Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mais sobre o Insigne Six System

Said Treberh enviou este link do SERPRO e acrescentou um trecho: “A invenção permite utilizar uma só unidade de processamento ( o 'cérebro' do computador) para conectar até seis conjuntos de monitor, teclado e mouse, atendendo simultaneamente o mesmo número de usuários. O Comitê de Implementação do Software Livre no Governo Federal considera a inovação como modelo e diz que ela poderá ser aproveitada em projetos públicos da área de educação e de apoio à pesquisa e a microempresas. 'Esse projeto mostra que a indústria nacional tem condições de oferecer soluções inovadoras em software livre que podem reduzir muito os custos sem perda de qualidade e sem incentivar a pirataria', afirma Sérgio Amadeu, coordenador do comitê e presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, ligado à Casa Civil da Presidência da República.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Tiago
FourHead, agora six head .. e: FourHead, agora six head .. essa galera tá querendo creditos por algo que nao fizeram. o FourHead da ufpr nao é nada, o mérito deveria ser do cara que fez o patch ruby e o que fez o patch para x11 e xorg.. esses merecem os meritos.
Já fiz aqui em casa e no fim das contas vi que a unica coisa que tinha de novo foi o metodo de se montar o micro, cadeiras, mesas, etc.
Este com 6 eu nao sei se tem algo novo.. seguindo o mesmo padrao do antigo é possivel colocar mais monitores, basta irq livre no micro.
Mas veremos.. espero que seja algo novo!
Até
Comentário de CPolegatoJr
Os méritos: É realmente os méritos são deste pessoal, dentre eles um brasileiro também, que fez (idéia original) um pacth do X sem ter a necessidade de usar um patch para o kernel. Já vi uma empresa (não lembro da onde) que disponibiliza solução para até 10 usuários na forma de kits, compre a caixinha, as placas "dual head", extensões, teclados, mouses, etc, instale e use. O interessante é que ninguém destaca os verdadeiros merecedores dos créditos de tal façanha. Estou contigo.

[]'s

Claudio

Um peregrino de problemas; Um pergaminho de soluções.

Comentário de Manoel Pinho
@CPolegatoJr: A solução que você viu deve ter sido essa:

http://www.thinsoftinc.com/products_betwin_info.html

Só que é para Windows.

Seria bem legal se alguma empresa oferecesse um kit de hardware desses bem testado e aproprado para linux juntamente com algum instalador para qualquer distribuição linux (ou pelo menos as principais) , logicamente a um custo razoável. Teria muito mercado com certeza.
Comentário de Mathias
Créditos: Já entrou no site da Insigne Free Software (www.insignesoftware.com) onde se refere ao Six System? Olhe todas as referências. Os devidos créditos estão lá!

Quer mais? Os pacotes RPM e SRPM do six estão disponíveis em downloads.

Estamos falando de software livre. Qqr um pode pegar o projeto, fazer as alterações e comercializar, desde que mantenha a licença. Se os autores originais do 4head não gostaram, que estes ponham uma licença não livre oras!

MATHIAS
Comentário de hlino
patch ruby: Puxa... cara vc conseguiu!
Teria como vc me dar umas dicas, estou aplicando o patch ruby como diz o tutorial e tal compilo o kernel e seto para o lilo carrega-lo mas qual isso acontece da um erro dizendo que o sistema de arquivos não pode ser montado, pergunta se quero prosseguir inserindo a senha de root ou sair pressionando Ctrl+d.
O mais estranho de tudo é que se inicializo com o kernel antigo vejo que os consoles foram criados em /proc../console/01 .. 02

Cara faz ideia do fiz de errado

Desde já agradeço
Humberto.
Comentário de michael howard
A Insigne esta fazendo muito bonito.: O pessoal da Insigne esta de parabens. Divulgaram bastante a capacidade desse Linux 'mainframe', foram ate o FISL. Nem mesmo estao vendendo os sistemas, somente divulgaram o dao suporte para ele. Distribuem o software e a informacao gratuitamente, e cobram somente pelo suporte - se quiser.

Estao seguindo a formula Linux/codigo livre/open source a risca.

Tambem nao vejo que se colocaram como 'inventores', quem disse isso foi a midia, os devidos creditos estao no site deles.

Alguem mais montou um? Com placas de video SIS parece que tambem funciona, diz o pessoal da UFPR ---

http://www.c3sl.ufpr.br/multiterminal/index-en.php


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004