“Aconteceu o previsto: numa razoavelmente longa reportagem de minutos atrás (meia-noite), no Jornal da Globo, Daniela Cicarelli falou que não tem porque pedir desculpas pra algo que não é culpa dela. Numa entrevista pro jornal ela ainda botou toda a culpa no namorado e falou que nada teve a ver com tal censura (palavras dela). O pior é que o tom da reportagem pendeu pra piorar a imagem do casal de namorados. O repórter insinuou que isso foi combinado entre eles porque ele é bem menos famoso do que ela e aguentaria o tranco melhor.
O jornal chamou o caso de "youtubegate" e ironizou o último documento judicial que via um lado bom na censura. Ainda, mostrou um especialista explicando que é virtualmente impossível remover algo assim da Internet e até mesmo explicou como o bloqueio foi feito e como o pessoal usou proxies (utilizaram e explicaram essa palavra, incrível) pra burlar a censura.
Acho até que uma imagem da configuração do Firefox que o Augusto publicou foi exibida nessa parte, bem rapidamente :-)”
Enviado por caio1982 (caio1982Θgmail·com) -
referência.
Confirmo a suposição do Caio, a imagem de configuração do Firefox exibida na reportagem
era do BR-Linux, com a linha tracejada vermelha e até a marca d'água diagonal. Coisa rara, uma imagem editada no Gimp aparecer no jornalismo da Globo ;-) (a foto acima é de uma reapresentação da reportagem, na Globonews).
Aliás, o roteiro do BR-Linux foi mencionado e citado em diversos veículos nos últimos dias, incluindo até uma menção nominal em reportagem na (normalmente avessa a links, infelizmente)
Folha de São Paulo.
Foram também muitos links em blogs, sites, agregadores, fotologs, comunidades do Orkut, fóruns e outros (obrigado a todos!), inclusive me levando a colocar o BR-Linux em modo de alto tráfego, desativando diversos serviços acessórios. Considerando que o site recebeu um upgrade de CMS anteontem e ainda estava em teste e adaptação, foram dias divertidos tentando manter tudo no ar ;-)
Mas de todas as menções, a mais pitoresca foi
esta do O Dia, incluindo a caracterização especial (e enganada, mas tenho certeza de que não fizeram por mal) do BR-Linux: "
(...) Blogs e até mesmo o site oficial do Linux
já mostram "receitas" para que os usuários da Brasil Telecom não percam o direito de acesso ao mais popular site de vídeos do mundo.(...)".
Mas por enquanto a novela acabou, pelo menos sob os pontos de vista tecnológicos, e já podemos voltar a falar de outros assuntos mais relevantes ;-)
http://alexrosa.blogspot.com