Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux e Solaris: comparativo, licença e patentes

Alessandro (assessorsis2003@yahoo.com.br) enviou este link do MyFreeBSD do qual copiei um trecho: "O analista David Burns da Seal Rock Research disponibilizou, há alguns dias, interessantíssimo trabalho de comparação entre os sistemas operacionais Solaris e Linux, considerando o ambiente corporativo de TI. Confira o sumário executivo da pesquisa e seu link em PDF." O sumário executivo deste comparativo (que considera a versão de código fechado do Solaris, já que o OpenSolaris ainda não existe como sistema operacional) foi traduzido pelo MyFreeBSD.

E o Internet News tem um artigo sobre os questionamentos Public Patent Foundation a respeito do recente anúncio de liberação de patentes da Sun. Trata-se da mesma fundação que conseguiu reverter a patente da Microsoft sobre o sistema de arquivos FAT. Trecho da notícia do Internet News: "A Public Patent Foundation está criticando a Sun e seu CEO Scott McNealy por potencialmente levar desenvolvedores a acreditar que sua última contribuição ao código aberto está livre de campos minados legais. Em uma carta aberta enviada à Sun, o diretor executivo da PUBPAT pediu a McNealy que esclareça a posição do anúncio do Solaris. (...) Ravitcher disse ao Internet News que desenvolvedores e mesmo empresas de software proprietário interessadas na licença CDDL devem ficar de olho nas suas cláusulas, especialmente nas seções 2.1b e 2.1d."

O Groklaw tem mais detalhes, inclusive o possível beco sem saída a que os desenvolvedores podem ser levados em uma situação de conflito de patentes envolvendo o desenvolvedor, a Sun e a Microsoft, e a esperança de que a Sun esclareça - e resolva - o assunto.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004