Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Editora do Groklaw é atacada covardemente

Gustavo Araujo Bittencourt (gbitten at gmail dot com) enviou este link e acrescentou uma descrição da guerra de intimidação contra a editora do Groklaw que culminou com a publicação de um artigo na imprensa norte-americana informando até mesmo o endereço da mãe de Pamela Jones e especulando sobre sua crença religiosa. A publicação deste absurdo artigo foi seguida pelo desligamento da jornalista que o assinou, após pressão dos anunciantes e do público em geral.



 

Segue texto do Gustavo Bittencourt : “O site Groklaw tem feito um trabalho excepcional na cobertura das ações da SCO contra a IBM e outras empresas, bem como outros assuntos jurídicos que afetam de algum modo o software livre. A editora do Groklaw, Pamela Jones (PJ), junto com milhares de colaboradores tem coletado evidências, derrubado argumentações e acompanhado todas as ações das partes envolvidas dentro e fora dos tribunais. A atuação desta comunidade tem sido tão efetiva que muito acreditam que os dados levantados pelo Groklaw estão sendo utilizados tanto pela IBM como pela SCO no tribunal. Cada vez mais o blog é utilizado pela imprensa, e alguns jornalistas profissionais tem feito grandes elogios a cobertura do Groklaw (exemplo).

Vários ataques à credibilidade do Groklaw começaram a surgir, e a SCO recentemente lançou o site na tentativa de diminuir sua influência. Essa tentativas foram inócuas principalmente devido à linha editorial do Groklaw. Por essa razão, começou uma guerra muito mais suja contra o Groklaw, na impossibilidade de contra argumentar começaram a atacar sua editora, Pamela Jones.

O último e mais baixo golpe desferido contra PJ foi antiético e provavelmente ilegal. A jornalista Maureen O'Gara, a meu ver com intuito de intimidar e ameaçar, publicou o endereço, o telefone e a preferência religiosa (de maneira bastante preconceituosa) da PJ, bem como o endereço da mãe da PJ. A pressão de outros editores, dos anunciantes e da comunidade conseguiu finalmente tirar a jornalista Maureen O'Gara do site LinuxWorld, seus artigos há muito eram tendenciosos, porém sua última pérola é inaceitável e revoltante. A guerra contra o Software Livre está cada vez mais suja, acredito que golpes piores poderão vir por aí.

Alguns enlaces sobre o assunto:
- Cópia do artigo da Maureen O'Gara (o original foi removido):
- Resposta da PJ
- Descrição da relação entre PJ e Maureen O'Gara
- Notícias sobre a questão no Slashdot: 1, 2


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de toledo
OMG!: O que eh isso ? Em que seculo vivemos ? Eh lamentavel que ainda temos que conviver com esse tipo de coisa... onde esta o livre arbitrio ? Estou de queixo caido.


sem mais
--toledo (revoltado)
Comentário de Gustavo Bittencourt
Um dos enlaces não está funcionando: Augusto,
O enlace sob o texto "atacar sua editora, Pamela Jones." não está funcionando, ele deveria apontar para:
http://linuxbusinessnews.sys-con.com/read/49228.htm
Comentário de brain
Obrigado!: Obrigado, Gustavo, já arrumei.
Comentário de ricardomoc
Religião: Hummm. Sou católico e procuro viver a minha religião, mas atacar qualquer pessoa discriminando a sua religião é deveras revoltante. Sem mencionar que me dou muitíssimo bem com pessoas de diversos credos, inclusive os Testemunhas de Jeová. Vamos por um fim nisso, protestando e mostrando que somos todos irmãos, e que o ser humano tem que ser respeitado, independente de raça, cor ou religião.

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
Comentário de vmedina
Deus do céu...: A repórter ficou louquinha.

Que coisa... é quase como se o um réporter de uma revista perseguisse o Augusto de um lado para o outro.

Tomara que a Pamela Jones enquadre ela em um processo muito pesado.


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Denis
Lamentável...: Embora para a maioria de nós atitudes preconceituosas como essa nos espantem, temos que encarar o fato que muitos agem dessa forma, como se fosse algo natural. Um artigo que procura desqualificar uma pessoa com reputação, através de discriminação religiosa (nossa, que lixo!!!). Se você aprova ou não, tudo bem, é um direito seu. Mas é também um dever ter tolerância e respeito, se você quiser ser reconhecido como um "cidadão". Pra mim essa mulher pirou!!!
Comentário de Adailton
Lamentando: Lamentável ...

Mas discordo de você: ela não pirou.
Foi mais que proposital;
Foi apelativo e deliberado;
Foi 'get the facts'.

Como já disseram, esperem mais coisas deste tipo, que a guerra está apenas começando.


Adailton
Linux Registered User 107410

Comentário de renatogdelf
get the facts???: Acho que foi quaaaaaaase isto.

foi: GET THE MONEY, GET THE MONEY...

e MUUUUITO money, se querem saber.

lamentável

:(
Comentário de hamacker
que golpe baixo...: Publicar o endereço dela (Pamela Jones), endereço da mãe dela e dizer aos quatro ventos qual é a religião dela...
...e ainda por cima a idade ?(todos sabem como mulheres odeiam revelar a idade) é muito golpe baixo.
Alguem sabe porque o motivo de tanta raiva ?

O que ela espera, que pessoas contrárias a religião dela vão até a casa dela e da mãe dela e sejam apedrejados, é isso ?
Tenho pena da Maureen, é a prova de que ter dinheiro e viver num país de 1o. mundo (urghhh!) dito civilizado não é sinal nenhum de evolução na escala humana. O pior de tudo a dita trabalha(va) para o Linuxworld, que triste...

Sem falar que o tiro saiu totalmente pela culatra...
A Maureen deveria ter publicado pelo menos o email da PJ, porque pelo menos assim dava para enviar solidariedades.

Comentário de Patola
Dito popular: Apelou, perdeu!
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de hamacker
O que é "zealots" ?: Tava lendo a resposta da PJ e só não entendí a palavra "zealots" que ela usa diversas vezes, alguem sabe o que significa ? é alguma gíria ?

SCO and its minions can never again complain about Linux "zealots", not without being laughed right off the stage, because compared to them and their tactics, it's clear now who are the pros at intimidation and terror.
Comentário de Cobarde Anonimo
Revoltante: Eu sou brasileiro, nordestino, pele parda (não sou negro, mas meus avos eram e tenho orgulho disso), membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias (popularmente conhecida como os Mórmons), e sinceramente nada pode ser mais degradante que é ter sua reputação julgada por suas crenças e/ou origens. É como se voltassemos aos tempos da segunda guerra em plena Europa e se fossemos judeus as pessoas deveriam se afastar de você pra não serem contaminadas ou coisas do tipo. Estamos em pleno seculo 21, o que essa senhora estava pensando quando escreveu aquilo?
Comentário de Patola
Zealots: Alguém que tem zelo demais, fanático. Já vi usarem a palavra "zelota" em português mas não sei se ela existe.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de Gustavo Bittencourt
Acho que a mellhor tradução: Acho que a mellhor tradução para zealot é fanático.
Comentário de Gustavo Bittencourt
Origem: A palavra tem origem no nome de uma facção judaica do século I A.C. que lutou contra os romanos.

Seria o correpondente ao nosso Xiita.
Comentário de
Zealot: hamacker, você pode entender como "fanático", mas para saber a definição completa veja o verbete no dictionary.com.
Comentário de pel
Alguém aqui joga StarCraft ?: Alguém aqui joga StarCraft ? Será que ela Joga ???

Ps: Para quem não joga, a saber que Zealot é o nome de um tipo de guerreiro de uma determinada raça do jogo...
Comentário de Flavio Machado
Interessante, enfim chegamos à última fase segundo Ghandi: Gandhi uma vez disse, com uma clareza desconcertante:

"Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, depois eles combatem você. Então você ganha."

Parece que chegamos ao último estágio. Doloroso ver um absurdo desses mas era previsível.
Comentário de Anônimo
Segundo o Benitez: Se me lembro, Zelotes eram judeus fanáticos da epoca de Cristo que lutavam contra o domínio romano. Segundo o Benitez (que não tomo como autoridade no assunto), Barrabás era um desses zelotes.
Mas em inglês eu penso que Zealot assume o significado de invejoso, invejoso extremista ou algo parecido.
Comentário de Ronaldo Yoyart
Hummm?: Acho que a Maureen esqueceu de tomar o Gardenau dela hoje, ou alguma Testemunha de Jeová acordou ela no último domingo, só pode.
Eu como Testemunha de Jeová, nem esquento quando alguém fala de modo depreciativo, visto que isso vira a mexe sempre acontece.
O Fato é que não faz nenhum sentido fazer o que ela fez. Num artigo técnico se critíca o que é dito e escrito dentro do contexto do assunto, e o que aconteceu é que a Mau... extrapolou e passou a atacar assuntos fóra do contexto, falando desde a casa da PJ até a crença dela.
O que tem a decoração de Casa e religião dela a ver com a SCO e a IBM ? É compara Alhos com Bugalhos.

Só posso chegar a conclusão que a Mau... é uma má profissional. Só isso.
E ai dela se ela vir um dia pedir emprego pra mim, aiaia, deixa eu anotar aqui no meu bloquinho da papel o nome dela para não esquecer.
....

Comentário de patrick
O que é "zealots" ?: Ola pessoal,

Que tal adotarmos o saudável costume de criar artigos no wikcionário toda vez que surgir uma dúvida de vocabulário?

Vejam minha pequena contribuição:

http://pt.wiktionary.org/wiki/Zealot

Abraços,
Patrick
Caruaru-PE
Comentário de Tango
Parte remediada, parte não: O dano já foi feito e a poeira já começa a baixar. Fica claro que O'Gara acabou sendo a maior prejudicada (pelo menos publicamente) e que o tiro saiu pela culatra, deixando PJ com a imagem de uma heroína. Justo, ela é de uma integridade rara.

Porém o artigo completo, incluindo todos os dados de PJ ainda se encontra online no LinuxGram, site de propriedade de O'Gara.

Enquanto ele estiver lá, de certa forma Pj estará sangrando. E a única forma de removê-lo é a abertura de um processo judicial contra Maureen o'Gara.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Tango
Patola, se essa notícia for: Patola, se essa notícia for para o LFUD será a primeira que, do meu ponto de vista, merecerá homéricos 100% no FUDômetro.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Tango
Andou lendo Operação Cavalo: Operação Cavalo de Tróia?

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Everaldo Canuto
Sim, os gerreiros mais simple: Sim, os gerreiros mais simples da raça Protos... mas por algum motivo acho que não era desse zealot que estavam falando :)

Everaldo Canuto
everaldo_canuto@yahoo.com.br
Comentário de Clovis Sena
ad hominem: bom dia,

como bem colocou o James Tuner (Senior Editor, LinuxWorld Magazine) em http://turner.linuxworld.com/read/1256619.htm, trata-se de um golpe sujo, um tipo de ataque "ad hominem".

Pesquisando no google wikipedia, encontramos que o termo "ad hominem" se refere a uma falácia do tipo lógica:

Direto do http://en.wikipedia.org/wiki/Ad_hominem

An ad hominem argument, also known as argumentum ad hominem (Latin, literally "argument to the man"), is a logical fallacy that involves replying to an argument or assertion by addressing the person presenting the argument or assertion rather than the argument itself or an argument pointing out an inconsistency between a view expressed by an individual and the remainder of his or her beliefs.

Ad hominem as logical fallacy

A traditional, regular (fallacious) ad hominem argument was identified by Aristotle in his On Sophistical Refutations and has the basic form:

Regular Ad Hominem

1. A makes claim B;
2. there is something objectionable about A,
3. therefore claim B is false.


Acho que devemos prestar atenção, pois já teve alguns casos de ataques deste tipo aqui mesmo no Brasil, contra pessoas da conunidade.


Comentário de Patola
Ad Hominem: Ou em português aqui. :)

--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de Fox Mulder
BILL E SUA GANG ATACAM NOVAMENTE: Pois é pessoal! Bill e sua gang atacam novamente.
Mas pra mim, esses tipos de ataques são maravilhosos, pois, mostram que quanto mais baixo eles vão, mais importante o Linux vai se tornando, ou vocês acham que eles atacam alguém dessa forma de graça ?
Isso tudo prova o quanto o Linux está crescendo e ainda vai crescer, estão sentindo calafrios na espinha.
"De grão em grão o pinguim vai enchendo o papo"
É Linux em cima deles!!!!
Comentário de Morvan
É Totalmente Ilegal.: Não provavelmente, caro Augusto. É totalmente ILEGAL. Toda a sorte de coisas feitas com o fito de fragilizar as integridades física, emocional, profissional de alguém, ou a sua família, é constrangimento ilegal e APOLOGIA AO CRIME (desculpem os gritos!). Esta sra. O´Gara já nos tinha brindado com artigos deletérios à imagem do próprio Linus.
Augusto, faça chegar à própria PJ a nossa indignação, em conjunto. Faça-a ver que no Brasil tem uma comunidade que está chocada e atenta aos fatos e presta a esta guerreira toda a solidariedade neste momento difícil.
Só mais uma coisa, Augusto et ali. Considerando o direito legiferado daqui e dos Estados Unidos, tendo uma grande analogia entre os dois Ordenamentos Jurídicos, além das imputações cabíveis à sra. O´Gara, ela ainda precisa torcer bastante pelo bem-estar da nossa amada Pamela, pois o que ela fez, a sra. O´Gara, foi o que vem a ser conhecido como "Apologia ao Crime".
Comentário de
Liberdade de imprensa: Não fui eu o autor da afirmação de que é provavelmente ilegal, mas vou debater o tema mesmo assim. Eu não sei se aqui no Brasil isso seria apologia ao crime (acho que não) nem se seria ilegal, mas me parece que nos EUA não é. Acho que ela não fez apologia ao crime, não incitou nem induziu ninguém a cometer atos ilegais. Também acho que não cometeu calúnia, injúria ou difamação diretamente (embora as insinuações tenham sido claras e talvez sejam sustentáveis em um tribunal caso a PJ tivesse interesse em se expor desta forma). Mas os limites do que a imprensa pode divulgar ou afirmar, por lá, são bem amplos...

Talvez algum jornalista na audiência possa dizer se ela teria violado algum código de ética da profissão, ou a legislação, se tivesse publicado este tipo de informação em um jornal brasileiro. Me parece que a violação seria mais à ética e ao interesse dos leitores do LinuxWorld do que à lei.
Comentário de Patola
Bill!: Pois é pessoal! Bill e sua gang atacam novamente.

Vamos com calma, OK?

Embora eu concorde que pode haver uma conexão entre a Maureen O'Gara e a SCO e entre a SCO e a Microsoft (e daí a Bill Gates), isso está longe de estar definitivamente provado e encurtar as relações de uma pra outra seria muito precipitado. A O'Gara não está associada a Bill Gates desse jeito.

Não podemos generalizar tanto assim, sair falando teorias da conspiração sem embasamento. Isso suja a reputação do software livre e nos dá a pecha de "zelotes"...
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de Ricardo Carvalho
Eu realmente não sou o maior: Eu realmente não sou o maior fã do groklaw, mas ao ver a reação de Pamela Jones isto apenas fez eu respeita-la mais. Essa O'Gara mereceu o que teve.
Comentário de bebeto_maya
Flúor x Software Livre: __O fluor é um dos elementos mais tóxicos da natureza, hiper-reagente, é capaz de corroer até o metal, pouca gente sabe disso, em geral os farmacêuticos e dentistas, que ficam calados, pois esta substancia combate a cárie em pequenas quantidades.Entretanto devido a pesquisas patrocinadas pela indústria americana, ele é usado com extrema frequência, inclusive na fluoretação da água. Que é um absurdo, pois sendo uma droga, é crime, compulsoriamente medicar populações através da água potável.Pois ignora-se o livre árbitrio e a individualidade de cada um. O absurdo é que ao que a mídia faz parecer o Fluor, é tão bom que pode ser ¨comido¨ em abundância.Quando na verdade ele deve ser aplicado topicamente e depois cuspido(escovação de dentes)!

__O que isso tem haver??Tudo!Imagine que toda a alienação coletiva propagada pela indústria em todos os níveis, usando a mídia como veiculo de conscientização, chega também a indústria médica, que nos empurra drogas todos os dias. . .Do mesmo modo que a Microsoft compra governos e espaços publicitários e caluneia o SOftware LIvre. . .O EUA, a industria farmacêutica e os próprios médicos com sua impáfia e prepotência alienam as pessoas, pois vendem produtos e controlam as massas. Desse modo o Windows+Office+Excell+Corel+Photoshop e outros ¨classicos¨ não passam de uma forma ditatorial de controlar as populações em todos os níveis. . .Mesmo a classe média, que ninguém se iluda!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004