Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Telas do Muriqui Linux e análise inicial

Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) enviou este link de sua nota no LinuxDicas e acrescentou um trecho: “Conforme foi noticiado aqui no LinuxDicas anteriormente, foi lançada na semana passada uma nova distribuição linux, a Muriqui Linux, baseada no Debian e com o instalador gráfico Anaconda, o mesmo usado no Fedora e Red Hat. Neste final de semana consegui baixar a imagem iso do primeiro e único CD e registrei as telas do instalador e do sistema. (...) Embora tenham usado o instalador do Progeny Debian, ao contrário do que pensei inicialmente, a base do sistema que foi usada foi o Debian unstable congelado em um certo ponto, e não o Progeny Linux, que não atingiu ainda a versão final e que usa um sistema de componentes (agrupamentos de pacotes interrelacionados). Eu esperava também que tivessem usado o Debian testing como base, que está muito próximo de se tornar estável, mas parece que optaram vela versão unstable pelas versões mais novas dos pacotes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tijucas
telas?: Desculpem a ignorancia. mas oq as telas tem a ver com a analise do sistema? quer dizer que se eu tenho o tema mais bonito meu sistema é o melhor? talvez telas para analizar os desktops ou gerenciadores de janelas. mas uma distribuicao...
Comentário de Douglas Augusto
Você chegou a ler o título: Você chegou a ler o título da notícia? O título diz: "Telas do Muriqui Linux *e* análise inicial".

É uma breve análise, de fato. Algo consistente com "análise inicial", como explicitado na notícia.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de sobralense
Ok .. qual o ponto forte dele: Ok .. qual o ponto forte dele?
É bem interessante ser todo em pt_BR, mas muitas distro já tem... Baseado em debian tb... Ubuntu é um que deu certo... pro Kde, tem o Kubuntu.. então.. qual o "tchan!" desta nova distro?

*edit* Achei...
"...possui pelo menos dois diferenciais: primeiramente, o instalador gráfico Anaconda foi portado para o português e adaptado para facilitar a instalação de todo sistema. Portanto, esta é a primeira distribuição Debian do Brasil a utilizar o instalador da Red Hat e suas facilidades. Segundo, o usuário pode optar pela instalação automatizada do servidor de boot-remoto, uma tecnologia que se consagrou como padrão na maioria dos telecentros do País."
Fonte: linuxdicas.com.br
Agora resta ver se vai ficar esquecida como muitas que foram criadas por aí...
Comentário de Gesiel
Concordo com o sobralense: Douglas,
concordo com o 'sobralense' no ponto onde questiona o por que de uma nova distribuição se existem ótimas distribuições, inclusive aceitando colaborações para aperfeiçoá-las. Tome o exemplo das ótimas distribuições Kurumin, o Ubuntu, entre outras.

Não seria o caso de tentar incrementá-las ainda mais, traduzindo programas, manuais, sendo um testador, melhorando seus sistemas, etc. ?

Só mais um lembrete: criar uma distribuição (ou mantê-la) envolve "muitos" custos que vão desde tempo para desenvolver, testar em várias configurações de hardware, manter ftp (tráfego de qualidade custa caro) para distribuí-las, manter um suporte para receber feedback de bugs, e ter tempo e paciência para solucioná-los, etc.

Acho que vale mais ser um anônimo produtivo num projeto de terceiros. Isto não diminui em nada o valor do esforço.

Minha opinião não é para desanimar as pessoas ou ser do contra, e sim colocar as coisas numa pespectiva realista.
Comentário de Marco Carvalho
Realmente: Também não vejo muito sentido em criar mais uma distribuição, a não ser que seja altamente customizada para algum fim ou que seja um produto comercial de alguma empresa.
Temos aqui o Debian-BR-CDD, um projeto muito bom e que carece de uma equipe para manter uma versão com KDE, como o Ubuntu tem o Kubuntu, o Anaconda também poderia ser incorporado, enfim, o que estamos vendo ultimamente é uma proliferação de distribuições brasileiras com a mesma base, o Debian, com grandes sacadas em alguns pontos mas que pecam em outros. Se esses esforços fossem concentrados em em um único projeto, acredito que poderíamos ter uma distribuição brasileira extremamente forte, dentro do espírito Debian.
E, quem sabe, poderia até se tornar uma cooperativa, agrupando profissionais de diversas áreas para prestar suporte, manutenção, treinamento, desenvolvimento de soluções específicas, etc. para empresas privadas e governamentais.
---
Marco Carvalho
http://arrakis.no-ip.info
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux (Sid) | Kernel 2.6.9-i686
GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
Comentário de Manoel Pinho
Esclarecimentos: Pessoal,

Como já responderam aqui, o objetivo foi só mostrar as telas de instalação e uso da distribuição e tecer as minhas impressões iniciais, já que o anúncio da distribuição foi no final da semana passada e o site da distribuição não esclarece muitos detalhes a mais do que foram citados.

Não pude me aprofundar mais por pura falta de tempo e por estar instalando em uma máquina virtual a velocidade de tudo foi prejudicada. O objetivo mesmo foi dar uma primeira espiada nessa nova distro. Poderei fazer no futuro um novo artigo e também aceitarei artigos de quem quiser fazer uma análise mais profunda.

O link da página informativa da distribuição e o único link de download estão com uma velocidade ridícula de linha discada e já foi um milagre eu ter conseguido baixar a imagem iso para testar.

Em relação à necessidade de uma nova distribuição baseada no Debian, eu gostaria de dar as minhas opiniões:

1- Mesmo o kubuntu/Ubuntu não possuem um instalador gráfico (embora seja simples). Isso é uma devantagem para iniciantes e para algumas pessoas.

2- O Ubuntu não usa exatamente a mesma árvore de pacotes do Debian, o que inclusive vem causando atritos com os desenvolvedores do Debian por causa da confusão gerada (fazem pacotes com versões à frente dos do Debian e com bugs, etc). Está nos noticiários estrangeiros:

http://linux.slashdot.org/article.pl?sid=05/04/11/2335221&from=rss

3- O Debian CDD-Br é bem legal (eu tenho ele instalado também) e seria bem interesante oferecer um CD alternativo com o instalador Anaconda. Atrairia muito mais gente com certeza. O projeto também não chegou à versão final e, por isso, ainda não é muito conhecido.

4- Não ficou muito claro para mim se esse Muriqui vai ser uma distro comercial, se apenas fizeram para resolver seus problemas e apenas estão difundindo o projeto ou se aceitarão contribuições externas.

5- O fato de haver mais uma distribuição não implica que seja negativo para o Debian. Ela tem essa inovação, que pode ser aproveitada por qualquer outra distribuição. Software livre é assim mesmo.

6- O instalador Anaconda foi adaptado para o Debian pela Progeny, cuja versão 3.0 final está próxima. Talvez uma futura "tropicalização" do Progeny seja mais interessante do que desenvolver uma nova distribuição com a árvore congelada do Debian unstable. Mas também possa ser que o Progeny nunca decole, quem sabe.


Comentário de Fox Mulder
Gostei do visual: Pelas telas, eu gostei do visual. Na minha opinião é a distro "mais brasileira" que já foi lançada. Eu adoraria ver uma distro totalmente verde/amarela/azul/branco. Os americanos fazem isso direto, qualquer programinha, tá lá as cores do Tio Sam, por que não fazer isso com uma distro brasileira. Ainda não pude constatar a performace do Muriqui, mas se for no estilo do Debian-BR-CDD está ótimo.
Comentário de Fox Mulder
Gostei do visual 2 - A missão: Ah! Esqueci de dizer que pra ficar com um visual arrasador só falta colocar aquela barra infeiror do Linspire [http://www.linspire.com/lindows_news_gallery.php?image=screenshot] com aquele botão azul "launch", aí então o visual ficaria MARAVILHOSO. Será que eles ou alguma distribuição de Linux lançarão uma barra igual à do Linspire ?
Comentário de Hugo
Qual o site?: Faltou falar o endereço do site da distro.

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de anom
Não vou ler o slashdot, mas: Não vou ler o slashdot, mas imagino que a discussão deve ter partido de uma entrevista do Ian. Esse negócio de um participante de um projeto ficar dizendo que outro projeto livre tá atrapalhando é foda. Fico imaginando se a RedHat ficasse choramingando o surgimento do Mandrake, do Conectiva, etc. Acho que se o projeto é livre e tá previsto que ele pode ser reaproveitado, ninguém pode ficar choramingando bobagens como "compatibilidade" de pacotes. Até por que entre as duas distros, é mais interessante pro Ubuntu ser compativel com o Debian e aproveitar os pacotes extras do que o contrario. Ora, o Debian é considerado por seus usuarios auto-suficiente, no sentido de que sozinho já abarca um porrilhão de pacotes. No que a "incompatibilidade" de uma simples distro como o Ubuntu prejudica o Debian? Será que outras distribuições baseadas no Debian (afora estes Debian CDD-*) são compativeis? Libranet, Xandros, etc. são compativeis? O Ian foi reclamar de cada uma delas? Ou será que o fato de o Ubuntu ter um pouquinho mais de visibilidade do que a media das distros baseadas no Debian gerou um "despeitinho" do cara? Em projetos livres deveria valer a maxima: cada macaco no seu galho no que se refere a apontar os outros projetos como culpado de pretensos problemas internos.

Quantos aos bugs, chega a ser FUD a afirmação. Não que não haja bugs, pelo contrario, mas ressaltar bugs do Ubuntu como se os pacotes da unstable do Debian (a alternativa viavel de compatibilidade entre as duas distros) não os tivesse em quantidade razoavel, porem aceitavel, é brincadeira de mal gosto. Eu tou usando o (K)Ubuntu faz uns dias. Acho mesmo que eles ainda têm o que amadurecer, mas estão no caminho certo. Eu prefiro incompatibilidade e xorg do que compatibilidade e xfree-4.3. :)
Comentário de glaydsonlima
O endereço do site é http:/: O endereço do site é http://www.muriquilinux.com.br/

O site tá super-lerdo.

O ISO pode ser baixado aqui
Comentário de ricardomoc
Outra distro?: No meu entender, a perspectiva realista está muito mais ligada à liberdade de se querer fazer algo novo. Ok, não é totalmente novo, mas, como já comentado aqui, tem suas particularidades. E, com certeza, quanto mais distros existirem, com particularidades diferentes, mais público irá atender. Até a pouco tempo eu também achava que a quantidade de distros era exagerada. Mas aí, foram aparecendo novas distros que, pouco a pouco, foram se encaixando no perfil que eu quero. É o caso do Ubunto, que utilizo e gosto muito. Não é totalmente brasileira, mas bem que eu queria que fosse. Tomara que apareça cada dia mais distribuições, para que possamos ter também a liberdade: liberdade de escolha!

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
Comentário de Marco Carvalho
Ah, aí a coisa muda.... :): Agora que consegui entrar no site, a coisa ficou mais clara. Pelo que está no anúncio de lançamento na página, trata-se de uma distribuição com foco na área educacional.
Não tenho mais detalhes pois está muito difícil de navegar.
---
Marco Carvalho
http://arrakis.no-ip.info
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux (Sid) | Kernel 2.6.9-i686
GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
Comentário de Douglas Augusto
> Douglas, : > Douglas,
concordo com o 'sobralense' no ponto onde questiona o por que de uma nova distribuição se existem ótimas distribuições, inclusive aceitando colaborações para aperfeiçoá-las. Tome o exemplo das ótimas distribuições Kurumin, o Ubuntu, entre outras.


Minha resposta foi ao "tijucas", não ao "sobralense". ;)

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Henrique Vicente.
Imagem é tudo!: Imagem é tudo, quando se trata de alguma coisa voltada ao desktop imagem é tudo. Essa questão levantada por você não está sem fundamentos concretos. Se uma distribuição é voltada para o uso em desktop e em um determinado ambiente gráfico [e/ou gerenciador de janelas] por questões óbvias imagem é praticamente tudo...
Comentário de Marcos J. T. D. C
Tenho usado e vendido equipam: Tenho usado e vendido equipamentos com o Kubuntu, o ruim foi ter gente reclamando quando deu um apt-get upgrade e dado pau...

https://bugzilla.ubuntu.com/show_bug.cgi?id=10035

http://ubuntuforums.org/archive/index.php/t-25294.html

http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=28678&page=1&pp=10

https://www.ubuntulinux.org/wiki/KubuntuHoaryReleaseKnownProblems

O engraçado é que no x86_64, ele instala o K3B, só que não tem o pacote do CDRDAO pro mesmo...

Se você seleciona sua língua como inglesa, ele deixa selecionar a sua localização, caso você opte pela língua portuguesa ele não deixa optar pela localização, como resido no exterior isso é ruim, acabo tento de há princípio atualizar via BR...

Parece que o Kubuntu é uma versão de testes, tipo Fedora.

Quanto há variedade de distribuições, acho que é questào de diálogo, os caras se acreditarem que tem algo em comum que conversem e se unam, não acho ruim diversas opções de distribuições.
Comentário de Ananias
Se fosse verdade...: ... o Enlightenment seria mais utilizado que o Gnome, o KDE, ou até mesmo o Windows. Imagem é importante, sem dúvida. Mas para o Desktop, se algum fator isolado é importante o suficiente para ser considerado "tudo", ou "praticamente tudo" esse fator é a usabilidade. Esse sim é o fator decisivo.

Usabilidade abrange muitas coisas, entre elas, mas não só, a aparência, nem é ela o fator decisivo.
Comentário de anom
Eu passei por este bug do Kub: Eu passei por este bug do Kubuntu, mas dá um desconto, é a primeira versão da distro e os caras que devem ter enchido o saco do pessoal do Ubuntu pra incluir o KDE oficialmente deram uma derrapada de inciante. :) No mais, quem manda você já adotar o negocio no primeiro release? hehehe No mais, o bug se resolve fácil pra quem tá acostumado com o apt-get.

Quanto a ser beta, resta a pergunta que não quer calar: o Kubuntu é beta de que produto? pois os detratores de plantão dizem que o Fedora é o beta do RedHat Enterprise Edition, embora o Fedora 4 venha a ser um típico contra-exemplo da afirmação dos "FUDeiros", pois certamente não haverá um RedHat lançado a partir dele, visto que o ciclo de releases do RedHat Enterprise Edition é bem mais longo do que o do Fedora. :) Mas voltando ao Kubuntu, ele é beta de quem mesmo?
Comentário de Phantom X
O Fedora não é versão de t: O Fedora não é versão de testes, simplesmente é a versão desktop do Redhat com outro nome. Quanto aquela coisa de incompatibilidadde de pacotes, quer dizer que todas as distribuições baseadas em Debian são obrigadas a usar e criar pacotes para o Debian? Por que então os pacotes do Conectiva não funcionam no Fedora ou vice-versa? Será que um distribuição baseada em Debian não pode se separar dele como diversas distribuições separaram da Redhat?
Comentário de Marcos J. T. D. C
*No mais, o bug se resolve f: *No mais, o bug se resolve fácil pra quem tá acostumado com o apt-get.*

Se for por esta linha de pensamento, quem usa Windows pode dizer a mesma coisa:

No mais, se resolve fácil pra quem tá acostumado com baixar algo da NET, basta baixar um anti-vírus (ou qualquer outra coisa) e pronto.

O engraçado que no Kubuntu 5.04RC - Hoary Hedgehog, não acontecia isso, se o que eles pretendem é atingir o usuário desktop, tem de prestar mais antenção com um erro bobo como este.

No Windows Update você conheçe algum problema parecido?

O cara que começa a usar Linux e, passa por algo assim tende a ficar com um pé atrás.

Ele é uma versão de testes dele mesmo pelo visto, os caras estão preocupados em estar na frente dos lançamentos, testando as possibilidades e lançando o produto sem demora.
Comentário de Flavio de Oliveira
Parabéns: Como desenvolvedor quero dar meus parábens ao projeto...
Devemos receber cada projeto de braços abertos porque considero que o Linux ainda tem que evoluir muito e os projetos atuais não abarcam todas as expectativas.
Acredito que cabe aos usuários mais avançados deixarem de lado o estilo de torcida religiosa e discutirem apenas os aspectos relacionados a distribuição, nada de comparações ou mesmo de questionamentos sobre a necessidade...
Sim, temos necessidade de mais e mais distribuições, vide o Ubuntu, lançado há pouco tempo e que já abarcou grande mercado...
Temos necessidade de mais e mais distribuições, mais opções, e mais usuários para o Linux...

Comentário de escovadordebit
Foco da distro: Para mim, se uma distro nova é lançada sem um foco específico, é mais uma derivação de esforço inútil de desenvolvimento. Penso que uma distro, para ser considerada nova, deve ter um apelo consistente: focada em multimídia, office, processamento paralelo, servidor,segurança, usuário final, etc.. Caso contrário penso que seria melhor que estas pessoas unissem seus esforços no sentido de aprimorar os sistemas existenstes, ja que Linux não tem dono. Não posso acreditar que com tantos projetos existentes a pessoa não se identifique com nehum deles. Em relação à esta nova distro, o que ela tem de diferente de tantas outras? Este negócio de distro ta virando "guerra de beleza": essa distro fui eu que criei. É bucha...
Comentário de renatogdelf
Atualização problemática, só no Linux???: "...
O engraçado que no Kubuntu 5.04RC - Hoary Hedgehog, não acontecia isso, se o que eles pretendem é atingir o usuário desktop, tem de prestar mais antenção com um erro bobo como este.
No Windows Update você conheçe algum problema parecido?
..."

Bom, no Windows Uptdate pode não ter acontecido algo parecido. MAS e no Service Pack 2 do Windows XP, que não deixa de ser uma SUPER atualização deste sistema?

Hein?


Após instalação do SP2, aplicativos podem parar de funcionar

Um em cada 10 usuários pode ter problema com SP2

Usuários relatam problemas ao instalar atualização do Windows

Descoberta falha "altamente crítica" no SP2 do Windows

Cuidado você também com este tipo de afirmação...
Comentário de croberto
Após instalação do SP2, ap: Após instalação do SP2, aplicativos podem parar de funcionar

Putz, o que é aquele "Necessário para Speed Hot Pursuit 2" na lista de jogos?

Tá aqui

, meu. Quem será que resolveu "traduzir" o título do jogo? :-P Outra coisa é que eu já tive muitos problemas instalando pelo Windows Update os ditos "drivers assinados". Eu acho que supor que seja estavel comparando com o Ubuntu não é lá muito correto não.
Comentário de anom
Epa, eu não tou isentando os: Epa, eu não tou isentando os caras de culpa, eu só disse que o problema é fácil de resolver, mas não acho que deva ser considerado "coisa normal". E mais, o problema não é no Kubuntu Final. Este funciona bem, de modo que é injusto acusá-los de fazer porcaria para lançar antes dos outros. Você pode argumentar sim que eles precisam testar mais as atualizações de segurança que lançam (acho que chamam isso de Q.A.), pois o bug ocorre justamente quando o usuário faz um upgrade no sistema, ou seja, o pacote do kde que deveria corrigir um problema de segurança (e nem era um falha grave) acaba provocando dores de cabeça para quem usa. Espero que eles tenham aprendido a lição, afinal, o KDE é novato entre os pacotes mantido por eles. Basta ver que a Ubuntu anterior não continha o KDE na árvore main.

Comentário de Henrique Vicente.
..: concordo sobre a usabilidade, usei o termo "é tudo" porque a primeira coisa que você nota em um produto é o embrulho, além do mais é mais fácil você gostar de algo bonito ao feio, discordo sobre o Windows e sobre o KDE ser menos bonito que o Enlightenment, sou viciado em KDE...
O windows só é o que é por causa das táticas da M$, uma vez que ele não possue uma boa usabilidade, mas concordo plenamente que usabilidade "é tudo" também.
Comentário de Reinaldo J Moreira
Opinião do desenvolvedor: Olá pessoal,
Gostaria inicialmente de me apresentar.
Me chamo Reinaldo e sou o gerente e pai do projeto Muriqui.
Esclarecendo algumas coisas.!
1) O Muriqui é livre para qualquer contribuição. www.muriquilinux.com.br/svn
2) O Muriqui é voltado para todas as areas, com enfase na Educacional!
3) O Muriqui é tambem comercial! Versao (RB e EP)
4) O Site esta lento por estar superlotado. Conseguimos fazer um espelho na UF de Viçosa/MG com um link melhor.
5) O Muriqui tem como principal visão a inclusao Digital.
6) Já inclue a maioria dos softwares necessarios para workstation e homestation.
7) Evitamos ao maximo mecher nos pacotes e na arvore do Debian, para que os usuarios fiquem avontade para usar o apt-get.
8) gosto o Kurumin e do Unbuntu, mas tenta colocar eles na avore do debian e dar apt-get upgrade pra ver o estrago. Gosto das distros anteriores mas adoro o Debian.
9) A arvore foi congelada para podermos testar, homologar e documentar para os usuarios.
10) Existem alguns usuarios preocupados em desenvolver, testar e analizar... Agradeço a iniciativa.
11) As atualizacoes de pacotes e do instalador que ja tem bug reportados, se encontra disponivel em nossa arvore. E em breve (Aproximadamente 15/05/05) colocaremos a imagem 1.1 no ar para download.
12) Agradeço o comprometimento e a seriedade postada e analisada.


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004