“Sempre ouvir falar, ou já falei, que o Linux já é um concorrente comercial da Microsoft. Ele também é um modelo de desenvolvimento e negocio que, com o devido tempo, irá mudar as atuais formas de tratar o desenvolvimento de Softwares.”
O diferencial aqui é que estas palavras estavam na boca de Roberto Prado que esteve em Belo Horizonte para o Microsoft Direction 2007, mas falou muito do Linux no mundo dos negócios e da interoperabilidade e do Open Source em RedMond.
No texto publicado por mim no Nação Livre faço uma resenha do evento do ponto de vista do Linux como solução competitiva no mundo corporativo e tiro boas conclusões para o Software Livre.”
Leia-se: vamos oferecer muitas cópias gratuitas de produtos da Microsoft para as Universidades públicas, programas Academic Alliance e Campus Agreement e vamos fechar o olho para a pirataria de softwares nesses lugares, para evitar que os alunos dessas universidades aprendam linux e outros softwares livres e deixem de ser dependentes da empresa.
A informática demorou a se popularizar no Brasil e por isso mesmo, ao contrário das universidades americanas, a maioria dos professores e estudantes não chegou a aprender e usar Unix. As universidades públicas, onde a internet começou a ser implantada no Brasil, é que começaram a usar Unix em uma escala maior por causa dos servidores e workstations RISC com Unix (geralmente SunOS e Solaris) em seus departamentos de infraestrutura de TI e de informática e ciências exatas. A maioria das universidades privadas, pelo contrário, acabam privilegiando o software proprietário com a falácia de que o aluno precisa aprender o que "se usa no mercado".
------------------------------------------------
Usuário Linux #100343