Juca (jucazero@bol.com.br) enviou este
link da campanha no OS/2 World e acrescentou:
O B.Piropo, em sua coluna desta semana n'O Globo (exeige registro), informa sobre uma petição dirigida à IBM no sentido de abrir o código do semi-finado OS/2 que, diga-se de passagem, era um excelente Sistema Operacional.
O Sistema OS/2 é um grande software. Acho que uma das grandes ironias da história da microinformática foi o OS/2 ter ficado em segundo plano enquanto o Windows 95 tomava a liderança. Isso provou que marketing e design *sim* importam e desempenho e robustez aos olhos do usuário final, não.
Acho que o grande problema é que o OS/2 tinha features que Windows 95 não tinha ( File System mais bem estruturado e de melhor desempenho, gerenciamento de memória e processamento mais confiáveis e robustos) e que não eram visiveis ao usuário leigo. Mas o design e beleza do Windows 95 eram facilmente indentificáveis.
Para o usuário comum, o Windows 95 sendo melhor que o 3.11 já bastava na época. O OS/2 naquele tempo era avançado demais e até hj tem features que outros sistemas gostariam de ter.
Acho que as comunidades de software livre irão se beneficiar com abertura deste grande software. Há muito o que aprender e aproveitar dele e acho que o próprio Linux obteria vantagens, mas isso vai depender da orientação dos desenvolvedores. O caso da SCO deixou marcas profundas e acho que mesmo que o OS/2 seja liberado como GPL, ainda restará alguma desconfiança por parte deles.
[],s
--
Micaelis