Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Atualizado: LiveLinux convida interessados a participar de seu desenvolvimento

afonso (jussaravargasarrobaig.com.br) enviou este link e acrescentou: “O que temos atualmente no LiveLinux: Gerenciadores de Janelas : ZappWM e Enigma; Painel de Controle : PainelX; Instalador : Instalador Java; Temas :

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Revoltado
Tem que primeiro PAGAR O dom: Tem que primeiro PAGAR O domínio :-P

domínio: livelinux.com.br
(...) (editado)
servidor DNS: ns1.hotservers.com.br
status DNS: 08/05/2005 AA
último AA: 08/05/2005
servidor DNS: ns2.hotservers.com.br
status DNS: 08/05/2005 AA
último AA: 08/05/2005
criado: 05/04/2004 #1596493
alterado: 09/05/2005
status: congelado
Comentário de Khan
Mais uma?!: Pessoal

Não quero gerar Flames e etc. mas toco em assunto delicado mas que volta e meia vem a tona: mais uma distribuição?!

Claro que o pilar do SL é a liberdade, e ela vai desde simplesmente usar o software como também criar, alterar enfim ... mas venhamos e convenhamos, mais uma distruibuição para que ou coisa do genero para que?!

É melhor juntar esforços nos projetos existem e consolidados do que comaçar N outros que não ofereçam o menor diferencial em relação a outros projetos, e outra detalhe importante é o seguinte, vai ser dificio uma distribuição nova se tão matadora como Debian ou redHat (dos quais outras famosos derivam) ... então fic a dica: colabore com algo bom, não criei algo novo igual aos que já exitem!

um exemplo prático: algúem pode me explicar a diferença entre Kalango Linux e Kutumin?! a mesma coisa!
Comentário de Rael Souza
Na verdade, o que a maioria q: Na verdade, o que a maioria quer é ter status. Já imaginou o currículo? "Desenvolvedor da distribuição tal". Acho até que é válido ter infinitas quantidades de distribuições, mas desde que tenham algo de relevante. Ficar reinventando a roda apenas para ter uma roda própria ou para mostrar pros outros que você fez aquela roda é perda de tempo. É como os sites de Linux. Existem tantos aqui no Brasil e a maioria copia artigos e notícias de outros sites. Não tem coisa mais chata do que visitar um determinado site na expectativa de encontrar um conteúdo legal e achar as mesmas matérias que no site anterior. Com distribuições parece que o caminho está sendo o mesmo. Felizmente, quem não tem criatividade, ou seja, relevência, sai de cena logo.
Comentário de Neno Molina
ATENÇÃO AOS USU: Resposta aos Usuários :

Desconhecemos o Sr. afonso como responsável ou desenvolvedor do LiveLinux, sem autorização nenhuma á postar ou falar pelo Projeto LiveLinux ou seus participantes.

Os responsáveis atuais do LiveLinux são : Emerson Alexandre do Nascimento e Ademar "Neno" Molina Júnior. Qualquer informação dada por outra pessoa ou instituição não será válida.

Respostas aos comentários aqui dados :
- O que fazemos ou deixamos de fazer com o domínio, se foi ou não pago, é problema nosso;

- Isto é Software Livre. Fazemos o que queremos e do nosso jeito, com a nossa comunidade. Se lhes perturba a idéia de uma outra distribuição, o problema é totalmente com vocês. Fazemos o nosso trabalho e fazemos bem, se quiser participar, OK, estamos de portas abertas á quem quiser conhecer, se não, por favor, nem entre em nosso site, será um favor se aparecer e dois se nem entrar no site ou fórum.


Comentário de sdvidal
noooossa: nervoso, hein ?
duas observações :
* acho que o termo correto seria "resposta aos leitores" ou "resposta aos comentários", não "usuários" ;
* comunidade não tem dono (pode ter um líder...), então seria melhor colocar "comunidade participante" , não "nossa comunidade".

saudações.
Comentário de Roberto
Olha, pra ser cincero existem: Olha, pra ser cincero existem muitas muitas diferenças sim. Eu uso o Kurumin e já usei o Kalango, por isso posso falar um pouco sobre isso:

O Kalango surgiu como um remaster do Kurumin 2.x (não lembro a versão exata). De lá pra cá o Kurumin ganhou inúmeros scripts e recursos, mas eles não foram incorporados no Kalango. Você pode ter uma amostra vendo a gritante diferença no numero de opcoes disponiveis no Painel de controle do Kurumin e no Painel do Kalango. Veja também as entradas no menu, principalmente no menu sistema.

O Kalango por outro lado tem melhorias na parte visual, que no final é mais questao de gosto. Algumas coisas foram implantadas no Kurumin depois de serem criadas no Kalango como por exemplo o "Meu computador" (vi os creditos no change-log).

A base de detecção de hardware do Kalango 3 está muito desatualizada, não detecta minha Radeon 9250 por ex. No Kurumin e versoes recentes do Knoppix funciona perfeitamente.

O Kalango não tem suporte a nenhuma placa wireless, com excessao das que tem drivers direto no Kernel. O Kurumin 4.1 que uso veio com vários drivers, até o para a minha placa Atheros.

Encontrei mais bugs no Kalango que no Kurumin, talvez por ele ter uma comunidade menor e por isso ser menos testado.

Obs: Postizinho toll né? Só alguem que não usou os dois poderia soltar uma pérola como "algúem pode me explicar a diferença entre Kalango Linux e Kutumin?! a mesma coisa!"

A criatura não sabe sequer o nome correto da distribuição!


Comentário de Everaldo Canuto
Não sou autor de nenhum dos: Não sou autor de nenhum dos comentários acima mas depois de ver toda essa confusão um coisa que jamais farei é entrar no site do LinuxLive. Quem trabalha em algum projeto livre tem de estar preparado para críticas essa sua apostura afasta as pessoas, leve como um crítica construtiva mas você foi mal educado e vocês também estão sendo desorganizados.

A melhor coisa seria você ter escrito quais os diferênciais do LinuxLive, dizer o porque da idéia dessa nova distro e quanto ao domínio poderia ter escrito algo como: "Tivemos um problema com o pagamento do domínio, somos um projeto livre e contamos com verba reduzida" assim você poderia até contar algum apoio.

Ainda está em tempo de pedir desculpas e assumir uma postura mais amigável.

Everaldo Canuto
everaldo_canuto@yahoo.com.br
Comentário de Neno Molina
A questão é: O problema é o seguinte, que vocês talvez não tenham entendido :

- Críticas construtivas ajudam á melhorar, mas o que foi postado aqui, está longe de ser crítica para melhorar.

- Se querem ver o projeto, entre no site, participem do fórum, mas não falem nada se não souberem qual a base do trabalho, ou quem trabalha.

- Eu não preciso colocar o que há de diferencial aqui, Everaldo, pois está no site e no fórum. Não ficarei repitindo o que eu disse, qeum quiser, visite e conheça o projeto.

- Postura amigável eu tenho quando o assunto é para ajudar, e não difamar. Falar que o projeto é parecido, é uma coisa, dizer o que disseram, é outra, e se trata de pessoas que não tem o mínimo conhecimento do que é o projeto, o que fizemos e fazemos no momento.

Obrigado, e antes de surgirem mais comentários sobre isso, conheçam o projeto primeiro, Tenho certeza que não se arrependerão.
Desculpem pela aspereza, mas é que o trabalho que fazemos é muito sério, muito mais do que estas pessoas que postaram aqui imaginam.
Comentário de Robson
Solicitação: Caro Augusto acompanho seu site faz um tempo e essas mensagens que causam esse tipo de discussão e que nao contribuem em nada com o software livre, acredito que devem ser retiradas, mesmo que isso pareça uma censura, mas de vez em quando é necessário frear as loucuras de uns poucos quando denigrem as imagens de outros que estão trabalhando.
Comentário de autopost
Denegrir ou colaborar?: Olha, Robson, eu não conheço detalhes sobre esta distribuição ou a maneira como é desenvolvida, nem sei nada sobre a pessoa que enviou o convite à participação da comunidade.

Mas a mim parece que uma notícia descrevendo os recursos já incorporados a um projeto livre, o perfil dos colaboradores que eles buscam e um convite à colaboração está bem dentro do que se considera uma contribuição válida, independente de quem a envie. Em que você considera que a notícia denegriu a imagem de alguém?

Sobre os comentários, infelizmente eu não posso fazer a mesma análise...
Comentário de Patola
Fale por si mesmo: Eu já fui trollado, xingado e até copiado jocosamente aqui neste sítio e nem por isso quero censura.

Pra você ver, o sítio do Baboo, um lambe-botas da Microsoft, tem censura total e por isso mesmo se fecha totalmente às críticas. Quando começaram a falar de GNU/Linux lá, ele simplesmente proibiu o assunto. Quer mesmo que façamos como ele?

Além disso, no meio do lixo sempre tem algo valioso, quer seja uma deficiência de um software livre que realmente precisa de conserto, quer seja um comentário inspirado, embora exaltado.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de
Denegrir ou divulgar?: Olha, Robson, eu não conheço detalhes sobre esta distribuição ou a maneira como é desenvolvida, nem sei nada sobre a pessoa que enviou o convite à participação da comunidade, exceto que ele tem duas respostas (com este mesmo endereço de e-mail) na FAQ do Zago na lista linux-br.

Mas a mim parece que uma notícia descrevendo os recursos já incorporados a um projeto livre, informando o perfil dos colaboradores que eles buscam e incluindo um convite à colaboração está bem dentro do que se considera uma contribuição válida, independente de quem a envie. Ainda mais quando estes dados foram retirados de uma mensagem da própria equipe de desenvolvimento da distribuição, em seu fórum público. Em que você considera que a notícia denegriu a imagem de alguém?

Sobre os comentários, infelizmente eu não posso fazer a mesma análise... Mas para eles cada usuário pode contar com seus próprios recursos de moderação de conteúdo.
Comentário de Neno Molina
Se...: Se você ficar moderando os comentários por medo de ser achincalhado, Everaldo, aí não dá prá responder mesmo ...

Mas o Augusto tem toda razão : Não é interessante como uma provocação chega longe ? Não sei qual o interesse em denegrir, confundir ou difamar o LiveLinux ou seus integrantes ... até agora estou sem entender ... pois bem ...

Desculpas ao pessoal, e quando o LL estiver on-line, após o problema do registro ser reparado, visitem e vejam o trabalho.
Não vou bater boca ou dar chance á pessoas invejosas que fracassaram em seus projetos e agora fazem de tudo para destruir o dos outros ...

Simplesmente vamos continuar os trabalhos no LL, sem dar mais chance á esse tipo de distração e provocação ... querem postar, postem mais ... a propaganda é nossa :D O feitiço virou contra o feiticeiro . Quanto mais nos provocam, ao contrário do que pensam, mais forte a idéia será , então ...

... boa sorte para vocês ;) Após o lançamento do LiveLinux, a gente se fala novamente ;)
Comentário de Luc
Mais uma?: Sempre haverá mais uma, duas, três, mil. O problema do Linux é que o idealismo é a prioridade número 1 e a tão propalada "liberdade" acaba muitas vezes sendo reduzida a apenas *uma* faceta do idealismo. Nesse idealismo, é comum fecharem-se as portas (e olhos e ouvidos) para sugestões e contribuições se elas não agradarem muito os responsáveis pela distribuição. A tal da "liberdade" acaba se manifestando na forma de "a distro é minha e eu faço o que eu quiser" e "sua idéia é boa, mas não me interessa".

Conclusão: muitos componentes (concretos) ou conceitos (abstratos), sejam eles novos ou meras variantes de componentes ou conceitos velhos, só têm uma chance de serem divulgados se forem implementados em uma distro nova porque as distros existentes resistem muito a tudo que não se encaixa em seus padrões, quase sempre extremamente rígidos.
Comentário de Everaldo Canuto
Não entendi, porque a respos: Não entendi, porque a resposta direcionada a mim? Eu nem uso a moderação! Você pode explicar o promeiro parágrafo?

Everaldo Canuto
everaldo_canuto@yahoo.com.br
Comentário de Everaldo Canuto
Molina, não acho que alguém: Molina, não acho que alguém tenha denegrido a imagem do LinuxLive, o cara apenas repassou um conteúdo que estava no próprio site de vocês. Qual o problema com isso? Porque chamar os outros de fracassados?

A única coisa que eu vi foi alguns comentários (até amigáveis) de pessoas que são contra essa grande quantidade de distros mas não vejo onde essa opnião pode denegrir a imagem do LinuxLive.

Everaldo Canuto
everaldo_canuto@yahoo.com.br
Comentário de Neno Molina
Veja isto: Para provar, aqui está um post colocado á 5 semanas atrás, que eu enviei pro br-linux :

http://br-linux.org/linux/?q=node/548

Avisando do início da versão Beta, já que a Alpha já havia saído á um bom tempo.
O conteúda da mensagem pode ter sido copiado, Everaldo, do site ou fórum ... mas foi enviado por alguém que não faz parte do grupo de desenvolvedores do LiveLinux, ou os responsáveis pela distro, que são o Emerson Alexandre do Nascimento (Administrador do Fórum Kurumin e do Fórum LiveLinux), Eric dos Santos (responsável pela hospegaem do site e fórum, da Hotservers) e eu, que fui encarregado de coordenar as versões Beta, RC1 e RC2 e coordenar desenvolvedores para a distribuição, já que fui também um dos primeiros á integrar o LiveLinux na época de sua fundação, assim como todos que participam da comunidade, que é dividida em grupos, e cada um com seu líder, quase nos mesmos moldes da Debian.

A mensagem em si não é provocação, é benéfica para noso marketing, os posts que se seguiram foram, mas isto está ultrapassado. O que queremos é colocar a distro em frente agora, sem nenhuma crise.

Por um lado esse episódio foi bom, para ver que não se pode confiar em todos os posts que são colocados aqui, que enganadores podem se aproveitar deste local para colocarem o que quiserem, sem nenhuma restrição,e depois não pode ser retirado, porquê senão, serão taxados de "radicais", por quê toda a crítica deve ser digerida, isso o que acham ...pois bem, que seja assim. Vou digerir e muito bem isto, como lição.

Que sirva de lição á quem quer trabalhar sério nesse meio, para que saibam que nem em tudo do SL pode-se confiar.

Agora, o mais interessante, como o próprio Augusto disse, é seguir em frente e não alimentar provocações, pois será assim, pois de uma forma ou outra, por mais bizarro que aparente, foi bom.

Muitas pessoas passaram por isto, bom, esta é a nossa vez. Então, que seja ... como disse, espero vocês depois do problema estar contornado para verem do que se trata o LiveLinux.

Muito obrigado ao Augusto Campos pela ajuda e pelo conselho ;)
Até a próxima!

P.S : Everaldo, é LiveLinux ... e não LinuxLive ...
Comentário de
Censura:

Por um lado esse episódio foi bom, para ver que não se pode confiar em todos os posts que são colocados aqui, que enganadores podem se aproveitar deste local para colocarem o que quiserem, sem nenhuma restrição,


Você está falando em tese, ou no caso concreto? Me parece que no caso concreto, o post era verdadeiro, reproduzia convite do próprio site da distribuição, e não foi enviado por nenhum enganador. Mas já houve casos no passado de envio de material intencionalmente fraudulento e que chegou a ser publicado, e nestes casos foi publicado um desmentido e a notícia foi removida ou tornada inócua.

Não me importo que você ou alguém confie ou não nas notícias daqui - cada um escolhe em que confiar. Me parece que bastante gente confia, e isto é bom. Mas não vejo esta notícia como um exemplo negativo, pelo contrário.


e depois não pode ser retirado, porquê senão, serão taxados de "radicais",


Depois de ter te enviado tantas mensagens particulares explicando a situação (e em nenhuma delas tendo te taxado de radical por querer exercer censura contra uma notícia verdadeira e positiva sobre a distribuição na qual estás envolvido), me surpreende ler isto.

Novamente, falas do caso concreto? No caso corrente, me parece que o post não tem nenhuma razão que justifique sua retirada. É verdadeiro, foi reproduzido de um comunicado público da distribuição (assinado por você emsmo), e principalmente: é positivo! Por que o BR-Linux o retiraria, removendo junto o conteúdo produzido por vários outros leitores, em alguns comentários interessantes e pertinentes?

Não posso (nem desejo) exigir procuração de quem submete notícias, para que demonstrem pertencer oficialmente a uma determinada comunidade. Nem conheço nenhuma comunidade que exerça este tipo de controle sobre as informações relativas a um projeto livre...


por quê toda a crítica deve ser digerida, isso o que acham


A alternativa seria suprimi-las? Censurá-las?
Comentário de vmedina
Talvez...: Talvez a maioria queira fazer um produto com a cara deles que atenda a uma necessidade deles e queiram fazer, como várias pessoas já fizeram, um dinheirinho extra no fim do mês com venda de cds e tudo mais.

Talvez eles queiram mostrar a cara deles para o mundo e colher os frutos do trabalho deles. Talvez só queiram contribuir para ajudar alguém de alguma forma. Ou talvez seja só aprender. Existem também, é claro, aqueles que preferem só aparecer e poluem as boas intenções de muitos.

Mas como julgar quem é quem? Quem decide isso? Você? Eu? Um bando de gente amarga que acha que só a Distro X merece ser chamada assim? Que a única distro Live do Brasil é a Distro J e as outras são meros remasters miseráveis?

Se tivessem falado para um cara na finlândia que o so dele não valia nada e ele abaixasse a cabeça e concordasse? Não estaríamos discutindo nada hoje, e eu ainda estaria usando o Windows XP, que descartei já tem 2 ou 3 anos.

Idéias novas são sempre bem vindas pois o software livre/código aberto é alimentado por elas. Ele praticamente nasceu e se sustenta delas. Como podemos censurar uma pessoa por quere ter uma idéia nova?

Se as idéias não forem realmente novas, não trouxerem nada inédito ou bom, elas vão morrer pois ninguém irá adotar. O Tempo vai dizer quem é bem intencionado ou não.

Agora, será que é a maioria mesmo que quer Status?

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Pergunta tola: Porque será que certas pessoas que acham que temos Distros demais sempre vem dar o ar de sua graça em tópicos de Distros novas?

Quando eu vejo algo que não sou a favor, eu simplesmente não entro. Leio por cima e etc.. Será que esses srs. não poderiam fazer o mesmo?

Distros novas não são necessariamente ruins. Diversidade é bom, porque quanto maior a variedade mais necessidades são cobertas. Todos tem direitos a Modificar um Knoppix e chamar de "MinhaDistro1.0xpBetaplus" e distribuir. Por que não? Não é esse um dos pontos fortes do SL?

Agora, temos pessoas que acham que em todo o mundo só deveríamos ter uma distro, e duvido que todas elas concordem qual deve ser, e devemos respeitar este pensamento. E eles também não deveriam respeitar o oposto?

A minha pergunta é tão simples que parece tola:
Será que não podemos respeitar o pensamento dos outros por só um minuto?

Seria tão mais simples se seguissemos este princípio. O cara que fica mal humorado quando falam de novas distros iria olhar para o tópico e não ia entrar para descarregar seu mau humor.

Não ia fazer aquela perguntinha chata e poucas vezes bem-intencionada: "No que a sua distro é diferente da distro X?", ou então a outra: "Porque não adotou a distro X ao invés de modificar ela e fazer a Y?".

Aí os criadores da Y não iam ter que lidar com este tipo de coisa, e nem cuspir marimbondos quando perderem as estribeiras.

Para melhorar as discuções no BR-Linux não é preciso moderadores no site, esquemas de pontuação de moderação e outras soluções complexas. Só uma palavrinha: "Respeito".

Espero que entendam o que eu disse e que tentem seguir.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Ricardo Cruz
Perfeito...: Vinícius Medina, vc foi simplesmente perfeito em suas colocações. :)

Nada mais a dizer.
Comentário de Ricardo Cruz
Perfeito...: Vinícius Medina, vc foi simplesmente perfeito em suas colocações. :)

Nada mais a dizer.
Comentário de Luc
Sistema falho: Esse tal sistema de "moderação de conteúdo" também é muito falho. Volta e meia meus comentários são ocultados pela moderação sem nenhuma explicação aparente. Sem nenhuma grosseria ou brincadeirinha de mau gosto de minha parte, são "moderados" assim mesmo. Neste mesmo tópico, tem um comentário meu e mais um, de outra pessoa, que foram "moderados" e eu não consigo nem imaginar por quê. E em outros tópicos em que fui "moderado", aparecem mensagens bobocas, infantis, com a clara intenção de avacalhar a discussão, que permaneceram intactos.

Então, talvez a idéia fosse boa, mas o resultado é ruim. Nem poderia ser diferente. Um cara que se registra e *pratica* a moderação deve ter, como requisito, a arrogância de achar que pode determinar quem tem o direito de se manifestar e ser visto. E gente assim, micro ditadores, só pode fazer merda mesmo.

TWOT
IOOH
Comentário de Douglas Augusto
> Porque será que certas pes: > Porque será que certas pessoas que acham que temos Distros demais sempre vem dar o ar de sua graça em tópicos de Distros novas?

> Quando eu vejo algo que não sou a favor, eu simplesmente não entro. Leio por cima e etc.. Será que esses srs. não poderiam fazer o mesmo?

Porque eles acham que está havendo desperdício de esforços. Pode ser até que ocorra, mas por outro lado, talvez o desenvolvedor não faria nada se não estivesse fazendo exatamente aquilo que deseja. E nenhum projeto é igual ao outro, sempre terá uma peculiaridade que eventualmente poderá se destacar e se mostrar uma boa idéia/solução.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de brain
Moderação: Luc:

Se o sistema de moderação não lhe agradar, basta você desativá-lo. Ele não me agrada (está ativo por solicitação insistente dos usuários), e eu navego com ele desativado.

Mas ao mesmo tempo, acho que se as pessoas que discordam da pontuação dada a comentários alheios se furtarem de registrar a sua própria moderação para estes mesmos comentários, acreditarão sempre que prevalece a moderação dos que discordam de seu ponto de vista.

A moderação praticada por poucos usuários pode mesmo gerar grandes desvios. Mas não tenho como forçar ninguém a moderar, e nem pretendo fazer algo assim.

Augusto
Comentário de Everaldo Canuto
Então, você acha que ele fo: Então, você acha que ele foi perfeito, já eu acho que se ele tivesse ignorado os comentários e apenas seguido em frente ele não teria deixado essa má impressão... todas as distros são mal faladas por alguém no entanto não vejo seus criadore tão bravos quanto o Medina. Eu estou com uma má impressão do LiveLinux e acho que muitos outros também.

Everaldo Canuto
everaldo_canuto@yahoo.com.br
Comentário de Neno Molina
Por quê de tantas distros ?: Isso deveria ser apergunta certa : Por quê existem tantas distros ?

Isso é ocasionado exatamente porque muitos desenvolvedores de distros não dão bola á novos projetos, e querem manter tudo debaixo de sua própria asa, e nem se importam ou lêem quando um desenvolvedor aparece com uma solução ou uma melhoria para certos problemas em suas distros.

Eles estão certos. O esforço para criar uma distro, com bons programas, que tenha uma detecção de hardware decente, e que tenha um suporte considerável á novas tecnologias, demanda muito tempo e dinheiro, que ás vezes sai do próprio bolso deste desenvolvedor.

Mas, e se existisse um local onde estes projetos pudessem se reunir, criar e desenvolver um sistema, numa crença mútua de que os projetos serão bem mais desenvolvidos se em conjunto, com muitas pessoas pensando e encontrando soluções ?

Este é o motivo que levou á criação do LiveLinux, que seria somente um local para reunião de alguns projetos (Enigma WM, ZappWM, PainelX, Instalador Java), mas com o passar do tempo, e após o lançamento da versão Alpha, deciciu-se entre os desenvolvedores deste projeto chamar mais desenvolvedores, com boas idéias, para criar uma distro, não melhor, não maior, mas que pudesse ter a constante de incluir novas idéias e não ficar atada ao pensamento de um único desenvolvedor.

Hoje, estamos trabalhando na versão Beta do sistema, que estará concluído em pouco tempo, pelo número de desenvolvedores trabalhando no LiveLinux, se contarmos hoje, seriam 25 colaboradores em partes distintas do sistema.

Agora, porquê incomoda tanto "mais uma distro"?
Talvez seja o fato do fanatismo por outras distros, talvez o fato de cada distro ter sua torcida, e seus fãs se acham no direito de criticar tudo o que aparece, pelo simples prazer de tentar desmotivar a criação desta distro.

Ou trabalhamos a favor de todo e qualquer software livre, ou trabalhamos uns contra os outros, e veremos qual será o melhor resultado.
Acredito que o apoio, mesmo não existindo, seria melhor que críticas á respeito do porquê de tantas distros, falar sem conhecer ou entender o motivo de tal ação é pura ignorância, e o incrível que isto parte de quem se diz apoiador do Software Livre, do Linux, do Open Source ...
Há muitos outros projetos em andamento, de outras distribuições, e desejamos uma ótima sorte á todas, e prestamos apoio se preciso também. Porquê não? Não é uma competição, tampouco brigas ou desavenças, se isto acontecer, é o fim não só de uma distro, mas o fim da confiança nos desenvolvedores e colaboradores do SL no Brasil.

Claro que fui malhado, e com razão, pelo que fiz aqui, mas achei uma molecagem colocar algo sobre o domínio, postarem uma notícia direto do fórum do LL, sem o consentimento dos responsáveis, e por parte de alguém que não é nem desenvolvedor, nem colaborador, tampouco usuário do fórum LL. Por um lado, a notícia é benéfica, ajuda á nós, mas não foi postada por este motivo, foi postada exatamente para gerar flames e trolls por alguns usuários, tipo o do Revoltado, que já havia aprontado a mesma coisa na notícia para convocação, e eu ingenuamente, caí nesse bate-boca sem noção.
Este post, acreditoeu e outros desenvolvedores, colaboradores e usuários do LL, foi colocado pelo mesmo, pois alguns minutos depois, postou a primeira mensagem, e falando justamente do domínio.

Augusto, não quis criticar a forma de trabalho do br-linux, apenas apresentei a minha indignação em pedir para que este post fosse retirado, e você não retirou, mesmo tendo recebido dos outros reponsáveis do LL mais mensagens, mas mesmo assim insistiu em deixar isto, mesmo sabendo que não se trata de um usuário, e sim de alguém querendo trazer á tona um post para falar sobre o problema do domínio.Portanto, meu argumento para a retirada não é inválido, mas você não entendeu, mas há males que vem para bem, com certeza ;)

E Everaldo, não julge o que somos pelo acontecido aqui. Não julge ou critique sem saber o porquê disto. O LiveLinux não é apenas uma pessoa, o LiveLinux são todos os usuários de nossa comunidade, incluindo á mim. Conheça o que é o LiveLinux antes de provocar e alimentar mais discussões.

Encerro aqui tudo o que eu tinha á dizer, para esclarecer esta confusão, e espero que todos colaborem também.
Comentário de vmedina
Confusões...: Everaldo, acho que ele apoiou o que eu disse. Mas eu não sou criador DESTA distro. :P Eu mexi com isso mas a distro era a TATUI.

Recebemos na época "críticas construtivas" como essas. Eu não gostei, mas não tratei mal niguém, apenas pedi para as pessoas fazerem algumas reflexões. Como fiz agora.

Não acho que eu fui bravo, nem criador da distro diga-se de passagem :) , apenas propus algumas reflexões a serem feitas. Sem ataques e com calma. Você parou para ler e refletir?

Vou reproduzir umas boas aqui para que você me diga o que acha:

Distros novas não são necessariamente ruins. Diversidade é bom, porque quanto maior a variedade mais necessidades são cobertas. Todos tem direitos a Modificar um Knoppix e chamar de "MinhaDistro1.0xpBetaplus" e distribuir. Por que não? Não é esse um dos pontos fortes do SL?

Agora, temos pessoas que acham que em todo o mundo só deveríamos ter uma distro, e duvido que todas elas concordem qual deve ser, e devemos respeitar este pensamento. E eles também não deveriam respeitar o oposto?

A minha pergunta é tão simples que parece tola:
Será que não podemos respeitar o pensamento dos outros por só um minuto?


Eu não estou sendo bravo com ninguém, e nem tive esta intenção, e nem estou dizendo que todo "criador de distro" deve xingar todo "destruidor de distros novas" ou vice-e-versa, nem quero dizer que apoio tudo que foi escrito acima.

Eu só acho que todos deveria refletir bem sobre respeito ao trabalho alheio. RESPEITO é básico. Pense nisso.

[]s!


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Desperdício de esforços: Salve Douglas. Que bom ver que você apareceu para manter alto o nível do debate.

Eu não entendi ao certo se você acha que existe desperdícios, mas pelo final creio que a resposta é não. Sendo assim eu concordo com você.

E como pode haver desperdício se todos podem se beneficiar do código. Durante o FISL 5 eu ví estrangeiros que perguntaram ao Morimoto porque ele não contribuia diretamente para o Debian. Morimoto respondeu que oque ele tinha feito estava a disposição e quem quiser que pegar podia. Isso É o Software LIVRE/Código aberto. Você gostou? É só aproveitar. O que um faz beneficia a todos.

Pena que tem gente que não percebe isso.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Patola
Discordo: Vou entrar em um ponto sensível agora. Não quero causar flame, apenas expor minha opinião.

E como pode haver desperdício se todos podem se beneficiar do código. Durante o FISL 5 eu ví estrangeiros que perguntaram ao Morimoto porque ele não contribuia diretamente para o Debian. Morimoto respondeu que oque ele tinha feito estava a disposição e quem quiser que pegar podia. Isso É o Software LIVRE/Código aberto. Você gostou? É só aproveitar. O que um faz beneficia a todos.

Hmmmmm, eu não concordo não. Se você notar bem, o Morimoto não respondeu à pergunta! Eu acho que ele não contribui diretamente para o Debian porque ele precisa de passos mais complicados para isso - se tornar um desenvolvedor debian (para começar a ser levado a sério na distribuição) e argumentar nas listas que sua solução é boa e se encaixa no framework e no roadmap debian. Isso é trabalhoso e se, por um lado, pode atrasar ou impedir estalos geniais, por outro evita que toda sorte de despirocadas e mudanças entre subitamente no debian.

E, na verdade, eu não acho que ele tivesse muita chance de sucesso. O Kurumin é muito interessante mesmo para o usuário doméstico; apresenta um framework bem simples, o que o faz fácil de entender e modificar (basicamente, atalhos para tarefas do sistema através de scripts com kdialog). Mas, apesar das inúmeras contribuições que ele agrega e de ter seu lugar entre as distribuições garantido, não é novidade nem "ciência de foguetes" o que ele faz, e não tem, além disso, nenhum tipo de planejamento especial - isto é, não a considero realmente adequada para além do escopo a que se propõe (servir de distribuição de 'entrada' para usuários leigos), como, por exemplo, servir como desktop corporativo ou ser usada para instalar um servidor. Os acréscimos do Kurumin não teriam muito a oferecer e não se encaixariam no framework e roadmap debian e seriam rejeitados.

Além do que acho sobre o Kurumin, poderia ainda discorrer sobre não achar adequado essa postura de "deixar lá" e esperar alguém descobrir - colaboração tem que ser ativa! Mas acho que o que escrevi vai suscitar suficiente flame. :(
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de Emerson Alexandre do Nascimento
Não sei porque foi editado: Não sei porque editaram o post no relatório que diz que o domínio estava congelado.

Mas vou explicar aqui o que expliquei no site. Meu primeiro provedor de acesso a internet fechou as portas depois de 5 anos e com isto perdi meu endereço de e-mail que por forças da circunstâncias era o que constava no meu ID do registro.br

Com isto, eu não recebi a cobrança de R$ 30,00 que deve ser paga anualmente.

Por mais que eu não tenha nenhuma receita com o site do livelinux, R$ 30,00 por ano não é nada impeditivo que o site continue no ar.
O que realmente aconteceu foi o não recebimento da cobrança já que é algo anual e eu realmente não me recordava que estava por vencer.

Já foi feito o pagamento e já atualizei meu cadastro no registro.br para receber os avisos por e-mail normalmente.

Quero dizer que o LiveLinux antes de ser uma distribuição linux, é uma comunidade no sentido afetivo da palavra: Lá você vai encontrar um grupo de amigos que se importam uns com os outros e que gostam do que fazem. A distribuição linux e os projetos são conseqüência dessa amizade, por isto eu digo que se você quiser fazer parte desse grupo, você é bem vindo.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004