Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Firefox 3 vai dar suporte a aplicações web offline

Em um recente evento de código aberto promovido pela editora O'Reilly na Nova Zelândia, foi feita uma importante revelação sobre as intenções para o futuro da suíte Mozilla: Robert O'Callahan (que no mundo Mozilla dirige o desenvolvimento do Gecko, mas é também funcionário do Google) fez uma apresentação sobre como o Firefox vai dar suporte a aplicações offline - de forma similar ao que aplicativos como o Gmail ou o Google Docs já fazem (mas on-line) hoje.

Naturalmente os aplicativos on-line que desejarem fazer uso do recurso terão que ser reescritos para suportar este modo adicional, mas isto é algo que tende a ser do interesse das empresas que oferecem este tipo de recurso.

E ao implementar este recurso com padrões abertos e código livre desde o princípio, o pessoal do Mozilla e do Google pode vir a dar uma boa chacoalhada nas empresas que tentaram chegar ao mesmo resultado em termos de aplicativos multiplataforma rodando no browser mas dependendo de código ou padrões proprietários.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Jaime Balbinoi
É uma evoução natural dos Complementos/Plug-ins: Eu já uso aplicativos off-line dentro do Firefox através dos complementos. Nos últimos dias eu estou usando o "Performancing" para escrever os posts do meu blog. Já havia tentado utilizar um editor de textos dentro do firefox para pequenas correções e notas, mas não deu certo.

Notificações do gmail, correção ortográfica, lembretes, calendário sincronizado com aplicativos on-line (como o do Google), ferramentas de análise para webdesigners, download de flashvideos, etc... Acho que a re-abilitação do mundo off-line é inevitável.






Comentário de vini_bill
Com a recente onda de: Com a recente onda de possiveis pandemias ( vejam: http://science.slashdot.org/science/07/02/13/0118233.shtml ) acho natural que isso ocorra, a interenet tende a superlotar nos próximos anos e será muito custoso diminuir os gargalos em curto e médio prazo, portanto "caching" é uma solução vantajosa para quem usa e para quem provê ( imagine o quanto de banda o google não vai economizar e o quanto mais rápido será o acesso ao seu gmail?

No fim todos saem ganhando.

--
"Software is like sex: it's better when it's free." - Linus Torvalds
Comentário de semsono
Creio que vocês estão: Creio que vocês estão vendo tudo muito pelo lado "internet" da coisa.

O interessante mesmo nessa notícia ao meu ver, é que com isso, além da óbvia economia de banda, é que talvez, finalmente tenhamos aplicativos que rodem dentro do Browser com mais recursos e melhor adaptado ao browser.

O PHP é usado por muita gente hoje, e para muitos é a única linguagem que sabem. Problema ? Eu considero. Já vi até sistemas para gravação de CDs feito em PHP. Que é isso, gravar cd é uma atividade feita para Desktop. A pessoa que faz tudo em PHP geramente é porque é a linguagem que realmente domina, se não for a única.

Do mesmo modo, o Ajax e semelhantes deixam os softwares muito dinâmicos e interessantes, mas ainda assim, não consegue se integrar bem ao Browser. Exemplo, o botão de voltar do Browser ou não volta, ou escangalha com o funcionamento da aplicação.


A questão é simples, o browser foi feito para visualização de páginas. Todo o resto é remendo que foi sendo feito por cima.

Eu preferencialmente prefiro aplicativos Desktop. Pois vejo que usar aplicativos server side, apesar de toda vantagem da mobilidade, são um desperdício de recursos do desktop. Afinal, as GUI demoraram um certo tempo para ter arrastar/soltar e outros recursos. Daí veio essa febre de uso de browser e tudo isso foi posto fora.

Do ponto de vista de usabilidade e recursos, o browser fez com que regredíssemos.

Tomara que seja bem implementado. Todos lucraremos :)





Comentário de evandrofisico
qual é o problema?:
O PHP é usado por muita gente hoje, e para muitos é a única linguagem que sabem. Problema ? Eu considero. Já vi até sistemas para gravação de CDs feito em PHP. Que é isso, gravar cd é uma atividade feita para Desktop. A pessoa que faz tudo em PHP geramente é porque é a linguagem que realmente domina, se não for a única.


E qual é o problema de usar php para gravar cd's ou para escrever sistemas com interface gráfica? Por acaso uma linguagem tem que ficar restrita a apenas um uso, só porque assim nasceu? O uso de linguagens de scripting como perl, python e php para desktop é cada vez mais comum, principalmente pelo fato de serem interpretadas (ok, desconsideremos os compiladores que algumas possuem por enquanto). Tratam-se de linguagens de uso geral, que não precisam estar restritas a determinado uso. Veja o exemplo do python/sugar no XO da OLPC.

Quanto ao uso de aplicações web, acho que realmente estas possuem problemas de usabilidade sim, mas elas ocupam um nicho de mercado diferente das aplicações desktop usuais. A grande maioria dessas aplicações (principalmente no mundo corporativo) são usadas para substituir o antigo modelo cliente-servidor, pois reduzem a necessidade de manutenção (em vez de um cliente para cada aplicação, um cliente -- o browser -- para TODAS as aplicações) e são absurdamente portáveis (na pior das hipóteses você precisa de um browser específico, como no caso do uso de recursos XUL do firefox) mas sempre é possível usar um browser cross-platform.
Comentário de semsono
Por acaso uma linguagem tem: Por acaso uma linguagem tem que ficar restrita a apenas um uso, só porque assim nasceu?

Não é problema quando o recurso apropriado para isso é criado para a linguagem.


O uso de linguagens de scripting como perl, python e php para desktop é cada vez mais comum, principalmente pelo fato de serem interpretadas (ok, desconsideremos os compiladores que algumas possuem por enquanto). Tratam-se de linguagens de uso geral, que não precisam estar restritas a determinado uso. Veja o exemplo do python/sugar no XO da OLPC.

Você distorceu o que falei, jamais reclamei do fato de serem interpretadas.


Quanto ao uso de aplicações web, acho que realmente estas possuem problemas de usabilidade sim, mas elas ocupam um nicho de mercado diferente das aplicações desktop usuais. A grande maioria dessas aplicações (principalmente no mundo corporativo) são usadas para substituir o antigo modelo cliente-servidor, pois reduzem a necessidade de manutenção...


Mas eu fiz essa ressalva. Acho que existem diversas vantagens em desenvolver um aplicativo web e nao cliente servidor, é mais simples de desenvolver/manter/atualizar.

Mas falei, não se pode negar que perdemos recursos bem interessantes que uma aplicação desktop permite, citei o drag/drop, associação de arquivos, interação maior com recursos do desktop. Talvez esses recursos novos do Firefox venham a se tornar um híbrido dos dois mundos usando o melhor de cada lado.

Minha crítica na verdade não é ao PHP.

O problema que vejo é que as pessoas se apegam muito ao que sabem, querem resguardar o conhecimento que tem, para poderem ficar estagnadas, não precisar aprender nada novo.

Vi isso acontecer em CPDs com programadores COBOl, que xingavam qualquer alternativa nova.

Hoje vejo gente que defende PHP e Java para fazer tudo. Muitos (falei muitos, não todos) defendem não pela portabilidade ou praticidade e sim porque não querem saber de precisar mudar.

Pare para observar, alguns ferrenhos defensores da portabilidade da linguagem XYZ, jamais desenvolveram em mais de um ambiente. Só estão escondendo seu medo de precisarem se reciclar atrás das vantagens da linguagem/ambiente que escolheram.

Metallica já diria: Sad but true !



Comentário de vini_bill
Ei!: Ei!! Eu fiz um programa que grava CD/DVD por uma interface de PHP. Quer saber qual a utilidade? Eu só tenho UM gravador de CD/DVD que fica no server e a minha familia TODA grava CDs e DVDs dando ao programa o endereço do arquivo ISO que meus parentes disponibilizam ao servidor enviando via um share de samba
ex.: Minha mãe quer copiar um CD

- Ela cria uma imagem ISO no PC dela
- Acessa o compartilhamento dela no server
- "Copia e cola" a iso para lá ( ou seja... vai parar dentro do server ).

Essa imagem aparece na interface em PHP que eu fiz ( na verdade isso não acontece automaticamente, ela tem que enviar a imagem ISO **ANTES** de começar a gravação =P ), dai ela seleciona qual das imagens ela quer gravar ( se houver mais de uma ) e então o PHP grava ou coloca ela em uma fila ( que eu fiz , também em PHP ).

Vai dizer que num é um programa útil? Showzaço de bola. Não precisei instalar windows no Server, ninguém precisa ir até o server para gravar ( considerando que o CD/DVD já esteja na máquina - mas para isso eu tô fazendo um robô que abre a bandeija, retira o disco velho e coloca um disco virgem novo =P ), ninguém precisou aprender a usar linha de comando no linux e ninguém. Só buscar o disco, quando for conveniente.

Dessa forma eu criei um gravador de CD/DVD que a familia toda compartilha de forma transparente. Ainda implementei um mini-gerenciador de imagens iso. Dessa forma a pessoa pode deixar armazenada sua imagem ISO por quanto tempo quiser, remover e etc, sem precisar saber usar linux =). Mamãe agradece já que ela não quer saber e não sabe usar o nero.

Por baixo ainda tem um gerenciamento de quotas para cada usuário ( quotas de 9 gigas para cada usuário ). Show né?

P.S.: Não pretendo disponibilizar isso open source Já que eu estou vendendo pra alguns conhecidos meus =).

--
"Software is like sex: it's better when it's free." - Linus Torvalds
Comentário de StudioZ
Google não disse que irá suportar este recurso: Tem um update importante na notícia original:

UPDATE: Robert O'Callahan from Mozilla responds in the comments (#10): "Yes, Web apps need to be reengineered for this, and no, no-one (including Google) has announced they will do so --- although we hope they will! [...]"

Obrigado pela notícia e grande abraço!

RodãoZ

--
"A Ignorância é o fruto da Ignoranteira, e essa árvore só tem onde se planta e rega todos
Comentário de semsono
Paradoxal....: P.S.: Não pretendo disponibilizar isso open source Já que eu estou vendendo pra alguns conhecidos meus =).



Logo abaixo veio a mensagem

"Software is like sex: it's better when it's free." - Linus Torvalds



Esse é o espírito da "Comunidade" brasileira :).
Comentário de Elias Amaral
Tá, mas.. o código é dele!: Pois é.. mas é difícil culpar, mesmo alegando hipocrisia. Ele faz o que quiser com o código dele..

Talvez um dia ele descubra que ainda assim é possível "vender" algo open source..
Comentário de Lincoln Lamas
RE: Ei!: Amigo, esse sistema ja existe!
Utilizamos no Colégio Militar de Juiz de Fora.
O servidor com o gravador de CD/DVD fica no CPD, todos que precisam gravar algo, fazem como você falou...

Ou você está inventando um novo, ou está mentindo...

Depois pego a URL do programa e libero aqui pra vocês, caso seja do interesse de todos.
Comentário de evandrofisico
e qual é o problema?: Eu já tive uma discussão nesse sentido com um amigo. Havia uma certa insistencia de um ex-empregador em que eu liberasse o código fonte de um sistema que eu criei sob a alegação que como eu trabalhava neste lugar o código fonte a eles pertencia e como era desejo de meu chefe que o sistema fosse licenciado pela GPL sofri muita pressão, a despeito do sistema ter sido criado muito antes de eu começar o referido emprego.

O meu argumento? o código fonte pertence a seu autor, mesmo que licenciado pela GPL. Se o cara quer vender, melhorar, colocar em uma caixinha e cobrar $$$$ é um direito dele. Se ele quiser distribuir gratuitamente e cobrar manutenção, também. Se ele quiser inclusive apagar o código, é direito dele! Acho uma hipocrisia criticar quem não distribui o seu próprio trabalho sob a licença que se deseja, quando muitas vezes tratam-se de pessoas que jamais contribuiram com a tal "comunidade".
Comentário de Denis
Discussão sobre propriedade: Eu acho que você tem toda a razão. Nem preciso comentar. O Evandro falou tudo que devia ser dito.

Afinal ainda estamos no capitalismo onde existe propriedade privada que é "direito há todos"

kkkkkkkkkkk
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004