Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

OpenOffice.org: mudança de nome à vista!

Gustavo Mazzariol, o responsável pela adoção do Software Livre no Metrô de SP e grande disseminador de notícias sobre a comunidade, enviou um trecho da edição de anteontem da newsletter TI & Governo: “O Open Office, conjunto de software para escritório gratuito e de código aberto, ganhará em breve novo nome. Segundo Cláudio Ferreira, coordenador geral da comunidade openOffice.org.br, entidade responsável pelo programa, a mudança acontece porque a marca foi registrada, em 1996, pela BWS, uma empresa de informática do Rio de Janeiro. "Como a comunidade foi fundada depois, em 2000, infelizmente teremos que optar pela mudança", afirma. A comunidade openOffice.org.br já entrou com processo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para o registro da nova marca. De acordo com Cláudio, a nova versão do aplicativo gratuito, com lançamento previsto para a metade do próximo mês, já virá com o novo nome. Cláudio lembra que o Brasil não é o primeiro país a mudar o nome do Open Office: "A Holanda também sofreu processo parecido", conclui.”



Atualização 1: O leitor brainiac enviou o link para uma discussão interna do OpenOffice.org.br a respeito do novo nome. Ela inclui até mesmo alguns candidatos a ser o novo logotipo. Eu voto no número 4, que reproduzi acima ;-)

Atualização 2: Cláudio Ferreira Filho, coordenador geral da comunidade openOffice.org.br, confirmou a notícia e esclareceu: “Não é possível registrar o nome como "OpenOffice.org", pois já existe um "Open Office" no INPI, para o mesmo tipo de produto, assim, nos resta mudar. Inclusive, já foi emitido um parecer por parte do INPI a este respeito, explicitando o direito de uso para a empresa q registrou este termo ("Open Office"). Estudos de viabilidade e orientações foram feitas pela FGV-RJ e ITI, apontando nesta mesma direção.”


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de brainiac
Será que isso ajuda?: http://wiki.openoffice.org.br/twiki/bin/view/Main/MarcaProjeto

Comentário de brainiac
Novo processo em vista?: Será que essa loja pode encrencar também com o novo nome?

http://www.broffice.com.br

Comentário de Claudio Filho
Olá Augusto : Olá Augusto

Não é possível registrar o nome como "OpenOffice.org", pois já existe um "Open Office" no INPI, para o mesmo tipo de produto, assim, nos resta mudar.

Inclusive, já foi emitido um parecer por parte do INPI a este respeito, explicitando o direito de uso para a empresa q registrou este termo ("Open Office").

Estudos de viabilidade e orientações foram feitas pela FGV-RJ e ITI, apontando nesta mesma direção.

Atenciosamente

Claudio
Comentário de Wconserta1
Eu sugiro este nome: olha BRoffice vai dar dor de cabe tambem

acharia melhor que se chama-se

OpenBrasilOffice.org

como eu poderia mandar para o pessoa do openoffice.org.br minha sugestão ??

apesa que seria muito interessante que foce discutido isso aqui no Br-Linux que tem mais destaque na comunidade
Comentário de Ataliba Teixeira
Acho meio complicado isto de: Acho meio complicado isto de mudanças de nome. Principalmente, porque no fim das contas, esta tal empresa do Rio de Janeiro, possivelmente não tem nenhum produto interessante o bastante para prover a comunidade como o OpenOffice.
Só espero que o nome seja realmente amigável e de fácil entendimento aqui no Brasil ?
Poderia, já que vai-se fazer um novo nome, ao invés de OpenOffice, colocar um nome em Português, do tipo EscritorioLivre :-)

Comentário de brain
Discutir lá: Na verdade o ideal é discutir no âmbito da própria comunidade interessada, já que a decisão é dela. Entre em contato com eles pelos endereços disponíveis na página específica.
Comentário de
O problema: O problema com a marca foi exposto nesta notícia anterior. Sintetizando, surgiram informações de que a empresa detentora da marca estava se preparando para tomar medidas contra quem usava os nomes Open Office e suas variações (inclusive OpenOffice.org.br) no Brasil. Ela tem esse direito (já que registrou a marca) mesmo sem ter "nenhum produto interessante o bastante para prover a comunidade como o OpenOffice" - que até imagino que seja o caso.

Logo em seguida, distribuições comerciais nacionais lançaram novas versões de seus produtos substituindo o nome OpenOffice por outros à sua escolha, provavelmente por saberem que seriam os primeiros alvos de uma eventual ação neste sentido.

Creio que adotar um novo nome nacionalmente é interessante, sensato e mais seguro do que se arriscar ainda mais a ter pendências judiciais no futuro. Em uma entrevista recente os desenvolvedores internacionais do OpenOffice.org disseram que a questão da marca registrada em determinados países também os preocupava, e que estavam em busca de uma solução.
Comentário de Wconserta1
obrigado pelo links : obrigado pelo links

ja mandeu um e-mail para Claudio dando minha sugestão
Comentário de lilux
O ataliba ta certo. Escritór: O ataliba ta certo. EscritórioLivre fica bem mais nacional e soa mais bonito do que broffice
Comentário de FoxMulder
Escritório Livre: Concordo com o lilux !
Devemos adotar um nome BRASILEIR para a suíte. Assim como os outros paises tb deveriam escrever "office" em seu próprio idioma, acho que já está na hora de não só nós [brasileiros] como todos os outros paises que não falam inglês valorizarem seus respectivos idiomas. É um saco ficar-nos ajoelhando o tempo todo e ter concordar-mos com todos esses nomes em inglês. Pô, cadê nosso orgulho de ser brasileiro ?
Sou brasilerio, com muito orgulho, com muito amor ...

Comentário de hamacker
nem tanto...: fox mulder, voce viajou no disco voador :)
Que o fato de ser brasileiro tem a ver com marcas ?
O produto nasceu se não me engano na alemanha e chamava-se (quem se lembra?) StarOffice (gostou né, fox?). O "Office" já virou marca de papel, serviços de motoboy, linha de notebook, e daqui a pouco nome de motel. Qualquer palavra que se transforme em marca, deixou de ser palavra e é marca, as vezes se escolhe nomes extrangeiros, as vezes nomes próprios, as vezes aberraçoes como fedora, mandriva, mas paciencia...
Eu não concordo com estrangeirismos, mas "marcas" são "marcas", podem ter sido "palavras" algum dia, mas já não são estrangeirimos. Estrangeirimos são "50% off", "diet", "light", "delivery",... isso sim é falta de amor à lingua, esse aqui é revoltante, mas marca é marca...
Voce usaria um sistema operacional chamados Janelas95 ? :)))))
Eu gostei do EscritorioLivre, me faz lembrar um outro saudoso editor chamado "Carta Certa".
Comentário de Rafael
Ja que a mudança de nome é inevitavel...: Minha sugestao de alguns nomes:

EscritorioLivre :)
OOffice.org
FreeOffice.org
Brasil.Open.Office.org (sera que pode?)
GuaraniOffice, TupiOffice (e os índios...? nao devemos esquece-los)
OpenSourceOffice
BURNTHEBWSOFFICE!!! heheheh
WideOffice
Ofício
OpenWork


Agora, muito triste ver este tipo de atitude tomada por esta empresa. Pessoas oportunistas sempre estão aí para tentar ganhar algum tipo de dinheiro. E infelizmente foi um erro nosso ter permitido que o OpenOffice viesse para ca com esse nome. Mas em fim, acredito que ainda tenha chance para voltar o nome OpenOffice, pois esse nome vai expirar em 2008. Basta determinar no INPI o dia exato que expira e ir la de madrugada para registrar antes que o cara renove. Acho que seria uma opção, mas até lá...

Comentário de nemesis
minha sugestão: QuaseOpenOffice.

tirem java das dependências e podemos mudar de idéia...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de ricardomoc
Outro editor: Aliás, o Carta Certa era, pelo menos para mim, muito melhor que o Word. Sinceramente, todo em português, sem tantos problemas de vícios de linguagem. E com corretor ortográfico! Também defendo a adoção de um nome nacional. O problema, ao meu ver, é que brasileiro é meio alucinado com nomes estrangeiros. Faz parecer mais importante. Muitas pessoas abominam, por exemplo, uma "comida a quilo", mas acham chique um "fast food". Ô santa ignorância...

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
Comentário de Manoel Pinho
Não gostei do nome: Eu sinceramente não gostei do nome. Primeiro, porque vai dar a impressão de que é um outro projeto e brasileiro, quando na verdade é um projeto internacional e apenas traduzido/adaptado para pt_BR.

Já que vamos usar "Office" porque esse nome já está associado a esse tipo de aplicativos, um nome como FreeOffice teria muito mais significado, já que a idéia do projeto é ter um "Office" livre. E esse nome poderia ser sugerido para ser usado em todos os países. Acho muito difícil existir em algum país um software proprietário com esse nome.
Comentário de ozp
pq nao os nomes: : pq nao os nomes:

openofficebr.org
openofficebrasil.org
officelivre.org

Acho que é importante manter o nome OFFICE pois é diretamente relacionado a pacote de escritorio.

tb nao curti Broffice.org

Parece BRO-ffice (brô)

PS: eta empresa chata essa, em vez de aproveitar e contribuir cria problemas. Ainda mais pq nao possui produto no mercado
Talvez eles ainda usem uma versao do OOo para confundir todos
Comentário de Eder S. G.
Muito boa noite a todos os pa: Muito boa noite a todos os participantes do portal BR Linux.

Como o nome 'OpenOffice' não poderá ser utilizado no projeto OpenOffice.org, gostaria de segerir um dos novos nomes abaixo:

- Free Office BR;
- Free Office;
- Office Livre;
- Escritório Livre;

Creio que devemos manter a seguinte frase bem abaixo do novo nome que for escolhido para o projeto:

'Baseado na versão OpenOffice.org da comunidade do Software Livre internacional - Visite: www.openoffice.org'

Assim todos se conscientizarão que o software é o mesmo, o que vai ser alterado é o nome.

No mais, tenham uma excelente sexta-feira!
Comentário de Sérgio Lopes
Muito feio: Não é possível que alguém em sã consciência tenha aprovado "broffice"!! É ridiculamente feio!

Qualquer um dos nomes sugeridos aqui seria melhor que broffice. Mas eu particularmente defendo o Escritório Livre.
Comentário de Decao
FREEOFICCE: Freeoffice é tão bom quanto openoffice. É melhor registrar logo antes que outro espertinho o faça.
Comentário de cristianfere
Free Office Não pode.: Free Office não pode, os espertalhões da Freedows já registraram.
http://www.freedows.com/index.php?page=freedows_fo_resumo.php
Comentário de minholi
Pedido de esclarecimento: Alguém poderia explicar o motivo pelo qual é necessário que haja uma marca registrada para a extensão brasileira do projeto openoffice.org? Nada contra, mas acredito que muitos, assim como eu, gostariam de saber mais detalhes sobre a decisão.
Comentário de hamacker
não acho feio desde que...: não acho feio desde que a pessoa pronuncie :br (tempo) office.
por que se for fã de vegetais vai pronunciar igual a brocolis : brÔffice.
É aqui que o nome vai pegar, já pensou o tipo de trocadilhos que os instrutores vão ter que aguentar ? Na bahia : "Oxente, *dá um clique duas vezes* no bróffice prá carregar, né ?", em SP : "O p'sora como é mesmo que carrega o brÔ ? " - é vai ser duro mesmo!
Comentário de semente
Sinceramente...: Sinceramente, esse nome é muito feio! Só porque é nacional tem que ter Brasil, BR e etc?

--
Guilherme M. Gondim (semente)
Movido a Debian GNU/Linux e anarquismo!
# aptitude install anarchism
"A propriedade é um roubo!" (Proudhon, Pierre–Joseph)
Comentário de Fernando Fraga
Será que é realmente necessário ?: Prezados

Alguns fatos :
1. O registro da marca caduca em 2006;
2. Estamos no meio de 2005;
3. O projeto openoffice.org.br convive com o risco de processo desde 2000;
4. Somente é interessante processar quem tem dinheiro;
5. Ninguém processa ninguém sem dinheiro;
6. Ninguém recebeu uma notificação formal de término de uso desta marca

Ou seja,
1. Projetos como web sites de pessoas não são interessantes para serem processados, especialmente se não possuírem bens valiosos.
2. Empresas e Instituições podem usar qualquer nome para distribuir o openoffice, como editor de texto, planilha, editor de imagem ,etc.
3. O projeto Open Office da loja de curitiba está desativado;
4. Não houve ação no sentido de processar ninguém;

Conclusão
1. O licensa irá caducar no ano que vem e não será renovada, então, o openoffice.com.br poderá ter a preferência para o registro, uma vez que usa o nome desde 2000.
2. Se parar de usar o nome perderá a preferência de uso da marca.
3. Não é necessário este furor para mudar de nome e usar outro
4. Tanto faz o nome estar no nome de uma loja em curitiba ou no nome do Claudio, a capacidade de processar empresas ou pessoas pelo uso da marca é a mesma.(não quero dizer que o Claudio, ou a loja, irão ou pensem em fazer isto)


O que deve ser feito ?

5. Se houve notificação oficial para parar de usar o nome, tem que parar, parar o que ? parar de usar o nome no registro. É para parar de usar no programa ? Não, pois, os autores são extrangeiros. O o site ? http://br.openoffice.org, resolveu ? sim.

6. O programa é vendido no Brasil com a marca open office ? Não, pois, o software não pode ser vendido. Ora, se não há exploração econômica sobre a marca não há como haver pedido de indenização. Pode haver pedido de não distribuição no Brasil do produto com esta marca, sim, mas como citado acima, não há interesse em fazê-lo.

6. Continuar a usar o nome openoffice. Se diversas empresas, pessoas, instituições usarem o nome, então, o direito sobre a marca cessa.

7. Após o caducar do nome, valerá o direito do autores para registro da marca.

--
Nota : não sou advogado ou especialista em INPI, mas, o meu raciocínio diz que as coisas podem ficar como estão.

--
http: beakman.homelinux.net
xmpp: beakman@jabber.org.uk
Comentário de Vitorio Y. Furusho
Novo nome do OpenOffice.org.br: Pessoal,

A Proposta do novo nome BrOffice.org.br não gostei e também já existe um site com o nome http://www.broffice.com.br

Abraços,

Vitorio Y. Furusho
Celepar
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004