Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Bem-vindo à página de testes do BR-Linux

Como anunciado na última semana de dezembro, o BR-Linux irá passar por uma transformação para atender aos desafios trazidos pelo volume cada vez maior de leitores, comentários, debates, notícias e conteúdo em geral. Uma parte importante desta transformação é a substituição do CMS, que é o software que gerencia o conteúdo do site. Agradeço a todos os leitores que enviaram sugestões de CMS, e aproveito para anunciar que o escolhido para os testes iniciais foi o Drupal, que é o mesmo adotado pelo LinuxJournal e pelo SpreadFirefox.

Gerei uma instalação básica deste CMS, sem muita personalização até o momento, e publiquei para que vocês possam testar e comentar. Não se fixem nos aspectos visuais nem na tradução para o português, pois ainda mal toquei nestas áreas. Mas eu gostaria de receber seus comentários (se possível, comentem lá mesmo na página de testes) sobre a forma de exibição de conteúdo, o cadastramento opcional de usuários, o sistema de comentários e a moderação comunitária.

Acredito que valha a pena mencionar que a configuração default exibe inclusive os comentários de usuários não registrados (mas os usuários podem depois optar por outras configurações), e que o sistema de moderação pela própria comunidade permite a cada usuário classificar os comentários alheios em diversas categorias. Este tipo de moderação não é algo que me agrada particularmente, mas só funciona se os leitores se derem ao trabalho de usar seu poder de classificação, portanto não se esqueçam de fazer sua parte.

Vou tentar fazer com que a criação de contas de usuário nesta fase de teste não se perca quando iniciar a fase oficial do novo CMS (prevista para a segunda semana de fevereiro), portanto não deixe de registrar logo o seu login, se tiver interesse. Visitea página de testes, e deixe seu recado.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de oletros
Sobre o novo CMS: - O carregamento da pagina foi muito rapido (me pareceu mais rapido que no layout anterior)
- Gostei das cores (suaves e sem cansar a vista)
- A senha para novo login foi instantaneo

Comentário de Manoel Pinho
Gostei: Gostei da escolha. Falam muito bem do Drupal e o visual está legal.
Comentário de Manoel Pinho
Cadastro: Augusto,

O cadastro já está valendo definitivamente ? Vai ser bom para afastar os trolls.

E as notícias e comentários antigos ? Vai dar para importar ou o CMS antigo vai ser usado para as notícias antigas ?
Comentário de brain
Obrigado!: Obrigado por terem vindo à página de testes. Usem as notícias abaixo para testar o envio de comentários e a moderação, mas por favor comentem "a sério" aqui nesta notícia específica, ok? Eu gostaria mesmo de saber o que vocês pensam a respeito.
Comentário de brain
Cadastro deve valer definitivamente, mas não é obrigatório: Manoel, vou tentar fazer com que a criação de contas de usuário nesta fase de teste não se perca quando iniciar a fase oficial do novo CMS (prevista para a segunda semana de fevereiro). Só vou zerar os logins se for inevitável.

Não sei se um login opcional vai afastar os trolls, o objetivo principal é aproximar a comunidade.
Comentário de Joerlei
Gostei. Com relação ao regi: Gostei. Com relação ao registro de usuários, acho que deve ser opcional. A moderação é útil e uma opção para reportar abuso seria bem-vinda. Infelizmente, muita gente posta comentários ofensivos ou com frases/palavras de baixo calão, que não deveriam estar presentes em um site como esse.

Comentário de brain
O registro é opcional: Joerlei, nunca cogitei de tornar obrigatório o registro. E os termos de uso do site explicam como reportar abuso, se você julgar necessário. Mas já que temos moderação, acho que esta deveria ser uma primeira linha de defesa contra comentários que cada pessoa considere impróprios.
Comentário de Joerlei
A parte dos comentários é q: A parte dos comentários é que ficou "estranha". Estava habituado a poder ler todos os comentários, completos, sem ter que abrir um a um ou ter que voltar ao início, para poder ler os seguintes.
Comentário de brain
Mas é opcional...: Joerlei, mas é só ir ali no menu de Visualização de comentários e mudar para a opção
Comentário de Joerlei
Fiz isso Augusto. Antes de co: Fiz isso Augusto. Antes de comentar, testei todas as opções e expandiu (ou seja, mostrou comentários +respostas aos mesmos), mas não mostrou os textos completos, como o outro mostra. Bom, mas isso não é problema. E gostei desse Drupal. Vou até pedir uma auditoria de segurança nele, pois vai se encaixar direitinho em um determinado projeto. :-)

Comentário de brain
Como?: Joerlei, eu estou aqui vendo todos os textos completos de todos os comentários da notícia. Você topa testar novamente? Aqui parece estar funcionando bem como era para funcionar.
Comentário de dirceu
Novo sistema: Muito bom, o visual ficou bem claro e legível, e o Drupal realmente está funcionando bem rápido. Quanto aos comentários, muito interessante a opção de customizar a visualização para cada usuário.

Parabéns, Augusto, foi uma ótima escolha.
Comentário de AngusYoung
Excelente escolha!: Olá Augusto, você parece ter feito uma excelente escolha! Mesmo para uma versão "beta" já tá bastante legal ... tem algumas coisinhas em inglês aqui e ali, mas creio que você vai traduzi-las né?
Outra coisa, como você pretende trabalhar com o esquema de moderação? Usuários poderão moderar (como no pontobr.org) ou isso será feito por você?

***
Gentoo Project: www.gentoo.org
Gentoo Linux Brasil: www.gentoobr.org
Comentário de brain
Obrigado!: Obrigado, Dirceu!
Comentário de brain
Moderação pública já está ativa: Angus, todo usuário registrado pode moderar. Já está ativo, experimente! Procure o botão de moderação quando estiver visualizando a íntegra de um comentário.

Quanto à tradução, eu usei o arquivo .po disponível no drupal.org e aparentemente de autoria do Cristiano(?) Dias (CrisDias.org). Hoje traduzi umas 30 mensagens que ainda não estavam traduzidas, mas com certeza ainda tem muitas por traduzir. Penso em disponibilizar o arquivo .po para quem tiver interesse em contribuir patches, aí depois envio de novo para o autor e para o projeto (também como patch).
Comentário de AngusYoung
Too late!: Ok, obrigado Augusto.

***
Gentoo Project
Gentoo Linux Brasil
Comentário de Joerlei
Estranho...: Mudei as opções diversas vezes e nada. Fechei o firefox, abri de novo, mudei as opções e agora está aparecendo o texto completo, o que me leva a concluir que o sistema novo está melhor que o antigo. :-)

Comentário de Sys Linux
Excelente escolha!!: Augusto,
Na minha opinião foi uma escolha excelente, pois o visual ficou moderno e ao mesmo tempo está bastante sóbrio!
Eu só acho que os comentários poderiam ter uma forma de visualização "todos juntos" como no outro cms.
Parabéns!!!

"O único homem que está isento de erros, é aquele que não arrisca acertar."
- Albert Einstein
Comentário de brain
Mas tem!: Obrigado, syslinux! Mas o visual não é mérito meu, eu simplesmente ativei um tema distribuído junto com o Drupal. Achei ele legal também, mas esta parte definitivamente ainda vai mudar bastante.

Quanto aos comentários, você pode ativar a visualização expandida. Procure por esta opção no alto da listagem de comentários.
Comentário de nuxlli
Também gostei: Gostei do visual, ficou legal.
Acho que falta alguns ajuste mais coisa que acredito estar nos pensamentos do Augusto.

Eu não acho nada de mais anonimos poderem comentar, era assi antes porque não pode ser assim agora? Já tivemos bate-boca violentos mais nada que não pudesse ser superado.

E isso ai Augusto.. vai ficar 10 viu patrão!
Comentário de Jean Lavalle
O problema das fontes pequena: O problema das fontes pequenas no Kurumin, que o site havia resolvido, voltaram com essa nova página. E acho que, apesar de estar na contramão da maioria dos sites, acho muito bom não ter que registrar um usuário. Com o registro, na prática, quem quer enviar anônimo envia (com nicks como "Eu", "Hulk", etc), quem não quer coloca o próprio nome. Não gosto de ficar fazendo registros e inserindo senhas toda a hora. "Ah, mas tem o recurso de lembrar na próxima visita". Não, cookies ou recursos de lembrar senha do browser, tô fora.
O resto para mim está bom, vou acessar todos os dias do mesmo jeito. :-)
Comentário de Heitor Moraes
Nota 10!: Adorei! Nota 10!
Como já disseram ai, falta uns ajuste aqui e ali, mas estou certo que já estão no planejamento.
Já deu pra notar que um tema "brlinux" está vindo por ai.
Acho que seria ótimo um versão do tema PRETO, lembrando os velhos tempos.

In a world without wall and fences, who needs windows and gates?
Comentário de sdvidal
moderação: fiz um teste de moderação nos comentários, mas não achei ainda como desfazer uma moderação; estou procurando, mas se alguém souber, agradeço.
outro item que não entendi foi a visualização de "comentários selecionados" : ser for para selecionar como faço ? ou se trata dos comentários moderados ?
saudações.
Comentário de teste2
nomenclatura: Talvez o nome "comentários selecionados" não esteja claro o suficiente. A idéia que tentei passar é a de que ao escolher esta opção, você verá apenas os comentários que receberam moderação positiva.
Comentário de Douglas Augusto
Sugestões: Tenho duas sugestões/observações pertinentes ao motor do sistema (não sei se pode ser modificado):

1) Poderia ser inserido automaticamente um delimitador de assinaturas (geralmente um "-- "), isso ajuda a visualmente separar o conteúdo do comentário da assinatura, visto que muitos usuários (senão a maioria) não delimitam sua assinatura;

2) Criar um "auto-login" (opcional, assim como nos populares fóruns phpBB, Invision Board, etc) a fim de poupar o usuário do login manual a cada visita (ou após ter expirado a sessão).
Comentário de Cadu
Muito bom mesmo!: É isso aí Augusto!
Esse negócio está ficando cada vez melhor! Gostei do registro de usuário. Pelo menos assim ninguém vai poder usar o nome de outra pessoa nos comentários. ;)
Comentário de Tango
Mais maduro: Este visual e a escolha do CMS estão além de qualquer expectativa. O site está mais maduro, profissional. Não que antes não o fosse, mas o sistema de comentários estava muito aquém de um site do porte do BR-Linux. Ele não sobrevivia a uma comparação rápida com o Slashdot. Pois é, e eu comparo o BRL ao /. porque acho que ele tem cacife para isso.

Muitos sites nacionais sobre Linux/Software Livre implementam sistema de moderação à lá Slashcode, mas para esse modelo funcionar apropriadamente é necessário um número mínimo de usuários, de forma a haver a auto-moderação do público. O BRL tem suficientes para tal, e acredito que este novo sistema se apresentará bastante robusto e confiável.


--
Meu cérebro funciona como um raio: um flash brilhante e já era.
Comentário de Tango
Sugestões: 1) Exibir ao lado dos links nos comentários entre colchetes o host de destino. Por exemplo, ao invés de exibir um link desta forma, exibir desta aqui [lauranews.com].

2) Notificação via emails ou na página de respostas a comentários e moderações.

Estas opções, se não estiverem já implementadas no Durval, opz, Drupal, não serão possíveis, é certo. Mas se for uma questão de configurações somente, voto para que sejam habilitadas.

--
Meu cérebro funciona como um raio: um flash brilhante e já era.
Comentário de Carlos Roberto
Concordo tb com o Heitor, ser: Concordo tb com o Heitor, seria bom ter esse tema preto, não só plos velhos tempos, mas pq esse tema cansa menos a vista.

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy?

Veja no meu site.
Comentário de renatogdelf
Está legal: Augusto,
estive "navegando" pelo site, para testá-lo, e até agora está tudo legal.
Gostei do envio do login/senha para cadastramento, realmente foi muito rápido, como já disseram.

Como você disse, ainda está traduzindo as mensagens default, pois deu para perceber.

Como é uma versão beta, está ótimo, para tal.

É questão de adaptação agora, dos leitores principalmente.

Valeuz.

Comentário de Hugo
Deve ser um bug...: Joerlei, aqui deu o mesmo problema, mas o problema parece acontecer apenas quando a pessoa não esta logada, pois quando mudei as opções estando logado tudo funcionou.

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de alexandre_parente
forum: Gostei muito da mudanças, mas quem sabe não é a hora de mudar o sistema do forum também?

O forum tem um incoveniente que acho muito grave, ele revela meu email a qualquer um.

Outro fato é que agora teremos dois cadastros, um para o forum e um o site, será que não tem uma extensão(forum) desse drupal para subistituir nosso forum?


Comentário de brain
Não é bem assim: O registro de usuários é útil para várias coisas, mas uma das coisas que ele não impede é a tentativa de uma pessoa se passar por outra. Existem várias maneiras de se fazer isso até mesmo nos sistemas com identificação obrigatória - logins quase idênticos, logins que confundem (por exemplo, fazer um login igual ao nome completo da pessoa que se quer "imitar"), etc. Mas, no sentido que você comemorou, ele ao menos permite uma demonstração posterior de que determinada mensagem foi postada por outrem.
Comentário de brain
Dividir para conquistar: Alexandre, como sou um só, tenho grande fé na estratégia de resolver um problema de cada vez aqui no BR-Linux. Quando a área de notícias estiver ok, aí sim será o momento de pensar no fórum, ok? Mas obrigado pela opinião e pela sugestão.
Comentário de Pierre
Agradável, mas testando funcionalidade e recursos: O Visual é agradável. Me parece ter bem mais recursos. Tenho que me acostumar ainda, afinal estsava acostumado há anos com a facilidade do BR-Linux (Antigo/Atual).
Irei usar mais contantemente e deixarei minhas impressões.

Comentário de Joao Melo
Página de Testes: Tá bonitão, visual agradável (fontes, diagramação, disposição).
Só estou confuso com o seguinte: quando opto por ver todos os comentários, só é possível o início de cada um. Existe uma forma de visualizar tudo?

ATUALIZAÇÃO: Acabei de descobrir como.
Em suma: Augusto, você está de parabéns, como sempre.
Apesar de você NUNCA PUBLICAR MUNHAS NOT
Comentário de brain
Existe sim!: Existe! Você não foi o primeiro a ter esta dúvida, a resposta se encontra nos comentários acima, ok?
Comentário de Joao Melo
Existe sim, de verdade!!: Augusto, o horário está malucão, veja na indicação de publicação: consta 16:08!!??
Comentário de brain
Tem razão, depois vou procur: Tem razão, depois vou procurar acertar o fuso horário do CMS. Obrigado!
Comentário de bogomolov
Visual: Não sei se é besteira minha, mas acho q essa barra lateral ficaria melhor na direita (como tá no site atual) ou então tivesse um modelo/visão pra selecionar, dando a opção pro usuário (como dito nos comentários acima) e o Enquete não viesse no topo das opções (isso no dia-a-dia, qd tiver na versão final - por enquanto tem q ficar aí mesmo...)

No demais tá ótimo. Augusto, só não esquece de botar o PoweredBy Drupal na versão final, ok? ;)
Comentário de brain
Powered by: O "Powered by Drupal" não vem nos temas incluídos na ferramenta, mas ele já está incluído no tema que estou desenvolvendo para o BR-Linux. No qual, aliás, a enquete não fica no topo ;-) Mas a barra continua na esquerda.
Comentário de Heitor Moraes
Eu acho que a solução pra e: Eu acho que a solução pra esse problema da assinatura é outra.
Acho que a mensagem deveria ter 3 campos: Assunto, Comentário, Assinatura.
E o último deveria vir preenchido com a assinatura que foi salva no profile, podendo ser alterada.
Esse negócio da assinatura aparecer dentro do campo de Comentário, na edição, fica meio esquisito.
Sendo em campos separados, ficaria mais fácil configurar o site pra atribuir uma linha divisória na visualização dos comentários - já que lá, manter 2 campos pra cada comentário seria impraticável. Pode ser que atribuição de uma cor padrão diferente para o comentário já seja uma boa forma de divisão.


In a world without wall and fences, who needs windows and gates?
Comentário de FoundDeath(Marco Aurélio)
Bem legal...: Bem legal...
Leve... Eu sei que a aparência ainda vai mudar um pouco mas as cores já estão bem legais.
Drupal aprovado.
Comentário de minholi
Tradução do Drupal: Olá Augusto,

Que bom que resolveu finalmente utilizar um CMS OpenSource, só gostaria de pedir que disponibilizasse a tradução que fizer do Drupal para que outras pessoas possam fazer uso. Eu estou estudando a adoção de um CMS no FEDORA-BR.org e depois de ver ele funcionando aqui eu acabei me animando ;-)
Comentário de EdCrypt
Funcionalidades interessantes: Não só o aspecto da moderação, mas a organização das respostas identadas, que o antigo não tinha, é muito bom. Até a enquete, se for pra ficar, é uma boa.

Eduardo de Oliveira Padoan
edcrypt.cjb.net
Comentário de brain
Tradução: Minholi, sem dúvida! Vou repetir a resposta que escrevi acima para alguém mais com dúvida semelhante:

Quanto à tradução, eu usei o arquivo .po disponível no drupal.org e aparentemente de autoria do Cristiano(?) Dias (CrisDias.org). Hoje traduzi umas 30 mensagens que ainda não estavam traduzidas, mas com certeza ainda tem muitas por traduzir. Penso em disponibilizar o arquivo .po para quem tiver interesse em contribuir patches, aí depois envio de novo para o autor e para o projeto (também como patch).
Comentário de seabeast
Assinaturas: Augusto, os novos layouts e o novo sistema do site ficaram ótimos.

Só um adendo quanto a existir algum limite no número de caracteres na assinatura, pra evitar quebra de layout e coisas do tipo.

Parabéns.
Comentário de toledo
Menu: Augusto, soh nao gostei do menu ter mudado de lado... uma vez que todos nos acostumamos com ele do lado direito. Soh isso, o resto tah ok.


sem mais
--toledo

Comentário de Kid-X
Muito bom os novos recursos!: Gostei muito de todos esses novos recursos!

Os que eu mais gostei:
  • Marcadores nos comentários, palavras em negrito e itálico, assim como os outrosTags HTML;

  • Poder editar os seus próprios comentários, caja algum erro na digitação eu posso consertá-los depois com este novo recurso;

  • Os Temas!;

  • E várias outras coisas... Parabéns ao Novo BR-Linux!


  • _________________________________________________________
    ^_^ = Freedom and Free Software Forever = ^_^
    Comentário de Kid-X
    PS: Também prefiro o menu do lado direito...: PS: Eu também prefiro o menu do lado direito, como era antes...
    ;-)
    _________________________________________________________
    ^_^ = Freedom and Free Software Forever = ^_^
    Comentário de Kazuo
    Muito bom mesmo.: Olha, realmente a mudança foi boa mesmo, já era bom antes agora, parabéns, fico até melhor de ver no elinks ^_^. E esse design ques esta agora e muito bom também, bem mais fácil de ler do que o outro. Vamos esperar e ver o que o Augusto nos reserva. Cara obrigado mesmo não sei o que seria da comunidade sem você, serio mesmo não consigo me imaginar sem br-linux...

    E sobre o menu, eu prefiro como ele esta agora, do lado direito.
    Ah! e uma coisa, parece q o Drupal não verifica tags erradas, era legal se alguem colocasse um verificador...
    q nem eu posso escrever (substitua os [ por < e ] por > naum consegui fazer ele colocar como codigo... ^o^'):
    [li]Item
    no meu firefox a "bolinha" fica para fora das bordas e a tag tah errada tb, não valida agora:
    [ul]
    [li]Item[/li]
    [/ul]
    fica certo...

    A mas isso é miudezas tb..acho q da mas trabalho do que resultado...^-^'
    --
    "Nothing in this world is to be feared... only understood." - Marie Sklodowska Curie.
    "Quantum Mechanics: The stuff dreams are made of." - Stephen Wright.
    http://www.kazuo.aboho.com

    Comentário de hamacker
    O cabecalho nao esta muito grande (na altura) ?: Ficou muito legal o sitio e o sistema de comentarios.
    No entanto gostaria de fazer uma ressalva, há realmente a necessidade de usar um cabecalho tao grande (altura) ?
    Uso uma resolucao de 1024x768 e ate a metade da janela vejo o banner dos patrocinadores, mais abaixo o "BR.LINUX" e em seguida as noticias, as noticias sao exatamente da metade da janela para baixo.
    E se o BR.LINUX fosse uma marca d'agua assim como essa seta para baixo que vejo nos comentarios da noticia ?

    Comentário de Leonardo Faria Coelho
    Novo br-linux: observaçõezinhas: O uso do Drupal foi ótima escolha. Minhas opiniões:
    1) BBCode para os comentários (não é tão importante mas ajuda);
    2) No menu ao lado tenho duas sugestões
    2.1) Essa seta azul está muito grande. O ícone está tendo mais importância do que o próprio item de menu;
    2.2) Na enquete, o link "Inserir comentário | enquetes anteriores" tá com o tamanho minúsculo;
    3) Esse header azul com "Notícias | Fórum etc" bem que poderia ter um padding-top e um padding-bottom.
    Comentário de bardo
    Sugestão - Módulo Drupal: Já sou fã do Drupal e fico muito feliz que o BR-Linux finalmente use um CMS Software Livre :-D

    1) Ao invés do BBCode, eu colocaria (alás, sempre coloco) o módulo wiki, que ajuda bastante na entrada de dados (sintaxe estilo wiki).

    Adicionalmente, brain, por que não ativa o módulo Drupal? Com ele é possível um usuário de "qualquer site powered by Drupal que tenha este módulo ativado" fazer login em "qualquer outro site powered by Drupal que tenha este módulo ativado", através de uma sintaxe estilo e-mail (por exemplo, brain@br-linux.org). Assim, não é preciso ter um usuário diferente para cada site Drupal visitado!

    Comentário de brain
    Longe de estar terminado: Hamacker, o cabeçalho recebrá atenção assim que eu puder. Fiz uma rápida medição agora, e ele está menos (na altura) do que o do site antigo. Mas se você está vendo os banners um abaixo do outro, algo está errado. O mais largo deveria estar no topo, centralizado, e o mais estreito deveria estar ao lado do nome br-linux.org. Me manda uma screenshot o a versão do teu browser para o e-mail upgrade@br-linux.org?
    Comentário de
    obrigado: Leonardo e bardo, obrigado pelas sugestões, serão analisadas com atenção. Quanto ao módulo Drupal, eu o analisei, juntamente com outros que permitem autenticação (como o do Jabber) e não encontrei razão para ativá-los. Seria legal ter autenticação compartilhada entre um conjunto de sites da comunidade nacional, mas isso não se resolve simplesmente ativando um módulo ;-)
    Comentário de Marco Carvalho
    Temas: Augusto, ficou joiado (reutilizando um termo do Aurélio Marinho Jargas) com o Drupal.
    Eu, particularmente, gostei mais do tema bluemarine, gostaria que vc somente colocasse o logo do br-linux nele.

    Abraços

    Marco Carvalho
    http://arrakis.no-ip.info
    Maceio - Alagoas - Brazil
    Debian GNU/Linux (Sid) | Kernel 2.6.9-i686
    GNU-PG ID:08D82127
    Linux Registered User #141545
    Comentário de brain
    Está convidado!: Marco, obrigado, mas então você está convidado a criar um estilo visual para o tema do BR-Linux incluindo os elementos que te agradaram no tema que você mencionou! O link explica como fazer!
    Comentário de jcarlos
    Login automatico: Quando acessei a pagina hoje senti falta de um recurso: login automatico. Ou seja, acessar a pagina e já ficar logado automaticamente /c meu usuário/senha sem necessidade de digita-los no lado direito.
    Fica minha sugestão.
    Comentário de Tango
    Exibir escore da mensagem: Existe uma opção no Drupal que permita a exibição do escore da mensagem? Para saber aonde estamos limitando e porque tal comentário foi ocultado? (Como ele foi moderado? Desinformado? Troll?)


    --
    Meu cérebro funciona como um raio: um flash brilhante e já era.
    Comentário de Anônimo
    fdfdfdf: fdfdfdf
    Comentário de Kid-X
    Não tem mais tags em negrito!: Oi Augusto, porque não tem mais as tags em negrito (strong, b)?
    BR-Linux.org
    Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
    Expediente
    Sobre o BR-Linux
    Enviar notícia ou release
    Contato, Termos de uso
    FAQ, Newsletter, RSS
    Banners e selos
    Anunciar no BR-Linux
    BR-Linux apóia
    LinuxSecurity, Tempo Real
    Suporte Livre, Drupal
    Verdade Absoluta
    Pandemonium
    Efetividade, Floripa.net
    sites da comunidade
    Ajuda
    Moderação
    Flames: não responda!
    Publicar seu texto
    Computador para Todos
    Notícias pré-2004
    Tutoriais, HCL pré-2004