A reunião de anúncio do projeto PC Conectado estava marcada para as 15h de hoje, e iria apresentar a definição do projeto que pretende oferecer computadores a preços populares e com financiamentos em condições incomuns. Neste momento ainda não dispomos de todos os detalhes do que foi anunciado, mas a notícia
do IDGNow já confirma que o Software Livre recebeu tratamento diferenciado. Reproduzo um trecho: "
O governo federal confirmou na tarde desta quinta-feira (12/05) que o financiamento dos computadores do programa PC Conectado só será feito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para equipamentos com software livre. A isenção fiscal de PIS Cofins será para todos os fabricantes, mas o financiamento do computador em 24 vezes pelo BNDES só será concedido aos compradores de equipamentos com código aberto."
Esta notícia será atualizada conforme surgirem maiores informações. Sinta-se à vontade para indicar links adicionais nos comentários.
Atualização 1: O IDG Now atualizou a notícia, informando que a reunião ainda está em curso. Acrescento trecho das novas informações disponibilizadas: "
Na prática, é uma derrota também da Microsoft, que lançou uma versão barata de seu sistema operacional, o Windows XP Starter Edition, há um mês [no Brasil]. Na ocasião, a empresa informou que não venderia o software no varejo, mas só integrado as máquinas de fabricantes de PCs. Os equipamentos que integram o programa terão preços a partir de 1.400 reais e a conexão à internet será opção do comprador, segundo as primeiras informações. O pacote de conectividade com 15 horas de acesso à internet custará 7,50 reais. Conforme anunciado anteriormente, as configurações mínimas para o equipamento incluem memória RAM de 128 Megabytes (MB), disco rígido de 40 Gigabytes (GB), fax modem de 56 Kilobits por segundo (kbps), placas de rede, som e vídeo e monitor de 15 polegadas. Entre os aplicativos estão sistema operacional, editor de texto, planilha eletrônica, softwares de apresentação, navegador de internet, antivírus, entre outros. No total, está prevista a inclusão de 26 aplicativos."
Atualização 2: Removida, a "Nota à Imprensa" mencionada anteriormente não diz respeito à reunião de hoje."