Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

O PC de 100 dólares de Nicholas Negroponte

O Red Herring tem a notícia sobre o novo projeto de Nicholas Negroponte, o visionário tecno-utópico do Media Lab do MIT e co-fundador da Wired que ainda deve estar na memória de todos os envolvidos com a Internet pré-bolha .COM. O projeto não é algo inédito: um PC portátil de 100 dólares, com tela de 14 polegadas, rodando Linux e com processadores AMD. A própria AMD tem um projeto neste sentido, como anunciamos em novembro. Mas o projeto de Negroponte tem algo que o diferencia: as promessas de apoio do MIT, da AMD, Google, Motorola, Samsung e News Corp - ou seja: tecnologia, hardware, conteúdo e difusão via satélite, mais o Linux como sistema operacional. A idéia é usar o novo equipamento na educação, de forma similar ao que a França fez (com sucesso) na década de 80 com o Minitel. O plano é produzir o novo equipamento em larga escala, e vendê-lo aos ministérios de educação dos países em desenvolvimento - começando pela China.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de sri_canesh
Minitel: O Minitel foi um ótimo exemplo de inclusão digital. Era um terminal limitado, mas de baixo custo, e que garantia o acesso à vários serviços aos franceses.
Creio que é um ótimo exemplo do que deve ser feito por exemplo pelo projeto do PC Popular.

Cássio R. Eskelsen
cassio@br-mono.org
Comentário de Paulo
Enquanto isso, nosso amigo Lu: Enquanto isso, nosso amigo Lula pretende adotar o Windows SE...
Cada uma, viu?
Comentário de
pretende?: Você tem alguma referência disso? Pergunto porque a última nota que chegou ao meu conhecimento publicada pelo ITI (que é um órgão do Palácio do Planalto) a respeito do PC Popular aponta claramente para o software livre.
Comentário de bebeto_maya
O MIT tem bons precedentes!: __Olha, se for Windows SE, que deve ser a pior porcaria que a MS despejou no mercado, eu vou meter um pé na bunda e virar dissidente de vez do Governo Petista, que só tá se salvando em S.L./Linux mesmo. . .Mas eu conheço a intençãp do Sergio Amadeu e ele é bem motivado, acho que não Tecnolixo da MS sem que ele chie bastante.
__Com relação ao MIT, eu acredito mesmo no potencial desse instituto, basta ver que se existe Internet para retardados mentais do Botão Iniciar, é em grande parte graças ao MIT.
Comentário de andresimoes
Minitel: Eu nunca li nada a respeito desse Minitel.

Achei muito interessante.

http://pficheux.free.fr/xtel/images/minitel.jpg

André Simões --
"Nem toda propriedade é um roubo. Porém, a propriedade é um roubo quando exclui os não-proprietários do processo de desenvovimento social." -- Manuel Castells

Comentário de andresimoes
Windows SE ?!?: A Folha Online diz que o Software ainda não foi confirmado mas que provavelmente será SL mesmo.

Vejam: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u17873.shtml

André Simões
digitalwarlock [arroba] xxx com br

"Nem toda propriedade é um roubo. Porém, a propriedade é um roubo quando exclui os não-proprietários do processo de desenvovimento social." -- Manuel Castells

Comentário de Flavio Moreira
Já existiu computador de US$: Já existiu computador de US$ 99,00 ... chamava-se IOPENER

http://ergh.org/iopener/

... mas não deu certo ... os usuários queriam mais do que um "terminal eletro-doméstico" em casa ...

* não tinha Uordí (não dava pra escrever uma carta)
* não tinha Pauerpointí (não dava pra ver as mensagens de ursinhos)
* não tinha Internetí Equisplórer (o navegador não abria flash/java/etc)
* não tinha Autiluqui Equispréss
* não rodava o joguinho que comprava na banca de revista
* não tinha disquétí
* não baixava músicas mp3 da internéti, nem tinha C
Comentário de Luc
Que droga! Eu tenho aqui um c: Que droga! Eu tenho aqui um computador melhor que esse. Também não faz nada disso que o Flavio Moreira disse aí em cima, mas torra duas fatias de pão de forma bem do jeito que eu gosto. E custa muito menos que 99 dólares.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004