Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Agradinho da Microsoft: "blogueiros influentes" ganham notebooks Acer Ferrari com Windows Vista de presente

Dar presentes ou vantagens para blogueiros, que não são jornalistas e portanto não têm qualquer obrigação profissional de recusá-los, é uma prática cada vez mais comum. Já há até mesmo sites que oferecem recompensas para quem escreve análises sobre seus produtos. Neste sentido, o presentinho da Microsoft não destoa da prática do mercado, mas merece atenção porque deveremos ver em breve um surto de boa vontade pró-Vista em parte dos blogs agraciados, e outros que nem escreveriam sobre o assunto encontrarão oportunidade de escrever suas análises do novo lançamento.



Minha previsão é de que não demoraremos para ver notícias com títulos similares a: "Instalei o Ubuntu no notebook que ganhei da MS". Mas o BR-Linux vai seguir a onda e oferecer acesso gratuito a todos os seus artigos para blogueiros - influentes ou não - de todo o mundo ;-)

O Luis Fernando detalha:


“Marketing agressivo da Microsoft: dar de presente a bloggers que tratam de assuntos de tecnologia e também assuntos não correlatos notebooks top de linha Acer Ferrari 1000 ou 5000 com Windows Vista pré-instalado. De graça, e não como empréstimo ou para propósitos de avaliação de software/hardware.”


Enviado por luís fernando dal magro (luisdalmagroΘgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de popolony2k
Brain vc já recebeu ....: ...o seu ???

Se sim, agora me diga.....funciona bem com o UBUNTU ?


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Manoel Pinho
Lógico que não: Lógico que o Brain não recebeu. Tem que falar sobre o Windows Vista e bem !

O Baboo e um bocado de colunistas de informática brasileiros já devem ter ganhado o seu, e duvido que eles coloquem linux nele.

Só não entendi o trecho "Dar presentes ou vantagens para blogueiros, que não são jornalistas e portanto não têm qualquer obrigação profissional de recusá-los, é uma prática cada vez mais comum.". Isso é imoral ! Aceitar o produto como empréstimo para avaliação é uma coisa e aceitar um presente e ao mesmo tempo avaliar o produto recebido é outra. Não dá para ninguém acreditar que a matéria será imparcial. Além disso, como avaliar o desempenho do Vista se está sendo avaliado num computador "Ferrari" (supõe-se que o desempenho seja similar ao do carro) ?

Isso só corrobora a idéia de que é preciso ter um computador "Ferrari" (em desempenho e custo) para rodar o Vista...

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de brain
Imoral ou não: Manoel, lendo os blogs de algumas pessoas que receberam agradinhos, ficou bem claro pra mim que eles chegam na forma de presentes, não avisados nem solicitados. É *óbvio* que quem deu o presente espera que um grande percentual escreva a respeito, mas o compromisso não foi exigido, e tenho certeza de que uma parte deles vai escrever concluindo que gostou mas continua preferindo o Mac OS, e que outra parte vai relatar como substituiu o Vista por outra coisa.

Eu acho que o presente da Microsoft 30 dias antes do lançamento oficial do produto tem grande potencial de ser visto como propina pra falar bem, mas ao mesmo tempo eu não gosto de double standards (do tipo recomendar um sistema operacional 100% livre, falar mal do outro mas usar esse outro em seus servidores). Várias empresas de software livre fazem o mesmo, enviando 'presentes' tão caros quanto podem pagar, para quem elas acham que tem potencial de formar opinião sobre seus produtos, sem compromisso nenhum. Se for imoral, tem que avisar pras editoras de livros sobre software livre, responsáveis por distribuições de Linux e até distribuidores de hardware, que freqüentemente me mandam esse tipo de presente sem eu solicitar e sem exigir nada em troca. Até um Palm completo eu já recebi (depois que analisei, mencionando o fato, doei pra um prof. de escola pública). Dos que eu gosto, escrevo análises; quando não gosto, às vezes escrevo também, dizendo isso. E às vezes simplesmente não digo nada.

Também não acho imoral dar os presentes na expectativa de que gere boa vontade. Seria claramente imoral se junto com o presente viesse um compromisso. Seria imoral se quem recebe o presente tivesse alguma obrigação. Seria imoral e anti-ético se a pessoa que recebeu o presente não mencionar o fato no seu review. Seria anti-ético se quem recebesse fosse um jornalista que precisa escrever com isenção - e não um blogueiro, cuja escrita é sempre opinião editorial, e não deve ser vista de outra forma, a não ser que ele peça. Mas não parece ser o caso, nem mesmo nesta situação extrema em que o personagem é a Microsoft.

Para não deixar nenhum deles com a pulga atrás da orelha, esclareço que tem também o caso à parte dos autores de livros e live CDs, que muitas vezes são amigos e me mandam como presente pessoal, e aí eu recebo com o maior prazer e faço questão de analisar. No momento tenho 4 livros na fila nesta exata situação.
Comentário de popolony2k
Não acho imoral ....: ....o envio do "presentinho", pois apesar de ser uma "pressão", ainda que sem pressionar, para o presenteado falar bem de seu produto, segundo o artigo acima não está provado que a M$ forçou que os blogueiros escrevam bem de seu produto, até mesmo porque muitos recusariam de imediato, mas ao "dar" sem pedir algo em troca, a possibilidade do blogueiro se "solidarizar" com o produto é muito maior.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Otávio
Confesso que me deu uma: Confesso que me deu uma vontade enorme de ganhar um deles, formatar e instalar um Linuxzão e enviar os screenshots para o Bill, hahahaha.
Seria a grande realização da minha vida -)
Comentário de Manoel Pinho
Entendo: Entendo seus argumentos e concordo em parte, mas o problema é que a distinção entre jornalista e blogueiro é muito tênue, ainda mais na área de informática onde se vêem pessoas com diferentes formações dando pitacos e escrevendo colunas, livros e artigos. A internet democratizou o jornalismo.

Na minha opinião, quando um blogueiro se torna mais profissional como é o seu caso e de muitos blogs de sucesso e que são fundamentais para formação de opinião, querendo ou não ele assume um ar profissional e por isso se espera uma ética exatamente igual à de um jornalista. Já imaginou se um jornalista da Revista Quatro Rodas recebe um Honda Civic zerinho de presente e logo depois ele publica uma reportagem de análise favorável do mesmo carro ?

Bem, se eu recebesse de presente um notebook desses talvez não recusaria o presente, colocaria linux e noticiaria no meu blog que recebi o presente, inclusive com agradecimentos à Microsoft pela gentileza. Mas certamente não escreveria mais nada sobre o Windows Vista ou uma análise do notebook porque eu não me sentiria imparcial para escrever isso (e não competente para isso porque não uso o Vista e eu instalaria linux no notebook logo em seguida :-) )

Receber e não devolver o presente não é antiético mas escrever uma análise sendo parcial (ou pelo menos as pessoas pensando que seria parcial) é antiético na minha opinião.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de bebeto_maya
__Particularmente eu daria: __Particularmente eu daria uma testada no Vista e tentaria, via gambiarras, introduzir um MacOSX com Linux, ou rodando sobre o PearPC no Linux...O VIsta, pelo que vi, em computadores rápidos, está muito bom. Nada que supere um MAC, que há 5 anos atrás já tinha tudo que o Windows tem hoje.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de hamacker
Acredite, o troço é lento: Acredite, o troço é lento em comparação com a plataforma em que tem que funcionar. É como se a Microsoft tivesse andado no tempo futuro e tivesse criado um sistema operacional para hardware que ainda não existe ou são poucos que poderão utilizado com processadores duo ou quad.

Com o hardware que é microsoft planeja para o Vista, Mac ou Linux simplesmente voam.


Comentário de manoel_lobo
Quer dizer então que esse: Quer dizer então que esse laptop não segura o rojão do Vista ?

Eu não sei qual a razão de criar um sistema tão pesado, cheio de firulas inúteis e dezenas de daemons (também inúteis) rodando.

SO's da M$ só vão prestar no dia em que ela perceber que segurança e estabilidade encontram-se na simplicidade, não em programas precognitivos que tentam adivinhar cagadas futuras do usuário (vide bloqueador de downloads do IE, por exemplo).

Se a M$ fosse realmente inteligente, pegaria um desses BSDs e construiria seu SO (interface e aplicativos) sobre ele, similar à Apple.

Acho que o Vista não vai vingar, IMHO.

Ela escolheu um caminho sem volta...

--
Good clean fun is just my imagination
Down and dirty that's the way the game is played
This hard life has caused me aggravation
Never could leave it alone

Got to ride that rocking horse
Comentário de hamacker
Pelo que comentaram em: Se o Note tiver uma NVIDIA/ATI ultima geração, 2GB de RAM e for DUAL, provavelmente rodará bem. O que eu quero dizer é que com o mesmo hardware, tanto Linux como Mac iriam voar, no Windows voce sente como se ainda rodasse XP com 256M.

Pelo que comentaram em outras listas, ele trafega dados somente encriptados, até mesmo interprocessos, então haja processador para codificar/descodificar. Além disso ele é planejado para hardwares/softwares compátiveis com DRM. Em outras palavras, se o seu hardware for planejado para tocar todas as regiões de DVD, o Windows poderá rejeita-lo. Apenas drivers com certificações DRM deverão estar presentes, antes bastava ser um WHQL, agora tem que ser compátivel DRM também.

Eu acho que vai ser um fiasco, mas existe a possibilidade de se venderem muitas cópias OEM dele pelo fascino que alguns tem pelo que é mais recente. Além disso, há aquelas pessoas que simplesmente são adoradores de "janelas". Nas empresas, eu tenho certeza que ele empaca.
Comentário de Júlio Maranhão
Minha aposta é que em 2: Minha aposta é que em 2 anos o Vista alcançará o mercado do XP.
Mais 2 anos e o Vista será como o XP é hoje (líder de mercado).

Acho que vocês se esqueceram que a Microsoft sempre faz OS's prevendo o hardware do futuro. Não vejo problemas específicos no Vista.

Quanto ao DRM, isso não é uma imposição da Microsoft. É uma imposição das indústrias. Elas não querem saber de cópias piratas e por baixo do pano estão pressionando hardware e software para controlar uso indevido. Apesar de não concordar com essa pressão, ela só está aumentando e a Microsoft obviamente quer parcerias com essas empresas. Vide HD-DVD.

Falou.
Comentário de hamacker
Sobre suas previsões, acho: Sobre suas previsões, acho que sua bola de cristal está quebrada :), os patronos da Microsoft já falaram que não cometerão o erro do XP e demorar tanto em lançar novas versões (também não acredito, mas...), segundo tais palavras as novas versões serão lançadas em intervalos menores (????).

A crítica ao DRM, não a restrição sobre a pirataria. A crítica ao DRM é ela ter o controle sobre o minha mídia, se eu compro um DVD do fantasma da ópera eu quero poder toca-lo no meu carro, na minha casa, na casa do meu amigo ou no meu computador. A crítica ao DRM é ele poder lhe impor restrições ao uso da mídia, incluindo até mesmo quantas vezes uma determinada mídia poderá ser tocada, ou sobreescrever a mídia incluindo informações de rastreabilidade. Sacou ?
Imagine voce reinstalar o seu Windows(tenha isso em "Vista") e depois descobrir que os codecs que voce pagou para tocar certas mídias agora não tocam mais e dá a insignificante mensagem de "formato não reconhecido", aí voce diz "ué, meus arquivos foram corrompidos.", quando na realidade foram as restrições de DRM que lhe impuseram a multa e ter que recomprar seu album.

Os DRMs não são todos iguais e o exemplo acima é apenas uma suposição do que ele pode fazer. A indústria fonografica, a maioria anglo-americana, já provou estar sedenta de sede para recuperar o que ela acha que teria perdido.

Sobre a pirataria, eu acho alguns números inigmáticos, a indústria diz perder muito com CDs/DVDs piratas, a indústria usa algoritimo absurdo para dar exemplos onde 1 CD pirata equivale a 1 CD original a menos vendido, no entanto, sem os CDs/DVDs piratas é muito provável que a maioria dos originais não fossem comprados. Sou contra a pirataria, mas fica claro que a indústria é bastante gananciosa beirando a extorção.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004