Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Rivais creem que Windows Vista é ilegal sob as leis da Europa

O colaborador especial do BR-Linux na Galícia (e na Europa, por extensão), Roberto Brenlla, descreveu em seu blog a situação do Windows vista diante das severas leis antituste européias. Ele vai apresentar este tema na TV galega ao longo desta semana, mas acho que infelizmente não teremos como assistir diretamente ;-)

O idioma falado na Galícia (região da Espanha "colada" com o norte de Portugal) é único, e lembra uma mescla do português com o espanhol, mas com escrita foneticamente mais similar ao nosso idioma. Se mesmo assim você não conseguir captar a nota do Brenlla, eis um resumo executivo do texto dele: Um grupo de grandes empresas (incluindo IBM, Nokia, Sun Microsystems, Adobe, Oracle, Corel, RealNetworks, Linspire, Opera e Red Hat) afirma que o Windows Vista continua desrespeitando a legislação antitruste européia e as decisões judiciais contra a Microsoft tomadas desde 2004. Padrões embutidos no Vista, como o OpenXML e o XAML, teriam a intenção de oferecer "alternativas" a formatos abertos, como o HTML, mas de forma a excluir a concorrência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de rafaelkafka
GalegoPortuguês: Na verdade tem origem em uma língua comum, o galego-português, totalmente distinto do castellano que chamam de espanhol mas não é majoritário nas regiões que etnicamente não se vêem espanholas e lutam pela independência.

Quanto a M$ não é novidade que ela queira impor seus padrões, a diferença é que agora ninguém está dormindo.
Comentário de brenlla
Galego-Português eram a mesma língua: Acrescentando o comentário de rafaelkafka deixo estas ligas em galego e também em português.

Em quanto a notícia mesma, temos a sorte de ter na Europa muitas pessoas, organismos e até governos completos lutando pela implantação de padrões abertos e sw livre ao fim, sempre mantendo presente a estrategía de essa empresa 'estranjeira': Embrace, Extend and Extinguish. É dizer, êles adotam padrão, estendem com implantação 'parcial' no seu sistema operativo e vam modificando êle de jeito sutil para logo ficar como um padrão de fato mas destruindo assim o padrão aberto original.

Além de isso, fazer demorar quanto mais melhor os resultados de julgamentos por comportamentos monopolísticos também ajudam a eliminar á competencia (isso passou com o Netscape e está acontecendo agora com RealNetworks, por ejemplo).


Desde Europa, informou-lhes o correspondente de BR-Linux... :-)
--
Roberto Brenlla
http://www.agnix.org
http://brenlla.blogaliza.org

Comentário de fabiope
Será ...: Será que o Vista não vai conseguir o passaporte europeu ?

Caso ele não consiga isso significaria que a microsoft teria que se virar com windows xp em terras europeias ?

E se outros paises seguirem a UE neste caso ?

Não seria ótimo se o governo brasileiro expulsasse dos orgãos governamentais (pelo menos) o windows Vista, ou se , a microsoft fosse processada por práticas monopolistas aqui .


Comentário de Dhiogo
A UE é ridicula, a: A UE é ridicula, a Microsoft não está retirando o acesso aos antigos formatos abertos, apenas adicionandos os novos padroes que ela criou, que inclusive estão muito bons, o xaml mesmo feio para detonar. E aonde está o erro em oferecer suporte ao proprios padroes em um produto criado por você?
Comentário de manoel_lobo
Uninternet Explorer: "... E aonde está o erro em oferecer suporte ao proprios padroes em um produto criado por você ?"

O erro está no "simples" fato da M$ não visar padrões abertos e interoperáveis, o que vai *aumentar ainda mais* a dependência do Windows/IE e suas "tecnologias de ponta".

Não é justo o mundo ficar à mercê de uma ou mais empresas que visam o monopólio.

Nem todos os softwares são livres ou têm seus códigos-fonte disponíveis, mas é crucial para o bem de todos que o intercâmbio de informações seja feito utilizando padrões livres, abertos, e bem documentados.

Assim o usuário terá o direito de escolha, seja na opção livre ou proprietária.

--
Good clean fun is just my imagination
Down and dirty that's the way the game is played
This hard life has caused me aggravation
Never could leave it alone

Got to ride that rocking horse
Comentário de asfonseca
O custo da monocultura: Onde está o erro? Suspeito que você mesmo sabe qual a resposta para essa pergunta.

Mas deixa eu te dar uma ajudinha, dá uma olhada nas conseqüências de um monopólio: http://www.kanai.net/weblog/archive/2007/01/26/00h53m55s

--
Antonio Fonseca
http://antoniofonseca.wordpress.com

Comentário de bebeto-maya
O erro é óbvio, Dhiogo!: __Eu vou ser bem pragmático e pouco ideológico...O Erro, caro Dhiogo, está em querer derrubar um padrão aberto, leve e eficiente, como o HTML/HTTP...Para impor um padrão proprietário que não interopera 100%...Cuja patente é fechada, que dá adeus ao webstandards e que pressupõe a disseminação de uma monocultura ditatorial...

__Não se discute aqui a qualidade do XAML...O erro, e não nos trate como idiotas, não é fornecer ou deixar de fornecer o acesso aos padrões por ela criados...O Erro, segundo a UE, é que a Microsoft é conhecida por ditar os padrões e enterras os antigos, eliminando assim a concorrência...

__Do jeito que você fala, a Microsoft parece uma empresa fundo de quintal tentando se firmar no mercado.
Comentário de manoel_lobo
"__Do jeito que você fala,: "__Do jeito que você fala, a Microsoft parece uma empresa fundo de quintal tentando se firmar no mercado."

Antes fosse...

--
Good clean fun is just my imagination
Down and dirty that's the way the game is played
This hard life has caused me aggravation
Never could leave it alone

Got to ride that rocking horse
Comentário de thomaz
Dom, esse: Dom, esse link(http://www.kanai.net/weblog/archive/2007/01/26/00h53m55s) falando sobre a Microsoft na Coréia do Sul é assustador. Como pode uma nação se ajoelhar assim a um unico sistema proprietario.
Deixar todos os sistemas de criptografia só trabalharem com ActiveX é um absurdo, ainda mais que já foi provado que é vuneravel e ha muitos falhas, talvez o Windows Vista melhore a segurança, mas não se pode esquecer que é M$.

Comentário de Nailson
Viva a diversidade!: cara,

a merdasoft ja eh manjada! acho q quando as professias falam da queda da grande babilônia elas devem se referir a M$...

padrões distorcidos e muita grana, isso foi sempre o que bill GaYtes sempre quis... respeito muito mais o Steve Jobs (tudo bem, a maior parte dos softwares/produtos dele que nos interessa eh proprietario, mas ao menos o cara facilita a vida dos desenvolvedores com algumas aberturas e aquele safado cd de Xcode em cada computador Apple, q naum eh uma má IDE

sei naum... prefiro ficar nos sistemas UNIX, e de preferencia, CPU RISC. tanto que uso um powermac G4 rodando Linux e Mac OS X.

eu somente acho q qto mais a M$ tenta ganhar $$$ de onde naum existe ou dominando os usuários mais ela perde espaço...

fiquem tranquilos, os executivos veem os sistemas Gnu/Linux como o futuro e a questão não é somente a qualidade de software, mas sim a possibilidade de moldar o modelo de negócios... essa é a questão... o q nós vemos de $$$ injetado em SL não é NADA! N A D A ! ! ! em relação daqui a 5 ou 10 anos, e pq? simples! pq não vai ser possível usar sistemas M$ , vai ser impossível! o modelo deles vai falir! e o flexivel SL vai liderar! com $$$ injetado... adios windows!

só há um problema! as faculdades e cursos de graduação em computação DEVEM mirar o foco no SL para poder fornecer a mão de obra qualificada... pois se cara q saca Linux eh raridade (em geral), num futuro próximo será a única opção! e quem sabe ... com o fim da maior pedra no sapato de Steve Jobs a Apple abre seu SO! aí a gente se junta a eles pra produzir uma computação de qualidade... (mistura Linux, GNU e a excelente interface do Mac OS... e depois de 9 meses a gente ve o resultado...)

outra coisa... a por melhor q seja uma CPU x86, ela ainda possúi a tecnologia de 30 anos atras... a coisa naum mudou muito... deveriamos ir para o RISC... naum troco meu PMAC G4 quick silver por nenhuma CPU Intel...


Comentário de manoel_lobo
A M$ realmente conseguiu: A M$ realmente conseguiu construir um universo paralelo, faço a comparação à partir do ponto de vista dos sistemas Unix ou baseados, além de extender-se no que diz respeito ao intercâmbio de informações.

Segundo o filme 'Piratas do vale do silício', Bill Gates nunca se preocupou em produzir algo de verdade, estava apenas interessado em fazer dinheiro.

Não pretendo defender um (Jobs) ou crucificar o outro (Gates), apenas não aceito a hegemonia que a M$ já impôs e ainda tenta impor, fazendo uso do seu tamanho e popularidade no mundo da informática.

É um baita de um crime tornar a web acessível somente com seus produtos (IE e cia), algo mundial tem mais que a obrigação de ser acessível.

--
Good clean fun is just my imagination
Down and dirty that's the way the game is played
This hard life has caused me aggravation
Never could leave it alone

Got to ride that rocking horse
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004