Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Audacity: Software livre na novela da Globo

Acredito que pouca gente na audiência do BR-Linux acompanhe as novelas da rede Globo, mas ainda assim a presença de um software livre como coadjuvante na trama de uma delas é uma variação interessante em um mundo dominado por merchandisings de concorrentes.



Assim, quando o Rafael Rigues me procurou hoje de tarde para contar que o Audacity tinha aparecido em um capítulo recente da novela das 8, eu achei que daria um comentário interessante, mas faltava um detalhe essencial: o registro da imagem. Mas o próprio Rigues se encarregou de resolver a questão, apesar de nem ele nem eu termos conseguido tirar uma screenshot do vídeo da Globo.com no Linux. Mas onde ele trabalha há vários micros com o sistema operacional para o qual o site da Globo é feito, então ele acabou dando um jeito. Clique na imagem se quiser vê-la ampliada.

Para quem não conhece, fica a dica: o Audacity é o editor de áudio livre e fácil de usar preferido da novela das 8!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Fred Banionis
Heroes: Sei que há uma grande diferença entre novela da Globo e Heroes, porém achei interessante comentar aqui que em vários capitulos de Heroes onde aparecem computadores, é possível notar o uso de desktops Linux e inclusive, em um dos capitulos, uma conversa pelo kopete. =)
Comentário de guaxinim
eu vi: eu vi e pensei, "o que o audacity ta fazendo ali?".
Comentário de popolony2k
Falta só o Linux aparecer .....: ... no programa do Jô !!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de The Guru
Noveleiros!: Bando de noveleiros!!!! Hehhehehe. Afastem-se de tudo que a Novell põe as mãos!

Agora um off-topic, que não é um FUD (por favor!):

Uso Linux há 10 anos e há uns 5 somente ele. Já passei por diversos sabores e sempre tive preferência pelo Debian. Então... há 3 meses comprei um iPod. Fui logo instalando tudo quanto é softwares indicados para interagir com o mp3 player, do Amarok ao SongBird, passando pelo Banshee, Exaile etc. Como o meu brinquedo é um player de video (80 GB) nenhum deles me atendeu 100%, nem mesmo o fraco GTKPod, que consegue enviar os vídeos, mas é muito rudimentar. Então ontem baixei o tão falado YamiPod e ao tentar usá-lo, meu computador travou (creio que deve ter sido a quinta vez em 10 anos!) e meu iPod também. Depois constatei que devido a esse travamento meu iPod se foi... É, vou ter que mandá-lo para a assistência técnica.
Bom, tudo isso só para dizer que, hoje, levarei um CD com o Windows XP para casa e o instalarei em um outro HD (que vou comprar) e depois instalarei o iTunes. Infelizmente isso me mostrou, pela primeira vez, como um usuário pode ter problemas com um desktop Linux. Por favor, não venham me dizer que os outros programas são melhores que o iTunes. Não são!

É isso!
Comentário de popolony2k
Isso só prova que está no hora do Steve Jobs .....: ....parar com seu discurso demagogo de liberdade contra DRM's e afins e começar a dar o exemplo, disponibilizando o ITunes para Linux, mesmo que não open source......no caso do ITunes não vejo porque não transformá-lo em software para Linux, uma vez que o código escrito para Mac é compatível com FreeBSD (considerando as diferenças) e portanto mais simples de portar para o Linux, do que por exemplo, para o Windows e no entanto existe uma versão para Windows !!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de marcelovborro
Uso o Audacity há tempos: Uso o Audacity há tempos para gravações e o considero bem completo. Basta acostumar-se com ele e você faz o que quiser em conjunto com seus N plugins.
Quem usa os famosos equivalentes para windows vai reclamar do recurso x ou y, mas não é nada que não se possa contornar.

--
Marcelo Vivan Borro
Comentário de The Guru
Nao ha interesse: Para Jobs, se a Apple liberar uma versao do iTunes que rode no Linux, ele perdera uma parcela de possiveis novos usuarios de OS X. Ele pensa assim.
Comentário de popolony2k
Como eu disse.....: ...o discurso dele é demagogo.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de ceti
The Guru, quem sabe seu problema não tem nada a ver com o Linux?: The Guru,

Fico até com vergonha de te perguntar isso, mas você já tentou pressionar os botões Menu e Center ao mesmo tempo por uns 6-10 segundos? Digo isso, porque o meu também travou um dia desses e aí fui no manual e tava lá essa dica prá quando o iPod não responde (Detalhe: antes de fazer isso, ligue e volte a desligar o HOLD).

Abraços


long live rock!
Comentário de pilgerowski
Direto do túnel do tempo: nmap em Matrix:

http://images.insecure.org/nmap/images/matrix/trin_hack_f.jpg
--
Charles Roberto Pilger http://www.charles.pilger.com.br #134499

Comentário de timm
São sim.: Primeiro lugar, a Apple é uma empresa que eu admiro. Ela passou por maus bocados, mas se levantou e seguiu em frente, e hoje está firme na batalha. Steve Jobs é um excelente lider, sim, com boas idéias. (Sim, e que venham as pedras, os ovos e os tomates).

Agora, ao contrário de todos os MacManíacos, até por que eu já fui um, eu não louvo a Apple por tudo o que ela faz. Eu mesmo não compraria um iPod, por ser um dispositivo embarcado que só funciona decentemente no iTunes. Eu não quero isso, ora, não são vocês debianos que pregam tanto a tal da liberdade (o que eu acho uma papagaiada idiota e sem tamanho)? hehe. Ainda mais que, um MP3 Player Foston (cujas más bocas também chamam de "Boston") custa pelo menos 8 vezes menos e não faz as mesmas coisas que um Shuffle? Tá, não tem video, mas nem de vídeo eu gosto, pô! Mas, por outro lado, eu compraria um PowerBook, com processador PowerPC. O hardware dele é muito bom, é RISC (sempre prefiro RISCs) além do quê é legal e seria mais barato que um Notebook legal ou um MacBook (não gosto do Core Duo e Core2 Duo). Ah, a chance é grande de que ele não conheceria Linux tão cedo, talvez o Fedora, mas não sei.

Agora o iTunes? Ah não, ele é feio, pesado e "sem graça", eu prefiro o AmaroK, uso ele no meu Gnome e gosto muito dele mesmo. E com certeza, no próximo MacOS que eu usar, rodarei o AmaroK nele também, já comentei isso aqui mesmo na Br-Linux. Realmente ele evoluiu pra caramba, a primeira vez que usei-o no Mandrake, quando eu tava caindo de para-quedas no Linux, ele era pesado e instável. Hoje é um senhor player, que pra mim não tem pra ninguém. Nem pro Banshee, que é ótimo, mas não tem equalizador e é MonoPowered (também não me agrada). Pra mim "iTunes é o que há" é frescura, ele é tão sUx quanto o WindowsMedia Player.



----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Crocodilo do Nilo
Desculpe estragar o seu: Desculpe estragar o seu discurso... mas Jobs e DRM não tem nada a ver com o fato de não existir um iTunes para Linux.

Apesar do Mac OS X ser, sim, baseado no BSD, o iTunes (e todos os outros programas da Apple) é pesadamente baseado em frameworks e APIs que não existem em outros sistemas operacionais, como Cocoa (interface), Quicktime (TODA a parte de encoding e decoding de áudio e vídeo), Core Animation (Coverflow, Visualização e outros efeitos), Core Data (a base de dados com músicas e tags), Core Audio (efeitos) e por aí vai. Para portar a versão do OS X para o Linux, seria necessário portar quase meio OS X. Nada fácil.

Portar a versão Windows seria, tecnicamente, mais fácil. A principal dependência dela é o Quicktime, todo o resto necessário foi reescrito usando as APIs padrão encontradas no Windows (e devido à sua popularidade é mais fácil encontrar equivalentes destes para Linux do que equivalentes das APIs do OS X). Mas, ainda assim, sem Quicktime, sem iTunes.

Mas... pra que esse trabalhão todo? A Apple simplesmente vê que a demanda por uma versão Linux é mínima (se é que chegam a registrar isso no "radar" deles), faz as contas, chega à conclusão de que não compensa o investimento e pronto. E o 1% que realmente quer um iTunes pra Linux? Bem, ele roda no Wine :)


Comentário de Crocodilo do Nilo
Ah, e antes que eu me: Ah, e antes que eu me esqueça...

Se finalmente chegasse, um iTunes para Linux não seria bem-recebido pela "comunidade". Porquê? No mundo ideológico dos "Freetards", como diz o Fake Jobs (fakejobs.blogspot.com), as únicas opções são a liberdade total ou morte, e por mais que Jobs acorde se sentindo o novo Richard Stallman e libere o código essa versão AINDA teria DRM e o código desse módulo AINDA seria fechado.

Porquê? Simples: em primeiro lugar, essa versão precisaria conversar com (e rodar exatamente da mesma forma que) as versões para Windows e Mac. E em segundo lugar, porque o acordo com as gravadoras impede a abertura do DRM. Se Jobs fizer isso, elas revogam a licença de redistribuição de músicas e vídeos e a iTunes Store vai à falência em... 4,6 segundos.
Comentário de tenchi
Mau exemplo para o software.: Mau exemplo para o software. Não assisto a novela, mas ao que parece, Olavo é o vilão e Daniel é o 'mocinho' (aliás, viram como o Fábio Assunção tem a cara do Grinch? KKK).
Se fosse um software proprietário, o vilão provavelmente não perderia tempo (e dinheiro)para adquirir uma licença (bem, sendo mal, provavelmente iria usar pirata) do tal programa.

Isso é o SL usado para o mal.

Observação: Tudo que eu disse acima não passa de estupidez, e não deve ser considerado.

Agora falando sério: é muito complicado usar programas livres (como navegadores) em sites de emissoras de tvs. Um exemplo mesmo é o da Globo, que eu até consigo assistir vídeos, com a ajuda do mplayer. Mas, sites como o da MTV (que tem até programas que realizam debates sobre temas sociais, políticos, etc, além de terem Cicarelli, rainha da censura no Brasil) fica presa à somente o IE. Se vc entra no overdrive, tem lá um aviso nas FAQ, onde diz que o overdrive SÓ funciona no IE. Brincadeira né?
ATé alguns sites do governo federal não funcionam em navegadores livres, como o Site da agencia do trabalhador, que só funciona bem no IE (testei no FF 2.0.2 ,Konqueror e o IE via wine). No konqueror até funciona, já no FF...
(Obs: estou falando da área de login do site)
O site do IBGE até esses dias não funcionava aqui no FF. Ele exibia o site só num frame minúsculo no topo da tela. Agora que eu fui ver, e já está funcionando normal. O site da agencia do trabalhador eu já reportei aos desenvolvedores do FF, resta saber se na próxima versão do programa o site irá funcionar.



--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Copernico Vespucio
Audacity: O Audacity é um software de excelente qualidade que atende a um nicho onde existem poucos aplicativos, mesmo proprietários, de nível aceitável.

Entre os aplicativos existentes figuram alguns da Sony, que são razoavelmente caros.

O Audacity pode ser muito bem um dos maiores motivos hoje para um usuário que trabalha com Música migrar para o Linux.
Comentário de Copernico Vespucio
iTunes no Linux? Pra quê?: O iPod é reconhecido pelo protocolo de storage normalmente e existem outros programas capazes de editar suas listas de mídia.

Por que eu vou querer o aplicativo da Apple?
Comentário de The Guru
Já sim, Ceti. O lance é: Já sim, Ceti. O lance é que ele começou a "rebootar"continuamente ai o coloquei em modo de diagnóstico e fiz todos os testes. Tudo "ok",segundo o diagnóstico, mas agora o iPod não é mais reconhecido nem quando o coloco em "disk mode". Já testei em computadores com Windows/iTunes e outro com Ubuntu.
Comentário de tenchi
Ah, e eh claro que o: Ah, e eh claro que o audacity é um excelente software.
Eu não o uso profissionalmente, mas uso sempre quando quero tirar algum trecho ruim de alguma música, retirar trechos vazios, para caber em cds de audio, dentre essas coisas. De vez em quando invento de misturar minha voz com algum som esquisito. rsrsr

Audacity é realmente uma boa pedida!

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de popolony2k
Então quer dizer que ......: ...para ter iTunes no Windows, portaram meio OSX para Win32 ???

Sobre o iTunes, realmente não faz falta nenhuma para o Linux.

Quanto a Jobs, DRM's e relacionados, realmente é demagogia alguém falar em favor de liberdade e contra pressões de grandes gravadoras, como fez Jobs semanas atrás e não patrocinar o desenvolvimento de seu produto para a plataforma que é o berço da liberdade tecnológica.

Sobre as discussões técnicas de desenvolvimento FreeBSD, MacOSX, Linux e outros, não sei seu conhecimento sobre esse assunto, mas lhe asseguro que não é necessário portar meio OSX para o Linux, bastando fazer wrappers das tecnologias OSX para as tecnologias presentes no Linux, ou vc acha que eles não fizeram assim no iTunes para Windows ???

Abraço.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Copernico Vespucio
Músicos: O pai da minha namorada é músico e grava separadamente os diferentes canais de voz e arranjo, adicionando efeitos como vibrato e caixas de eco.
Comentário de Douglas
IE7 ??? Como assim?: Hahaha, sá pra deixar escrito que achei pessimo o screenshot do IE7.
Comentário de André SS
IE ....: Já está explicado o motivo de uso do IE na
reportagem e nos comments ...


Comentário de Leo Germani
Isso é pau do Ipod mesmo: Então, isso não é problema do linux.

Quando comprei meu ipod, ele veio formatado para Mac. Espetei ele no windão pra reformatar e aconteceu a mesma coisa. Ele ficou rebootando sem parar, e ainda fazia um som "creck" a cada reboot... não tinha o que eu apertasse que fazia ele parar... desesperador..

Depois de um cinco minutos, meio sem saber como, ele parou de rebootar, fez plim e voltou a funcionar normalmente.

Uso ele até hoje (com linux) sem problemas. E já tive relato de dois amigos meus que aconteceu a mesma coisa com os ipods deles.

Em suma.. desencana do itunes
Comentário de Henrique Vicente.
Vá com calma!: Não há nada melhor que o iTunes? Fala sério, você usou a versão 0.1 beta do Amarok, acho... Ou bem uma do Debian stable (leia-se: produzida na idade da pedra).

E se o seu iPod é compatível 100% não é culpa de outra coisa senão a própria Apple.

Daí você pode escolher:
1) reclamar a Apple, fazê-los usar um padrão como o MTP.

2) não comprar mais iPod.

3) se mancar e ficar na sua sem fazer nada.

4) contribuir para algum projeto para fazer o seu animal de estimação falar bem com o player desejado

5) ficar colocando culpa em quem não tem culpa alguma...

Por que escolhe logo o 5?
Comentário de Sagatuba
Com a Novell e a MS pro que der e vier: Uso o openSUSE 10.2 e não o abandonarei jamais. O melhor Linux disponível. Achei ótimo o acordo da MS com a Novell visando a interoperabilidade entre os principais programas de ambas as companhias. Infelizmente tem coisas que só a Microsoft faz melhor e o referido acordo é uma boa oportunidade para a comunidade Linux aprender as boas idéias dos programas da empresa do Tio Bill.

Sem qualquer ironia ou intenção de insultar alguém, desejo um abraço a todos!
Comentário de popolony2k
E que venha .......: ...o fundo do poço.

Um abraço....sem a intenção de insultar alguém.


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Burro Demais
Você só gosta de RISC,: Você só gosta de RISC, pois nunca precisou usar programas que necessitam de instruções complexas, quando precisar você irá mudar suas idéias. O melhor processador é o hibrído.
Comentário de emanuelsan
Pera aí...: Ué! A menos que o cara trabalhe com assembly não vai saber a diferença entre instruções complexas ou não. Afinal C é C em qq processador. Onde o meu raciocínio está errado?

Agora o cara vai ter diferenças de performance e de tamanho de código binário escolhendo um ou outro.

Comentário de hamacker
Uso o openSUSE 10.2 e não o: Uso o openSUSE 10.2 e não o abandonarei jamais. O melhor Linux disponível. Achei ótimo o acordo da MS com a Novell visando a interoperabilidade entre os principais programas de ambas as companhias.

Não tem acordo de interoperabilidade nenhum, isso é coisa para fazer coçegas nos ouvidos dos investidores, clientes e fornecedores. Única interoperabilidade que existe não vai ser fornecido pela Microsoft, mas sim pela própria Novell com mono, conversor ODF->OOXML, etc...

Não acho um tiro acertado porque o SuSE é feito com pacotes produzidos pela comunidade, e a Novell deu a entender que o linux infringe patentes da própria MS e destruindo parte da imagem que tinha com a mesma comunidade. Um tiro no pé, mas ainda torço para que ela dê a volta por cima.

Curioso é saber para onde vai a interoperabilidade quando alguns pacotes como o samba usarem a licença GPL3. O que a Novell vai fazer ? Um freeze de versão desses programas ?
Comentário de Copernico Vespucio
Paranóia?: Já repararam como tem aparecido do nada pessoas não-registradas aqui no BR-Linux defendendo a M$ e o acordo com a Novell?

Geralmente fora de contexto com a notícia?

Geralmente o SUSE é citado e defendido como a melhor distro Linux.

Fiz uma pesquisa pessoal e descobri que muita gente que trabalha de alguma forma com suporte da M$ usa o SUSE para mostrar capacitação no universo Linux e mostrar aproximação com a comunidade.

Será que o truque corporativo da vez é aproveitar a cartada da Novell para tornar oferecer soluções proprietárias com Linux?

E Será que está acontecendo aqui a mesma coisa que rola no Wikipédia??
Comentário de CWagner
Pô Copérnico...: Pô Copérnico...

Isso tudo deve ser só coincidência ;P

Ma se for o caso podem entrar em contato comigo pra encher blogs de elogios à M$ e sua maravilhosa e libertadora tecnologia dessa vertente alienadora que é o SL.

KAKAKAKAKKAKAKAKKAAKAKKAKAK

Fala sério... mas se quiserem me dar dinheiro eu aceito.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Comentário de Copernico Vespucio
Promessa :P: Se um dia entrarem em contato comigo pra isso é bom ser por telefone, pq eu prometo que se for por mail eu divulgo como uma notícia aqui no BR-Linux com o e-mail completo anexo, incluindo os cabeçalhos. :))))
Comentário de Copernico Vespucio
Há que se resolver a pendenga e liberar logo a GPLv3:

Curioso é saber para onde vai a interoperabilidade quando alguns pacotes como o samba usarem a licença GPL3. O que a Novell vai fazer ? Um freeze de versão desses programas ?


Esse é um motivo importante para a FSF deixar os purismos de lado, fazer as pazes com o resto da comunidade e botar logo a GPLv3 na rua.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004