Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Software livre no setor público - dos EUA

Said TreberH enviou este link do Valor Econômico e acrescentou: “No debate sobre a adoção de softwares livres (de código aberto) nas repartições públicas federais, não custa dar uma olhada na experiência americana. Na pátria da Microsoft, os principais órgãos públicos usam esses programas, em vez dos softwares proprietários. É assim na Casa Branca, no Internal Revenue Service (a Receita Federal americana), no FBI (a polícia federal de lá), na Nasa (a agência espacial), na CIA (o serviço de inteligência) e em muitos outros locais. Outro link para ver a materia na integra está no SERPRO.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de stpa
Quais e quanto?: Tentei encontrar notícias ou dados mais detalhados sobre a adoção de software aberto pelo governo dos EUA. Só encontrei isso:

http://www.computerworld.com/softwaretopics/os/linux/story/0,10801,100929,00.html

Alguém por aqui tem mais fontes a respeito?
Comentário de Henrique Vicente.
é que...: é que no USA, e inclusive vários outros lugares na Europa e países do outro mundo, não é considerado "nada do outro mundo" quando o governo adota soluções assim... ou seja, é comum adotarem e não fazerem muito barulho... por lá há mais instituições... que utilizam softwares livres e abertos.... só que como é muito mais popular que aqui eles simplesmente não divulgam... :)
Comentário de stpa
Sim, mas: Eu apenas quero poder confrontar quem venha me dizer que isso é lenda e eu estou inventando, quando eu digo que o software aberto vem avançando nos orgãos públicos americanos. Lembro-me de ter visto notícias a respeito, mas não sei mais aonde. Com dados e fontes seguras, fica bem mais fácil argumentar, não acha?

A propósito, eu já passei um bom tempo trabalhando lá em Washington, em uma instituição federal. Infelizmente, isso antes do Linux se tornar uma opção viável. Eles se posicionam com relação a tudo, enchendo o saco do seu representante no Congresso quando a coisa toma vulto. São mais pragmáticos e menos emocionais do que nós somos. Quando o governo adota uma medida abragente como essa nossa, todos discutem e se posicionam. A imprensa informa detalhes, as diferentes partes colocam dados concretos contra e a favor. Hollywood faz filmes, o Michael Moore documenta, o Washington Post investiga. Como a questão do monopólio da MS é um tema de discussão importante por lá, envolvendo, por exemplo, interesses de pequenos a grandes investidores na Bolsa de Nova York, esse tema não ficaria sem dilvulgação. Em algum lugar estão publicados dados a respeito. Aonde? Mas, não vale aquela página da MS que... :)
Comentário de bebeto_maya
Bush: __Vocês estão esquecendo que a MS foi a terceira maior beneficiária do governo Bush, então eles adotam S.L e Linux por todos os motivos técnicos mas não divulgam, porque para a população alienada é melhor o Windows, especialmente para a indústria podre deles!
Comentário de Ananias
Não que eu não acredite: Mas da onde você tirou que a MS foi a terceira maior beneficiária do governo Bush?

Eu procurei no Google, coisa que eu tenho certeza que você não fez, e achei essa página, sobre as contribuições para a campanha presidencial de 2004: http://www.opensecrets.org/presidential/contrib.asp?id=N00008072&cycle=2004

Nessa lista, a MS aparece como a décima nona maior contribuidora.

Eu não acho que alguém seja obrigado a saber qual é a posição da MS na lista de doações, mas se você vai querer falar algum número, pelo menos garanta que esse número esteja correto, ou então simplesmente não fale número nenhum. Você pode usar algo assim: "Vocês estão esquecendo que a MS foi uma grande beneficiária ...". Ficar inventando números não cheira bem.
Comentário de stpa
Adotam mas não divulgam?!: É mesmo? Como eles prestam contas dos gastos públicos por lá? Ou será que eles conseguiram censurar os funcionários públicos, seguindo o exemplo da iniciativa do nosso governo?

Fatos! Eu quero fatos! Portanto, mantive meu traseiro na cadeira e, diante do meu PC, fiz uma rápida pesquisa. Encontrei mais alguma coisa publicada sobre a adoção governamental de software livre nos EUA, parte já noticiada aqui no BR-Linux:

http://www.infoworld.com/article/04/03/12/11FEopgov_1.html?s=feature
http://www.egovos.org/
http://news.zdnet.com/2100-3513_22-5560238.html
http://www.computerworld.com/industrytopics/defense/story/0,10801,100648,00.html
http://www.computerworld.com/industrytopics/defense/story/0,10801,95309,00.html
http://www.computerworld.com/softwaretopics/os/linux/story/0,10801,88005,00.html
http://www.washingtontechnology.com/news/20_5/emerging-tech/25670-1.html

O destaque vai para o site http://www.washingtontechnology.com, recomendado para quem tiver paciência de ler tudo o que é listado após uma busca com a palvra chave "linux".

Por enquanto, tudo indica que a adoção de software livre pelo governo dos EUA aumenta gradativamente. Os destaques são relacionados a redes e/ou servidores. O uso em desktops ainda não chama à atenção. Evidentemente, pode haver muita coisa que eu não pude achar numa pesquisa rápida. Deixo isso para quem se propõe a advogar pelo software aberto baseado em fatos.
Comentário de Ananias
Google: Procurando por "linux site:.gov", sem as aspas, no Google, achei 367.000 respostas.
Comentário de stpa
Putz, achei quase o dobro!: 753.000. Usando a mesma entrada, "linux site:.gov". Refinei a busca, usando "desktop". Deu 17.100.

Destaques:

http://www.arb.ca.gov/oss/articles/articles.htm

http://www.gcn.com/24_4/prod_reviews/35101-1.html

Essa última página está no site da Government Computer News... Buscar por "linux" ai resulta em umas 690 entradas.

Depois disso tudo, minha conclusão TENDE a ser de que o exemplo americano mostra que o software livre/aberto está crescendo e tomando força na área governamental deles graças às suas qualidades e não porque o governo o impôs de cima para baixo. Muitos casos se referem a atualizações ou inovações e não a substituições. Ou seja, o caso americano não é comparável à iniciativa recente do nosso governo.

Comentário de nemesis
eu acho...: que não é necessariamente software livre que interessa a tais órgãos, mas sim implementações do padrão POSIX ( de preferência, livres ), já que sistemas UNIX são tradicionalmente bem mais difundidos por lá ( maior estabilidade, flexibilidade e poder ) do que por aqui ( onde o mercado de informática surgiu efetivamente com PCs com sistemas da M$ ).


;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004