Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Fortinet faz acordo extra-judicial e vai cessar violações à GPL

Em mais uma bem-sucedida negociação extra-judicial (segundo a notícia, já foram mais de 30 desde 2004), Harald Welte e seu projeto gpl-violations.org levaram a Fortinet a concordar em fornecer o código-fonte de seus produtos baseados em Linux, e a incluir a GPL em seus termos de licenciamento. A Fortinet foi processada em um tribunal alemão por usar o kernel do Linux (criptografado/ofuscado e renomeado como FortiOS) em produtos como firewalls e antivírus, sem atender aos termos da licença GPL. Há duas semanas a empresa foi notificada judicialmente de que deveria suspender as vendas destes produtos até o julgamento da ação. E ontem recebemos a notícia de que a empresa decidiu não esperar pela decisão judicial, encerrando a ação com um acordo. O anúncio explica que a Fortinet tornará disponível, ao custo da cópia e distribuição de um CD, o código-fonte de todos os priodutos GPL incluídos em seus produtos, incluindo as modificações feitas por ela no kernel. Mais detalhes no News.com.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nós
Alguem aqui conhece o softwar: Alguem aqui conhece o software trauma zero(http://www.traumazero.com.br/)? É um software para gereciamento de rede.

A um tempo atrás, ouvi dizer que o pessoal que o desenvolve estava sendo processado pelo pessoal do VNC, pois estavam usando código do mesmo porém sem liberar seus binários. Alguém ouviu falar a respeito?
Comentário de Morvan
Grupo Fortes: Aqui em Fortaleza, bem como noutras capitais, tem um grupo chamado "Grupo Fortes", o qual comercializa o software chamado NETTION, todo feito sobre plataforma livre; este sistema, o NETTION, tem firewall baseado no conhecido e eficientíssimo IpTables, tem IDS, etc. Só que eles também não fornecem as fontes. Fôramos contatados por eles, os quais queriam nos vender a solução aventada. Quando falamos sobre as fontes, aquela conversinha de sempre. É claro que fiz ver a eles que eu, como chefe de suporte no meu setor, jamais recomendaria a compra de um sistema baseado em código aberto, por motivos bam óbvios; aleguei, com razão, que achava antiético este comportamento e mais, que o software tem, pelo menos para mim, a AUDITABILIDADE como o seu maior e inprescindível recurso. Aí eu pergunto: até onde vai a desfaçatez do nosso "mercado de software", como fala o nosso (deles) Ministro FURLAN?
Comentário de `´
Alguem aqui conhece o softwar: asdsasdasd
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004