Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

ITI: Software livre ajuda a distribuir riquezas

O trecho a seguir é da notícia do IDG Now: “A coordenadora de Comunicações e Informação da Unesco no Brasil, Maria Inês Bastos, disse que o software livre facilita ações de inclusão digital, já que seu custo em relação ao software proprietário é bem menor. "Achamos que o apóio ao software livre irá contribuir para a realização do mandato da Unesco nessa área de livre trânsito de informação de dados". De acordo com Amadeu, o Brasil ainda enfrenta dificuldades para uma política tecnológica voltada para a implementação do software livre, abrindo espaço para outras empresas e negando a possibilidade de monopólio. Entretanto, segundo lembrou, existe uma solicitação para que seja formalizada a política de software livre em decreto, tornando norma de compra e venda. De acordo com a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), integrante da Frente Mista do Congresso Nacional, já existe uma determinação política para acabar com o envio de divisas para o exterior por conta do software proprietário. Alguns ministérios, por conta disso, já abandonaram o software fechado, segundo ela.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Revoltoso
Esse "gancho" de custar menos: Esse "gancho" de custar menos é perigoso ... basta que o soft. proprietario seja gratis para o argumento cair por terra (lembrem-se de que a M$ "doou" licenças como parte do acordo judicial para as bibliotecas americanas)









Comentário de Manoel Pinho
Economia: O software livre diminui o gasto com coisas que não tem nenhum retorno para o país. Em vez de se gastar com licenças, que remeterão divisas para fora, gasta-se com salários e consultorias de quem vai implementar as soluções livres, que têm um efeito multiplicador na economia.

Do jeito que a propaganda anti-software livre fala, até parece que também não é necessário pagar profissionais de informática, certificações, cursos, etc das soluções proprietárias. Com software livre pelo menos sobra mais dinheiro para pagar mais salários, contratar mais gente, comprar mais hardware e outras coisas úteis.

Freeware também custa dinheiro, pois é necessário gastar com mão-de-obra para instalar e manter a sou;ução proprietária, fora que qualquer alteração ou expansão normalmente vem acompanhada da necessidade de compra de pacotes proprietários adicionais, atualizações para versões mais novas (que podem deixar de ser freeware), cursos de treinamento, etc.
Comentário de Henrique Vicente.
Só para completar...: Só para completar... enquanto o software proprietário faz idiotas como ~Bill ficarem milionários, o software livre faz várias pessoas como Linus Torvalds viverem bem... claro que o salário de Linus Torvalds é um exagero se for verdade que seja cerca de 50 mil dólares... mas de qualquer forma ele não chega a concentrar tanta renda, ai podemos comparar dois extremos... o do criador de uma solução (se essa droga resolve algo..) proprietária e o criador de uma solução livre, a diferença dos lucros já é um indicador que uma solução livre provavelmente é mais politicamente correta...
Comentário de Marcos Nobre
Migração Lenta: A tal migração ou adoção do SL por parte do Governo Federal, ainda é pífia, quase inóqua. Se for observado os três poderes, vemos que ainda há necessidade de muito esforço político para que possamos dizer que o Governo leva a sério esse movimento ou pensamento de adoção do SL. Aqui em Brasília, o que se vê é muita licitação de produtos e seviços ainda na área de software proprietário.

Corremos o risco de só um mandato do Lula não ser suficiente para o enraizamento deste movimento. É bem capaz que o próximo governo, venha a banir ou se afastar desta trilha que ainda está muito mal delineada. Não há compromisso verdadeiro, real, assumido por nenhum dirigente de órgão de governo. Pode até ser que no discurso de dirigentes sim, mas o terceiro escalão (os técnicos) não foram doutrinados. Não há avanços na área jurídica, o que faz com que o governo ainda não saiba contratar serviços com software livre e isso é um forte alavancador de alternativas ainda com o software proprietário. A má condução dessa política está servindo para melhor argumentar a necessidade de contratação e compra seja de software ou serviços de software proprietário.

O Governo Federal não consegue impor um padrão de sistema operacional (no mínimo), seja a partir de justificativas técnicas de economia ou de distribuição ou circulação de riqueza, para os governos estaduais. Até agora somente meia dúzia de ministérios (e não de forma completa) tiveram alguma iniciativa de adoção de Software Livre, o resto é muita notícia (mídia) em cima de ações pontuais e pequenas. O que está aí, absolutamente não consegue convencer ninguém de que se tem sentido nesta busca.

Não acredito em um processo de migração que só se mude um pequeno parque de servidores e que se faça uso do OpenOffice sobre o Windows. Se não houver mudança dos sistemas aplicativos (seu paradigma ou plataforma de desenvolvimento), não há como sustentar a utilização do Linux na mão do servidor público comun - o usuário final.

A grande verdade é que nenhum gerente de TI tem conragem, verba ou necessidade de modificar um sistema/serviço que está funcionando bem
apenas por um motivo fútil, filosófico ou político. Não houve doutrinamento acerca de que ganhos a adoção de SL/CA possa vir a trazer, então porque mudar ?

Comentário de Ananias
Idiotas e não idiotas: Mesmo sem julgar a opinião que o Bill Gates é "idiota", é impossível não achar que o seu comentário, em si, seja idiota. Você acha o que? Que os desenvolvedores de software proprietário sejam, por algum motivo misterioso, mais "idiotas" que os de Software Livre? Isso só pode ser piada, né?

Além do mais, não entendi essa história de que um lucro grande é um indicador negativo. O capitalismo é baseado na meritocracia. Lucros altos indicam grandes méritos. Se você acha que a MS, e por sua vez o Bill Gates, tenha mérito como produtora de software, você teria que reconhecer que pelo menos como vendedores ela tem méritos de sobra. Ou seja, se o BG é o homem mais rico do mundo, é por seus próprios méritos. (sejam eles de desenvolvimento de software, de vendas, de marketing, ou qualquer combinação deles)

E remunerar as pessoas de acordo com seus méritos é a essência do capitalismo. É a lei da evolução natural da economia, e é, até hoje, a melhor forma encontrada para obter a evolução econômia.

Portanto, "políticamente correto" é desculpa de perdedores. Bilhões de dólares em uma conta bancária indicam mérito pessoal, e não algo negativo.
Comentário de sri_canesh
É a velha mania do brasileir: É a velha mania do brasileiro ver o lucro como pecado.

Quanto ao comentário mais acima, me desculpe,mas alguém que está com a conta bancária forrada como o Bill Gates pode ser tudo, menos idiota ;-)

Cássio R. Eskelsen

Comentário de frtn
ufa... enfim alguem que racio: ufa... enfim alguem que raciocina de maneira inteligente!
Comentário de frtn
Sofisma : s. m., argumento ou: Sofisma : s. m., argumento ou falso raciocínio formulado com o fim de induzir em erro;
pop., engano;
logro;
dolo.

Distribuição de renda – esse é outro sofisma, pois renda não se distribui, renda é produto de trabalho. Renda não pode e não deve ser distribuída por governos, sob pena de aniquilarem o espírito da iniciativa e do trabalho, pois as pessoas passam a viver de vales – vale leite, vale transporte, vale gás, bolsa-escola, bolsa-isso, bolsa-aquilo. Como governos nada produzem, tem que tirar de quem produz, através de cada vez mais tributos, impostos, “contribuições
Comentário de dondalski
distribuição de renda: Distribuição de renda não é tirar dos ricos e dar aos pobres, ao estilo Robin Hood, mas gerar condições de que a camada da sociedade que está necessitada, (não estou falando apenas da pobreza) essa possa conseguir se capitalizar ou obter facilidades para que possa produzir, isso desde treinamentos gratuítos, como faz o SEBRAE, até mesmo através de financiamentos a pequenas e médias empresas, que são as que mais empregam, mas não o setor que mais lucra.
Comentário de nemesis
que tal isso?: "Lucros altos indicam grandes méritos."

Sim, porque obviamente Philip Morris/Microsoft/traficantes de drogas têm grandes méritos em viciar seus usuários em drogas e fazê-los matar por uma última dose...

"se o BG é o homem mais rico do mundo, é por seus próprios méritos. (sejam eles de desenvolvimento de software, de vendas, de marketing, ou qualquer combinação deles)"

que tal isso: ele teve mérito em reconhecer uma oportunidade de ouro ( um contrato exclusivo com a IBM para a produção do SO de seu microcomputador, o IBM PC ), de se agarrar a ela como se sua vida dependesse disso ( pequenos lucros com pequenas planilhas para o Apple, SOs para sistemas menores como o MSX ) e de lucrar com o sucesso dos outros ( o sucesso retumbante do IBM PC e seus milhões de clones, que deviam todos rodar o M$ DOS, que aliás foi comprado por uma barganha ).

é um grande vendedor por ter se mantido por tanto tempo na estrada por causa de um sistema chinfrim que só pegou por causa da arquitetura de hardware bem-sucedida. E por ter se mantido criando aplicativos que rodavam melhor do que o dos concorrentes por possivelmente terem acesso a APIs não publicadas de "seu" SO.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de synerama
Sisteme de Gestão de Ocorrências e Viaturas: Sei que é off topic , mas no site do governo do Amapá há aviso sobre licitação internacional para Aquisição e implementação de sistema de gestão de ocorrências e controle de viaturas para a implantação do Centro Integrado de Operações. Alguém sabe se há algum estado que já tenha implementado software livre para isso? Qual empresa implementou?


Comentário de frtn
e viva la revolución: e viva la revolución
Comentário de Patola
Lucro como virtude?: É a velha mania do brasileiro ver o lucro como pecado.

Na verdade o Ananias cometeu erro contrário, apontou o lucro como virtude, utilizando o sofisma/falácia do apelo à ignorância.

Lucro não tem valor moral.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Patola
Sofisma: Lista de sofismas comuns (também conhecidos como falácias) aqui.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de sri_canesh
Não acredito que seja uma "v: Não acredito que seja uma "virtude" ou "pecado" nem que seja "moral" ou "imoral". Acredito no entanto que a concepção de que o software livre é mais "politicamente correto" por não dar lucro a uma pessoa seja errada e é uma visão limitada moldada pela formação cultural-religiosa brasileira.

Por outro lado, o SL se torna mais justo ao disponibilizar a todos as condições necessárias para que cada um tenha o "lucro" que desejar (seja esse financeiro, de exposição, etc,etc).

Abraços

Cássio
Comentário de bogus
Mérito: Para começar, acho que o sistema de moderação em muitas ocasiões não está funcionando a contento. Talvez o problema maior nem seja da implementação em si, mas da conscientização dos usuários de que moderação não tem o objetivo de ocultar opiniões contrárias as nossas. Talvez um HOWTO com recomendações e uma melhor explicação do funcionamento do sistema ajudasse a evitar a ânsia de algumas pessoas em rebaixar os comentários.

Reforçando o que eu disse, algumas vezes classifiquei comentários como importantes ou informativos apenas para que não ficassem ocultos, mesmo eu não concordando com a opinião do autor. Também tenho dúvidas no que diz respeito aos critérios usados pelo sistema de moderação. Classificar como desinformado ou fora do tema já conta pontos negativos para eventualmente deixar de exibir um comentário? Penso que em alguns casos é melhor mostrar a classificação do que simplesmente ignorar uma opinião, mesmo que equivocada.

Dito isto, nem sempre o que está em causa no capitalismo é a meritocracia, acho que neste aspecto ele até funciona muito bem. O problema é que ao contrário do que foi dito o monopólio que a MS conquistou não é fruto apenas da qualidade do software :), vendas, marketing e suas combinações. Há muitas mais variáveis a colocar na equação e nem sempre elas são tão louváveis, mas isso tenho certeza que não foi citado por esquecimento momentâneo.

Aos descuidados, é bom lembrar por exemplo que o fruto de um crime ou desrespeito as leis, por mais eficiente que seja a sua execução, não faz disso um mérito do infrator. Concorrência desleal, e todo o tipo de artifícios obscuros que a MS usa para eliminar as ameaças ao seu monopólio também não.
Comentário de Henrique Vicente.
mais: Acho que depois dessa resposta não preciso responder mas vou escrever algo...
Lucro grande pode ser um indicator negativo, a questão é de como ele é aplicado, uma pessoa que ganha uma fortuna que a faz ser bilionária provavelmente não cuida (as in take care) de como as outras estão.
O capitalismo não é bom, o comunismo também não.
Lucros altos no capitalisto significa poder, Bill Gates conseguiu um status de alto poder, e da forma monetária, sim, porque há outras formas de conseguir status no capitalismo.
Eu não considero ele com mérito, ele pode ser inteligente no ponto de vista de manter um empreendimento ainda que com dificuldades mas mérito vai além da inteligência, mérito significa inteligência e mais alguma coisa.
O mérito dele ser o homem mais rico do mundo é dos seus sustentadores, dos governos, das empresas, do monopólio, é claro que ele foi fundamental para isso, porém ele preparou o terreno e começou a colher os frutos.. cada vez mais... e com o acordo sortudo que ele fez com a IBM conseguiu ser o que é hoje.
A essência do capitalismo é o capital, há pessoas que trabalham duro (não estou falando de esforço físico uma vez que um pedreiro não deve merecer mais que um engenheiro anyway...) e ganham pouco, há outros que trabalham pouco e ganham muito, tudo é relativo a quantidade de poder. No capitalismo, quanto mais poder, menos trabalho.
Essa de "desculpa de perdedores" parece que é como você, Ananias, quisesse rebaixar a minha moral por você achar que eu não sou no mínimo milionário ou que eu desejaria estar no lugar dele. Eu não gostaria de estar no lugar dele, agindo como ele. O problema é que a sociedade se deixa corromper ao ponto de nos analisarmos através da matéria, da quantidade de capital, ao invés de privilegiarmos a alma.
Vale lembrar Bush, cheio de dinheiros, outro grande sacana...
Comentário de Ananias
Cuidado com seu dicionário: Patola,

acho que você não pode tentar mapear tudo que acontece em um simples dicionário filosófico. Mesmo assim, se você quiser, sugiro a obra de Schopenhauer, muito mais interessante.

Além disso, não disse que lucro é uma virtude, e sim que lucro é um objetivo do capitalismo, logo, quem obtem lucro atinge esse objetivo, sendo, nesse aspecto, um vencedor.

A virtude, no caso, é ter a capacidade necessária para atingir o lucro, e não o lucro em si.
Comentário de Ananias
Regras do jogo: Todo jogo tem suas regras. As leis são as regras do jogo que nós jogamos todos os dias. Portanto, a comparação da MS com o traficante de drogas não faz sentido.

A MS joga segundo as regras. E ela está a disposição da justiça para os casos em que se suspeite que essas regras podem não estar sendo observadas, para que a situação possa ser resolvida, geralmente pelo pagamento de multas, o que a coloca novamente dentro das regras.


"ele teve mérito em reconhecer uma oportunidade de ouro (...) APIs não publicadas de seu SO."

Como ele fez, pouco importa. (desde que sejam respeitadas as regras do jogo, como colocado acim) O importante, no caso, é que foi ele que reconheceu a oportunidade de ouro, e não qualquer outra empresa.

Você ainda fala "se agarrar a ela como se sua vida dependesse disso" com um tom pejorativo. Se você acha que esse foi o motivo que o transformou no homem mais rico do mundo, teria sido uma grande estupidez não te-lo feito.


"só pegou por causa da arquitetura de hardware bem-sucedida."

Acho difícil que isso seja verdade... Veja o OS/2, por exemplo. A qualidade do software era superior, e a arquitetura era a mesma. Logo, a MS teve mais algum mérito, além de utilizar uma arquitetura de hardware bem-sucedida.
Comentário de Ananias
Sem mérito?: "Eu não considero ele com mérito"

Então você deve achar que ele tem MUITA sorte...


"O mérito dele ser o homem mais rico do mundo é dos seus sustentadores, dos governos, das empresas, do monopólio,"

Do jeito que você fala, parace que os tais "sustentadores" escolheram um jovem universitário, no caso o BG, e escolheram "Vamos fazer dele o homem mais rico do mundo". Se alguém o apoiou durante sua trajetória, é por que o sustentador também tinha perspectiva de ganho com esse apoio, e não por bondade. Mais uma vez: se uma empresa, ou governo, apoia a MS por que acha que vai ganhar com esse apoio, isso também é mérito da MS.


"O capitalismo não é bom"

Não, mas é o melhor sistema que já foi inventado... Guardadas as devidas proporções, é, como eu coloquei antes, semelhante à lei da seleção natural, onde se apoia o melhor, e não o mais fraco, e, assim, chega-se à evolução.
Comentário de nemesis
jogo, hein?: "E ela está a disposição da justiça"

sem dúvida, e o DOJ nos USA a considerou um monopólio, lembra? Mas a administração Bush arquivou o caso, pois, monopólio ou não, é uma grande pagadora de impostos...

A M$ não joga segunda as regras: ela as faz, porque está num jogo solitário.

"o OS/2, por exemplo. A qualidade do software era superior, e a arquitetura era a mesma"

Exemplo mal-sucedido. Infelizmente, a arquitetura já era de posse de um monopólio do qual vários negócios dependiam e o OS/2 não teve chances, ainda mais sendo apunhalado pela própria parceira.

"Logo, a MS teve mais algum mérito"

sim, eu já comentei sobre seus aplicativos, que por alguma misteriosa razão, rodavam melhor que o dos concorrentes em "seu" SO. E negócios e mais negócios dependiam desses aplicativos nessa plataforma.


;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
não exclusivamente brasileiro: "concepção de que o software livre é mais "politicamente correto" por não dar lucro a uma pessoa seja errada e é uma visão limitada moldada pela formação cultural-religiosa brasileira"

se você lê o blog norte-americano de notícias para nerds slashdot.org, sabe que a opinião quanto ao lado politicamente correto do SL é popular por lá também.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004