Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Framework para desenvolvimento de aplicações em C++


“Esse fim de semana resolvi lançar a versão 0.1 da NUS, Nemesis Utilities System, um framework para desenvolvimento de aplicações em C++. O projeto ainda está em sua infância. Varias coisas precisam ser melhoradas e muitas outras precisam ser polidas. Ainda assim, humildemente, acredito que vale o esforço de baixar e testar para pegar o “feeling” do projeto. O site do projeto é http://dev.angusyoung.org ”


Enviado por Otavio R. Piske (angusyoungΘgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de indiox
suce$$o!: ae brother!

no que eu puder ajuda-lo soh me chamar!
Suce$$o no projeto!!!

--
Claudio Pereira aka IndioX
Powered by Gentoo Linux
http://www.gentoobr.org
indiox@gentoobr.org

Comentário de AngusYoung
Obrigado Indiox, contarei: Obrigado Indiox, contarei com a sua ajuda!

Abraços
--
***
Gentoo Project
Gentoo Linux Brasil

Comentário de Clebson Derivan
hello world: #include

int main(void) {
NMessage::print() << "Hello world!";
return 0;
}

peguei o codigo acima no site do projeto! a duvida é a seguinte meu!? pq nao usar STL ?


Comentário de AngusYoung
A STL é fantástica, mas: A STL é fantástica, mas ela não faz tudo que eu quero, da maneira que eu quero e do jeito que eu gosto. Além disso, embora o framework ainda esteja bem incompleto, abstrair o output (como no caso mostrado nesse exemplo) vai me facilitar redirecionar a saída para outros dispositivos (sockets, pipes, etc).

--
***
Nemesis Project
Gentoo Linux Brasil

Comentário de Uribatan
Você esta usando uml?: Você esta usando uml?
Comentário de popolony2k
Qual o objetivo da biblioteca ?: Digo, funcionalidade de suas bibliotecas, funções que estão presente e que estarão no futuro.


Abraço.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de AngusYoung
Olá,: Olá,

o objetivo do framework é facilitar o desenvolvimento de aplicações em rede (sistemas cliente/servidor), aplicações "CGI", etc. De maneira resumida: a intenção é que o framework seja útil para situações em que não é viável usar algo como a QT (já que ela é muito maior e é voltada para aplicações desktop/gráficas).
O que pretendo, com esse framework, é facilitar *muito* o acesso a banco de dados, dados em formato Xml, acesso a protocolos web padrão (http, ftp, smtp, etc).
No momento tenho escrito alguns containeres básicos (listas, "skip-lists", maps), abstração de objetos simples (strings, stream de dados, sockets, etc), algumas classes para manipulação de slots/sinais *semelhante* ao que a Qt usa e manipulação de dados em formato Xml.
Para o futuro pretendo criar módulos para:
- acesso a bancos de dados
- comunicação em rede via SSL
- abstrair a comunicação inter-processos de modo que permita que uma mesma base de código seja capaz de funcionar no Linux, Windows e Mac OS X, por exemplo
- carga dinâmica de bibliotecas
- criação e manipulação de threads
- geração de interfaces web

Abraço
--
***
Nemesis Project
Gentoo Linux Brasil

Comentário de AngusYoung
Olá,: Olá,

eu ainda não estou usando UML. Acredito que irei utilizar logo que comece a desenvolver alguns módulos mais complexos, mas no momento não estou utilizando.

Obs.: Só uma pequena parte do que está desenvolvido chegou a ser modelada em UML, pois utilizei para outros fins que não o desenvolvimento direto deste framework.

Abraço
--
***
Nemesis Project
Gentoo Linux Brasil

Comentário de Adenilson Cavalcanti
Parabéns e 1 pergunta?: Amigo

Baixei sua biblioteca e a compilacacao foi bem tranquila. Espero que voce tenha sucesso, desenvolver um framework é bastante trabalho.
;-)

Gostaria de perguntar por que voce optou pelo cmake ao inves das autotools?


Atenciosamente


Adenilson
Comentário de AngusYoung
Muito obrigado!: Muito obrigado!

Eu acho as que as autotools são muito burocráticas. Pessoalmente eu acho o CMake mais fácil de utilizar.

Abraço
--
***
Nemesis Project
Gentoo Linux Brasil

Comentário de Clebson Derivan
Desculpa a insistencia: Me desculpe se pareço chato com as minhas perguntas! Acho que a ideia é boa! Mas eu acredito que a STL ou o Boost sejam bem mais maturos quando falamos em Frameworks de desenvolvimento. acho que a sua ideia pode amadurecer e vir a se tornar algo interessante já que acredito que existe meio que uma lacuna quando falamos networking cross plataform.

sucesso,
Clebson Derivan
Comentário de AngusYoung
Nossa, com certeza. De: Nossa, com certeza. De maneira alguma arriscaria dizer que o framework chega perto da maturidade da Boost ou da STL :D
Só é importante ressaltar que a idéia do framework não é, de maneira alguma, atuar no mesmo campo que a boost ou a STL (ou mesmo a Qt). Se o framework hoje tem algumas classes com funcionalidades semelhantes as encontradas na STL e na Boost é mero fato de que ainda tem muita coisa a ser feita e, deste modo, parece que é apenas mais uma reinvenção da roda ...

Abraços
--
***
Nemesis Project
Gentoo Linux Brasil

Comentário de popolony2k
Esse Framework é ....: ...orientado a objetos ou poderá ter módulos em C (não orientado a objetos) ?

A camada de comunicação será apenas TCP/IP ou uma camada mais genérica, como por exemplo capaz de se comunicar com portas seriais, Named Pipes, TCP/UDP, Token Ring, dentre outras ?

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de AngusYoung
O framework é Orientado a: O framework é Orientado a objetos. É muito improvável que venha a ter qualquer coisa em C. Na verdade, é mais provável que eu faça uma interface para trabalhar com scripts em python e perl.

Na parte de comunicação já tem classes para comunicação TCP/IP (ipv4) e em breve pretendo implementar suporte a UDP e também ipv6. Outros módulos de comunicação, baseados em protocolos de rede menos utilizados poderão ser desenvolvidos, mas aí dependerá de ou alguém implementar ou eu ter acesso as ferramentas necessárias para desenvolver, etc.
Com relação a uma camada de acesso mais genérica, capaz de acessar portas seriais , usb, named pipes, etc: é provável que eu implemente se for requisitado. Pelo menos por enquanto isso não está nos meus planos (entretanto receberei de braços abertos qualquer código que trabalhe nessa área).

Atenciosamente
--
***
Nemesis Project
Gentoo Linux Brasil

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004