Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IDG Now/IDC: Isenção de PCs estimula empregos e mercado

A notícia é do IDG Now: “A isenção fiscal de PIS/Cofins anunciada na quinta-feira (12/05) para computadores até 2.500 reais poderá significar, inicialmente, uma perda de receita para o governo, mas será refletida em benefícios a médio e longo prazo para a indústria e para o País. Essa é a opinião de Ivair Rodrigues gerente de pesquisas de Tecnologia da Informação e Telecomunicações da consultoria de tecnologia International Data Corporation (IDC). (...) Rodrigues afirmou também que o projeto de isenção pode incentivar também novas empresas para o Brasil, que até então apresentavam restrições em investir no País em virtude do vasto mercado de produtos contrabandeados.”

Mais: “No entanto, para Ivair Rodrigues, a iniciativa de vender computadores de baixo custo não deve ser suficiente para incluir digitalmente boa parte da população brasileira. "O computador está, principalmente, nas mãos da população das classes A e B. Com a estratégia, vai ampliar a base de pessoas da classe B e vai atingir parte da classe C. No entanto, os cidadãos das classes D e E continuarão excluídos", declara. Uma das alternativas, segundo ele, seria ampliar programas de inclusão em escolas públicas, para capacitar os estudantes dentro do ambiente de ensino, primeiramente. A isenção de PIS/Cofins anunciada pelo coordenador do programa PC Conectado, Cezar Alvarez, na quinta-feira deverá reduzir em cerca de 9,25% o preço dos computadores. Para o gerente da IDC, os consumidores devem sentir a diferença no preço dos equipamentos cerca de 30 dias depois da isenção enquadrada na legislação.”


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Xtian Xultz
Isencao de impostos: A diminuicao nos impostos do PC Conectado vao gerar mais empregos. Em qualquer outra area que haja dimimuicao de impostos, tem aumento de empregos.
No dia que este governo acordar, vai ver que para gerar os milhoes de empregos que prometeu, nao tem que ficar masturbando a taxa de juros basicas, tem que mexer na CLT. Somente com uma CLT mais justa e com menos encargos trabalhistas e menores custos de se ter um empregado com carteira registrada, os empregos aumentarao. Aumentarao assustadoramente. Mas quem tem peito para mexer nesta porcaria que eh a CLT, que "assegura os direitos do trabalhador"?
Comentário de Vini.bill
Concordo plenamente!: Tanto é verdade o que você disse Xitian que o número de empregos informais cresceu assustadoramente ultimamente. Isso porque esse segundo tipo de emprego não usa as atuais leis trabalhistas. É de urgência a mudança na CLT. Temos de parar com essa neurose de "direitos" do trabalhador do jeito que ele é hoje! Um documento arcaico como esse não levará o país a frente por nem 2 dois. Muitos países conservadores da europa já mudaram suas legislações trabalhistas para atender a nova ordem econômica ( vide Alemanha, frança e inglaterra! ).

Envio e-mails para o site oficial do PT quase todo mês dando sugestões e fazendo criticas às atitudes do governo, alguns tem "funcionado" ( tenho tido respostas ). Acho que esse é o único meio democrático sem criar rupturas para mudar nosso país.
Comentário de Patola
Peraí, também não é assim: É de urgência a mudança na CLT. Temos de parar com essa neurose de "direitos" do trabalhador do jeito que ele é hoje! Um documento arcaico como esse não levará o país a frente por nem 2 dois.

Peraí, também não é assim. Precisamos sim de um mecanismo para proteger o trabalhador dos desmandos das empresas. A CLT é inadequada em vários aspectos e o governo explora o empresário, mas isso não significa que devamos simplesmente jogá-la fora e ceder a todas as pressões dos empresários (e no ponto de vista desses, tudo quanto é direito do funcionário é errado).
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de Marco Carvalho
Neste caso...: Se for usar a generalização, os funcionários também sempre acham que o empresário é errado. :-P

Obs: Não sou funcionário nem empresário, sou autônomo.

--------------------------------------------------------------
Marco Carvalho
http://marcocarvalho.homelinux.net:15080
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux - GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
"Talk is cheap, show me the code" LT
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004