Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

BR-Linux entrevista: Alfredo Kojima fala sobre o estado atual e o futuro do Window Maker

O Window Maker foi um dos gerenciadores de janelas mais populares em sistemas livres na década de 90, e continua com fãs fiéis até hoje.

Criação do brasileiro Alfredo Kojima, o Window Maker (inicialmente chamado WindowMaker) teve seu desenvolvimento iniciado logo após a versão 1.0 do AfterStep, que também buscava replicar o visual e comportamento do NeXTStep. Em um começo típico de softwares livres, a faísca inicial foi o debate na lista de desenvolvimento do AfterStep sobre os rumos de sua versão 2: Alfredo Kojima havia sugerido a reescrita do código a partir do zero, porque a manutenção do sistema estava muito penosa na época e porque muitos dos recursos desejados para a nova versão requeriam uma reestruturação considerável do código.



Segundo o próprio Kojima (em entrevista anterior ao BR-Linux), enquanto discutiam o que fazer ou não fazer, "resolvi começar eu mesmo a escrever o AfterStep 2, ao invés de ficar esperando que alguém mais o fizesse. Depois de algum tempo, percebi que as pessoas pareciam não considerar o wmaker (WindowMaker era o codinome do AfterStep 2) como sendo uma continuação do AfterStep, provavelmente por razões como a falta de funcionalidades consideradas fundamentais ao AfterStep. Assim, resolvi fazer do wmaker um projeto independente do AfterStep. Após algum tempo, outras pessoas retomaram o desenvolvimento do AfterStep."

O Window Maker é um projeto suficientemente maduro, e o intervalo entre lançamentos de novas versões foi se ampliando. Recentemente comecei a receber várias mensagens de leitores pedindo informações sobre a situação atual do Window Maker, e ativei a rede de contatos (obrigado especialmente ao Helio Castro e ao Rudá Moura) para chegar ao Kojima e perguntar diretamente a ele o que há, em uma brevíssima entrevista.

Veja abaixo as respostas sobre a razão do hiato, e sobre como ter desenvolvido o Window Maker enquanto ainda estava na faculdade influenciou a vida e a carreira de Alfredo Kojima.



Augusto Campos - Tenho recebido diversos questionamentos sobre a situação atual e o futuro do Window Maker. Ele parou? É pausa ou fim mesmo? Há chances de recomeçar?


Alfredo Kojima - A verdade é que já há algum tempo não tenho tido tempo para mexer no wmaker. O Dan Pascu também está ocupado com a empresa dele e sem tempo. A intencao é continuar sempre quando for possível, mas é dificil achar tempo livre e motivacão pra usar esse tempo livre pra programar...

Augusto Campos - Como o WindowMaker influenciou tua vida e carreira? De que formas isso fez valer a pena prosseguir, ou em algum momento te levou a parar?

Alfredo Kojima - Bom, o wmaker sem dúvida influenciou bastante o que rolou depois (e durante) a universidade. O que eu sei de programacão em Linux eu aprendi mexendo nele. O meu primeiro emprego (na Conectiva) me foi oferecido por causa do wmaker. Conheci um monte de gente legal lá com quem ainda tenho contato e com quem também cheguei a trabalhar em outros lugares.

E hoje em dia trabalho na MySQL, fazendo algo que eu gosto (Software Livre em Linux e Mac) graças à indicacão de alguém que ajudou com o projeto e trabalhava lá; além de eles já conhecerem o wmaker e
meu trabalho nele.

Ah, também foi gracas ao wmaker que conheci minha esposa, já que ela é usuária do wmaker :)

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de maiconfaria
Para mim o windowmake é: Para mim o windowmake é mais criativo gerenciador de janela, exelente pedida para máquinas mais antigas e para o pessoal que gosta de uma customiza?ão sob medida.
Fico muito feliz em ver este ambiente em desenvolvimento, e acho que se distribui?ões como o debian cdd e o kurumin trouxessem a op?ão do uso do wmaker já customizado teriamos um boom no número de usuários deste ambiente.

Comentário de Julian4
Já era...: É um projeto abandonado, como o próprio desenvolvedor acabou de dizer.

Como está abandonado e ultrapassado, só tem alguma utilidade questionavel em máquinas também ultrapassadas.

Já éra...
Comentário de Renato Tambellini
Re: Já era...: O Window Maker é o meu gerenciador de janelas favorito uso
em casa e no trabalho. É extremamente estável, leve e personalizável.

O KDE 1.0 era bom, hoje é pesado e cheio de bugs; além de rodar vários daemons com funcionalidades questionáveis. O Gnome é outro que também está se tornando muito pesado.
Comentário de llp
1) O fato do criador não: 1) O fato do criador não estar mais trabalhando no projeto ativamente, não faz o projeto abandonado. Ou será que o GNOME também está abandonado?

2) Além disso o WMaker não está ultrapassado, na verdade, ele é extremamente moderno e atual, com conceitos bem diferentes dos tradicionais. (MS Windows like).
Comentário de tonysp
Parado sim, atrasado não: Pode até estar parado o desenvolvimento, mas sempre será um ótimo WM. Simples e funcional, pra quem não quer o peso de um KDE/Gnome mas também não quer tanta simplicidade como um *box...
Se eu não me engano chegou até a ser padrão em algumas versões do Debian não é? Aliás, uma personalização cairia realmente muito bem num CDD da vida...
Parabéns ao Alfredo Kojima por esse ótimo trabalho e felicidades nos projetos atuais e futuros...

PS: Um único recurso que poderia trazer o desenvolvimento do Window Maker de volta: transparência nos menus e no dock :-)
--
Antes de falar, tenha certeza que suas palavras valem mais que seu silêncio
Comentário de itamarnet
KISS: Sempre usei o Window Maker como gerenciador padrão, e não foi uma escolha minha, foi uma real necessidade.
Minha primeira máquina era uma Pentium 133MHz com 64MB de RAM, então rodar gnome ou kde era impraticável. Utilizei antes como alternativas o Icewm, o TWM e o próprio AfterStep e não me identifiquei com eles... (confesso que não cosegui mexer mesmo, afinal eu tinha acabado de sair do Windows). E nesse aspecto o Window Maker conseguiu suprir todas as minhas necessidades, com as facilidades do docks e a fácil configuração do ambiente. E olha que naquela época ter multiplos ambientes, cada um com um conjunto diferenciado de docks me seduziu demais. Ainda hoje uso o Window Maker, mas sem o uso intenso dos docks. Pessoalmente não vejo necessidade de qualquer modificação no wmaker, principalmente as que tem uma conotação estética. E sinceramente ele se encaixa perfeitamente na maneira como encaro a distribuição que tenho em casa. Lógicamente é um Slack, então "KISS"...
Comentário de Spawn Look
eu uso..: Talvez não seja um projeto abandonado mas sim algo que ja atingiu sua meta. A função do wmaker era ser simples e leve. Já é simples, leve e bastante estavel. Então não tem necessidade de se ter sempre uma atualização pq não tem mais o que acrescentar a ele..

--
_____________
Slackware \o/

Comentário de Alexandro Silva
Wmaker: Olá,

Sou fã incondicional do Wmaker a muitissimo tempo, pra mim não há nada melhor.
Alfredo muito obrigado pela criação do Wmaker, gostaria de vê-lo novamente na ativa, mas se não foi possível você já escreveu seu capitulo na história do SW livre.

Forte abraço a todos!!!
Comentário de elias
Acredito que o Windowmaker: Acredito que o Windowmaker tem muito a melhorar, já imagiraram o WindowMaker com Efeitos 3D ?? :)
Comentário de eje del mal
Abandonado?: http://www.gnustep.org/
Comentário de Jose Luiz
Também sou fa do: Também sou fa do Windowmaker.
outras coisas que seriam interessantes ter incorporadas ao para o windowmaker:
-script para atualizar programas nos menus (uso o menumaker)
-dockapps redimensionáveis
-transparências (não sei nao...)

Já tentei mas não teve jeito de fazer todo o ambiente GNUstep funcionar.
Confesso que me interessei, mas não tem jeito.
Comentário de tonysp
Eterno BETA: Apesar de promissor, o GNUStep é meio que aquele eterno beta, como é ainda o GNUHurd e tantos outros projetos que tinham tudo pra dar certo -- mas ninguém sabe porquê não foram pra frente...
--
Antes de falar, tenha certeza que suas palavras valem mais que seu silêncio
Comentário de Spawn Look
é relativo..: bom ai nesse caso eu seria a favor de 2 wmaker.. A maioria pulou pro wmaker pra fugir dos ambientes graficos pesados, e 3D, transparencias e etc pesa..

seria legal então duas versões: a basica e a mais.. incrementada.. ou então uma versão só customizavel..

--
_____________
Slackware \o/

Comentário de eumesmo
Nem tanto. Na empresa que: Nem tanto. Na empresa que presto serviço usamos o WMaker como gerenciador para os servidores de frente de caixa da rede. No quesito levesa e facilidade de uso ele é o ideal.
Comentário de tonysp
3D eu até concordo que pode: 3D eu até concordo que pode deixar um ambiente muito pesado. Mas transparência eu acho que não. Um bom exemplo disso é o projeto fvwm-crystal, quem conhece sabe que não compromete em nada o funcionamente. E olha que eu usava ele em um k6-II 333MHz com 128 de RAM, e sobrava muito para os outros aplicativos (firefox e cia., quando tinha paciência OpenOffice.org)
--
Antes de falar, tenha certeza que suas palavras valem mais que seu silêncio
Comentário de Lamarck
Entrevista com 2 perguntas?: Nunca vi isto.
Comentário de Mateus Leme
Pena que nin: Pena que o Window Maker esteja meio parado, não sei como estão os outros desenvolvedores, mas é um projeto que a comunidade tinha que abraçar e continuar levando independente do Kojima ter parado ou não.

Logo que saí do Windows a 10 anos atrás, não queria nada parecido com o próprio, além de que o Gnome e o KDE eram muito pesados já na época para aquela minha antiga máquina, então o Window Maker caiu como uma luva para mim.

Até hoje, mesmo assíduo usuário do KDE, sempre que configuro o meu computador uma das primeiras coisas é configurar mudar a área de trabalho do CRTL + F* do KDE para o ALT + F* que usava no Window Maker, vício que adquiri na época que nunca consegui mudar. :)

Parabéns ao Kojima e vamos esperar que esses não sejam os últimos capítulos do wmaker.
Comentário de Mateus Leme
Interessante que não: Interessante que não encontrei em nenhuma parte do site uma citação ao Alfredo Kojima e ao Dan Pascu. Estou enganado ou não se trata do Window Maker?
Comentário de Marcelo Ulianov
Em primeiro lugar, obrigado: Em primeiro lugar, obrigado Augusto. Eu fui um dos que o importunaram com esse assunto. É uma pena que o WMaker tenha sido deixado de lado dessa maneira. Nem estou me referindo ao Kojima e ao Pascu. A tal "comunidade" que enche a boca pra falar, parece não ter a mesma disposição de fazer/programar. Infelizmente eu não sou programador, mas se precisarem de um beta tester em período integral, eu estou à disposição. Um gerenciador de arquivos, novos appicons, ou o que quer que seja. O WMaker caiu na armadilha tostines : ninguém usa porque não tem novidades, ou não tem novidades porque ninguém usa ?

Programadores de plantão, façam algo !
Comentário de Buster Suckers
"Talvez não seja um projeto: "Talvez não seja um projeto abandonado mas sim algo que ja atingiu sua meta."

1º Desculpe mas vc não deve conhecer informatica, nessa area tudo pode ser melhorado.
2º O autor do projeto disse em letras garrafais que está abandonado o projeto.

"mas é dificil achar tempo livre e motivacão pra usar esse tempo livre pra programar..."

esta claro agora???

Agora na minha opinião, um projeto dessa magnitude não poderia estar parado no tempo mas deveria sim, independentemente do Kojima, alguem tocar o barco adiante.
Comentário de bardo
Eu também uso:
Sou usuário do WindowMaker há anos. Já tentei várias vezes mudar de ambiente, mas simplesmente não consigo ter a mesma produtividade em um Gnome, KDE, XFCE ou mesmo Fluxbox personalizado. É questão de adaptação.

O que acontece com o WindowMaker é que ele está em uma categoria decadente. Cada vez mais gerenciadores de janelas são deixados de lado em função de ambientes desktop (que englobam gerenciador de janelas, de arquivos, etc - como o GNOME, KDE e XFCE).

O que acho que falta mais ao WindowMaker não é investir em nada em especial no WindowMaker, mas sim a criação de um desktop com WindowMaker como carro-chefe. Um que já venha com alguns docks (aqueles programas quadrados - um que faça bandeja/systray, por exemplo), que tenha um gerenciador de docks, de arquivos e, quem sabe, uma integração com o hal de alguma forma (como acontece com o GNOME e o gnome-device-manager). Aí sim o WindowMaker ia voltar com toda a força.

Quanto ao WindowMaker em si, eu investiria numa mudança na WINGS (API) para que se integrasse - ao menos visualmente - ao GTK2. Ah, e bindings de WINGS pra Perl, Ruby, Python, etc, seriam interessantes... ;-)

--
"Mi estas la Bardo" - http://bardo.cyaneus.net
Comentário de miranda
Usei o WM ainda no conectiva: Usei o WM ainda no conectiva marumbi....faz tempo!!!
Acho um excelente projeto, pena que está abandonado, não pelo Alfredo mas pela comunidade.
Pena que minha area não é desenvolvimento, gostaria de poder ajudar.

  • Mirandamaster - O Linux em seu desktop


  • Comentário de bardo
    Uma das coisas que:
    Uma das coisas que atrapalham contribuições é o fato de o WindowMaker ser em Objective C e esta linguagem ter um público muito menor que C++ e outras...

    --
    "Mi estas la Bardo" - http://bardo.cyaneus.net
    Comentário de nobody
    Objective-C ???: Você já olhou o código fonte ? Não vi nenhum sinal de objective-c...não é porque se integra ao GNUStep que precisa ter sido escrito em objective-c.
    Comentário de Eduardo Costa Lisboa
    Wmaker padrão no Debian: Sim, ele era padrão no Woody (3.0). E, se não me engano, no Potato (2.2) também.
    Comentário de Donald Knuth
    Como sempre pode sempre ser melhorado?: Meu software TeX não tem um erro reportado desde 1994!!!
    Comentário de Marcelo
    Eu não estou acreditando: Eu não estou acreditando que a entrevista tem duas perguntas. É uma piada?
    BR-Linux.org
    Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
    Expediente
    Sobre o BR-Linux
    Enviar notícia ou release
    Contato, Termos de uso
    FAQ, Newsletter, RSS
    Banners e selos
    Anunciar no BR-Linux
    BR-Linux apóia
    LinuxSecurity, Tempo Real
    Suporte Livre, Drupal
    Verdade Absoluta
    Pandemonium
    Efetividade, Floripa.net
    sites da comunidade
    Ajuda
    Moderação
    Flames: não responda!
    Publicar seu texto
    Computador para Todos
    Notícias pré-2004
    Tutoriais, HCL pré-2004