Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Ministro do Desenvolvimento defende software proprietário no PC Conectado

André (linux at stratus dot com dot br) enviou este link do Estadão e acrescentou um trecho: “'Em meios aos esforços do governo federal para promover o software livre, Furlan disse que o Brasil está se transformando em um produtor relevante nesse segmento e deve ver a propriedade intelectual como algo positivo para o País'. Está aí uma prova do quanto ainda vai render a questão do sistema operacional a ser utilizado no programa PC Conectado. Dentro do próprio governo agora estão as divergências.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de CWagner
Fala sério!: Discriminar o software proprietário? Que desenvolvedora de software nacional é louca o suficiente pra competir com a M$? Nenhuma!!!! Mesmo porque se houvesse essa, já teria sido comprada e esquecida em algum canto dos porões de Redmond.

E o quanto a M$ discrimina a população que não tem dinheiro sequer pra botar um micro em casa, com seus preços absurdos e práticas criminosas?

Parece que a M$ está "comendo pelas beiradas". Se não consegue convencer o chefão do país, vai tentando, e pelo jeito conseguindo, convencer os assessores mais próximos.

É esperar pra ver a resposta do Amadeu.

Esse, assim como qualquer outro discurso deveria estar afinado em todos os escalões do governo. Se não concorda é melhor guardar as suas opiniões pra você. Se não quer ajudar não atrapalha.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Henrique Vicente.
Subdesenvolvido....: É por isso que o Brasil é subdesenvolvido, olha um dos ministros do subdesenvovimento...
Primeiramente eu acho que ele está sendo muito individualista pensando apenas no bem dos governantes, digo, da nicharia do dinheiro que o governo ganha com os impostos dos softwares proprietários, e claro, com o dinheiro que os governantes, para não variar, desviam. Se não desviam cadê o dinheiro da porcaria da CPMF? Que é contribuição PROVISÓRIA (PASMEM, H
Comentário de anon
Hum, isso quer dizer que a: Hum, isso quer dizer que a notícia veiculada aqui nesse site tempos atrás de que o Sérgio Amadeu já tinha batido o martelo que teria só software livre no PC conectado foi FUD? Já tinha gente até mandando fazer camisetas pra comemorar...Como fica agora?

Comentário de chatus
Dom Corleone: Numa sala escura e esquecida de Brasília...

" Padrinho!?? - Gate$
Sim afilhado... - Dom Furlan Corleone
Amadeo quer tirar mi docce vita in brazilli -- Gate$
Farabuto! Vou cortar o bi...dele e jogá pros pórco! --- Dom Furlan Corleone
Thank you padrinho!!! - Gate$
Dispónha bello... - Dom Furlan Corleone
A propósito padrinho...tu és mi vida - sua casa de praia na Califórnia está pronta para recebê-lo... -- Gate$
Ohhhh bello...gracci -- Dom Furlan Corleone "

Pena que não dá pra incluir som estéreo aqui, ficaria perfeito com a música tema de "O poderoso Furlan"...huahuahua


Comentário de Marco Carvalho
Não fica...: O Furlan só soltou bla-bla-bla em um evento do qual participava, nada mais.
---
Marco Carvalho
http://arrakis.no-ip.info
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux (Sid) | Kernel 2.6.9-i686
GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
Comentário de trbecker
Bem Certinho!: Muito inteligente de parte do Furlan defender o software proprietário (no caso, a famigerada) como algo que venha a enriquecer o nosso país, sem lembrar que o dinheiro de venda de sistema operacional da famigerada vai para sua sede, que fica em Redmond, Estados Unidos. Mudei de país eu, ou mudou-se o senhor Furlan?
Comentário de flaviothunder
Única explicação: A única explicação lógica e plausível para esta declaração :

SUBORNO.

Nada mais.
Comentário de Rafael
Qq o ministro Furlan entende: Qq o ministro Furlan entende de informática???

Basta responder essa pergunta e já fica claro o que há por trás dessa declaração...
Comentário de ano@nimo.com
“Parece estranho que um pa: “Parece estranho que um país que está avançando na produção de software, tendo um universo extraordinário de empresas pequenas e médias atuando, possa discriminar o software proprietário", disse Furlan."

Genial; então seu Ministro que tal incruir um substituto do Photoshop criado do zero por programadores brasileiros no Pc Conectado !

Vai demorar ? Ah, então compra umas licenças do Photoshop mesmo e instala no PC conectado, vai sair baratim baratim !

Alias, se for de graça, ou muito barato (mas legal) eu prefiro o photoshop ao Gimp (por enquanto, ja que o Gimp está ficando cada dia melhor).

Então é isto o governo vai subsidiar software propietario pra todo mundo, beleza, vou ficar na fila para comprar o meu pc conectado.

E é verdade, é sim senhor, e o palhaço o que é? É ladrão de mulher.
Comentário de Rafael
Como diriam os paralamas: Como diriam os paralamas:

"...É lobby, é conchavo, é propina e jeton
Variações do mesmo tema sem sair do tom
Brasília é uma ilha, eu falo porque eu sei
Uma cidade que fabrica sua própria lei..."

E é assim que o nosso país vai indo cada vez mais pro buraco por causa de gente sem noção, como nosso excelentíssimo senhor ministro... uma pena!

Diretamente de Brasília!
Comentário de ano@nimo.com
Fresh: : Fresh:

http://www.middleschoolkidz.com/MSK/HowWeDidIt.htm

Sem comentarios, seu ministro !
Comentário de stpa
Pragmático?: Na verdade o ministro expressa um receio com uma diminuição no mercado de software propietário com um avanço impositivo do software livre, determinado pelo governo e não pelo mercado. Parece que ele entende que isso poderia prejudicar empresas nacionais que produzem software e que o governo deve levar isso em conta. Discutir ou demonstrar se ele tem ou não razão é o que seria importante para os que defendem o software aberto (e não o só gratuito). O resto é bobagem masturbatória.
Comentário de chatus
Bobagem punhetória: Ok...eu apenas brinquei, e já que o meu post foi um exemplo de onanismo...nos mostre exemplos concretos (vários por favor) de software proprietário competitivo criado aqui no Brasil.
Photoshópio e Excélio não valem viu ?
Comentário de Ananias
HJ Software?: Programas que lidam com regras econômicas e fiscais apresentam uma pseudo-reserva de mercado natural, já que os semelhantes estrangeiros não se aplicam ao cenário local. A HJ Software produz aqueles programas de Folha de Pagamento, Contabilidade, Livro Fiscal, etc. (estou procurando no Google, e parece que o nome da empresa mudou para Best Software)

http://www.bestsoftware.com.br/ (programas de 300, 400 reais. E vendem!)

Mas não é só! A Linx (http://www.grupolinx.com.br/) desenvolve o Puma, um sistema de ERP que em muitas empresas faz o papel que o SAP R/3 poderia fazer. Brasileiro, também.

Além disso, para diversos nichos específicos de mercado existe produção nacional: sistemas de gestão de lojas, como videolocadoras, softwares para corretoras de seguros, logística.

Não existe software nacional de uso generalizado, como sistema operacionais ou suítes de escritório, mas existe uma infinidade de softwares de uso específico feitos aqui. (Google is your friend)

Esses exemplos são vários e concretos o suficiente para saciar sua dúvida?
Comentário de stpa
Onan e suas idéias: Minha intenção não é demonstar ou refutar as palavras do nobre ministro, mas sim mudar o foco da discussão "pro" que interessa. Por exemplo, no ponto que v. tocou: software propietário brasileiro de sucesso? O ministro, parece, acha que tem. Ponto para ele? Pelo menos ele aparenta achar que isso pode vir a acontecer. Será? Estaria ele se referindo aos softwares feitos sob encomenda para o cliente, não se restringido ao software de prateleira? Uai, mas quem compra isso, fora o cliente? Ou, para que a gente vai criar o Palavra e o Sobressair se já tem similares prontos? Só se forem revolucionários, no bom sentido, e detonarem a malévola concorrência, se é que você me entende. Considerando que isso seja viável, qual o melhor ambiente para que isso aconteça?

Como você viu, fiquei enrolando e não respondi sua questão. Por que será? Pode ser por que eu não tenho a lista que você me pede, ou paciência para pesquisar e fazer uma, ou medo de perder tempo tentando, ou...

Uma nota: o Ananias postou mais rápido do eu. Fui obrigado a editar ninha resposta, introduzindo essa nota. Veja a lista dele, ai em cima.
Comentário de adilson
O erro dele me pareceu claro e honesto: O Ministro comenta: "Temos de pensar que a propriedade intelectual é um bem para o Brasil." Ele confunde software livre com domínio público, falta de propriedade intelectual.
Acho sinceramente que foi um erro honesto e não algo relativo às teorias de conspiração como alguns comentários aqui parecem tecer.
Mesmo que este fosse o caso, alguem na posição de ministro nunca iria se comprometer deste jeito fazendo uma declaração pública que pudesse levar por este caminho. Um ministro não é um deputado corrupto que se compra para que vote de um jeito ou outro. Se fosse este o caso, e eu não acredito que seja, o buraco seria muito mais embaixo.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de sri_canesh
E o que o Ministro Gilberto G: E o que o Ministro Gilberto Gil entende de software?

Cuidado com o velho "dois pesos e duas medidas"

Cássio R. Eskelsen
cassio@br-mono.org
Comentário de não confirmado
Não vejo nenhum problema: Desculpe minha ignorancia, mas ainda não entendi em que o software livre prejudica as empresas acima citadas, não basta portar o código para a plataforma linux e continuar a tocar o negócio? o cliente apenas deixaria de pagar as liceças para a M$, mas continuaria a faze-lo para essas empresas (isso se não surgir uma alternativa free que atenda suas necessidades).
Comentário de Xtian Xultz
Equivocos: O Sr Ministro estah equivocado em varios pontos.
Primeiro em comparar o PC com o carro popular. O PC Conectado eh exatamente o contrario do que ele disse: eh como se fosse um carro popular, com o minimo suficiente para ser usado com seguranca e conforto. Se o usuario se incomodar com o software, pode comprar o que quiser e instalar o que quiser. Sob este ponto de vista, o PC Conectado eh uma otima ideia, e tem uma porrada de opcionais aa disposicao. O PC Conectado nao prende o usuario ao software livre, de maneira alguma.
Outro equivoco eh dizer que o dito com software livre eh contra o software nacional proprietario, porque os softwares que vem instalados no PC, ateh onde sei, nao concorrem com nenhum software nacional. A industria de software nacional eh importante, fabrica bons programas, mas nenhuma concorrente com o que virah instalado. E ademais, a ideia eh de se usar o Freedows, que eh uma distro nacional, feita por uma empresa brasileira. E mesmo que seja usada uma distro completamente livre, como Debian por exemplo, ainda vai precisar contratar mao de obra nacional para implementacao, suporte e manutencao.
Se houvesse fabricante nacional de sistema operacional ou de outros softwares desktop, eu talvez ateh pensasse em se a afirmacao do Sr Ministro talvez estivesse certa, mas da maneira que o cenario nacional de software (e de tecnologia no modo geral) estah, ele estah equivocado. O acesso aa tecnologia vai aquecer o mercado, com muito mais gente tendo acesso, o nivel cultural neste aspecto vai melhorar, e pode trazer como um dos retornos, mais profissionais da area de informatica no mercado e mais interesse em empresas produtoras de software no Brasil.

Prah fechar, o Sr Ministro se esqueceu que o software livre tambem eh um modelo de negocio, mas pouca gente entende isso.
Comentário de Carlos Vitoriano
Confusão.....ATUALIZADO: Se o Windows fosse desenvolvido no Brasil eu até concordaria com o ministro Furlan, algo tipo 30% no mínimo. Mas não é. O problema desse povo é a pressão que a microsoft deve estar fazendo junto aos partidos políticos. Querendo ou não, é prejuizo para a microsoft. Pensem só:
A meta não é 1.000.000 de computadores. E suponha que esse Windows Xp Limitado custe R$100,00. Seriam teoricamente R$100.000.000,00 para os bolsos da Microsoft. Se o PC Conectado custasse R$1.500,00(Chute) daria para comprar mais 6.667 PC's conectado para o Povo.
Sinceramente eu ainda não entendi o porque de não liberar logo a venda do PC Conectado + Linux e Opção de Comprar o Windows separado (Claro sem ajuda nenhuma no financiamento).
Gera-se Desenvolvimento desenvolvendo-se aqui no Brasil. Azar se fica mais caro. pelo menos estamos desenvolvendo o intelecto de nossos programadores e engenheiros.
Já li em algum lugar que o código do programador brasileiro é o mais eficiente e limpo, por isso que o programador brasileiro é valorizado lá fora (Não tenho certeza disso, li em algum lugar esta afirmação).
Incentivar o uso do Windows é indiretamente desvalorizar o programador brasileiro(já que o windows não é desenvolvido aqui), temos exelentes exemplos de brasileiros que programam para o software Livre. E exelentes programadores de software proprietário, é ganha o pão e não vejo mal nenhum nisso. Eu ainda não tive a necessidade de comprar nenhum software proprietário para usar no Linux, mas se o Kylix algum dia for decente e utilizável igual ao Builder, eu compro. Ainda não usei nenhum aplicatico RAD melhor que os da Borland. o QT ainda tá um pouquinho longe disso e já tentei usar mas não me dei bem com ele nem tutorial decente em português se encontra....
Nem tudo no mundo tem que ser Software Livre. Software Livre tem que ser usado na minha opnião quando este "for melhor que os proprietários" (Firefox, gaim, OpenOffice.org, Linux), caso não queira ser pirata e estar ilegal e/ou não tem dinheiro para comprar software. O software Livre existe ai para isso.

Concordo que o desenvolvimento tem que ser gerado aqui. A pirataria existe por que o povo não quer pagar pelo software proprietário e tem PREGUIÇA de mudar para o software livre. Depois que muda para o software livre.... Nunca mais volta. Já ajudei a portar 5 pequenas e médias empresas para o software Livre e nenhuma pensa em voltar para o Windows. Por que?
1º) Virus e gastos com manutenção de problemas causados por virus/curiosos.... As empresas de manutenção de micro daqui me odeiam. (Aquelas que formatam e reinstalam um windows pirata e outras coisas pirata e se acham o máximo fazendo isso....)
2º) Medo da ABES...
3º) Economia gerada.... Estou falando de R$300.000,00 por empresa (Windows XP profissional + Office XP + NOD32 + Banco de dados +outros)
4º) Essa é a melhor de todas....Todos os meus clientes gostam do Visual do KDE e o poder de modificação que ele permite.....
5º) Quem precisa de softwares que rodem localmente. Portamos tudo para o PHP e MySQL. Todo mundo acessa pelo firefox, autentica e trabalha normalmente (Claro imaginem uma Loja, representantes comerciais, essas coisas que mexem com estoque e cadastro de clientes.)

Tirem suas próprias conclusões....
Desenvolvimento tem que ser gerado aqui dentro. Se for aliado com econômia e legalidade. Perfeito
Parlamentares brasileitros vão aos EUA a convite da Microsoft
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI517810-EI306,00.html
Comentário de leogvt
ignorância: É notável que ele não entende nada de software.
Quem quiser compre uma licença dos softwares que quiser e instale.
Comentário de Luis
Ministro Honesto: Partir do pré-suposto de que todo ministro é honesto me parece um pouco demais. Não vou citar mas temos vários exemplos dizendo o contrário.
Comentário de Antonio Fonseca
Desinformação e boa fé: O Ministro Furlan apenas repetiu o que está ouvindo nos meios que frequenta e demonstrou pouco entendimento do assunto. Tenho a certeza de que se ele se informar um pouco mais emitirá uma opinião diferente e mais consistente com a realidade do mercado brasileiro de software.
Comentário de Antonio Fonseca
Ainda, a analogia automobilí: Ainda, a analogia automobilística usada não podia ser mais infeliz! Faria mais sentindo comparar o WinXP SE (argh!!!) com um carro sem a transmissão.

Minha opinião é a de que a inclusão desse SO precário só vai estimular a prirataria de software.
Comentário de John Doe
Muito boa!!: Hehehehe, eu não pude me conter. :D

A propósito, o que as pessoas que nos governam entendem sobre aquilo que fazem?!? Zoado isso, não? De resto só tenho uma coisa a dizer: Boa Cabelo!!
Comentário de Patola
É o que ele quer que pareça mesmo.: É uma estratégia de diversão. Começa com uma voz dissidente no governo, antes de tudo para avaliar reações e plantar a sementinha da discórdia. E, claro, ocupar a mente dos tolos que o acabam levando a sério, quando é claro, óbvio, que o que está sendo dito é uma bobagem gritante.


Infelizmente uma coisa que a comunidade do Software Livre adora é diletantismo: vamos ficar discutindo isso o tempo todo, uns discordando, outros concordando, mas sempre atropelando outras discussões mais importantes. É exatamente esse tipo de reação que "eles" pretendem nos causar. E é uma reação que não podemos deixar de ter, pois não existe ponto de autoridade.

É como os Criacionistas - a opinião deles é claramente uma bobagem enorme, mas o que lhes dá impulso são os bobos que os ouvem e dizem "hmmm, interessante! Temos que ser justos e considerar essa hipótese também!".

O que o Sr. Ministro merece seria um bom "CALABOCA, MAGDA!" na cara.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de minholi
Onde está essa afirmação?: Eu já li o texto várias vezes e não consegui entender onde está a defesa do software proprietário. Acho que está na hora da comunidade do software livre nacional começar a fazer alguma coisa ao invés de ficar especulando ou dando ouvidos para notícias com títulos sensacionalistas. Tá na hora de muitos acordarem e escreverem código ou fazer alguma coisa útil só pra variar.
Comentário de srighi
Bike!!: Aliás, esta mais para uma bicicleta sem marchas, mas precisamos ficar atentos para o "grupinho" que foi passear na Gateslandia. O que será que a Micro$oft tem a ver com "temas importantes como governança e busca pela governabilidade mundial"?
Comentário de rodrigomessiasbarros
Visão "Prática"!: Sr. Ministro do Desenvolvimento,

Concordo que a sua visão seje prática. Talvez até prática demais, não acha?! O Governo está oferecendo um "veículo completo", o Linux. Porém quer evitar que a população tenha acesso à um veículo básico, o Windows Start Edition. O veículo completo - com ar, direção, trio elétrico, freios ABS, computador de bordo, airbags, e tudo o mais - com toda a certeza deste mundo é o sistema operacional GNU/Linux.

O Sr. leu as limitações do Windows Start Edition?! Esse sim é o veículo básico que, francamente, ninguém merece!!! Nem de graça, quanto mais pago. Poderia comparar o Windows Start Edition com algum carro(básico) ruim do mercado, mas seria injustiça de minha parte com as montadoras.

Agora, se mesmo assim o WSE fosse incluso no projeto do PC Conectado - com os preços que já estão sendo praticados - deixaria de ser um projeto de inclusão social. Aliás, a maior contribuinte do mundo para a EXCLUSÃO SOCIAL é a Microsoft Corporation Inc.. Imagine o Sr. que eles cobram, por uma licensa do Windows XP Professional, uma pequena fortuna de R$ 999 reais! Aí, se o Sr. quizer editar algum documento de texto ou planilha de cálculo, terá que desenbolsar mais uns R$ 1.600 reais pelo pacote MSOFFICE. Somando, são aproximadamente, R$ 2.600 reais com software. Não sobrou dinheiro pro PC, não é?!

Agora, Sr. Ministro, veja se tenha dó do Brasileiro, que já paga impostos demais pra ter que mandar, ainda, alguma contribuição financeira para o Império de Redmond!!!

Tenha paciência,

----------
Rodrigo Messias Barros
UserLinux # 259.148
Brasília-DF
Comentário de brain
Com todas as letras: Embora eu concorde que acordar e fazer coisas úteis possa ser importante para muita gente, se você não consegue identificar este sentido na notícia e acha que é apenas efeito do título, veja também a matéria "Furlan defende livre escolha de software no PC Conectado, publicada pelo portal de economia do Terra.

Destaco um trecho que vai um pouco além da citação do Estadão: “Furlan defendeu, ainda, que o projeto de inclusão digital do governo federal, o PC Conectado, deveria utilizar também programas proprietários e não apenas software livre, defendido por parte dos envolvidos no programa. Ele espera que nos "próximos dias" o projeto seja anunciado. "É claro que o programa tem que privilegiar o software livre, mas minha visão é muito prática... A propriedade intelectual é um bem para o Brasil e somos importantes desenvolvedores de software. Não faz sentido ser contra o software proprietário", afirmou o ministro, durante evento promovido pela indústria eletroeletrônica.
Comentário de Patola
Notas: Rodrigo,

- O Ministro não falou nada do Windows Starter Edition. Não podemos pressupor que ele estava defendendo justamente isso; é possível que ele defendesse alguma outra coisa, a ser determinada. Provavelmente ele foi vago de propósito.

- "seje" é dose, parece coronel do interior falando.

- Você não tratou do que na minha opinião é a maior falácia do sr. Ministro: insinuar que Software Livre não tem propriedade intelectual.

Patola, o diletante
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de bogus
Agora que aprendeste a ler: Agora que aprendeste a ler, o próximo passo é passar a compreender o significado das palavras quando colocadas juntas. :)
Comentário de Connochaetes Taurinus
Sim, a indústria nacional pr: Sim, a indústria nacional produz (e vende) bons softwares. Mas não vejo onde o PC Conectado usando software livre ou o software livre atrapalharia essa indústria. Ou vai ter programa livre de ERP e gestão de locadoras em cada um deles ? As empresas brasileiras de software trabalham em nichos bem específicos do mercado, não focando o cliente comum, o usuário doméstico. Não fazem sistemas operacionais e suítes de escritório. Além do mais, essas empresas podem até aumentar seu mercado se considerarem também o Linux como SO, dando mais opções a seus clientes. Para mim, o Furlan falou bobagem não tanto pelo que disse, mas, talvez, por não saber o que é software livre e desconhecer o programa PC Conectado e seu público alvo. Falhou também por não rezar a cartilha do governo do qual faz parte. Cantou fora do tom.
Comentário de Connochaetes Taurinus
Mas aí é que ele fala bobag: Mas aí é que ele fala bobagem. As empresas brasileiras não produzem software para o público alvo do PC Conectado. Além de desconhecer software livre e o PC Conectado, como já escrevi agora há pouco, parece também desconhecer o perfil da indústria brasileira de software, o que é um absurdo. Pelo cargo que ocupa, tem obrigação de conhecer.
Comentário de rodrigomessiasbarros
cuma?!: "Coronel do interior falando?!" Bom, eu não sou Coronel... mas nasci no interior de Minas Gerais, algum problema?!

Quanto ao "seje", realmente você está certo, isso não existe mesmo. Mas foi um erro de digitação, e outro de revisão. Você me desculpa?

Agora, quanto ao Start Edition, realmente o Ministro não citou com todas as letras o nome "Windows Start Edition", mas você acha que será o Windows XP Professional?! Qual outro sistema operacional proprietário você conhece? Pra desktop...

Grande abraço a todos,

----------
Rodrigo Messias Barros
UserLinux # 259.148
Brasília-DF
Comentário de rodrigomessiasbarros
Correção - Visão "Prática"!: Correção:

Onde se lê:
"Concordo que a sua visão seje prática".

Leia-se:
"Concordo que a sua visão seja prática".

Desculpas.

----------
Rodrigo Messias Barros
UserLinux # 259.148
Brasília-DF
Comentário de Patola
SO: Qual outro sistema operacional proprietário você conhece?

Ele não falou que era SO. Veja, não duvido que no final a coisa acabasse implicando nisso, mas acredito também que ele foi vago justamente visando primeiro atrair a atenção... a idéia evoluiria de "colocar um ou outro software proprietário no Linux" até trocar o sistema operacional inteiro. Sacou?

E desculpe pelo jeito como falei do "seje", meu intuito foi ser engraçado mas pelo visto ofendi. Também nasci em Minas.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de William
Muito infeliz a sua colocaç: Muito infeliz a sua colocação sobre os Criacionistas. O melhor seria você comentar somente a notícia e não criticar as pessoas que creem de maneira diferente de você.
Comentário de bogus
Do desonesto ao ingênuo: Foi exatamente o que me chamou atenção, propriedade intelectual não é exclusividade do software proprietário. O único detalhe, é que o ministro está apenas repetindo o discurso cheio de incorreções e dirigido de entidades como a MS, SCO ou a própria ABES. Na hipótese camarada de considerá-lo ingênuo, resta o conselho de que dê ouvidos a todos os interessados, haja com maior imparcialidade e evite fazer papel bobo com declarações infundadas e claramente falsas.

Não vou ser leviano de chamar o ministro de desonesto, mas daí até considerar a hipótese camarada vai um grande passo. Política é mesmo um jogo de idéias e interesses, por vezes sutilmente obscuros, espera-se é que não se use de favoritismos.

Comentário de bogus
Santo de casa faz milagre, mas Deus não é brasileiro.: Já li em algum lugar que o código do programador brasileiro é o mais eficiente e limpo, por isso que o programador brasileiro é valorizado lá fora

Não quero de forma alguma desmerecer os nossos profissionais, muito pelo contrário, mas não é difícil encontrar comentários como esse dizendo respeito a cada um dos povos desse planeta. Lamento te desapontar.
Comentário de rodrigomessiasbarros
Re: SO: Não há do quê se desculpar, meu caro! Nossas idéias foram expostas, e é isso que importa. "Noís somo mineiru, nóis nus indentemu! Uai sõ!"

Grande abraço,

----------
Rodrigo Messias Barros
UserLinux # 259.148
Brasília-DF
Comentário de ivansb
Como alguém mode conseguir d: Como alguém mode conseguir demonstrar tanta desinformação e falar tanta bobagem em tão poucas linhas??

Santa ignorância sobre o que é software livre!!!
Comentário de Kid-X
Senta que lá vem história: Novamente, vão começar a discussão que começa do nada e termina no lugar nenhum............. :-/

Parece que esse PC Conectado é mais um vapourware!
Falaram que Abril ele seria lançado:
http://info.abril.uol.com.br/aberto/infonews/032005/01032005-11.shl
http://br-linux.org/linux/?q=node/338
Comentário de Patola
Pode ser, mas...: ...qualquer termo foobar que eu colocasse no lugar de "Criacionismo" conseguiria críticas, então escolhi de cara o mais obviamente falso.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Theneus
Mas ele entende OpenSoure....: Mas ele entende OpenSoure.....
Comentário de adilson
Acredite se quiser: Eu prefiro pressupor que a pessoa é honesta até que me provem o contrário, fica muito mais fácil viver assim.
De qualquer maneira, o que eu disse acima foi que, mesmo levando pelo lado do puro cinismo, a forma como foi colocada a questão me fez parecer um erro honesto e não algo sinistro.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de adilson
Discordo: Sou obrigado a discordar Patola.
Acho, pessoalmente, que mesmo pelas razões erradas, ele está certo em expor as idéias dele. Seja por um erro honesto, seja por algum motivo mais escuso. Se for por um erro honesto, ótimo, uma vez esclarecido, estará resolvido. Se for por um motivo escuso qualquer, ótimo também. Ele está remando contra a maré e vai se colocar em uma posição tão frágil que os motivos serão questionados.
De mais a mais, sem discussão, não haveria liberdade e é exatamente isso a pedra-base de tudo o que a gente acredita.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Patola
Eu sei.: Tecnicamente, sim, claro. Devemos considerar toda e qualquer hipótese. Devemos ser justos e escutar os argumentos de todo mundo, ponderá-los com paciência, respondê-los de novo e de novo. Mas no mundo real ficar deliberando sobre opiniões erradas já refutadas simplesmente nos faz perder tempo.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Morvan
O Bill bateu e levou: Além de teleguiado, o Ministro Furlan mostra ser bastante desinformado; senão, não teria passado nem perto da "analogia do carro", pois foi nessa que o seu mentor, digo, ídolo, Bill Gates, "entrou bem (pelo ralo!)":
Numa conferência sobre software (CONDEX), o Bill falastrão disparou:

"Se a GM tivesse desenvolvido sua tecnologia como a Microsoft, todos nós estaríamos dirigindo carros de 25 dólares que fariam 1.000 milhas com um galão de gasolina"

Eis a resposta da GM:

"Se a GM tivesse desenvolvido sua tecnologia como a Microsoft, todos teríamos carros com as seguintes características:
1 - Sem nenhuma razão aparente, o carro bateria num poste duas vezes por dia.
2 - Eventualmente, seu carro morreria na estrada sem razão aparente. Você aceitaria o fato, daria nova partida e continuaria dirigindo.
3 - Toda vez que as faixas da estrada fossem repintadas, você teria de comprar um novo carro.
4 - Eventualmente, executando uma manobra como uma conversão a esquerda, seu carro deixaria de funcionar e você teria de mandar reinstalar o motor.
5 - Uma única pessoa por vez poderia usar o carro, a menos que você optasse pelo modelo "CarNT". Ainda assim você teria de adquirir mais bancos.
6 - A Macintosh produziria um carro movido a energia solar, mais confortável, cinco vezes mais rápido e duas vezes mais fácil de dirigir, mas que funcionaria apenas em 5% das rodovias.
7 - Luzes indicadoras de óleo, água, temperatura e alternador seriam substituídas por uma simples luz de "falha geral do veículo".
8 - Os bancos exigiriam que todos tivessem as mesmas medidas corporais.
9 - O airbag perguntaria "Você tem Certeza?" antes de disparar.
10 - Eventualmente, sem razão aparente, o carro trancaria o dono fora e não deixaria entrar, a menos que este simultaneamente puxasse a maçaneta, girasse a chave e segurasse na antena do rádio.
11 - A GM exigiria de todos os compradores a aquisição de uma coleção de mapas rodoviários em encadernação de luxo, produzidos por uma subsidiária da GM, mesmo que eles não quisessem os mapas ou precisassem deles.
A tentativa de não adquirir este acessório reduziria o desempenho de veículo em 50%.
12 - Toda vez que a GM lançasse um novo modelo, os motoristas teriam de reaprender a dirigir, porque nenhum dos seus comandos seria operado da mesma maneira que no modelo anterior.
13 - Você teria de pressionar o botão Iniciar para desligar o Motor."

Sugiro a algum assessor do Ministro que mostre a este este Post, para não mais se repetir tal deslize.
Comentário de bigode
entende de frango,...: e olhe lá....

O Gil também não entende necessariamente de software mas entende de liberdade!


Comentário de sri_canesh
E o Furlan entende de criar n: E o Furlan entende de criar negócios, que é a função dele no ministério do desenvolvimento.

Pode ser que ele não tenha noção de que não exista um SO nacional. A preocupação dele talvez seja a necessidade do PC Conectado promover o desenvolvimento econômico.

Infelizmente, do jeito que está o PC Conectado, o único desenvolvimento econômico promovido será a engorda da conta bancária da turma da Cobra.

Abraços

Cássio

P.S.: Antes que digam que apóio o Windows, digo que sou a favor de Linux no PC COnectado, mas não esse engana trouxa do Freedows. Se é pra ser semelhante ao Windows, que ponha Windows de vez.
Comentário de semente
Freedows? Nem!: Já confirmaram o Freewdows no PC Conectado, caso venha a ser GNU/Linux?

"Furlan bom é Furlan morto!"

--
Guilherme M. Gondim (semente)
Movido a Debian GNU/Linux e anarquismo!
# aptitude install anarchism
"A propriedade é um roubo!" (Proudhon, Pierre–Joseph)
Comentário de Kid-X
Isso foi apenas uma piada: Isso aí nunca existiu, foi uma piada muito bem encenada, fazendo parecer realidade.
Não estou defendendo a Microsoft/Bill Gates, mas essa piadinha velha é mais uma da coletânea Anti-Windows, da era do Windows 95! (Ou Window$, Micro$oft, Bill Gate$, do jeito que vocês gostam de escrever)

Estou trollando? Então me diga o que há de "troll" no meu comentário...
Comentário de Patola
Vocês: Ou Window$, Micro$oft, Bill Gate$, do jeito que vocês gostam de escrever

Você ainda não entendeu que não existe esse "vocês" de quem tanto reclama? Não somos uma turma organizada pensando igual.

E a piadinha foi engraçada quando foi inventada. Anos depois, qualquer piada fica sem graça.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Kid-X
Eu sei: Patola, quando eu falo "vocês", eu estou generalizando;
Eu sei que tem muita gente boa nesta comunidade (em números, e NÃO em porcentagem), que realmente mereciam estar em comunidades melhores... Espero que no futuro tenha um espaço melhor para estes, uma outra comunidade mais organizada, levada mais a sério (já que essa aqui não tem mais conserto)...

Quanto a piada, prefiro essa que está mais atual:
http://www.portalvol.com/modules.php?name=News&file=article&sid=2768
Comentário de Leidson Campos (popolony2k)
CPMF ????: Amigo,

O CPMF não é mais provisório. O Governo do partido dos iomPosTos já o tornou oficial.

Leidson Campos
PlanetaMessenger.org
Comentário de minholi
Pra mim o sujeito só disse q: Pra mim o sujeito só disse que é necessário dar espaço para que tanto software proprietário quanto software livre seja utilizado, daí vai do sujeito escolher o que quer comprar. Há uma distância muito grande do que ele falou para uma defesa, como o título faz pensar, em que uma coisa estaria destituindo a presença da outra.
Comentário de brain
Procurar: A sua questão original era ter lido o texto várias vezes e não ter encontrado a parte em que o Ministro faz a defesa do software proprietário. Acho que se você assume que o título faz pensar que uma coisa estaria destituindo a outra, como você diz, fica mesmo mais difícil encontrar.

Para mim, entretanto, parece que o título só diz que o Ministro defendeu o software proprietário no PC Conectado, o que é até bastante fácil de encontrar em um texto que conta como o Ministro achou "estranho que um país que está avançando na produção de software (...) possa discriminar o software proprietário".

Mas realmente, se a pessoa procura no texto algo que ele não diz, fica mais difícil encontrar ;-)
Comentário de stpa
Falta um pedaço...: Na edição "on-rua", a impressa, do Estadão (21/04/2005:b10) contém este paragráfo ausente na edição on-line:
"A política de software livre, porém, entra em choque com a política industrial, que prevê a exportação de US$ 2 bilhões em software até 2007. Se for levado em conta o modelo de software livre, como exportar US$ 2 bilhões de um produto que pode ser copiado, usado e modificado gratuitamente? "A política industrial privilegia a produção de software proprietário", explicou Furlan. "Nós temos de ter ações do governo que sejam coerentes." E como o governo está trabalhando os conflitos? "No meu ministério, muito objetivamente", respondeu. A maioria das empresas brasileiras de software trabalha no modelo de software proprietário, com cobrança de licenças de uso."

Isso mostra uma das razões estratégicas que o levaram a dizer o que disse. Presumo que o Ministério do Desenvolvimento já tem uma linha de ação, onde "A política industrial privilegia a produção de software proprietário". Isso deve incluir, por exemplo, linhas de financiamento patrocinadas pelo BNDS. Em resumo, cabe aos denfensores do software aberto (SO) refutar a tese que SO não gera divisas ou desenvolvimento econômico. Enquanto isso, o PC Conectado vai virado "boi de piranha".
Comentário de Ednei Pacheco
Usa!: Lembro-me dele ter dito que USA:

"Todos sabem que sou um defensor, e mais do que um defensor, um praticante, um usuário, um divulgador, do software livre, da inclusão digital, das formas mais radicais de exercício da liberdade de pensamento, de expressão e de criação."

http://www2.cultura.gov.br/scripts/discursos.idc?codigo=1119

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Ednei Pacheco
E o suporte?: E o suporte? Será que não dá para ganhar dinheiro com o suporte? Ou os clientes vão aprender "no tato"?

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Ednei Pacheco
Tempo!: Enquanto isso, eles vão ganhando tempo...

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Juliano C
É isso aí...: Depois os caras falam em obrigar o uso do software livre no governo e esse bando de besta que tá comentando aqui fica batendo palma. Nisso que dá, abre precedente pra esse tipo de coisa.
Comentário de Henrique Vicente.
Não, engano seu.: CPMF é provisório sim, o que acontece é que votam em favor a medida há 11 anos, então é quase como um imposto permanente... porém é provisório sim. Se não fosse teria outro nome, o P é de provisório :)
Comentário de Henrique Vicente.
nada haver..: veja, na verdade não importa se entendem ou não de informática, uma pessoa que entenda de informática pode ser muito bem atabacada ou corrupta, isso é a técnica, ela entende de informática, mas falta o lado filosófico, se ela é corrupta, as coisas que ela defende, etc...
Gilberto Gil não "entende de opensource", essa frase nesse sentido pode levar a considerar que ele é um programador... o que ele faz é defender algo, no caso, o software livre, além, de, principal, coisas como as da creative commons para pessoas envolvidas com cultura...
Comentário de Henrique Vicente.
Por que?: Por que essa porcaria de patriotismo de se algo é nacional deve ser apoiado...?
Isso é ridículo e imoral.
Eu me pergunto porque quem condena atos desses praticados por empresas de outros países defenderiam se a empresa fosse nacional, realmente chego a conclusão que a humanidade hora se faz de cega, hora é inocente.

Desculpem a vocês que honram a droga da bandeira, ela vicia e mata. Não resisti.
Comentário de chatus
E o darwinismo ?: O darwinismo do ponto de vista do rigor é patético..."num habitat, devido a pressão ambiental e competitiva, temos as possibilidades evolutivas"
Piada...para se falar em probabilidade é preciso um espaço amostral mais uma medida positiva (dada por uma função de distribuição)...se não temos isso, eu também posso falar que Deus criou o Cosmos há bilhões de anos e que a presença Dele sustenta a miríade de formas vivas através das quais a alma pode se manifestar.
As duas são informais, é preciso crer para aceitar a existência de uma divindade ou o darwinismo.
Informal por informal, eu fico com Deus obrigado...;-)
Comentário de Manoel Pinho
Re: Falta um pedaço: Muito bom o seu complemento.

Eu garanto que o ministro Furlan está sendo levado pelo canto da sereia do software proprietário, que diz que a exportação de sw proprietário brasileiro gerará divisas para o país.

Meus argumentos contra esse FUD:

1) É plenamente possível fazer software proprietário que rodará sobre linux. Portanto, o uso de um sistema operacional livre não exclui a possibilidade de existência de software proprietário para essa plataforma.

2) Se a idéia é gerar divisas exportando software nacional, por que não aproveitar a enorme popularidade do sw livre no Brasil e explorar um nicho quase inexplorado pelas emrpesas estrangeiras de software traciocionais ?

Com certeza o Brasil teria muito mais chance vendendo sw proprietário que rode sobre linux do que sobre windows. E nada impede (aliás, seria ótimo) que o Brasil exporte softwares MULTIPLATAFORMA. Usar o máximo de sw livre nas soluções nacionais que forem exportadas só vai diminuir o custo do software brasileiro, aumentando as chances de venda.

3) E em vez de ganhar dinheiro com licenças de software, os quais podem ser facilmente pirateados, seria muito melhor ganhar dinheiro com exploração de serviços, consultorias, etc. Empregaria muito mais brasileiros também.

4) O Brasil poderia simplesmente atacar em todas as frentes, vendendo sistemas comerciais proprietários para windows, software proprietário para linux ou múltiplas plataformas e também serviços. Uma abordagem não exclui a outra.

5) Que raios tem a ver EXPORTAÇÃO de software com a definição de política de inclusão social ? Também não tem nada a ver com o projeto de lei de obrigar as repartições públicas a usar software livre.

Comentário de srighi
Software LIVRE não quer dizer GR: Mas quem falou pro Sr. Dr. Furlan que tudo que roda no Linux não pode ser cobrado?

- Oracle roda em Linux,
- SAP roda,
- Nastran NX, para análise estrutural (CAE) roda faz tempo,
- UG, um software de CAD, vai rodar até o fim deste ano,

e são todos softwares pagos! E tem muito mais vindo por ai!

Será difícil desse povo entender que qualquer um pode escrever software que rode no Linux e cobrar por ele, afinal é o seu trabalho.

Agora a diferença é, além do cara gastar uma grana com o software ainda ter que pagar pelo sistema operacional, que além de tudo ainda funciona "meia-boca".

Caramba! Será que é difícil ver que seu aplicativo pode rodar muito melhor num sistema igual ao Linux, e além de tudo ainda usá-lo sem ter que pagar royalties pra Microsoft?

Ou o cara é muito burro ou é muito experto, o que nos leva a crer que tem outros motivos ocultos.
Comentário de marcus
Quem defende que software pro: Quem defende que software proprietário é benéfico para a realidade do Brasil: ou é muito hipócrita ou simplesmente não sabe fazer contas. Quanto de software nós importamos? Quanto nós exportamos? Na minha opinião é ridícula uma afirmação dessa. É interesse escuso sim, não é ignorância no assunto não!
Comentário de Fábio Luiz
Confusão: Erro inocente ou não o ministro confunde software livre com desrespeito à propriedade intelectual. É falta de conhecimento sobre o assunto e um homem público, do primeiro escalão do governo não deveria tecer este tipo de comentário sem estar sem acessorado sobre a pauta. Comentei isso em meu blog pessoal.
    http://falcon-dark.blogspot.com/

pra quem estiver interessado em trocar uma idéia a respeito a porta está aberta.
Comentário de Patola
Off-Topic: É, eu devia saber que mesmo coisas bizarras como o Criacionismo tem lá seus defensores. O assunto é completamente off-topic, mas...

O darwinismo do ponto de vista do rigor é patético..."num habitat, devido a pressão ambiental e competitiva, temos as possibilidades evolutivas"
Piada...para se falar em probabilidade é preciso um espaço amostral mais uma medida positiva (dada por uma função de distribuição)...se não temos isso, eu também posso falar que Deus criou o Cosmos há bilhões de anos e que a presença Dele sustenta a miríade de formas vivas através das quais a alma pode se manifestar.
As duas são informais, é preciso crer para aceitar a existência de uma divindade ou o darwinismo.


O Neodarwinismo não é uma hipótese. É uma teoria rigorosíssima no sentido do Método Científico, ou seja, algo que explica fatos comprovados por experimentação. O mecanismo de Seleção Natural acontece e foi provado experimentalmente milhares de vezes. É uma das Ciências como tais aceita pela Academia. Mais sobre isso, incluindo as provas e como você mesmo fazer suas experimentações, no FAQ do Talk-origins.

O assunto é altamente off-topic, no entanto. Se você quer mesmo continuar, recomendo a você que prossigamos neste grupo do Orkut (Evolucionismo vs. Criacionismo). Faz muito tempo que não perco tempo com isso, mas se você quiser defender seu ponto de vista lá estou disposto a prosseguir a conversa.

A propósito:

Informal por informal, eu fico com Deus obrigado...;-)

Falso Dilema é uma das falácias mais manjadas que há, não existem somente as duas opções (Criacionismo e Neodarwinismo) e também "acreditar" no Neodarwinismo não implica desacreditar de Deus (de fato, existem muitos evolucionistas teístas -- Stephen Jay Gould, um dos teóricos da evolução, sendo um deles).
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Patola
Por outro lado...: 1) É plenamente possível fazer software proprietário que rodará sobre linux. Portanto, o uso de um sistema operacional livre não exclui a possibilidade de existência de software proprietário para essa plataforma.

Ele não falou do SO em si... suponho que os argumentos dele incluem essa opção.

3) E em vez de ganhar dinheiro com licenças de software, os quais podem ser facilmente pirateados, seria muito melhor ganhar dinheiro com exploração de serviços, consultorias, etc. Empregaria muito mais brasileiros também.

Mas é muito mais difícil de exportar serviços e consultorias do que Software.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de lunix
Apenas um Comentário: Boa noite a todos,

Só queria lembra que o PC Conectado ainda não aconteceu pelo fato de alguns ministros (como este que fez este infeliz comentário) estarem atrapalhando o andamento do projeto, porêm está mais proximo do que se imagina, irá acontecer com toda a certesa e terá SOFTWARE LIVRE por completo. Pelo fator da Cobra Tecnologia (empresa do Banco do Brasil) estár junto ao projeto, provavelmente virá com o FREEDOWS instalado, é válido lembrar que a proxima versão do FREEDOWs será praticamente toda GPL, somente ficando com o tratamento de Arquivos W32 de maneira proprietária, entretanto é uma consultoria da propria Cobra que toma conta desta parte do Desenvolvimento.

Estarei passando um e-mail para o Sergio Amadeu, para ver a possibilidade dele está comentando essa noticia.

att
Comentário de stpa
Melhor ainda sua resposta: Você disse "Muito bom o seu complemento." Eu respondo: "Melhor ainda sua resposta", pois acho que é isso que tem que ser discutido.

Sim, existem vários argumentos para debater com o ministro. Bastante razoáveis. Mas desconfio que ele está,também, e de uma forma sutil, se opondo ao que você comenta no seu item 5. As iniciativas governamentais que restringem o mercado e as suas conseqüências. Por exemplo, fica difícil, acho eu, escrever um soft multiplataforma se o sujeito não conhece, não tem e não pode usar o Windows. Usando uma metáfora futebolística tão apreciada por alguns: no futebol muderno, o jogador tem que saber jogar em todas as posições. Infelizmente, tanto metaforicamente, quanto no caso do nobre esporte bretão (que saudades do Garrincha!).

Particularmente, acho que uma política mais sutil e gradual tem efeitos mais profundos e duradouros do que resolver tudo na porrada.
Comentário de CWagner
Ou então imagina comprar um: Ou então imagina comprar um Gol Turbo bicombustível, com apenas três narchas, sendo uma a ré, e que você só pode usar gasolina de avião.

E mais: tem que parar o carro se quiser ouvir o rádio, botar o carro em ponto morto se quiser limpar o pára-brisa e não pode instalar um alarme porque já tem estepe.

:P

Quem dá mais (ou seria menos)?

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Cadu
...: Eu já acredito que qualquer pessoa é desonesta, até que me provem o contrário. É mais seguro viver assim.
Comentário de Cadu
Obviamente Falso?: Estás andando em meio a dunas, e vês escrito bem grande na areia a palavra "AMOR" (ou qualquer outra que queiras). O que é mais óbvio: Alguém escreveu isso na areia, ou essa palavra apareceu escrita do nada? É óbvio que é muito (muito) mais provável que alguém a tenha escrito.

Acreditar que o homem surgiu por acaso é como acreditar que palavras podem aparecer na areia da noite pro dia. Me desculpa, mas quem acredita nisso é obviamente burro.
Comentário de adilson
Pena...: Você deve ser uma pessoa triste.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Patola
Acaso: Acreditar que o homem surgiu por acaso é como acreditar que palavras podem aparecer na areia da noite pro dia. Me desculpa, mas quem acredita nisso é obviamente burro.

Suas palavras só mostram que você não sabe nada de neodarwinismo, que não implica que os seres vivos (e o homem) apareceram do acaso. Além disso, como todo Criacionista, você, ao invés de querer provar sua hipótese absurda, age tentando desprovar aquilo que acha ser a hipótese contrária, ao invés de examinar outras: isso se chama Falso Dilema.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de minholi
Agora que acrescentaram aí e: Agora que acrescentaram aí em cima um novo trecho que não havia sido publicado a coisa ficou mais clara. Se ele realmente falou o que está disposto agora aqui nos comentários ele não tem conhecimento a respeito do que é software livre e de que um software com código aberto pode ser comercializado. A questão toda gira em torno do fato dele pensar que a produção de softwares nacional irá pelo ralo se abrirem o código.
Comentário de Renato
Criacionista x Darwinista: Prefiro: somos apenas a feliz coincidência de um amontoado de poeira cósmica.
Comentário de rednaxel
Exatamente!: Sim, a indústria nacional produz (e vende) bons softwares. Mas não vejo onde o PC Conectado usando software livre ou o software livre atrapalharia essa indústria.

Exato. Muita gente não consegue abstrair e pensar as coisas de forma separada. Uma empresa que vende software proprietário pode perfeitamente ser a favor do software livre. A minha empresa faz software proprietário e mesmo assim apoiamos Linux, Open Office, etc porque em muitos casos é melhor para o nosso cliente. No entanto tenho colegas empresários que temem o software livre (alguns se alteram só de ouvir falar em SL), e posso resumir o argumento deles: temem que algum dia todos os softwares serão "de graça" e nesse dia eles estarão quebrados.

No Brasil existem inúmeras empresas de software proprietário, algumas delas enormes como Microsiga, RM ou Datasul. Não sei qual a posição de cada uma delas em relação ao Linux, mas duvido que tenham medo. Provavelmente estão estudando ou implementando maneiras de rodar suas aplicações em Linux para atender um pedaço maior de mercado.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004