Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Surge proposta de projeto do Java 2 versão 5 livre na Fundação Apache

Patola (patola em gmail.com) enviou este link e acrescentou: “Coisa que muita gente esperava: o incubador da Fundação Apache recebeu uma proposta de projeto de uma implementação livre (licença Apache v2) do Java 2 Standard Edition versão 5 (a versão do Tiger). Há também uma figura da arquitetura proposta e um FAQ do projeto.??

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Peter Parker
Muito bom: Embora acredito que para os usuários isso seja indiferente, acredito que uma versão "livre" ajude bastante a inclusão de uma JVM "decente" nas distros.
Comentário de Andre Moraes
Tradução de parte da proposta do projeto Harmony: Se alguém tiver interesse, traduzi uma parte da proposta do projeto Harmony na notícia Projeto Harmony: Plataforma Java 2 Open Source no Linux Daily Log.

Um abraço.

André Moraes
andrelmoraes at gmail dot com
Salvador - Bahia - Brasil
http://www.linuxdailylog.com/
Comentário de nemesis
nada como...: ... a variedade proporcionada pelo software livre: várias implementações de uma mesma coisa, nenhuma compartilhando código, poucas com um nível de qualidade aceitável...

GCJ, Kaffe, Jikes, Classpath... e a lista cresce...

Espero que o projeto GNOME não comece sua própria implementação Java também...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de f2r
Atualmente, praticamente toda: Atualmente, praticamente todas as implementações livre de java
compartilham a biblioteca de classes do GNU Classpath (ou seja, usam o GNU Classpath). O harmony (codinome do projeto) parece que não será exceção. O pessoal da Apache Foundation e o pessoal da FSF estão trabalhando no problema da diferença de licença entre o GNU Classpath e as licenças da apache, para que o GNU Classpath também possa ser a biblioteca usada no harmony. A proposta do projeto é uma unificação das outras partes do ambiente Java que ainda enfrentam problemas de implementação. Então, não espere duplicação de esforços, mas sim uma concentração ao redor do Harmony. Esse esforço vai ser muito bom para impulsionar uma implementação livre e completa do java. Mas ainda é uma proposta e há muito para ser discutido antes de "meter a mão na massa"
Comentário de Ananias
Se estupidez matasse...: ... você teria acabado de se suicidar.

"várias implementações de uma mesma coisa"

GCJ é um compilador de Java para código-nativo;
Jikes é um compilador de Java para bytecode;
Kaffe é uma máquina virtual de Java, interpreta bytecodes;
Classpath é uma biblioteca de classes;

O Harmony é uma proposta de ambiente Java, equivalente à união do Kaffe com o Classpath. Não por acaso, muitos dos desenvolvedores do Harmony são também desenvolvedores do Kaffe, e muitos outros do GNU Classpath. A proposta do projeto não é começar do zero, e sim consolidar todo o know-how existente no mundo livre em um só produto.

Dizer que produtos tão diferentes implementam "a mesma coisa", simplesmente por que eles são relacionados à linguagem Java não pode ser outra coisa, além de extrema ignorância dos fatos.

Me desculpe, mas convém fazer uma pesquisa antes de falar algo. É aquela coisa: se você ficar calado, as pessoas vão achar que você é ignorante. Se você resolver falar, as pessoas vão ter certeza. Você escolhe.
Comentário de Ananias
Complementando: O Gcj também pode ser utilizado para compilar código Java direto para bytecodes, ou então bytecodes para código-nativo.
Comentário de nemesis
parabéns...: ...realmente ignorava que fosse um projeto conjunto.

Depois de tantas VMs Java livres e promessas como Geronimo, a farra histérica das implementações Java parecia apenas mais um apelo para a Sun abrir logo sua implementação. Nem me dei ao trabalho de conferir e já fui logo trollando, pq, honestamente, é um vício... ;)

Mas, ok, pelo menos eles vão se basear em trabalho existente. menos mal...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Patola
Complementando sua complementação: ...e o gij, tomado como parte da "suíte gcj", é um interpretador de bytecode java: "gij" is a Java bytecode interpreter included with "libgcj".
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de Patola
Calma lá: Também não é assim, pelo que entendi eles vão sim começar do zero. Olha essa parte do FAQ:

10) Do you have any code to start?
-----------------------------------

No, we don't. We didn't want to "bless" any given implementation
that might be donated (if such a thing could happen) but would rather
let the community decide how it will create and develop the platform


O que será aproveitado, até onde eu vi, é talvez a GNU Classpath (que, afinal de contas, é uma biblioteca "externa"). E, claro, o know-how de "como fazer um compilador e máquina virtual" dos programadores Kaffe/Classpath: "People from Kaffe and Classpath are helping start this project! Their experience in the open source VM and class library is invaluable, and they bring problems that the larger architecture community discussion can help solve."

--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de nemesis
anyway...: um dos problemas maiores -- a imensa e incomensurável API Java -- já está em boas mãos com o projeto Classpath e já é um ponto positivo que tenham optado por usá-la, ao invés de ficarem na conhecida síndrome "not invented here"...

Mas ao que parece eles estão querendo competir mesmo é com o compilador JIT "state-of-the-art" Hotspot. Aí, mesmo com a ajuda de código do Kaffe ou Jikes, fica difícil...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de javaes
pega leve: talvez um equívoco ou uma distração

Comentário de Érique Clépitom
Não adianta falar mal do Software Livre nem do Java.: O mundo não tem outra alternativa melhor.
Comentário de nemesis
software livre != java: Há boas alternativas no mundo do software livre a tecnologias como java.

anti-java != anti-software-livre

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004