Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Muriqui Linux anuncia novo link de acesso

Gicele Martins Teixeira (gicele@doctum.com.br) enviou este link e acrescentou: “Parceria entre o Instituto Doctum e a Universidade Federal de Viçosa possibilitou a instalação de um novo servidor dedicado ao Projeto Muriqui Linux num link de 34 MB/s.

Muriqui Linux, este é o nome da personalização Debian desenvolvida pela DoctumTec e que tem despertado o interesse da comunidade nacional e internacional. Lançado oficialmente na semana passada, o site www.muriquilinux.com.br teve um número recorde de acessos. Em apenas uma semana já foram mais de 2.800 acessos registrados e contabilizadas 12.000 páginas visitadas, dentre as mais acessadas está a que permite o download da ISO, com mais de 1500 acessos. Entretanto o link não havia sido dimensionado para esta procura, ocasionando enorme lentidão no processo. Tal situação foi solucionada com a colaboração da Universidade Federal de Viçosa que, através de convênio, disponibilizou um link para abrigar o repositório oficial do projeto. Cerca de 46 países já mostraram interesse pela nova Distro. Muriqui Linux é a primeira distribuição Debian Linux brasileira que utiliza o Instalador Gráfico Anaconda do projeto Red Hat/Progeny. Isto significa um ganho em facilidade e praticidade de instalação. Outra característica proporcionada pelo Muriqui Linux é a opção de realizar a instalação do Servidor de Boot Remoto, com tecnologia DRBL – Disk Less Remote Boot in Linux, durante o procedimento de instalação. O objetivo principal do produto é prover uma distribuição Linux especialmente adaptada ao Ambiente Educacional e aos projetos de Inclusão Digital no País, onde a utilização da tecnologia de Boot Remoto cresce rapidamente e tem se tornado padrão.

Muriqui Linux é um projeto de Software Livre suportado pela DoctumTec (www.doctumtec.com.br), aberto à colaboração de toda a comunidade. Em breve estarão disponibilizadas as diretrizes de colaboração do projeto.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Rafael
concorrência forte: Putz, mais um concorrente de peso na lista dos nomes mais feios de distro! Depois do Mandriva (que como bem lembraram aqui, lembra Mandruvá), Ubuntu (me lembra o famoso tanque de guerra de produção nacional Urutu)...
Comentário de Manoel Pinho
Link direto: O site principal continua lentíssimo e em algumas horas os links ficam quebrados por causa de problemas na resolução de nomes do servidor doctum.ufv.br.

Portanto, vou colocar os links diretos para o diretório que contém subdiretórios com as imagens das 3 versões:

http://doctum.ufv.br/imagens/doctumtec/

ou

http://200.131.233.201/imagens/doctumtec/



Muriqui Linux - Boot Remoto CD1 e CD2
Versão EBR: Servidor de boot remoto e estação de trabalho - CD1 / 2


Muriqui Linux - Estação de Trabalho
Versão ET: Sem servidor de boot remoto - 1 CD


Muriqui Linux - Profissional
Versão EP: Principais servidores e estação cliente - 1DVD

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004