Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Baguete: Nada mais será como antes nos negócios baseados em software livre

Transcrevo a seguir o início do texto comentando o evento Debaguete, em que representantes de Oracle, Red Hat e Solis debateram junto ao público presente as questões relacionadas ao mercado do software livre hoje.


"A encruzilhada na qual se encontram as empresas baseadas no open source foi criada pelo seu próprio crescimento, que fez com que grandes corporações deixassem de lado o desdém e mudassem de atitude. Exemplos recentes foram o acordo entre Microsoft e Novell, assim como o lançamento do Oracle Linux, baseado no código do sistema operacional Red Hat.

"A comunidade tem que ser menos chata e parar de brigar com quem quer fazer negócio. Se não as grandes vão dominar o mercado existente", fuzilou César Brod, diretor da Brod Tecnologia e um dos cooperados da Solis. Segundo o empresário, empresas como a MS podem acabar abocanhando o segmento de pequenas empresas usando soluções abertas e prestando serviço.

Brod acredita que as recentes declarações do CEO da Microsoft, Steve Ballmer, reiterando o discurso de que o Linux infringe patentes são "conversa para acionistas" e que na prática o que se vê é uma aproximação progressiva e investimentos da MS em open source. "Eles não podem ignorar a forte presença do software livre em servidores. A interoperabilidade se impôs", explicou."

Veja o restante no artigo do Baguete.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de vmedina
Lá vem a turma dos panos quentes...: Afinal, tava demorando para aparecerem.

Realmente, tem muito investimento... invenstimento em Marketing então... Tem nos eventos da turma dos panos quentes, no get the fud, e etc.

Tem investimento em contratos para fazer o SL parecer um grave risco para as empresas.

Cade o investimento para adotar o ODF como formato padrão (default) no Office? Isso é trabalha em prol da interoperabilidade! Cadê um CEO que consiga deixar o pé bem longe da boca? Isso é demonstrar respeito por quem você quer como parceiro de trabalho!

A MS só demonstra que tem 2, ou mais, caras e mostra a que quiser. Que eu saiba, só se faz negócio com quem vc confia, e ela dá mais razão para desconfiança geral da comunidade.

Ou a MS precisa aprender a fazer negócios, principalmente a respeitar parceiros, ou a comunidade precisa perder a vergonha na cara. Cabe cada um decidir o que é preferível pra vocês.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de deysonthome
Agora eles vem com ese papo: Agora eles vem com esse papo de comunidade deixar de ser chata....Gostei disso...a comunidade é a muralha.....a comunidade é que criou o que querem abocanhar. Só que ninguém vai entregar um trabalho que é de todos para todos. Agora é que a M$$ vai ter que enfrentar a fera .... que somos nós, a comunidade...e não vai dar para subornar a comunidade..além do mais, sem essa comunidade tudo isso acaba......


Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de Cesar Brod
Eu, cara pálida?: Sim! Somos uns pentelhos! Cadê a história clássica de descobrir os flancos de nossos inimigos? E de fazer o próprio inimígo concordar com nossos ideais? Vencemos! Não queremos reconhecer? Uns que outros talvez não queiram...
Comentário de Covarde como tu!
Tu vive do quê mesmo?: Caraio! Tu tem opinião pra tudo! Qual foi o software que tu desenvolveu? Qual o que tu traduziu? Conta pra galera aqui!!!
Comentário de vmedina
Mesmo quando eles estão enfiando facas na nossas costas?: Bom dia, acorde para a realidade: A MS voltou a fazer FUD contra o SL. A interoperabilidade não ocorre realmente.

Você, de repente, venceu com um contrato bom com eles (afinal trabalham juntos) mas o restante do mundo ainda vê a MS atacar com muita força o SL.

No final, quem parece que vai salvar a lavoura será a GPL v3 (Ironicamente "o pior momento do SL no ano") e a FSF.

O que temos pra reconhecer?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de
"Salvar a lavoura": O que a GPLv3 vai fazer, segundo o pai da criança, é impedir que um acordo concedendo direitos ou isenções sobre patentes a apenas uma parte dos usuários de um programa licenciado sob ela seja possível.

Ela vai impedir que uma empresa possa tirar vantagem de forma aparentemente injusta (lastimável, na minha opinião) de código GPL com a bênção de possíveis detentores de patentes, como a Novell está fazendo agora sob as asas (ou as garras) da Microsoft, por exemplo. E isso é bom que ela faça, certamente vai ser motivo para alguns desenvolvedores a mais mudarem para ela.

Mas ela não vai salvar a lavoura no que diz respeito a possibilidade de ataques baseados em patentes, por exemplo. Para ficar no mesmo exemplo, todo o arsenal que a Microsoft diz que tem pode ser usado igualmente tanto contra programas GPLv2 quanto contra programas GPLv3 (ou BSD, ou proprietários...) igualmente. Não muda nada na aplicabilidade do princípio.

Em resumo, ela vai impedir uma injustiça que surgiu agora, mas não salva a lavoura das velhas. Prejudica um acordo e um contrato já existentes e possíveis repetições dele, mas não remove a munição da arma do atacante.

E lamento que você considere a GPLv3 o pior momento do software livre no ano. Eu acho que o processo poderia ter sido melhor conduzido, mas para mim ela está longe de ser o pior momento do ano.
Comentário de Gilzamir
Parabéns: Parabéns!!! Boa colocação a sua...
Comentário de vmedina
A sua pesquisa considerou... eu não.:
Ponto baixo do software livre em 2006

1 - entrevista no Programa do Jô (19% da categoria/7% do total)
2 - Processo de desenvolvimento da GPLv3 (11% da categoria/4% do total)


Provavelmente provocado pelos ataques da patotinha do kernel, a turminha dos panos quentes, entre outros ilustríssimos.

Eu preferi indicar o espaço concedido pela Linux Magazine para o representante da CompTIA desfiar seus conceitos esquisitos sobre o uso de software na administração pública.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Joao Andre
cara...: ... tu deve ser o cara né ?!
Olha que acompanho de perto o SL, e nunca ouvi falar de vc, pelo papo deve ser um cara que já deve ter desenvolvido várias solucoes e já deve ter tipo muitas experiencias com SL. Na boa meu, baixa tua bolinha ai.
Comentário de brain
Resultado de pesquisa indica a opinião de quem votou: A pesquisa do BR-Linux fez uma pergunta, e a comunidade foi quem considerou ou deixou de considerar alguma coisa. Mas a GPLv3 não foi o ponto mais baixo - foi a entrevista no programa do Jô, por larga margem (quase o dobro dos votos válidos do segundo colocado).

A GPLv3 foi mencionada de forma expressiva, mas não diretamente, já que ainda é cedo para avaliar uma licença que ainda não existe de forma definitiva, e ainda vai passar por mudanças significativas. O que foi bastante mencionado como ponto negativo foi o processo de desenvolvimento dela.

O meu voto também não foi computado entre os 6 mais populares.
Comentário de Cesar Brod
Facas, contratos, etc...: Medina, a MS não voltou a fazer FUD contra o software livre. Ela nunca deixou de fazer FUD voltado às ações de seus concorrentes. Mesmo eu achando que o FUD não seja a melhor prática, assumo que em certas ocasiões usei meu próprio FUD contra softwares proprietários: "Meu caro cliente, tem certeza que quer mesmo ficar na mão de um fornecedor único desta base de dados?", "Meu caro cliente, esta política de preços pode mudar a qualquer hora, porque a empresa que está lhe vendendo esta solução o tornará dependente dela". A diferença é que, pra quem exerce a prática, não a chama de FUD, mas de FATOS.

A questão toda é que estamos fazendo uma confusão muito grande entre princípios, filosofia, propriedade e modelos de negócio. Eu já disse em várias ocasiões que quem trabalha com soluções em software livre só tem a ganhar com esta aproximação que não só a Microsoft, mas várias empresas grandes, estão promovendo com o software livre e de código aberto. Isto é um reconhecimento do que os clientes destas empresas estão querendo.

Verdade, pude beneficiar minha empresa com isto com serviços para a Microsoft. E com orgulho conto pra todo mundo que a Brod Tecnologia é a responsável pelo conteúdo sobre Linux no portal Navegue Protegido, da fundação Ricky Martin, graças a um investimento da Microsoft, que patrocinou a geração deste conteúdo. Na minha "humilde opinião", isto foi um investimento bem feito. Dá pra melhorar o conteúdo? Dá! Ele privilegia o Kurumin e o Ubuntu? Sim! Mas é um fantástico começo.

Sabe o que mais a Brod Tecnologia faz com o dinheiro que ganha? Investe em horas da Joice para o trabalho na tradução do Little Wizard, um ambiente de desenvolvimento para crianças, sob a GPL. Aliás, sobre a GPL, vai manter-se popular em sua versão dois.

Eu poderia ir adiante, mas o que eu queria mesmo deixar aqui, para quem lê teus textos bem escritos, mas, na minha opinião, levando para um caminho irreal e inexistente, é que todos conseguimos nos manter fiéis aos princípios e, ainda assim, co-habitar modelos de negócio de sucesso. Sem facas nas costas, pois não há nada que seja mais aberto e auto-regulante do que o mercado, com ou sem Sarbanes-Oxley. No final de contas, o que regula mesmo a relação entre empresas e seus clientes é o contrato que existe entre cada par. Estou feliz com os que tenho.
Comentário de Cesar Brod
Facas, contratos, etc...: Medina, a MS não voltou a fazer FUD contra o software livre. Ela nunca deixou de fazer FUD voltado às ações de seus concorrentes. Mesmo eu achando que o FUD não seja a melhor prática, assumo que em certas ocasiões usei meu próprio FUD contra softwares proprietários: "Meu caro cliente, tem certeza que quer mesmo ficar na mão de um fornecedor único desta base de dados?", "Meu caro cliente, esta política de preços pode mudar a qualquer hora, porque a empresa que está lhe vendendo esta solução o tornará dependente dela". A diferença é que, pra quem exerce a prática, não a chama de FUD, mas de FATOS.

A questão toda é que estamos fazendo uma confusão muito grande entre princípios, filosofia, propriedade e modelos de negócio. Eu já disse em várias ocasiões que quem trabalha com soluções em software livre só tem a ganhar com esta aproximação que não só a Microsoft, mas várias empresas grandes, estão promovendo com o software livre e de código aberto. Isto é um reconhecimento do que os clientes destas empresas estão querendo.

Verdade, pude beneficiar minha empresa com isto com serviços para a Microsoft. E com orgulho conto pra todo mundo que a Brod Tecnologia é a responsável pelo conteúdo sobre Linux no portal Navegue Protegido, da fundação Ricky Martin, graças a um investimento da Microsoft, que patrocinou a geração deste conteúdo. Na minha "humilde opinião", isto foi um investimento bem feito. Dá pra melhorar o conteúdo? Dá! Ele privilegia o Kurumin e o Ubuntu? Sim! Mas é um fantástico começo.

Sabe o que mais a Brod Tecnologia faz com o dinheiro que ganha? Investe em horas da Joice para o trabalho na tradução do Little Wizard, um ambiente de desenvolvimento para crianças, sob a GPL. Aliás, sobre a GPL, vai manter-se popular em sua versão dois.

Eu poderia ir adiante, mas o que eu queria mesmo deixar aqui, para quem lê teus textos bem escritos, mas, na minha opinião, levando para um caminho irreal e inexistente, é que todos conseguimos nos manter fiéis aos princípios e, ainda assim, co-habitar modelos de negócio de sucesso. Sem facas nas costas, pois não há nada que seja mais aberto e auto-regulante do que o mercado, com ou sem Sarbanes-Oxley. No final de contas, o que regula mesmo a relação entre empresas e seus clientes é o contrato que existe entre cada par. Estou feliz com os que tenho.
Comentário de Gabriel Macedo
O grande problema para a Comunidade, ao meu ver.: Caros,

Acho que o grande problema para a comunidade, para aqueles que de fato dedicam seu suor e sangue ao Software Livre, para além de melhorias meramente tecnicistas dos softwares, mas considerando principalmente a liberdade de acesso e repartição do conhecimento, é o destino que o produto construído na comunidade está tomando.

A produção comunitária está sendo apropriada (usurpada, subsumida) pelas corporações.

Essa captura do trabalho comunitário implica em redução dos custos de produção e conseqüentes maiores lucros. Ainda que essa "formação de lucros" possa ser dirimida pela possibilidade de concorrência, ela não ocorre devido a inúmeros fatores que não cabem aqui serem tratados.

Mas, em suma, o que ocorre uma concentração da renda que sai, cada vez mais, dos trabalhadores para as firmas.

Daqui pra frente as firmas terão seus custos de produção absurdamente reduzidos, já que boa parte do insumo produtivo está lá, pronto na comunidade, milhões de linhas de códigos testadas e retestadas. E não estou chamando de insumo o trabalho dos profissionais, como muitos dos liberais consideram como fatores de produção, "capacitados" a vender sua força de trabalho para essas firmas.

Como o conhecimento é de fácil acesso, há uma grande possibilidade de crescimento do exército de reserva técnico. Diante disso, não precisamos ser nenhum conhecedor dos descaminhos da reprodução social para perceber que:

com o aumento da quantidade de trabalhadores aptos a exercer uma certa atividade, a renda (migalha) que passa dos proprietários do capital para os que efetivamente trabalham, será reduzida. Aumentando os lucros das firmas, pois sabemos que o lucro é mais do que uma "diferença entre os fatores de produção"; é uma relação construída pela expropriação do trabalho excedente.

Fico de certa forma perplexo quando algumas pessoas, influentes no SL, levantam as "vantagens" da livre concorrência. Fraudando "louros" como se eles de fato acontecesse, seja nos Softwares Livres ou nos proprietários.

A recente e pujante ADESÃO dessas grandes firmas revela, ao meu humilde olhar, essa usurpação.

Agora como dar conta desse problema histórico na divisão do produto social é que é o problema.

Abraços.

*Lembrando que não escrevo aqui para aqueles que acreditam que "o mundo vai bem, obrigado! Deixe eu programar em paz e ser feliz brincando no parque", mas para aqueles que acreditam no SL como um movimento social, contra as corporações. Contrários não apenas pelo poder destas sobre a propriedade do conhecimento, mas - sobretudo - pelo controle da garantia de nossa materialidade, de nossa reprodução enquanto seres sociais.
Comentário de popolony2k
Sim somos uns pentelhos ???: Cesar Brod, vou tentar deixar a minha natural e já conhecida arrogancia de lado e lhe escrever que, acompanho seu trabalho de popularizacão do Software Livre durante esses últimos anos sempre com a mais profunda admiracão e respeito, mas nos últimos meses tenho percebido que você está bastante propenso a defender uma união com o mundo de software fechado, mais especificamente uma união com a M$, nada contra isso pois inclusive eu acredito que a M$ possa um dia atuar junto a comunidade, assim como já fazem IBM e Sun, duas empresas originadas do modelo de Software Fechado.
Mas infelizmente não acredito ser o atual momento o tempo mais indicado para essa união, pois a M$ vem nos atacando cada vez mais ferozmente e inclusive ameacando através de seu homem forte, que é o Presidente da empresa Steve Ballmer (quer maior ameaca do que isso ???)
A M$ NUNCA colaborou com nada para o SL e mesmo assim deseja ser bem vista pela comunidade, desejando assim que a comunidade esqueca o passado dessa empresa de guerra e tentativa de desestabilizacão da comunidade open source (passado ?? não seria presente ???). Por favor não comente sobre os projetos em "fim de carreira" que essa empresa liberou no SourceForge, pois seria melhor se não o tivesse feito.
Porque a M$ não libera o .NET sob GPL ??? Seria um ótimo comeco, mas arrombar nossa casa e desejar que a aceitemos como "amiga"......não !

E sobre sua afirmacão de que "Sim somos pentelhos", devido seus últimos posicionamentos pró-M$, acredito que você deva repensar se nesse "somos" você ainda poderia estar incluso.

Um abraco,

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de popolony2k
Get the facts ....: "A diferença é que, pra quem exerce a prática, não a chama de FUD, mas de FATOS."

Bom é isso !

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de vmedina
Taí uma resposta que vou querer ler...:
E sobre sua afirmacão de que "Sim somos pentelhos", devido seus últimos posicionamentos pró-M$, acredito que você deva repensar se nesse "somos" você ainda poderia estar incluso.


A resposta seria interessante. Grande questionamento Leidson!

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de brain
Quem está sendo divisivo: No momento em que o Leidson questiona se o Cesar Brod pode se considerar parte da comunidade livre, acho que vale a pena convidar todos à leitura do texto sobre o editorial dessa semana no LWN.net, e perguntar: quem está sendo divisivo?
Comentário de popolony2k
Apesar de parecer ofensivo ou até mesmo divisivo.....: ...meu questionamento deve ser encarado apenas como "De que lado você está ?"

Pois é conhecido que a M$ está tentando "inflamar" o ânimo de desenvolvedores em prol de seu monopólio/sistema operacional (basta assistir o famoso vídeo de Steve Ballmer - Developers, Developers, Developers).

Já é conhecido da comunidade que essa empresa não tem nenhuma atitude concreta rumo ao entendimento com a comunidade de SL, o que se confirma devido as últimas declaracões de seu presidente.

Quanto ao questionamento feito a Cesar Brod, repito, tenho respeito por sua trajetória junto ao SL, mas sabendo agora de sua boa parceria com a Microsoft, fica mais claro para mim o motivo de sua aceitacão a essa empresa, pois é impossível uma parceria se sustentar sem cordialidade entre as partes, mas não significa que se está bom para um membro apenas da comunidade, necessariamente tem que estar bom para toda a comunidade.

Sobre a pergunta do Augusto de "quem está sendo divisivo ?", respondo com o fato de que sem questionamentos e oposicão de idéias não existe liberdade...apenas um modelo absoluto de governo que conhecemos como ditadura, o que não deixa de ser um monopólio, ainda que forçado.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de brain
Questionar é importante: De fato, questionar é vital. Mas nem sempre é a melhor estratégia para um debate franco e produtivo já começar a conversa perguntando se o outro acha que ainda pode se considerar parte da mesma comunidade na qual ele historicamente se destaca, e ainda hoje claramente contribui...
Comentário de rockixe
Questionar César? Quem?: Podem questiona-lo. O debate sempre é produtivo, mas desacredita-lo como anti-SL ou anti-comunidade, chega a ser patético.
Ninguem mais aguenta estes argumentos que se baseiam em ataques pesoais, ou que julgam pessoas por acontecimentos em frames que desconsideram contextos.

Acho que quando ele se falou sobre os chatos, estava exatamente se referindo a:

¨O fanatismo é para a superstição o que o delírio é para a febre, o que é a raiva para a cólera. Aquele que tem êxtases, visões, que considera os sonhos como realidades e as imaginações como profecias é um entusiasta; aquele que alimenta a sua loucura com a morte é um fanático. (...) O mais detestável exemplo de fanatismo é aquele dos burgueses de Paris que correram a assassinar, degolar, atirar pelas janelas, despedaçar, na noite de São Bartolomeu, os seus concidadãos que não iam à missa. Há fanáticos de sangue frio: são os juizes que condenam à morte aqueles cujo único crime é não pensar como eles. Quando uma vez o fanatismo gangrenou um cérebro a doença é quase incurável. Eu vi convulsionários que, falando dos milagres de S. Páris, sem querer se acaloravam cada vez mais; os seus olhos encarniçavam-se, os seus membros tremiam, o furor desfigurava os seus rostos e teriam morto quem quer que os houvesse contrariado. As leis e a religião não bastam contra a peste das almas; a religião, longe de ser para elas um alimento salutar, transforma-se em veneno nos cérebros infeccionados.¨
Comentário de popolony2k
Concordaria contigo brain, se o contexto não fosse outro......: ....pois entrar em um blog de Linux e SL, onde a grande maioria é sim de entusiastas de Software Livre e afirmar que "Somos todos uns pentelhos !!!!", não uma boa atitude de quem "historicamente se destaca, e ainda hoje claramente contribui".

No mínimo é uma tentativa agressiva de tentar introduzir seu parceiro à comunidade de SL brasileira.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de popolony2k
Sobre questionar Cesar .....: ....isso foi feito, inclusive mantendo um bom nível e inclusive, sob minha óptica, o VMedina que também discordou dele em alguns aspectos, também manteve um bom nível, portanto parabéns a comunidade que acessa esse blog por expôr suas idéias de maneira construtiva e em alto nível.

Agora quem não gosta de discussão ....modera negativamente.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de brain
Você tem direito a ter e expressar opinião: Você tem direito a ter e expressar opinião, mas esse direito não é só seu. Muitas vezes eu vejo pentelhação na comunidade também, e não me sinto ofendido se alguém mais vê e caracteriza a comunidade assim.

Por mais que eu não ache chatas diversas pessoas da comunidade, acho que se parar pra pensar encontro uma meia dúzia capaz de elevar em muito a média.
Comentário de popolony2k
Realmente não fez muito sentido seu último post em confronto .: ...ao meu anterior.

"Você tem direito a ter e expressar opinião, mas esse direito não é só seu."

Não questionei em nenhum momento a possibilidade de que esse direito apenas me pertence...se puder ser mais explicativo sobre isso, agradeço.

"Muitas vezes eu vejo pentelhação na comunidade também, e não me sinto ofendido se alguém mais vê e caracteriza a comunidade assim."

Mas quando isso acontecer, você deve escrever isso no momento em que a mesma ocorreu e não em uma discussão séria e em bom nível como a que ele estava discorrendo com o DeysonThome !!!

"Por mais que eu não ache chatas diversas pessoas da comunidade, acho que se parar pra pensar encontro uma meia dúzia capaz de elevar em muito a média."

E eu acho apenas um, que é capaz de elevar a média de chatice da comunidade a niveis exorbitantes, já excluindo essa meia-dúzia.......seu nome ....... PopolonY2k !!!

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de deysonthome
É ...esse tópico não: É ...esse tópico não despertou o interesse de ninguém....fui lá...não tem nenhum comentário.....
estou respondendo ao comentário do Brain....

" Quem está sendo divisivo
Publicado por brain em Qua, 2006-11-29 14:33.
* Este comentário foi moderado positivamente pelos leitores do BR-Linux

No momento em que o Leidson questiona se o Cesar Brod pode se considerar parte da comunidade livre, acho que vale a pena convidar todos à leitura do texto sobre o editorial dessa semana no LWN.net, e perguntar: quem está sendo divisivo? "


Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de vmedina
E a resposta ainda não saiu.:
mantendo um bom nível e inclusive, sob minha óptica, o VMedina que também discordou dele em alguns aspectos, também manteve um bom nível, portanto parabéns a comunidade que acessa esse blog por expôr suas idéias de maneira construtiva e em alto nível


Não repare, mas só de ficar do lado oposto a turma dos panos quentes já é de mau-gosto. De questionar uma figura que "historicamente se destaca" então...

[Ironia]Não é de bom tom ficar discutindo se uma figura ainda faz sentido no SL. É por isso que os mesmos colegas acima não questionam a validade do RMS para o SL e etc. É bom ver que eles respeitam, quase santificando, quem "historicamente se destaca" na comunidade mundial.[/ironia]

Voltando ao de sempre, a resposta ainda não veio: César Brod se considera incluso no "Somos"? Seria ele também um "pentelho."? O mais importante, ele toma que partido, o da comunidade ou o da MS? Ou senta em cima do muro?

Questionamentos pertinentes, pois um ponto bom para debater foi levantado. Apenas um pequeno esclarecimento para quem, como eu mesmo, fica sinceramente confuso com a postura desta figura que "historicamente se destaca" dentro da comunidade brasileira, quiçá do mundo.

Agora quem não gosta de discussão ....modera negativamente.


Como de costume por aqui né.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Elias
Diabos: Ora diabos. O que você quer dizer? Ele não precisa ser desenvolvedor ou tradutor pra comentar no br-linux. Bobo!
Comentário de Elias
Inveja: É divertido responder esse tipo de comentário só pra provocar. Site colaborativo é pra isso mesmo (vide slashdot e semelhantes)

Eu acho que você tem inveja, mas é tão infantil... o medina tá só comentando em um site, e vc falando "baixa tua bolinha", bwahahahaha! L O S E R ! ! !

Só pra falar algo construtivo: ele tem direito de debater o que quiser, sim senhor (da mesma forma que eu tenho o dire^Wdever de te responder; isto é, até o brain resolver adotar alguma politica de caça aos trolls)
Comentário de Cesar Brod
Saindo a resposta, então...: Voltando ao de sempre, a resposta ainda não veio: César Brod se considera incluso no "Somos"? Seria ele também um "pentelho."? O mais importante, ele toma que partido, o da comunidade ou o da MS? Ou senta em cima do muro?

Bom, não imaginei que meu posicionamento precisasse ser explicitado. Sou mais de ações do que explicações. Mas senti-me desafiado a responder.

Sinto-me, com orgulho, incluso em uma comunidade que produz desenvolvimento regional, gerando emprego, renda e conhecimento na forma de software que pode ser livremente acessado por todos.

Quem me conhece sabe que sou mesmo um pentelho.

Não sento em cima do muro. Posiciono-me e mantenho-me fiel aos meus princípios. Agora se tomo partido da "comunidade" ou da "MS"? Digo que tomo partido da comunidade na forma como a defini no parágrafo anterior. Não existe isto de tomar partido pela MS. A empresa sequer precisa que eu faça isto. Tomo partido a favor de projetos que permitam o desenvolvimento e a divulgação cada vez maior de softwares livres e de código aberto e que permitam a geração de mais negócios para mais pessoas com estes softwares.

Acho louváveis iniciativas de aproximação da Microsoft como o Porta25, a busca de estabelecimento de um diálogo e os investimentos da empresa para a criação de um conteúdo sobre Linux no portal Navegue Protegido. Mas não estou ligando muito para as últimas declarações do Ballmer e nem as últimas do Stallman. Elas não são tão importantes assim para o crescimento do meu trabalho.

Assim, não há incoerência alguma em meu trabalho com a Microsoft, com a Solis, ou outras consultorias através da Brod Tecnologia. Como já disse, mantenho-me fiel aos meus princípios que busco ilustrar com o efetivo resultado do trabalho que realizo.
Comentário de nemesis
Fatos: em certas ocasiões usei meu próprio FUD contra softwares proprietários: "Meu caro cliente, tem certeza que quer mesmo ficar na mão de um fornecedor único desta base de dados?", "Meu caro cliente, esta política de preços pode mudar a qualquer hora, porque a empresa que está lhe vendendo esta solução o tornará dependente dela". A diferença é que, pra quem exerce a prática, não a chama de FUD, mas de FATOS.

Talvez pq sejam de fato fatos?

Uma coisa é a M$ assustar todo mundo com ameaças de patentes ou que código do kernel infrinja sua propriedade intelectual, sem provar nada, ficando só no lero-lero.

Outra coisa é vc chegar para seu cliente e informar que no velho modelo comercial do software proprietário, clientes se tornam dependentes de *UM ÚNICO* fornecedor. Você não o está ameaçando, apenas o deixando a par de um recorrente padrão histórico da indústria.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de deysonthome
Sofisma....: Sofisma...é quando apresentamos uma mentira de forma que ela seja tomada como verdade pela forma como distorcemos os fatos.....
Eu visitei o trabalho do Cesar Brod e realmente é admirável...está de parabéns.
Mas, a pessoa que fez aquele trabalho e a que está se expressando agora...parecem pessoas diferentes....
Iso mesmo......demonstra incoerência.
Sabe Sr. Cesar Brod...o software livre lhe abriu as portas, vc se dedica a este caminho porque ele lhe rende projeção, reconhecimento e talvez nem tanto por outras razões.....Sabe amigo, o Software Livre é patrimônio da humanidade, não é seu, não é do Brain .... não é de ninguém .... inclusive.... estamos sempre buscando material no celeiro dos outros....veja seu trabalho .... de que ponto começou ? Não começou você também a partir do trabalho de uma outra pessoa..?
Entendeu..é isso aí....é isso que deve produzir úlceras no Ballmer.
Pois para mim, quem acredita no Ballmer é tão safado quanto ele...porque ele é safado. E ele realmente detesta o Linux e principalmente a comunidade de usuários..essa mesmo, a qual você qualificou como pentelhos e na qual me incluo, e por isso...sou um pentelho...AH! e de carteirinha.......
Acredito até que você tenha se expressado daquela forma só naquele momento..não creio que uma pessoa que dependeu da comunidade e que se está nesse campo hoje deve a esses pentelhos, pudesse de uma hora para outra agredir assim ao pessoal....
Inclusive...veja pelo lado do Brain..se ele apoiasse você, e concordasse que a comunidade é de pentelhos...seria estranho né:?
Pois , sem desmerecê-lo, já que se estamos vindo aqui é porque gostamos do trabalho dele, mas, seria uma incoerência, pois foi a comunidade que acreditou nele, sentiu nele honestidade e vínculos com os pricípios do software livre e do Linux....mas se de uma hora para outra ele comecar a mudar de rumo, achando que a comunidade irá acompanhá-lo, ou que ele é capaz de influenciar o pensamento e as convicções de todos nós..acredito que ele terá que ter apoio de um outro tipo de comunidade......
Sem querer ser tão pentelho como estou sendo.....Seu exemplo no caso do Get The Facts ..foi sofrível..incorente...realmente triste..foi pior do que os pentelhos........
Sem comentários

Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de brain
??: Se eu apoiasse? Eu apóio o César Brod, assim como apóio, sempre que a oportunidade me surge, outras pessoas que vivem de desenvolver software livre no Brasil, ou que estimulam outras pessoas a fazer isto, especialmente usando a GPL.

Isso não quer dizer que eu tenho que ter 100% de opiniões compatíveis com as dele, ou vice-versa. Provavelmente as pessoas que ele acha pentelhas eu também acho, e não imagino que ele ache que "a comunidade é de pentelhos", como se fosse a regra geral. Ele percebe que existem pentelhos na comunidade, afirma isso e se inclui na lista deles.

Isso também não quer dizer que eu faria as mesmas escolhas que ele, ou que eu esteja de acordo com tudo que ele faz. Mas a contribuição dele continua crescendo, apesar de todas as diferenças. Estou longe de me achar em condições de recriminar o Brod por alguma de suas atitudes, ou mesmo de achar que tenho motivo pra isso.
Comentário de deysonthome
Brain ...... vc sempre foi: Brain ...... vc sempre foi uma pessoa muito coerente, e acredito que a prova disto, independente de opiniões, é o grande número de profissionais e membros ativos da comunidade que frequentam seu site diariamente .... todos acreditam em vc, no seu trabalho...
Eu mesmo, dedico tempo aqui, para pentelhar, por que me sinto bem no seu site e acredito muito no BRLinux...no seu trabalho e sei que não deve ser fácil......
Eu acredito que um homem so pode andar numa direção, óbvio né ? E se vc está onde está, pode ter certeza, é porque confiam em vc...
Desejo que vc e o BrLinux tenham sucesso sempre....
.....mas quero coninuar sendo pentelho...rsrsrsrs
um abraço

Ps: Mas cá para nós...aquela do exemplo do ' get the facts ' , até doeu........

Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de popolony2k
Apoio incondicional ?: Brain, pregunta simples....seu apoio a personalidades do SL, como Cesar Brod, é incondicional ?


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de brain
incondicionalismo e personalidades: Leidson, eu acredito não ter falado nenhuma vez em apoio incondicional a personalidades.
Comentário de popolony2k
Muito bom !!!:

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004