Gicele Martins Teixeira (gicele@doctum.com.br) enviou este
link e acrescentou:
Parceria entre o Instituto Doctum e a Universidade Federal de Viçosa possibilitou a instalação de um novo servidor dedicado ao Projeto Muriqui Linux num link de 34 MB/s.
Muriqui Linux, este é o nome da personalização Debian desenvolvida pela DoctumTec e que tem despertado o interesse da comunidade nacional e internacional. Lançado oficialmente na semana passada, o site www.muriquilinux.com.br teve um número recorde de acessos. Em apenas uma semana já foram mais de 2.800 acessos registrados e contabilizadas 12.000 páginas visitadas, dentre as mais acessadas está a que permite o download da ISO, com mais de 1500 acessos. Entretanto o link não havia sido dimensionado para esta procura, ocasionando enorme lentidão no processo. Tal situação foi solucionada com a colaboração da Universidade Federal de Viçosa que, através de convênio, disponibilizou um link para abrigar o repositório oficial do projeto. Cerca de 46 países já mostraram interesse pela nova Distro. Muriqui Linux é a primeira distribuição Debian Linux brasileira que utiliza o Instalador Gráfico Anaconda do projeto Red Hat/Progeny. Isto significa um ganho em facilidade e praticidade de instalação. Outra característica proporcionada pelo Muriqui Linux é a opção de realizar a instalação do Servidor de Boot Remoto, com tecnologia DRBL Disk Less Remote Boot in Linux, durante o procedimento de instalação. O objetivo principal do produto é prover uma distribuição Linux especialmente adaptada ao Ambiente Educacional e aos projetos de Inclusão Digital no País, onde a utilização da tecnologia de Boot Remoto cresce rapidamente e tem se tornado padrão.
Muriqui Linux é um projeto de Software Livre suportado pela DoctumTec (www.doctumtec.com.br), aberto à colaboração de toda a comunidade. Em breve estarão disponibilizadas as diretrizes de colaboração do projeto.