Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux Magazine 25 – Sistemas de Criptografia



“Sistemas de arquivos criptografados oferecem uma poderosa proteção para a atual cultura da computação casual. Com um sistema de arquivos criptografado, seus dados permanecem seguros mesmo quando o computador é desligado e o disco retirado. Se você algum dia já se preocupou com espiões, soldados, matemáticos, ou curiosos do dia-a-dia tendo acesso às suas informaçães valiosas, vai adorar nosso tema de capa do mês.

O primeiro artigo desse mês aborda a criptografia de CDs, DVDs e outras mídias removíveis, uma medida fundamental para quem carrega dados confidenciais com alguma freqüência.

Em seguida, o artigo “O disco todo: Criptografia de discos rígidos com DM-Crypt e LUKS” traz um tutorial que descreve como configurar a criptografia de discos rígidos no seu próprio sistema Linux.

Finalizamos com um panorama das opções mais populares de sistemas de arquivos criptografados para Linux, incluindo o Loop-AES, DM-Crypt, Truecrypt, Crypto-FS e Enc-FS. Os especialistas em criptografia Peter Gutmann e Christian Ney vão além dos passos de instalação e avaliam as opções baseados em fatores que talvez não estejam à vista da maioria dos usuários, como a qualidade do código e as técnicas criptográficas. Mais detalhes...”


Enviado por Rafael Peregrino da Silva (rperegrinoΘlinuxnewmedia·com·br) - referência.

Veja abaixo a continuação do release.




Quem Udev não teme!

Depois de três anos em segundo plano, o Udev finalmente superou o sistema legado Dev-FS. Vamos ver o que há debaixo do capô do sistema de gerenciamento de dispositivos Udev da sua máquina Linux.

Bridge com Squid

Quando vários usuários na mesma rede acessam a mesma página da Internet diversas vezes, paga-se um preço de tempo e banda. Um proxy com cache reduz o tráfego, guardando páginas web pedidas pelos usuários e servindo-as localmente quando requisitado, economizando tempo e dinheiro. Os membros mais inteligentes dessa família também apagam conteúdo perigoso e oferecem bridging transparente.

No DVD do Assinante: Suse Linux Enterprise 10

O Suse Linux Enterprise é a versão corporativa da Novell baseada no openSUSE. Integra recursos de segurança avançada (AppArmor), virtualização integrada ao sistema por padrão (Xen), além de grandes inovações em usabilidade no desktop, oriundas de extensa análise realizada pela empresa no escopo do projeto Better Desktop, combinada aos avançados recursos 3D do Xgl, à integração da máquina de buscas Beagle, e ainda a um competentíssimo gerenciamento de hardware e software Confira se essa é a distribuição certa para sua empresa. Artigo disponível online!

3D quase real: análise do Xara LX

Gráficos vetoriais são parecidos com revistas em quadrinhos: apesar de você conseguir usar sombras e luzes, é mais ou menos impossível atingir um realismo fotográfico. Mas tudo isso pode mudar, agora que o Xara LX foi liberado como um projeto de código aberto.

Monte um grid com o BOINC

Com o advento da sociedade da informação, os PCs de escritório multiplicaram-se a um ritmo estonteante na maioria das empresas. Esses computadores compartilham a maioria de seu tempo com uma tarefa muito comum: o ócio. Atividades como navegar na Internet ou trabalhar em um documento do escritório não são desafios para os processadores atuais. Uma idéia básica por trás da computação em grid é usar esses ciclos ociosos da CPU para algo útil. Por exemplo, pode-se usar um desktop ocioso para processar sinais biomédicos ou simular um modelo ambiental. Nosso artigo mostra como usar o sistema de grid do famoso projeto SETI@home para criar suas próprias soluções de grid computacional.

InvesteRIO – Direcionando investimentos com Linux

A InvesteRIO usa Software Livre e de Código Aberto desde o início de suas operações. Com a economia gerada em máquinas e licenças, foi possível investir em mobiliário ergonômico e no pessoal de TI, o que se refletiu em melhora da eficiência dos funcionários e da estrutura de TI. Artigo disponível online!

Além disso:

* Augusto Campos: Você consegue se lembrar de todos os seus afazeres? Artigo disponível online!
* Cezar Taurion: O impacto do Open Source na indústria de software. Artigo disponível online!
* Shell ilustrado: Embeleze a janela do seu terminal com o Bashish! Artigo disponível online!
* Metaprogramação em Python: Criando programas que podem modificar a si mesmos ou a outros programas
* Conheça as novidades do Nmap 4

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de MARCELO2007
Quem Udev não teme!: "Quem Udev não teme!"

Simplesmente, horrível!!!!
Comentário de Carlos Mafort
Edição de Novembro/2006: Edição de Novembro/2006 chegando em Janeiro/2007?
Problemas com logística novamente?

E a edição de Dezembro/2006 chegará quando? em Abril/2007?

Mistéeeeerio....
Comentário de fabio.mazzarino
Problemas com a edição: Uma matéria no jornal NYT (The New York Times), sob o título ‘Tips form Protecting the Home Computer’ (Dicas para proteger o computador doméstico), indica como solução primária não utilizar nem Microsoft Windows, nem Microsoft Internet Explorer.

Veja trechos traduzidos aqui.
Comentário de afterburn
São 5 Meses de atraso...: São 5 Meses de atraso... sempre reclamo... eles ligam falando que vai resolver.. mas nao resolvem porra nenhuma.

Só não entro com processo pois nao tenho tempo pra isso e nao quero dor de cabeça.

Mas tá dificil heim linux magazine!!!
Meu email de cliente ai é: tmmeneses@yahoo.com.br

----------
Comentário de asfonseca
Ok, ok, agora o conteúdo da LM vai ser publicado aqui mesmo?: Antonio Fonseca
http://antoniofonseca.wordpress.com
Comentário de Herlon Camargo
Reclamam demais!: Pessoal,

Estão reclamando demais. Qual o problema de receber a edição de novembro em janeiro? Eu não recebi nem a e outubro ainda? Eles inventaram uma forma do tempo passar mais devagar. Não tenham pressa. Ajustem seus calendários para o calendário da LM. Sou assinante de dois anos e ainda faltam 14 exemplares. Pelo ritmo até 2010 estarei recebendo por esta assinatura, ... ou não.

Herlon Camargo
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004