Yuri Kropotkin (yuri.kropotkin at gmail.com) enviou este
link de notícia da Carta Maior da qual destaco trechos: "
A foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado do mega-empresário multinacional Bill Gates, que tinha tudo para gerar críticas entre os defensores do software livre no Fórum Social Mundial, acabou exercendo papel inverso, quase servindo como um troféu a favor do governo brasileiro. O pedido de um encontro com o presidente que acabou não sendo atendido - foi encarado em Porto Alegre quase como uma capitulação do dono Microsoft, por conta da posição clara que o Governo Lula a favor do software livre. O que Bill Gates não deveria estar sabendo é que enquanto Lula o evitava, em Porto Alegre, o ministro da Cultura Gilberto Gil propunha 'a constituição imediata, a partir deste encontro, de uma convocação global pela liberdade digital da humanidade, complementar à convocação global pela erradicação da pobreza lançada por diversas ONGs neste Fórum e abraçada pelo presidente Lula'."
Mais: "
No Fórum ficou claro que a discussão do software livre é apenas parte de um embate maior. O próprio ministro da Cultura, muito aplaudido no debate de sábado (29) - Revolução Digital: software livre , liberdade do conhecimento e liberdade de expressão na Sociedade da Informação
Será que ele sabe a diferença entre livre e grátis? Será que ele sabe o que é código-fonte? Será que ele sabe quais são as liberdades básicas que um software tem que ter para ser considerado livre?