Transcrevo a seguir o início do texto comentando o evento Debaguete, em que representantes de Oracle, Red Hat e Solis debateram junto ao público presente as questões relacionadas ao mercado do software livre hoje.
"A encruzilhada na qual se encontram as empresas baseadas no open source foi criada pelo seu próprio crescimento, que fez com que grandes corporações deixassem de lado o desdém e mudassem de atitude. Exemplos recentes foram o acordo entre Microsoft e Novell, assim como o lançamento do Oracle Linux, baseado no código do sistema operacional Red Hat.
"A comunidade tem que ser menos chata e parar de brigar com quem quer fazer negócio. Se não as grandes vão dominar o mercado existente", fuzilou César Brod, diretor da Brod Tecnologia e um dos cooperados da Solis. Segundo o empresário, empresas como a MS podem acabar abocanhando o segmento de pequenas empresas usando soluções abertas e prestando serviço.
Brod acredita que as recentes declarações do CEO da Microsoft, Steve Ballmer, reiterando o discurso de que o Linux infringe patentes são "conversa para acionistas" e que na prática o que se vê é uma aproximação progressiva e investimentos da MS em open source. "Eles não podem ignorar a forte presença do software livre em servidores. A interoperabilidade se impôs", explicou."
Veja o restante no
artigo do Baguete.
Realmente, tem muito investimento... invenstimento em Marketing então... Tem nos eventos da turma dos panos quentes, no get the fud, e etc.
Tem investimento em contratos para fazer o SL parecer um grave risco para as empresas.
Cade o investimento para adotar o ODF como formato padrão (default) no Office? Isso é trabalha em prol da interoperabilidade! Cadê um CEO que consiga deixar o pé bem longe da boca? Isso é demonstrar respeito por quem você quer como parceiro de trabalho!
A MS só demonstra que tem 2, ou mais, caras e mostra a que quiser. Que eu saiba, só se faz negócio com quem vc confia, e ela dá mais razão para desconfiança geral da comunidade.
Ou a MS precisa aprender a fazer negócios, principalmente a respeitar parceiros, ou a comunidade precisa perder a vergonha na cara. Cabe cada um decidir o que é preferível pra vocês.
Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!