Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Comunidade Fedora dá adeus a Eric Raymond e pede que ele tenha cuidado com a porta da rua

O LXer apresenta as reações da comunidade Fedora à ruidosa despedida que Eric Raymond deu ao projeto no início da semana, quando expôs uma série de críticas ao projeto e anunciou que passaria a usar o Ubuntu em seu lugar, após uma união de 13 anos.

As críticas são interessantes e dignas de análise (o que não quer dizer que estejam necessariamente corretas), mas em um segundo momento surgiram dados adicionais: Raymond recentemente passou a integrar os quadros da Linspire, distribuição que recentemente anunciou uma parceria com... o Ubuntu. Mas se o seu objetivo era ganhar pontos com o novo chefe, não deu certo: o CEO da Linspire respondeu dizendo claramente que não tem nada a ver com o peixe, e que inclusive não desejaria que Raymond tivesse feito o que fez.



Assim como não é boa estratégia falar mal dos seus ex-patrões em uma entrevista de emprego, talvez ESR descubra futuramente que outras distribuições ou comunidades podem não receber muito bem alguém que se despede com cartas abertas acusatórias, ainda mais quando são inconsistentes com manifestações anteriores recentes e quando deixam de esclarecer detalhes adicionais relevantes.

Talvez seja apenas uma reação exagerada de ambas partes. Por outro lado, talvez a razão esteja apenas em um dos lados, e descobriremos em seguida. Por enquanto, parece que o que está ocorrendo é a clássica situação em que o emigrante queimou a ponte atrás de si, mas não encontrou o caminho que havia planejado à sua frente.

Como diz o artigo do LXer, não é de se espantar que o consenso geral seja o de que a porta da rua é serventia da casa - ou, como diz a expressão em inglês, que ele tenha cuidado para que a porta da rua não bata nele.

Saiba mais (lxer.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de JPayne
Acho que ele exagerou...: Acho que ele exagerou na questão da carta aberta... talvez tenha feito com propósito de gerar discussão e chacoalhar as coisas pra ver se o pessoal se mobiliza em melhorar mas acho que ele foi infeliz mesmo.
Acho que isso vai perseguir ele por um bom tempo !!!
Eu mesmo tenho muita coisa pra reclamar do GNU/Linux e muita coisa pra reclamar em relação as distribuições. Mas aí chega a questão. Quem sou eu pra reclamar sendo que atualmente o máximo que faço em prol do Software Livre é usá-lo e demonstrar a outras pessoas ??? Quando nao gosto de uma distro simplesmente experimento outra... se vejo mais vantagens que desvantagens eu mudo, senão continuo na mesma. Não é cuspindo no prato que ele comeu por 13 anos que ele vai ajudar... a não ser que ele pensa que a Red Hat/Fedora deve algo a ele por ele usá-la... vai entender...

--
--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha dos políticos do meu país !!!
Comentário de popolony2k
É o típico caso....: ...de uma pessoa egocêntrica que acha que é mais importante do que realmente é !!

Hummmmmmm......deixa eu ficar quieto aqui.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de usucapiao
Concordo contigo, achei um: Concordo contigo, achei um tanto infeliz a forma como ele escolheu deixar a distribuição que usou por tanto tempo, assim como achei infeliz a afirmação do Linus a respeito do Gnome, não é apenas criticando que se melhora, porém vale ressaltar que o Linus não só ficou nas críticas, mas também partiu para uma demonstração enviando patches, acho que em ambos casos uma coisa ficou clara. Os dois ícones reclamam de problemas provenientes de um modelo errado de produção, acho que o pessoal do Gnome e do Fedora devem aproveitar a situação e analisarem o que andam fazendo, rever alguns conceitos e mostrarem pra ambos, Linux e Eric que eles estavam errados. É a melhor forma de agir, além do que os usuários ficariam um tanto contentes nas melhorias. :D
Comentário de xultz
O ESR bancou o típico: O ESR bancou o típico boca-aberta, se acha uma personalidade e que todo mundo deve adorar o chão que ele pisa.
Se ele tivesse enviado a notícia somente à lista do Fedora, explicando de forma mais delicada seus motivos, provavelmente ele se sairia bem, mas fez questão de publicar em vários sites de acesso geral para todo mundo ler, ou seja, ele não teve a intenção de dizer ao grupo do Fedora os problemas que ele enxergou, ele queria queimar o filme do Fedora mesmo.
Como essa besta ama armas de fogo, ele decidiu atirar para todo lado agora, mas o tiro provavelmente saiu pela culatra. É bom prá aprender.
Comentário de Danilo Cesar
Eu já imaginava isso: Quando vi no Wikipédia que Eric trabalhava para a Linspire, senti um ar de "estou puxando a sardinha pra mim..."

--
http://www.danilocesar.com
Comentário de big_mala
Concordo contigo: como já dizia um famoso escritor americano: "o importante é a história, não o narrador". Tudo o que uma pessoa faz é muito mais importante que ela própria.

--
"Amigos não deixam amigos usarem Windows"
\o/ BigLinux 3.0 \o/

Comentário de vini_bill
Concordo: popolony2k, concordo com você. Ele chegou a um ponto de vaidade que está superando a inteligência dele, isso me deixa triste porque eo ESR era uma das poucas pessoas proeminentes com uma atuação equilibrada.

Apesar disso continuo admirando os trabalhos dele: "The Cathedral and the bazaar" e "The art of unix programming". Sâo trabalhos fantásticos e merecem leitura.

Vinicius Menezes

--
"Software is like sex: it's better when it's free." - Linus Torvalds
Comentário de seabeast
Correndo o risco de ser moderado negativamente: O ESR é o típico "usuário" (sim, entre aspas porque ele sempre tenta passar a impressão de ser dev) que não faz falta à nenhuma comunidade/distribuição.
Comentário de llbra
Usuario??: Usuario??
O cara foi desenvolvedor de diversos projetos, inclusive do emacs durante muito tempo. Pode ter certeza tambem que ele e um revolucionador quando o assunto e entendimento de mercado e de software.

Realmente ele foi infeliz. Mas como mero mortal, ele falou coisas erradas simplemente porque estava p*** da vida com um problema que ele era incapaz de resolver. O problema todo e que uma reclamacao de um usuario nao repercute tanto quanto a dele, que e uma pessoa publica e tem um nome por tras.


Um conceito que esta bem errado em quase todos artigos, e que alguem ressaltou em um email, acho que do PSL, e que o ESR nao e empregado e sim alguem que ta dando suporte. Um usuario contribuidor ativo, um promoter, mas ele nao trabalha diretamente pro Linspire nem trabalhou para a Red Hat.

Sei que ele nao devia ter falado o que falou, mas vamos usar argumentos racionais, por favor.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004