, deveriam investir em um Linux que atenda o usuário. E que, se pensarem bem, eles vão ganhar mais em serviços do que pagando versões OEM para a M$.

Como eu gostaria de ver micros HP, Novadata, Positivo, Preview, Itautec, Cobra, Amazon (Extra), entre outras marcas com seu gabinetes finos com a etiqueta "Desenvolvido para Linux" e a lista: Red Hat ES, Fedora, Ubuntu, Kurumin, Kalango, SUSE/Novell, Mandriva, etc.

Demorou, mas saiu! Agora, quero mais!

[ ]s
Comentário de Manoel Pinho
Pepsi: Patola,

Mas isso foi há muito tempo, quando a Pepsi estava entrando no Brasil e tinha aquele gosto doce demais, conforme o padrão americano, que desagradava a maioria dos brasileiros.

Essa Pepsi Twist é muito boa, mas o gosto é muito mais parecido com o da Coca-Cola do que a Pepsi antiga.

E essas comparações com produtos concretos normalmente é furada porque ninguém é obrigado a beber Coca-Cola para comer um sanduíche, enquanto que é preciso comprar o windows para rodar a maioria dos aplicativos do mercado. Eu só queria mostrar como empresas podem fazer pressões indevidas para empurrar seus produtos e exluir a concorrência.
Comentário de nemesis
linux: pelo que li, a Positivo está vendendo micros com Linux. deve ter sido um desses, não com o Windows e OO no mesmo pacote...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
não entendi...: "a quantidade de micros vendidos com OO.o é tão pequena quanto a de micros vendidos com Linux, e nem por isso você deixa de defender que o PCC seja vendido com o Linux instalado"

qual é a lógica exatamente de sua argumentação acima?...

isso foi um insulto? Pq obviament vindo junto com o PCC, o número vai subir significativamente...

seus argumentos estão meio xoxos hoje... :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de sri_canesh
Boa Gestão?: Boa Gestão?

Senso de oportunidade?

Persistência num ambiente hostil aos negócios como o Brasil?

Cássio

Comentário de hamacker
não sei quanto a voces, mas (2): Não sei quanto a voces mas eu *particularmente* acho deselegante citar o dicionário como verdade absoluta.
Os dicionários divergem entre sí. Num dicionário (exemplo real), o café é um arbusto no outro ele é uma arvore porque pode chegar até 10metros, no livro de botânica de fato é um "arbusto". Como explicar a alguem que algo que pode ter 10 metros não é arvore? Mas no final de contas todos sabem o que é café, não é ?
O termo "xiita" que já foi alvo de críticas em listas, tá definido dum jeito no dicionário que parece aceitável (=radicalismo), mas uma pessoa xiita sente-se ofendido com isso. Então na minha opnião ter o dicionário como verdade absoluta é perigoso, porque um dia, vamos tornar uma palavra obscena usada nos dias atuais numa palavra comum nos dias a frente, porém nossos filhos talvez não entendam realmente o significado real (ou nativa) da palavra.
Na realidade esse é um tema da lingua portuguesa que nunca terá fim, só queria deixar meu pensamento a respeito da "verdade absoluta e incontestável do dicionário".


Comentário de bogus
Contrafagar?!?!?: Hummm... e que tal:

Eu contrafaço
Tu contrafazes
Ele contrafaz

Quem contrafaz é o contrafator, mas podes chamá-lo de falsificador :)
Comentário de hamacker
vem não...: Já cansei de ajudar alguns colegas e vizinhos que compraram esses micros de supermercado e que não vinheram com o CD, teve uma empresa que deixa o micro com uma pré-imagem e quando o usuário liga já pede o numero de série do windows, aí o dito usuario tem que ligar para a empresa que por sua vez fornece um ?número?. É ilegal ? Sem dúvida, para alguns colegas eu disse para ameaçar denunciar e deu certo, outros colegas por vergonha desistiram de bater o pé.
Para vir com o CD só mesmo HP/Compaq, Dell, IBM,... os "populares" é versão OEM (Outro Elemento Mercadológico).
Comentário de hamacker
ora, nos jogos!: O Windows XP SE é melhor que o Linux aonde!? No reconhecimento de hardware? Ou será na usabilidade?
Nos jogos! Já tentou Prince of Persia no Linux ? :))))
Comentário de Patola
Sim: Essa é a discussão que há na introdução (bem grandinha, aliás) do dicionário Aurélio. Quase ninguém que eu conheça a leu, mas é uma discussão coerente e muito, muito elucidativa.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de vmedina
Aqui está seu vale doce!: Imprima essa página e dê para o baleiro da esquina! :P

Mas se ele é um contrafator, como posso chama-lo de falsificador? :)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de patrick
Micro vendido com OpenOffice: pelo que li, a Positivo está vendendo micros com Linux. deve ter sido um desses, não com o Windows e OO no mesmo pacote...

Sim, WindowsXP e OpenOffice.org no mesmo pacote. Eu vi :-).

Abraços,
Patrick
Caruaru-PE
Comentário de go
Obrigado a comprar windows?: Não vejo ninguém sendo obrigado a comprar windows para rodar o photoshop. Qualquer um pode implementar um OS 100% compatível ( e não precisa ser todo o windows, basta as partes que o photoshop usa), chamar ele de MyOS e usar só pra rodar o photoshop, se quiser. Ou quando for comprá-lo, não concordar com a necessidade do uso do windows e usar uma alternativa. Ou dar uma de xiita e não usar computador pra mostrar a revolta.
Comentário de Manoel Pinho
Venda record de computadores no Brasil: Venda record de computadores no Brasil mesmo sem PC Conectado:

http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/MercadoInterna.aspx?GUID=E329E795-80BD-4BE6-8ADF-18045993640F&ChannelID=2000002

Brasil vende 1,4 milhão de micros no 1º trimestre

Segunda-feira, 16 maio de 2005 - 10:40
IDG Now!

O Brasil liderou as vendas de computadores na América Latina durante o primeiro trimestre do ano, respondendo por 1,4 milhões de unidades de um total de 3,2 milhões de equipamentos comercializados.

Os números foram divulgados nesta segunda-feira (16/05) pelo grupo de consultoria Gartner. O total de máquinas vendidas na América Latina representou um aumento de 27% sobre o mesmo período do ano passado.

O segmento doméstico foi responsável por 43,7% das vendas - com 1,4 milhão de unidades. Já o mercado corporativo respondeu por 1,8 milhão de computadores.

Além do Brasil, tiveram destaque nas vendas Argentina e Chile, com 196 e 160 mil unidades vendidas, respectivamente no trimestre. Já no México, o total comercializado ficou em 688 mil de máquinas. Segundo analistas do Gartner, o México registrou vendas inferiores ao esperado no período.

Na divisão por fabricantes, a Hewlett-Packard foi a líder de vendas, com 288,2 mil unidades comercializadas e participação de mercado de 9%. Na seqüência aparece a Dell com 217,5 mil computadores vendidos e participação de 6,8%.

A IBM aparece na terceira colocação, com 133,9 mil equipamentos, e 4,2% do mercado. Outros fabricantes detêm 80% de participação.
Comentário de nemesis
aleluia!: essa é nova! sem dúvida, ventos novos parecem soprar no mercado...

aleluia, irmão! :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de ruivo
Micro com OpenOffice: Eu ganhei um micro da HP ano passado, que veio com uma cópia do XP Home Original e também uma cópia do OpenOffice. Então, esse argumento de a microsoft proibir não está com nada.

[]'s
Eduardo
Comentário de positivo
positivo?: negativo!
Comentário de ¯
propaganda é a arma do negó: propaganda é a arma do negócio
Comentário de bogus
Culpa: Mas se ele é um contrafator, como posso chama-lo de falsificador? :)

Não sei, mas ouvi dizer que isso é culpa de um contrafator que atende pelo nome de synónymos.
Comentário de Ananias
E qual é a solução?: O que você sugere? Que consultemos o projeto GNU quando tivermos alguma dúvida sobre a língua portuguesa?

Patola, palavras mudam. A língua muda. Se a 10 anos atrás pirataria signifiva unicamente o ataque a navios, hoje, em 2005, pirataria tem outro significado, que é relacionado à violação de direito autoral, goste o Stallman disso ou não.
Comentário de Patola
Alô, McFly! Tem alguém aí dentro?: Você está falando sério ou zoando? Você realmente não entendeu nada do que eu disse?

Lembrando de novo: eu não nego que as pessoas usem com o significado de "violação de direito autoral". Mas você não entendeu que isso é um sentido conotativo? Pior, um sentido conotativo propositalmente pejorativo, razão pela qual eu considero o uso desse termo errado moralmente. Coloca o contrafator como um grande vilão quando o que ele faz é um delito menor. É como chamar um trombadinha de matador serial. Tem um impacto grande nas mentes das pessoas e evita a discussão moral, pois a intensidade do "ato errado" fica tão grande que é indiscutível.

É um pouco difícil arranjar exemplos de palavras sem que você diga o mesmo delas, mas vamos tentar com características de pessoas. Está "certo" você chamar um portador da síndrome de down de "mongol", pois é um termo informal que o vilifica, simplifica pejorativamente sua característica. Está "certo" você chamar um homossexual de "viado", pois é um termo que o define bem, mas também é pejorativo.

É a mesma coisa com pirataria. É um termo de propaganda negativa, assim como qualificar esta mesma violação de "roubo". É fazer analogias enganosas pras pessoas pensarem que a coisa é pior do que a realidade. É uma dica sutil e por vezes imperceptível que ajuda a formar a opinião das pessoas.

De certo modo imagino que você saiba isso que estou dizendo, mas se faz de bobo só pra dar trabalho. Não é possível que eu esteja me comunicando tão mal. Você não leu a página da GNU?

Update: DUH! Agora que eu li o post do hamacker, que explicava melhor que eu a situação. Nem precisava ter escrito isso, perdi meu tempo.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de Ananias
Contrafator: Eu sei que você não é muito chegado a um dicionário, mas você vai adorar uma das definições do Aurélio para "roubar": Praticar adulteração, falsificação, contrafação: O açougueiro rouba no peso da carne.

Como você pode ver, amigo, o verbo roubar não se refere unicamente ao desrespeito à propriedade material. Quando você chama uma pessoa de contrafator, você está dizendo que ele pratica o ato de roubar! E agora, qual palavra você vai usar?
Comentário de Patola
Referências?: Para um termo jurídico, em quem você confia mais? Em um dicionário genérico, que agrega, além da definição principal, conotações, gírias e utilizações informais, ou na definição de um dicionário jurídico?

A mesma discussão que eu disse sobre a "pirataria" pode ser usada para "roubo". Para exemplificar um caso, posso buscar a reportagem direitinho depois se você quiser, mas advogados da RIAA (se não me engano) foram proibidos pelo juiz de chamar as contrafações de "roubo" no tribunal, depois de repetir este uso várias vezes na sua acusação. É em outra língua (inglês), mas para essas palavras o raciocínio se aplica.

O problema é que se você usa "pirataria" ou "roubo" como equivalente a contrafação, você está no primeiro caso insinuando que a pessoa faz algo parecido com matar e pilhar e no segundo caso insinuando que a pessoa subtrai algo de alguém. Em nenhum dos casos isto acontece. E a impressão altamente negativa que acompanha essas palavras fica do mesmo jeito.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de Ananias
Falácia. (logo você?!): Para um termo jurídico, em quem você confia mais?

Vamos lá... você disse que não se deve chamar o uso de programas ilegais de "roubo", e sim de "contrafação". Eu respondi alegando que uma das possíveis definições de "roubo" é exatamente "contrafação", logo, toda contrafação é um roubo, embora nem todo roubo seja uma contrafação.

Contrafação seria uma sub-classe derivada de roubo.

Aí você errou: você me mostrou a definição de "contrafacao" para provar que eu estava errrado. Opa... será que isso faz sentido? Você já deve ter percebido que não. Seu argumento foi, como diz seu dicionário de falácias, uma conclusão irrelevante.

O termo roubo sempre pode ser utilizado onde você usa contrafação, embora o termo contrafação não possa sempre ser utilizado no lugar de roubo, já que nem todo roubo é uma contrafação. Logo, o fato de o dicionário não dizer que "roubo" é um significado de "contrafação" não é surpreendente, nem prova a sua conclusão.

Caso ainda não tenha ficado claro, um exemplo: todo cachorro é um mamífero, mas não faria o dicionário dizer que um dos signifados de "cachorro" é "mamífero", já que só alguns mamíferos são cachorros. Da mesma forma, toda contrafação é um roubo, mas não faria sentido dizer que um dos significados de contrafação é roubo, já que nem todo roubo é uma contrafação.
Comentário de Ananias
Não: Não, isso não foi um insulto.

Você desqualificou minha sugestão de Windows com OpenOffice.org, e como argumento você disse que são muito poucos os micros vendidos com OO.o. O que eu não entendi é qual o significado disso?

Só por que o número de micros vendidos com Windows + OO.o é pequeno, como você pode concluir que não é viável distribuir micros com essa configuração? O fato de não ser feito hoje, não significa que não possa ser feito.

E, contrariando seu próprio argumento, você sugere a venda de micros com Linux. O número de micros vendidos com Linux, hoje, também é pequeno. Portanto, pelo seu argumento, essa opção também deveria ser evitada.
Comentário de nemesis
é o amooor...: bonito ver duas pessoas tão apaixonadas... huhu

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
significado: "e como argumento você disse que são muito poucos os micros vendidos com OO.o"

Não distorça: eu disse que são poucos os micros com Windows + OO. Isso porque, em _larga escala_ eu duvido que a M$ permitiria tal coisa. Uma coisa é a Positivo oferecer alguns micros populares com OO e WinXP, outra coisa é um projeto financiado pelo governo para micros populares distribuindo um software potencialmente nocivo à hegemonia do monopólio da M$ à milhares de _novos_ usuários de computador.

"E, contrariando seu próprio argumento, você sugere a venda de micros com Linux. O número de micros vendidos com Linux, hoje, também é pequeno. Portanto, pelo seu argumento, essa opção também deveria ser evitada."

Não foi esse meu argumento. Não tem nada a ver com números: tem a ver com qualidade de software e liberdade para tê-la. Com o Linux, você tem um ótimo sistema operacional, robusto e mais seguro, e viria com um punhado de bons aplicativos escolhidos a dedo dentre tantos E com o OO. Tem a ver com o fato de que se a M$ conseguisse tal acordo com o governo, você pode acreditar: você teria um sistema operacional anão, com pouquíssimos recursos e programas, conhecidos problemas de segurança, _E NÃO VIRIA_ com OO, porque a M$ NÃO PERMITIRIA essa difusão em larga escala para usuários leigos.

esse foi meu argumento, não distorça.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Patola
Falácias? Então vamos ver...: Vamos lá... você disse que não se deve chamar o uso de programas ilegais de "roubo", e sim de "contrafação". Eu respondi alegando que uma das possíveis definições de "roubo" é exatamente "contrafação", logo, toda contrafação é um roubo, embora nem todo roubo seja uma contrafação.

Isso se eu concordasse que a definição de contrafação colocada por você estava certa, correto? Você está assumindo a premissa pra chegar à conclusão. Hmmm, uma Petição de Princípio! Quem é que está usando falácias? =D

Aí você errou: você me mostrou a definição de "contrafacao" para provar que eu estava errrado.

Na verdade eu quis mostrar que em nenhum momento a contrafação é tida como colocada na categoria "roubo", e para uma definição tão completa, como é que isso não está explicitado? Nos dicionários, pelo menos nos mais completos, se diz que o cachorro é um mamífero, correto? (Nem todos apresentam e isso não é prova, eu sei. Mas no curto tempo para pesquisa foi o melhor que achei) Eu colocaria aqui para você a notícia da chamada de atenção do juiz para o termo "roubo", mas realmente não achei em uma pesquisa prévia e estou com pouco tempo.

--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de Daniel
Microsoft x pirataria: Na minha opinião a Microsoft lançou o XP SE por um motivo bastante lógico, e este motivo decorre de um questionamento simples: PQ somente agora a Microsoft fez algo pensando nos usuários domésticos com menos recursos?
Primeiramente cabe refletir sobre a questão da pitaria, ou qualquer outro termo que queiram utilizar. Apesar das declarações, a Microsoft nunca foi "completamente" contra a pirataria. Reflitam, O Windows seria o que ele é hoje se não fosse suas versões piratas? Quem em paises subdesenvolvidos tem condição de compras uma versão legalizada do Windows? O bom da pirataria para microsoft é que ela cria o padrão de mercado. Não se combate a pirataria doméstica mas sim das grandes empresas que têm condições de pagar pelo software e que fazem contratos milhonários com os vendedores. O mesmo ocorre com a Autodesk e Corel. Pq é tão fácil piratear seus programas?
Acontesse que algo esta acontecendo no mercado, e a Microsoft com sua incrivel visão de futuro já percebeu o que acontecerá. O Software Livre esta chegando! E com ele começa a ser estabelecido outro padrão, basta ver que concursos publicos já começam a pedir conhecimento em Linux e OO. Como contra-ataque a Microsoft lança o XP SE, visando justamente o setor formador de padrões, os usuários domésticos que começaram ver o SL como uma possibilidade viável.
Com esta atitude a Microsft pretende perpetuar seu padrão, obrigando as instituições a manterem suas plataformas legadas, onde realmente esta o seu lucro.
Ela não se preocupa conosco, ele visa governos, universidades, multinacionais.
Olhem a briga dela com o PC Conectado. PQ? por causa do lucro com a venda do Windows embarcado? Claro que não. Por causa do padrão.

A microsoft teve mais trabalho para colocar as limitações no XP SE do que se simplesmente baixasse o preço do XP, porêm isto afetaria o valor de seus inúmeros contratos milhonários, portanto ela se viu obrigada a "capar" o Windows afim de evitar brigas judiciais.

O que virá a seguir? Office XP SE???? Aguardemos.

Até onde sei o XP SE só existe em paises "emergentes" mercado potenciamente lucrativo e onde o SL ganha fornça a cada dia.


Sinceramente, acho o XP SE um golpe muito baixo.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004