Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Monitoramento com o Luneta 1.0

glaucius djalma pereira junior (glaucius@gmail.com) enviou este link e acrescentou: “Esta disponível para download a versão 1.0 do Luneta. Para quem não conhece o Luneta é um programa Web para monitoramento de hosts (estações, servidores e equipamentos de rede que possuam um endereço IP). O Luneta é capaz de monitorar os equipamentos de rede com requisições ICMP ou SNMP, e manter um histórico de disponibilidade dos equipamentos. A nova versão 1.0 traz importantes modificações em relação a 0.7 (ultimo release estável), bugs consertados e recursos extras adicionados, recursos que tornam o Luneta um software maduro o suficiente para ser lançado na sua versão 1.0. A equipe Luneta agradece ao retorno dados pelos usuários e pede que mais usuários do sistema reportem erros e ajudem na elaboração da documentação. Aguardem novos lançamentos com reursos ainda mais interessantes que já estão em fase de teste.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Douglas Augusto
Tem alguma coisa errada no Lu: Tem alguma coisa errada no Luneta, ou no mínimo estranha. Entrei no demo e logo na primeira tela (também nos screenshots), na listagem dos hosts monitorados, é contabilizado 12913d 20h 31m como "Tempo Online" de uma das entradas, o que dá uns 35 anos!

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de glaucius djalma pereira junior
demo: é um site demo amigao, dados jogados ao vento apenas como demostração, o uptime é devolvido por MIBS do SNMP ou atráves de cálculos feitos pelo Luneta.

abraços
Comentário de Douglas Augusto
Pois poderiam ter inserido va: Pois poderiam ter inserido valores mais razoáveis, ou melhor, construído um demonstrativo de fato operante (em real operação), já que há interação.

O visitante que acessa o demonstrativo e se depara com esses valores exorbitantes, com mensagens como "Gerenciar UsuárosDB Error: unknown error", entre outros, pode achar que o software não está funcionando corretamente --como eu achei.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de enderson
O melhor é a licença LLPN.: O melhor do Luneta é a licença do código.

LLPN = Licença Luneta de Porra Nenhuma

=D

--
Enderson Maia

GentooBR (www.gentoobr.org)
Comentário de Clovis Sena
duas coisas...: bom dia,

1 - acho que no lugar do demo, poderia se colocar shots de algo mais elaborado...

2 - o que ele é capaz de monitorar via SNMP??? no momento estou usando o cacti.net para snmp, pois acho ele mais completo ( e complexo tb), mas no Luneta, o que é possivel monitorar???
Comentário de glaucius djalma pereira junior
douglas: cara, o código é livre, sinta-se a vontade para pegar, modificar e escrever um novo meu amigo.

mas não esqueca de lancar o codigo da mesma maneira como nos estamos fazendo.

falow
Comentário de agney
o que é possivél monitorar: clovis,
por enquanto o luneta apenas verifica se o dispositivo de rede está ou não respondendo. Estou trabalhando em um plugin para elaborção de gráficos de demanda de uso de rede (falta apenas corrigir alguns erros pra que este plugin seja publicado).
Lembro que o software surgiu de uma necessidade nossa, portanto colocamos nele o que necessitavamos. Porém temos interesse em qualquer comentário e sugestão para que possamos fazer do luneta um sistema mais completo.
Obrigado.
Agney Lopes Roth Ferraz
Comentário de agney
dados do demo: douglas,
a sugestao é válida. porém a dificuldade em se liberar um demo mais realistico é algumas pessoas bagunçarem o demo. Vou mexer no código do demo para que os erros nao sejam informados e inserir dados mais realisticos (porém inventados, não sou louco de publicar ips e comunidades de meus equipamentos).

Abraços,
Agney Lopes Roth Ferraz
Comentário de Henrique Vicente.
simples...: Simples, ao invés de fazer assim é possível apenas colocar uma versão apontando para hosts óbvios como do google, etc... e não dá permissão para gravação, ou seja, talvez comentar algumas linhas.. :)
vou entrar em contato com vocês depois que eu estou com vontade de criar uma interface gráfica melhor usando XHTML, CSS e com um layout simples e bonito :)...
Comentário de glaucius djalma pereira junior
simples mesmo: Henrique, o Luneta ja trabalha com css, quanto a tua colaboração será muito bem vinda !!!!!!!!


obrigado

glaucius djalma pereira junior
Comentário de Leandro
Muito interessante: Muito interessante o projeto, parabéns.

"Porém temos interesse em qualquer comentário e sugestão para que possamos fazer do luneta um sistema mais completo."

Jóia, mas comentários como o do glaucius, acima:

"cara, o código é livre, sinta-se a vontade para pegar, modificar e escrever um novo meu amigo."

podem parecer, para quem lê, um tanto antipáticos, e até afastar interessados, seja em usar ou colaborar. Ora, o Douglas (acima) fez um comentário para ajudar, uma crítica construtiva (bem razoável, diga-se). E a resposta que teve, em outras palavras, foi "é isso aí, quer diferente faça vc"

Se me permitem um conselho de quem está de fora, não digam desse jeito. Se eu ouvisse isso do desenvolvedor de um projeto nunca mais faria nenhuma crítica, nem comentário, simplesmente iria cuidar da minha vida. Talvez mais gente pense como eu.

Se escrever software é uma arte, tratar com pessoas também é :-)

Um abraço

Leandro
Comentário de glaucius djalma pereira junior
obrigado: "Muito interessante o projeto, parabéns."

obrigado amigo

Não vou polemizar ainda mais, se eu fui mal-educado, estou me desculpando.

quanto a colaboração, sempre é bem vinda, a tua por exemplo, foi ótima, foi humilde e antes de jogar pedra, bateu palmas.


obrigado e novamente peço desculpas !


abraços

glaucius djalma pereira junior
glaucius@gmail.com
Comentário de Usuario Nagios
Gostaria de saber o que o Lun: Gostaria de saber o que o Luneta fornece que o nagios nao seja capaz de fazer?
O luneta ate onde me pareceu eh apenas mais uma roda redonda sendo lixada.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004