Gustavo Mazzariol, o responsável pela adoção do Software Livre no Metrô de SP e grande disseminador de notícias sobre a comunidade, enviou um trecho da edição de anteontem da newsletter TI & Governo: “
O Open Office, conjunto de software para escritório gratuito e de código aberto, ganhará em breve novo nome. Segundo Cláudio Ferreira, coordenador geral da comunidade openOffice.org.br, entidade responsável pelo programa, a mudança acontece porque a marca foi registrada, em 1996, pela BWS, uma empresa de informática do Rio de Janeiro. "Como a comunidade foi fundada depois, em 2000, infelizmente teremos que optar pela mudança", afirma. A comunidade openOffice.org.br já entrou com processo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para o registro da nova marca. De acordo com Cláudio, a nova versão do aplicativo gratuito, com lançamento previsto para a metade do próximo mês, já virá com o novo nome. Cláudio lembra que o Brasil não é o primeiro país a mudar o nome do Open Office: "A Holanda também sofreu processo parecido", conclui.”
Atualização 1: O leitor brainiac enviou o link para uma
discussão interna do OpenOffice.org.br a respeito do novo nome. Ela inclui até mesmo alguns candidatos a ser o novo logotipo. Eu voto no número 4, que reproduzi acima ;-)
Atualização 2: Cláudio Ferreira Filho, coordenador geral da comunidade openOffice.org.br,
confirmou a notícia e esclareceu: “
Não é possível registrar o nome como "OpenOffice.org", pois já existe um "Open Office" no INPI, para o mesmo tipo de produto, assim, nos resta mudar. Inclusive, já foi emitido um parecer por parte do INPI a este respeito, explicitando o direito de uso para a empresa q registrou este termo ("Open Office"). Estudos de viabilidade e orientações foram feitas pela FGV-RJ e ITI, apontando nesta mesma direção.”