Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Desenvolvedor do kernel Linux oferece desenvolvimento grátis de drivers livres


“Greg Kroah-Hartman, hacker de Kernel do Linux e autor do livro Linux Kernel in a Nutshell postou um anúncio épico em seu blog. Isso pode culminar em melhor portabilidade de dispositivos para usuários de Linux, drivers de melhor qualidade e menos “bolhas” não-livres.

Do anúncio: “A comunidade do kernel Linux está oferecendo a todas as companhias desenvolvimento de graça de drivers para Linux. O único requisito é uma especificação descrevendo como seu dispositivo funciona, ou o endereço de e-mail de algum engenheiro disposto a responder algumas questões de vez em quando. Se sua companhia está preocupada com assuntos de NDA ('non-disclosure agreement', acordo de não divulgação de informações) envolvendo especificações, nós arrumamos um programa para que possamos nos certificar de que todos os requerimentos de NDA serão preenchidos. Agora seus desenvolvedores terão mais tempo para trabalhar em drivers para todos os outros sistemas operacionais e você ainda poderá colocar “Suportado no Linux” no material de marketing de seus produtos.”


Enviado por Leonardo Ribeiro (leonardo·saibotΘgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Orvalho J Augusto
Que optimo: Isso e fantastico. De facto, a comunidade e poderosa e rapida. Por isso e melhor usar a comunidade para ela mesma...
Comentário de Roger de Almeida
simplesmente: simplesmente esplêndido!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Roger()

Comentário de Renato
Porque não pensaram nisto antes?: Isto é tão bom e simples que fica a pergunta: porque ninguém pensou nisto antes?
Espero que esta iniciativa seja bem recebida pela indústria de hardware.
Comentário de Henrique Ruiz Poyatos Neto
Mamata pra quem não merece.: Sinceramente, só não tem seu equipamento suportado pelo Linux o fabricante que não quiser... :P Não precisa nem fazer força.
Comentário de Junior Polegato
Eu creio que pensaram diferente...: Hoje em dia a Microsoft paga de alguma forma para que os fabricantes coloquem em seus produtos que é suportado pelo "Janelas" e até para recomendarem o uso do "Janelas". A comunidade de código livre e aberto não tem grana para isso, mas tem mão de obra e muito bem especializada e quem sabe com isso terminam com as dúvidas dos consumidores ao comprarem um produto de saberem se vai ou não funcionar com Linux e quem sabe até (será que é utopia?) um "fabricante" de computadores coloque em sua página ou produtos: "Nós recomendamos Linux!". ;)


--

Atenciosamente,

Junior Polegato

Um peregrino de problemas; Um pergaminho de soluções!
Página Profissional: http://www.juniorpolegato.com.br

Comentário de ufa
Há um tempo atrás a ATi: Há um tempo atrás a ATi passava as especificações das suas placas de vídeo para os desenvolvedores. Estranhamente, a partir do lançamento do DirectX 9.0, ela parou de liberar as especificações, fazendo com que os drivers para as novas placas (até a Radeon 9250 há suporte 3D nativo no driver livre) fossem desenvolvidos por engenharia reversa (trabalho lento e ingrato).
Espero que com essa declaração, a Ati reveja sua posição (isso se não houver um contrato escuso com a MS para não liberar as especificações), e force outros fabricantes (i.e. NVidia) a fazerem o mesmo.

Comentário de Paulo Pontes
quem paga?: de onde está vindo a grana para pagar por este esforço?
Comentário de Douglas Augusto
Preservação de informações vs SL:
Se sua companhia está preocupada com assuntos de NDA ('non-disclosure agreement', acordo de não divulgação de informações) envolvendo especificações, nós arrumamos um programa para que possamos nos certificar de que todos os requerimentos de NDA serão preenchidos.


Mas como preservar as especificações/informações do hardware quando o código-fonte do driver estará disponível publicamente? Tornando o código obscuro, assim como fizeram com o driver nv[1]?

1. http://cvsweb.xfree86.org/cvsweb/xc/programs/Xserver/hw/xfree86/vga256/drivers/nv/?hideattic=0&only_with_tag=xf-3_3_3
Comentário de Tédio
Um dia a ficha cai: Alguém respondeu a essa pergunta outro dia e o artigo até foi vinculado aqui mesmo. Se é que ainda não percebeu, o próprio kernel, ambientes gráficos, servidor X, compiladores, servidores para todo tipo de serviço e até jogos, representam em si um esforço muito mais grandioso que simples controladores de hardware. Além disso, o que o anuncio tem de especial é que oficializa uma oferta, mas não é nada que não venha sendo feito e solicitado dos fabricantes de hardware esses anos todos. Ao final das contas o que provavelmente acontecerá é o desenvolvimento ser passado alguém que simplesmente quer ver seu dispositivo funcionar.

De qualquer maneira e voltando a pergunta original, só me resta refletir com meus botões: tem gente que nunca vai enxergar as oportunidades passando diante do nariz.
Comentário de manoelpinho
Artigo interessante e relacionado: Recomendo a leitura desse artigo interessante e relacionado com esse problema de desenvolvimento de drivers para linux

http://www.oreillynet.com/linux/blog/2007/01/what_if_hardware_vendors_are_t.html

------------------------------------------------
Usuário Linux #100343

Comentário de Ricardo Carvalho
É uma excelente proposta,: É uma excelente proposta, mas eu duvido que muitas vão aderir (apesar de eu desejar o contrário), até hoje com exceção da Realtek e de algumas outras menores nunca vi muitas empresas liberar dados de seus produtos. Poderiam seguir ou o exemplo da Realtek (que disponibiliza documentação para quem pedir) ou da HP, que disponibiliza drivers para suas impressoras que funcionam em diversos sistemas (o exemplo bom daq HP acaba com as impressoras).
Comentário de Rael
Excelente artigo!: Excelente artigo! Fiz um resumo e tradução:
http://www.raelcunha.com/packages/blog/pages/index.tpl.php?post=19
Comentário de Ronaldo Valdevino da Silva
Tem sim...: Estou querendo trabalhar com produção musical no linux e anda difícil...Preciso saber qual controlador midi para DJ é suportado no linux, além de softwares de mixagem sintetizadores etc...
Tenho uma esperança...no site openjay.org me parece que o dj console mkII da hercules é suportado através do software Ultramixer...mas o bcd 2000 da behringer não...justo o que eu queria 8-( E se alguém puder me ajudar o programa Ultramixer roda em Java pela JVM, mas quem disse que eu consegui fazer o treco funcionar no Kurumim 6.1...Será que eu conseguiria rodar algo via Wine?
Comentário de Douglas Augusto
Alerta: O link abaixo esclarece a questão levantada, e é tão preocupante quanto eu imaginava. Basicamente, o código-fonte, com exceção de um time particular de programadores do Linux, será obscuro para todos os outros desenvolvedores. Isto é, na prática viola o conceito de Software Livre --liberdade 1 e 3, mais especificamente--, ao tornar o acesso ao código-fonte uma farsa. Além de ferir a liberdade, fere a longo prazo também a qualidade do código, à medida que a manutenção estará à mercê de um grupo limitado de programadores que têm privilégio de acesso às especificações dos drivers.

OpenBSD: NDAs Versus Free Drivers
http://kerneltrap.org/node/7729
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004