Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Ubuntu volta atrás na decisão de incluir drivers proprietários de vídeo na instalação default da próxima versão

O Linux.com procurou um dos integrantes do comitê técnico do Ubuntu, que confirmou que não mais serão incluídos drivers proprietários de vídeo na instalação padrão do Ubuntu Feisty Fawn.

Fico na torcida para que a evolução dos drivers de vídeo livres se acelere (como ocorreu com os drivers wireless da plataforma Centrino, há poucos dias) para que em versões futuras nem mesmo seja considerada novamente a demanda por suporte a recursos não providos por eles.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Marcus VBP
Voltaram atrás porque não: Voltaram atrás porque não vão mais inserir o desktop 3d como padrão do sistema, nessa versão. Aí inserir os drivers proprietários perdeu o sentido.

--
http://www.marcusvbp.com.br
http://www.nh18.com.br
Comentário de hamacker
Lí a noticia e não foi: Lí a noticia e não foi isso que me pareceu.
Pelo que lí lá "preserve the status quo with respect to proprietary video drivers." e também porque "some of the software required for deploying Composite support, which was the impetus driving consideration of closed source video drivers, is not mature enough for inclusion by default in the next Ubuntu release", em função disso não haverá desktop 3D out-of-box, embora eles afirmem "infrastructure for setting up proprietary drivers and 3-D support should be in the Feisty release".

Não é nenhuma caça as bruxas com os drivers proprietários, pois ainda incluirão drivers proprietários para o que eles chamam de "necessary to provide sufficient hardware support".

Parece que o driver de video proprietário saiu da lista do que eles chamam de "necessary to provide sufficient hardware support" porque o driver livre para nvidia nouveau (http://nouveau.freedesktop.org/wiki/) terá a disponibilidade antes da data de lançamento do Feisty Fawn.

Torço também para que os drivers opensource alcançem a qualidade dos drivers fechados.

É OFF, mas me lembro muito bem que a GeForce6200 e GeForce6600 (nao confundir com a 6600GT) tinham hardwares muito semelhantes, porém era o driver que impedia o uso maior de pipelines na 6200, quando o pessoal descobriu um truque para habilitar a mesma quantidade de pipelines da 6600, então a 6200 virou campeã de vendas porque custava bem mais em conta que a 6600. O truque da nvidia de esconder as coisas por dentro do driver tinha caido por terra. Deve ser isso, o tal "segredo industrial" que alimenta o desejo de permanecer fechado.
Comentário de nozey
desktop 3d não é tudo: Tudo isso realmente teria perdido o sentido se eles tivessem deixado de inserir os driveres proprietários apenas pela ausência do desktop 3d. Esses driveres servem para muito mais coisas. Jogar é uma delas.

--
Hugo Dória
Comentário de Morvan
Não é Off Topic,: ... hamacker. É nota quentíssima. Este é só mais um singelo exemplo do Modus Operandi da indústria do Software Amarrado. Triste, heim? Uma lástima de procedimento protocapitalista.
Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de asfonseca
Feisty sem drivers proprietários de vídeo instalados por default: http://antoniofonseca.wordpress.com/2007/02/14/feisty-fawn-nao-vira-com-drivers-proprietarios-de-video-instalados-por-deafult/

--
Antonio Fonseca
http://antoniofonseca.wordpress.com

Comentário de lxoliva
A quinta liberdade funcionando para o bem!: http://www.fsfla.org/?q=pt/node/138#1 (fsfla.org voltou! :-)

Ainda que não seja uma decisão completa, e talvez não com as motivações corretas, é certamente um passo na direção correta.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004