Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mono: Relato de teste do Visual Basic 8 .NET no Linux


“A NETi TECNOLOGIA resolveu instalar e testar a versão 1.2.3.1 do Mono, que promete executar no GNU/Linux aplicativos compilados no Visual Basic 8 .NET. O resultado atendeu as expectativas, sendo assim resolvemos publicar a experiência. O objetivo não criar polêmica e muito menos formar uma opinião sobre o produto, pois o suporte do Visual Basic no Mono é um recurso muito recente.”


Enviado por Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A Cabelo) (alessandrofariaΘnetitec·com·br) - referência (vivaolinux.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Icozinha
Teima: Já que é para falar de coisas que já deveriam estar extintas mas não estão por causa da "massa" (que deve ter falta da encefálica), está faltando alguma coisa em Cobol com o Mono.
Ah ... esqueci, não tem MS Cobol ...
Comentário de eje del mal
Pior que tem: Tem sim, bem aqui. Mas sugiro que você dê uma olhada aqui. Dá pra barrar não...
Comentário de Manoel Pinho
VB e ainda por cima: VB e ainda por cima precisando do .Not ou Mono ?! Deus me livre.

O curioso é que muitos desenvolvedores VB se sentiram traídos com a rasteira que a M$ deu ao criar esse VB.Net e obrigá-los a aprender uma coisa nova.

Se alguém realmente é masoquis..., digo, saudosista de VB por que não usa logo algum clone multiplataforma (livre ou não) como o Gambas

http://gambas.sourceforge.net/

ou o RealBasic

http://www.realbasic.com/

De qualquer jeito do ponto de vista tecnológico é sempre legal ver uma aberração M$ rodando em linux.

------------------------------------------------
Usuário Linux #100343

Comentário de net.berto
excelente: Os programas mono irão se tornar cada vez mais populares, devido a qualidade da plataforma. Depois do tomboy, f-spot, beagle, o que mais virá?
Comentário de Icozinha
Mais alguma frescurinha: Mais alguma frescurinha coloridinha, mas não alguma aplicação mais séria. Notinhas no desktop e gerenciamento de fotos? Piada tentar argumentar o uso de uma coisa pesada e suspeita com isso hein.
Quem sabe venha por aí alguma aplicação com um macaquinho engraçadinho que fique pulando em cima das janelas, jogando caixinhas do Windows no desktop.
Comentário de Felipe Raposo
Qual é a vantagem dessas: Qual é a vantagem dessas soluções sobre o Mono ou .NET?
Felipe Raposo

Comentário de Manoel Pinho
Vantagens ?: Vantagens ?!

1- Um programador VB (o antigo, não o VB.Net) não vai precisar aprender uma nova linguagem, somente se adaptar a uma nova ferramenta e pequenas diferenças.

2- Será gerado um executável nativo do linux (e no caso do real Basic um .exe), que independerá da instalação do mono ou .Net no sistema.

3- Não é dependente das vontades da M$

4 - Não depende da M$

5- No caso do Gambas


Mas com tanta linguagem de programação livre hoje o melhor a fazer é se afastar logo do Basic.

------------------------------------------------
Usuário Linux #100343

Comentário de Lobo da Noite
Que vergonha! Só: Que vergonha! Só comentários preconceituosos até agora...

O povo do Mono desenvolve o projeto na maior boa vontade, e está aí a prova de que ele é útil e funciona. Apesar disso, o povo só vem com críticas destrutivas. Por que não criticam o Wine e a libwine agora também?

Usuário é mesmo um pé no saco. Sugiro a vocês que retirem as nádegas de suas respectivas cadeiras e vão desenvolver algum software livre para ver se é fácil.
Comentário de Ironico
Tem razão: Tem razão desenvolver software de pé é difícil mesmo...
Comentário de lscalado
Comunidade que so faz críticas e nada faz...: Um esforço como o mono e todas as ferramentas que estão sendo desenvolvidas sobre essa plataforma sempre são muito criticados por todos que nunca devem ter colaborado nem com um comentário construtivo. Isso mostra o quanto falta união a essa "comunidade". É cada um jogando a favor de seus próprios interesses. Ajudar ninguém o faz é difícil. Mas criticar seja por qualquer motivo for todos fazem. Infelizmente estamos distantes em termos de desktop de uma distribuição que bata de frente com o Windows, isso sem precisar de nenhuma configuração extra. Na minha visão isso ocorre por que há sempre muita discussão em torno de qualquer coisa, por exemplo a inclusão do repositório comercial no Ubuntu, drivers fechados uma API para isso no Kernel e etc. Gente existem modelos de negócios onde softwares são fechados por diversos motivos patentes e etc. Nunca vai existir um mundo utópico onde tudo é livre!

Devemos sim todos parar de criticar e ajudar seja com uma tradução, correção, funcionalidade e etc. Temos que fazer algo, ver o que há de bom em todas as distros, deixar de fazer um fork por motivos bestas. O que mais tem no source forge são forks de aplicações pelo simples motivo de uma funcionalidade que não foi bem discutido no projeto original e gerou um fork. Há esforços duplicados perda de tempo e falta de motivação por parte de quem participa do projeto.

Outra coisa, também não sabemos agradecer pelo que conseguimos até então sem esfoço nenhum de outras pessoas que dedicaram noites acordadas, horas de seu dia de folga em um projeto. Quantas vezes algum desses membros da "comunidade" enviaram um email para agradecer? Dizer "parabéns", "obrigado pelo esforço investido a aplicação está muito boa". Acho que poucos. Creio que os que não criticam, como estão fazendo no caso do mono.

Não somos grandes corporações nem acredito tenhamos dinheiro suficiente para investir em algum projeto open-source. Mas uma ação simples motiva quem já está dentro e pode atrair novos. Oferecer para traduzir uma aplicação, criar uma documentação, manter uma Wiki ou fórum, oferecer algum espaço em disco para isso. São coisas pequenas que cada um pode de alguma forma ajudar.

Felizmente essa semana achei uma distribuição que simplesmente funciona o < a href="http://foresightlinux.com/" >Foresight Linux< /a >, vem com todos os codecs um sistema de pacotes lógico é funcional e com uma tradução impecável é rápida. Convido a todos para testar, irão ficar tão impressionados como eu fiquei após o boot dessa distro que felizmente está indo no caminho correto.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004