Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Editorial: Não, obrigado! Rejeitamos a oferta da Microsoft e Novell

A aproximação da Microsoft em relação ao software livre vem ocorrendo de uma série de formas diferentes, e para o observador casual, chega a dar a impressão de que estas aproximações são conduzidas por diferentes vertentes dentro da empresa de Redmond.

Ao mesmo tempo em que há laboratórios de interoperabilidade, cooperação nos campos de navegadores e ferramentas de escritório e adoção de alguns padrões abertos dos quais a empresa costumava passar ao largo, vemos também o CEO da empresa continuar adotando o velho discurso do medo.

Da mesma forma, ao mesmo tempo em que surge um compromisso de não processar desenvolvedores individuais e não comerciais, a empresa se dá ao trabalho de divulgar de forma clara que o compromisso não se estende a .orgs, .coms, fundações, grupos, ou a nada que não seja um desenvolvedor individual trabalhando sem fins lucrativos.

Nos primeiros dias após o anúncio do acordo entre a Microsoft e a Novell, enquanto muitos corriam para buscar seus guarda-chuvas por ter certeza de que desta vez o céu estava mesmo caindo, e outros colocavam suas roupas de festa e ensaiavam a Free Software Song por acreditar que havia chegado o dia da vitória, prevaleceu no BR-Linux a atitude de aguardar a poeira assentar antes de avaliar nossa situação real.

E sob o meu ponto de vista, a poeira terminou de assentar no momento em que se divulgou ontem o mais recente discurso de Steve Ballmer. Ao perder a chance de nos surpreender, e manter o mesmo tom apocalíptico de antes, falando (como sempre, apenas de forma genérica, sem específicos) sobre o Linux infringir sua propriedade intelectual, sobre a necessidade de compensar os acionistas da empresa sobre o uso de suas inovações, e sobre como a Novell foi uma ferramenta neste sentido, Ballmer permitiu uma melhor percepção sobre como pretende posicionar-se.

Esclarecendo a posição

Assim, acredito que já chegou a hora de se posicionar de forma clara. E minha posição é a seguinte: rejeito qualquer uma das ofertas estendidas à comunidade em conjunto pela Microsoft e a Novell. Não me impressiono com qualquer afirmação ampla de que o Linux viole propriedade intelectual alheia, a não ser que ela seja detalhada, demonstrada e confirmada.

Mas não confunda esta minha posição com uma corrida às barricadas para me juntar à resistência armada, ou aos guarda-chuvas para tentar me proteger da queda iminente do céu. Essencialmente, a posição da Microsoft em relação à comunidade não mudou - é mais do mesmo. Mais discurso, mais ameaças, mas quem estava trabalhando, continua trabalhando. Os meninos que gritavam "Lobo!" continuam gritando, e acreditando no valor de sua contribuição. E a vida segue.

O que mudou

Ainda assim, o anúncio do acordo da Microsoft com a Novell continua sendo um marco, e mantenho minha observação inicial de que foi um anúncio digno da semana do dia de São Nunca. Veja algumas razões:


  • Do ponto de vista do mercado, a Microsoft sancionou o Linux como um participante "oficial", e isto não beneficia apenas a sua capanga Novell, mas também todo mundo que atua neste mercado. Os CEOs, CIOs e gerentes que avaliam a realidade pelas sombras que a Microsoft, a Oracle e a Sun projetam nas paredes de suas cavernas têm bem mais chances de aceitarem o software livre como uma alternativa viável de plataforma hoje do que 4 semanas atrás.
  • Do ponto de vista da comunidade, temos novamente um ponto focal em comum, com potencial de unir as várias vertentes em projetos de consenso.
  • Um possível êxodo de usuários e até de colaboradores independentes do SLES ou mesmo do OpenSUSE vai trazer novo impulso (e novos pontos de vista) para projetos de cunho comunitário.
  • A Red Hat vai acabar colhendo o que não plantou intencionalmente - ou alguém duvida que a sua posição de Davi contra vários Golias do mundo corporativo vai lhe render muitos pontos de simpatia e mesmo apoio da comunidade?
  • Os proponentes da GPLv3 podem ter encontrado a grande justificativa que faltava para uma revisão da licença, e convencer vários desenvolvedores que estavam na arena dos indecisos. Embora possivelmente os apreciadores da GPLv2 possam argumentar que não é nos termos de licenciamento que será vencida a guerra no campo de batalha do mercado.


Por outro lado, há também vários pontos negativos importantes, incluindo:


  • Como confiar em projetos comunitários abrigados sob o guarda-chuva da Novell? E se o Mono, ou mesmo estas recentes contribuições da empresa ao OpenOffice.org, incluírem trechos sabidamente patenteados pela Microsoft, e o respectivo código (em software livre, naturalmente) for incluído em projetos distribuídos fora do âmbito de influência da Novell? Não acredito que o projeto Mono em si, ou mesmo os desenvolvedores do OOo na Novell, fariam isto intencionalmente. Mas e se o ovo da serpente for entregue a eles sem que eles saibam? Esta é uma questão com a qual a comunidade terá que lidar.
  • Que atitude tomar quanto aos produtos comunitários da Novell? Eu congelei todos os meus novos projetos pessoais envolvendo o OpenSUSE, e não pretendo tomar uma atitude quanto a eles até que saia a avaliação de Eben Moglen sobre os termos do acordo Novell Microsoft, e que a Novell divulgue sua resposta aos questionamentos dos desenvolvedores do Samba. Não sou a favor de boicotes, mas tomo minhas decisões pessoais de consumo e apoio a produtos considerando também os aspectos sociais e políticos envolvidos...
  • De onde surgirão as respostas às afirmações amplas e vazias de Steve Ballmer contra a integridade do Linux? Do OSDL? Da Red Hat? Elas precisam surgir de alguma fonte que o mercado ouça. Para a Microsoft, é muito mais cômodo poder ficar só no campo das ameaças.


Em resumo, a vida continua, e na prática pouca coisa mudou sob o meu ponto de vista. Há várias questões ainda abertas, a Microsoft deslocou-se em várias direções ao mesmo tempo, continua jogando no campo dos adversários e precisamos nos manter com a guarda cerrada, ao mesmo tempo em que avançamos e damos a ela ainda mais motivos para lutar contra.

E avançando na interoperabilidade - ou, o que é ainda melhor, na substitutibilidade dos produtos proprietários ;-)


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de popolony2k
Resta dúvida de quem estava por trás da SCO ??????: Com a mesma postura, com as mesmas ameaças, tudo do mesma forma, só que agora a M$ assume seus atos publicamente e não mascarado através de terceiros.

Porque dessa posição agressiva ????? Afinal o Linux não "é insgnificante ????".....Nada como alguns anos de estrada para percebermos que o tempo é nosso aliado.

Sem contar a Red Hat, Sun, IBM, FSF, ..............

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de George Kihoma
Entendo a sua cautela no: Entendo a sua cautela no sentido de não apresentar uma posição demasiado radical anti-MS&Novel. Respeito isso.
Mas no meu entender, ao divulgar esse acordo a Novell busca assegurar que seus clientes são mais protegidos contra possíveis processos do que seus concorrentes. Poderia ser até um fato isolado se não houvesse a declaração do Ballmer sobre as "infrações de propriedade intelectual". Mas juntando os dois fatos, me parece que a estratégia da MS não é a de reconhecer o GNU-Linux como algo legítimo, e sim manter e talvez elevar o tom de acusação. Para isso, agora tem esse acordo com a Novel. A Novel, por sua vez, ao usar essa linha de estratégia de ser menos suscetível à processos que seus concorrentes, na prática fornece todo o suporte que o Ballmer precisa. Está, na prática, confirmando essa possibilidade. Do contrário não precisaria de um contrato desses. E das duas, uma: ou o Suse de fato infringe alguma patente, ou a Novel é uma traidora do movimento. Não há outra explicação lógica para os termos do contrato, dentro do contexto das acusações feitas pela MS.

Aliás, quem (falo de sistemas operacionais) hoje em dia não infringe a patente do "duplo clique do mouse"? Parece que a linha da MS vai ser essa agora. Patentear não o código em si, mas a funcionalidade. Algo como patentear resultados de cálculos de engenharia. Daqui a pouco "construir pontes" vai ser algo patenteado.

Esse trecho, retirado do Groklaw, sobre esse acordo pode trazer um pouco mais de luz a essa história toda.
"For GPLv3 to be viable and relevant, it will need to address the needs of these constituencies, and Novell maintains that its partnership with Microsoft benefits those constituencies.
(pensem no porque da GPL3 e leiam com mais atenção esse trecho)The GPLv3 efforts should not be turned to a task designed to undo a transaction that will actually promote the enterprise-wide adoption of Linux and one that will best address the computing needs of customers."

A questão parece ser o mercado corporativo onde a Novel agora estaria em posição mas privilegiada que a Red Hat, por exemplo. Graças à esse acordo.

Ainda sobre a Novel_MS e a GPL, esse comentário da autora do referido blog é muito interessante.
"You can see that Novell's asserting in its statement that the agreement *was* compliant with GPLv2. So did Tivo, and in Tivo's case, it was literally in compliance while being out of compliance with the purpose or spirit of the license."

Se considerarmos o caso SCO e a participação que a Novel já tinha nesse caso bem antes do acordo, podemos ter uma situação ainda mais interessante de como a traição se revela.

Por causa disso, eu que vinha recomendando o Suse/OpenSuse a todos os leigos em Linux, voltei a indicar o Kurumin. Isso porque acredito que qualquer melhoria implementada no OpenSuse será "vampirizada" pelo Suse em sua versão paga. E que isso seria um beneficio indireto à sua desenvolvedora Novel, que no meu entender não merece mais o crédito de nenhuma comunidade de desenvolvedores de código aberto - free software.

E tenho certeza de que não estou sendo radical.
Comentário de Manoel Pinho
Anti-linux comercial: A M$ sempre soube da existência de SL e até mesmo usou partes dele em seus produtos. Ela adora os BSDs, assim como a Apple e outros sangessugas que usam e não devlvem nada em troca.

Enquanto o linux era visto como coisa de geeks anticapitalistas e amadores estava tudo certo pois não ameaçava o seu império. As distribuições comerciais, especialmente a Red Hat que foi a primeira e a distribuição comercial com maior sucesso, começam a incomodar. Agora então, quando Novell, Canonical (Ubuntu) e Mandriva começam a fazer distribuições otimizadas para uso em desktops corporativos a coisa complica ainda mais.

A M$ com esse acordo quer dizer: você podem usar e desenvolver linux e softwares livres mas não se atrevam a ganhar dinheiro com eles e me enfrentar ou eu usarei meus advogados para arruinar sua empresa !

Não deve ser à toa que o mascote do Suse é um camaleão, que muda de cor conforme o ambiente e agora está com as cores do Windows Vista :-)

A vantagem do linux é que mesmo que haja traição por parte de todas as distribuições comerciais e das empresas que dizem ser amigas do SL, na pior das hipóteses sempre se poderá usar o Linux From Scratch

http://lfs-br.codigolivre.org.br/
http://www.linuxfromscratch.org/


------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de manoel_lobo
É... estou aqui assistindo: É... estou aqui assistindo de camarote e imaginando: tá me cheirando que algo de ruim está para ou já está a acontecer com a M$, noto um certo tom de desespero.

Chego até a pensar que o âmbito desse acordo é prejudicar a Novell, tirando-a do mercado através do boicote dos seus produtos.

a M$ sabe que nós "moleques geeks não-comerciais" (segundo a própria), trabalhamos no ramo de TI, podemos fazer uso (ou não) dos produtos Novell nas empresas em que trabalhamos e prestamos serviço.

Eu já não usava SUSE (nada contra a distro, porém contra a sua mantenedora), agora é que eu não uso mesmo, são em momentos como esse, que se faz importante a existência de distros que tenham a mesma linha ideológica que a Debian (sem propagandas, só pra citar um exemplo).

--
Good clean fun is just my imagination
Down and dirty that's the way the game is played
This hard life has caused me aggravation
Never could leave it alone

Got to ride that rocking horse
Comentário de mano
Fácil entender: É facil entender o porque do acordo com a Novell. Se a IBM valoriza a RedHat - seus servidores em sua maioria são vendidos com o SO da empresa, a SUN adotou o Ubuntu e a HP passou a dar suporte ao Debian, quem havia sobrado para a Microsoft se unir? Que o Linux está dominando o mercado corporativo, não há duvidas, a diferença era se a Microsoft ia ficar de fora ou não deste crescimento - ao que parece o acordo responde a pergunta. Quanto a inserção de código 'alien' do desenvolvimento conjunto entre a Microsoft e a Novell em produtos da comunidade, teremos que ser mais vigilantes! Acredito que agora as comunidades que não tem vinculo com empresas se fortalecerão e o lançamento do novo Debian (versão 4.0) chegará em um bom momento. De minha parte não vejo mais razão para adotar o SuSE pelas várias questões já expostas. Vejo cada vez mais a adoção do Debian em ascenção - como exemplo, na empresa onde trabalho temos uns 12 servidores com SuSE, mas as novas máquinas que chegarão no início do ano já receberão o Debian. A atitude do Sr. Ballmer reflete o desespero de uma empresa que começa a ver seu futuro nebuloso. O Linux não só cresce nos servidores, mas nos desktops, em produtos embarcados - celulares (o novo Motorola A1200i roda Linux), video-games (consta que o sistema operacional do novo PlayStation 3 também é Linux) e em dispositivos de tempo real. O OpenOffice está substituindo rapidamente o Office nas empresas (quem quer ter receio de ser multado por usar software pirata ou ter que gastar o preço de um computador em licença de Office?) e nos desktops - as maquinas vendidas com o Windows pela Positivo Informatica vem com o OpenOffice por exemplo e o usuário não sente tanta diferença quanto no caso do sistema operacional. Em se tratando de banco de dados o MySQL é quase unanimidade e em servidores o Tomcat tem mais participação que o IIS. Por estas e outras vejo este acordo como uma ação desesperada de uma empresa decadente em se mander ativa. Acredito que os únicos que sairão perdendo serão a própria Microsoft e a Novell, visto que a comunidade não se abalará com estas perdas.
Comentário de rafa spoladore
e quem se importa com o que vc acha?: "rejeito qualquer uma das ofertas estendidas à comunidade em conjunto pela Microsoft e a Novell"

po, augusto, depois dessa, fundamental vc nos dizer tambem:

- qual sua posicao sobre celulas tronco?
- qual sua posicao sobre o aborto?
- qual sua posicao sobre a guerra no iraque?
- qual sua posicao sobre o sexo pre-nupcial?

importante esclarecer isso tambem...
Comentário de Dm7
Este é o blog dele portanto: Este é o blog dele portanto no editorial ele tem o direito de se expressar da forma que achar melhor ;-)
Eu pessoalmente acho que se você não dá a menor importância para o que ele fala, está perdendo seu tempo frequentando esse site... só um palpite!
Comentário de brain
blog errado?: Rafa, se você não se importa com o que eu acho, talvez você esteja lendo o blog errado ;-) Mas aqui é um blog sobre Linux. Pra saber minha opinião sobre células tronco, ou sobre a situação no Iraque, você tem que procurar um editorial meu em algum blog sobre estes outros assuntos...
Comentário de eje del mal
Gandhi: ... então eles o combatem ...
Comentário de darkmagus
Estranhei desde o principio: Mto embora a situação paraça boa eu naum gostei de ver o nome Microsoft lah....
Agora não tenho dúvidas.

Red Hat na veia entaum...
Nd contra o Suse
Comentário de Fabiano Duarte
Eu estou particularmente satisfeito: Acho que o Augusto poderia ter se manifestado igualmente naquela época em que a Microsoft (na figura do sr. Fernando Cima) foi convidada por ele a dar umas respostas sobre alguns temas e a coisa deu no que deu: nada foi respondido.

Agora, como responsável por este ambiente, ele se manifestou e acredito que o fez bem. Deixou claro seu posicionamento.

Linux User #195299
Slackware / FreeBSD
Ribeirão Preto - SP
Comentário de Dm7
Também penso em Debian e: Também penso em Debian e seus "derivados", parece ser uma opção mais segura.
Comentário de manoel_lobo
Desta vez não tem SCO para: Desta vez não tem SCO para fazer NAT.

--
Good clean fun is just my imagination
Down and dirty that's the way the game is played
This hard life has caused me aggravation
Never could leave it alone

Got to ride that rocking horse
Comentário de garrido
Gandhi já sabia...: Primeiro eles ignoram
Depois eles riem
Depois eles lutam
Então você vence.

Mahatma Gandhi

http://garridovaz.com
Comentário de nemesis
huhuhu: "capanga Novell"

quem diria, brain descendo de cima do muro e se posicionando com firmeza de algum lado... não combina muito com seu estilo politicamente correto, mas gostei! :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
de fato: de fato a Novell sente necessidade de proteger seus clientes, já que investe pesado na implementação de IP M$ -- o mono/.NET -- e acabou de enviar patches para o OpenOffice que possibilita a execução de macros VBA.

Claro, são implementações ou de padrões abertos ou por engenharia reversa, mas o fato é que a M$ é uma máquina de marketing terrível e pode ser capaz de convencer pessoas menos esclarecidas de que rodar macros VBA, código .NET ou mesmo aplicativos Windows via Wine no Linux são claras demonstrações de violação de IP por parte desses hackers piratas do Linux...

o triste para a Novell é que após esse acordo ela vai ser vista pela comunidade como a nova SCO e o que antes poderia ser visto como uma útil e genuína contribuição para a comunidade -- macros VBA no OO! -- agora vai ser visto com muita suspeita e cautela, senão completamente banida do main branch do OO...

É, a Novell bem que tentou se reerguer com o Linux, mas acho que dessa vez não tem volta...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
não esqueça!: "o mascote do Suse é um camaleão, que muda de cor conforme o ambiente e agora está com as cores do Windows Vista"

e não esqueça do menu principal idiota que eles copiaram com base em "estudos de usabilidade"...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de popolony2k
De fato que vc está coreto....: ...."Claro, são implementações ou de padrões abertos ou por engenharia reversa, mas o fato é que a M$ é uma máquina de marketing terrível e pode ser capaz de convencer pessoas menos esclarecidas de que rodar macros VBA, código .NET ou mesmo aplicativos Windows via Wine no Linux são claras demonstrações de violação de IP por parte desses hackers piratas do Linux..."

E por isso da mesma forma que vão fazer a campanha acima citada por você, a comunidade Open Source deve fazer algumas de forma similar, como a que vou sugerir abaixo.

SE SUA PÁGINA PREFERIDA NÃO ABRE EM QUALQUER OUTRO BROWSER QUE NÃO SEJA INTERNET EXPLORER, EXISTE UMA GRANDE POSSIBILIDADE DA MESMA SER VIRUS !!!!!!


E diga-se de passagem não estou criando alarme falso nem algum tipo de difamacão com tal afirmacão !!!!

O mais importante que quero dizer é !!! ESTÁ NA HORA DE PARTIR PARA O ATAQUE ! POIS JÁ ALCANCAMOS O TAMANHO DO GIGANTE, SÓ FALTA A CONSCIENTIZACÃO DISSO POR PARTE DA COMUNIDADE !!

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de nemesis
ingenuidade: "o âmbito desse acordo é prejudicar a Novell, tirando-a do mercado através do boicote dos seus produtos."

oh, pobrezinha da Novell, tão ingênua! Não bastasse ter perdido a batalha de sistemas operacionais de rede para o NT quando era rei e ser um eterno segundo lugar para a M$, ela parece não aprender com o passado e faz um acordo justo com a própria. santa ingenuidade!

é um mundo cão mesmo...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de manoel_lobo
As facilidades (caras, por: As facilidades (caras, por sinal) do Windows parecem anestesiar o usuário, o indivíduo fica completamente cego, surdo e mudo, para com o mesmo.

1) Esquema de particionamento idiota e estrutura de diretórios mais bagunçada que a casa da mãe Joana, onde existem dados binários (programas/bibliotecas/drivers), dados variáveis (logs/filas de impressão/temp), além dos dados do próprio usuário portador de catarata.

2) Sistema de arquivos que é uma verdadeira roleta russa (quando corrompe rochedo, o Windows não entra mais, nem corrigindo a inconsistência, pois alguns arquivos do "system32" voam no pau), permissões (ACLs) que vêm mal configuradas de fábrica.


3) Ao terminar a instalação, o portador de catarata permanece com poderes administrativos pelo resto da vida (do Windows), o que torna o sistema completamente vulnerável às cagadas humanas/M$ (vírus e spywares devem muito ao usuário que navega com IE fazendo uso dos seus poderes).

4) Programas "admin-like", como os da CEF, do governo, e de alguns bancos.

5) Spooler de impressão que tem vida prória, hora não dá pra excluir a fila nem a pau.

São só algumas facilidades by M$.

--
Good clean fun is just my imagination
Down and dirty that's the way the game is played
This hard life has caused me aggravation
Never could leave it alone

Got to ride that rocking horse
Comentário de Malcomtux
Quando a esmola é muita o santo desconfia: Essa foi sempre a minha posição também.

Li sobre a declaração do senhor Steve "Developers" Ballmer no idg now e quando li, me ocorreram duas coisas:
1.) Fiquei com aquela cara de "Eu sabia que ai tinha coisa" e sabia que muita gente teve a mesma reação.
2.) Tive a certeza de que ia achar um artigo como esse aqui no br-linux e não esperava menos com relação a opnião do mister Brain

Só gostaria de dizer que concordo e assino em baixo!
________________
Usuário Linux número 401439.
Meu blog.
Comentário de rafaelkafka
A FSF avisou....Não quiseram ouvir...: Estão vendo porque Stallman protestou no FISL?Estão vendo porque não há diálogo possível com essa corja da M$? O que é preciso pro povo do Foss terminar de aprender?Em uma lista que participo até queriam que não se grafasse mais m$ e agora?E agora, sr. Augusto com que cara você fica depois de estender a mão pros bonzinhos da m$ e sistematicamente ofender a FSF e seu líder?O grande problema desse povo do FOSS é a ingenuidade...
Comentário de brain
Mantenho cada palavra que eu disse: Mantenho cada palavra que eu escrevi, Rafael. Acho que em nenhum momento ofendi a FSF ou seus integrantes, também - inclusive sou integrante do pequeno grupo de brasileiros que algum dia já fizeram doações voluntárias de recursos financeiros para apoiar as suas atividades, mantenho contato estreito para apoiar a divulgação das atividades da FSFLA, e quando tenho algo a dizer para o Richard Stallman, também falo diretamente a ele.

Quanto a estender a mão para o pessoal da MS, você se refere a eu tê-los convidado para uma entrevista com perguntas enviadas pelos leitores? Acho que foi uma das raras oportunidades em que a comunidade pôde enviar perguntas para eles sem nenhum filtro, e faria de novo hoje mesmo, se achasse que há alguma coisa que vale a pena perguntar a eles neste momento.

E se você se refere a eu acreditar na importância da interoperabilidade no desktop, de fato acredito. Não acho que eu precise mudar a minha cara por causa disto, embora ainda tenhamos muito a avançar neste campo da usabilidade do desktop.
Comentário de rafaelkafka
Ah o orgulho...: Está vendo agora porque Stallman é rigoroso?Porque não se pode transigir com o inimigo?Porque é ingenuidade esperar que algo de bom venha dessa corja?Stallman estava certo o tempo inteiro!Cada vez que você ridicularizou Stallman se referindo até a roupa e outras coisas pessoais você só fortaleceu essa turma que pôs de joelhos seu amado SuSe.

Quando eu instalei o SuSe 10.1 eu estranhei, porque tanto Mono?Porque esse Zenupdater.exe, acreditem, .exe, fazendo o boot consumir 176 de memória, lento, pesado, até num Pentium D 930 com um giga de memória, minha máquina atual? Agora eu vejo o que estava pro trás de tudo isso!

Mas isso é bom porque escanteia esse povo ingênuo do do FOSS e mostra que guerra é guerra, os microsoft monkeys não merecem flores, guerra é guerra mas isso é só começo...
Comentário de brain
Não, não estou: Não, não estou. E também não estou em nenhuma jihad, nem tenho inimigos, portanto não posso transigir com eles. Ainda, não tenho amor a alguma distribuição de Linux, nem ao SUSE em particular.

E nem ridicularizei o Stallman, embora muitas vezes acho que as pessoas tomam a descrição dos comportamentos e atitudes dele como se fosse algum tipo de piada. Acho que ele tem todo o direito de esbravejar em frente da porta fechada dos primeiro-ministros que quiser, vestir-se de santo quando quiser e fazer o que quiser com arranjos de flores do restaurante ou mesmo com o seu cabelo enquanto come sua sopa, além de poder também fazer os pronunciamentos que quiser sobre a pedofilia ou a compra de exemplares dos livros de Harry Potter. Ele conquistou este direito, e não faz isso de forma escondida ou pedindo para que não seja divulgado.

Mas quando você diz que "guerra é guerra" e coloca uma opinião negativa sobre o "povo do FOSS", me dá uma idéia ampla sobre quem são os seus inimigos nesta sua guerra.
Comentário de rafaelkafka
Ingenuidade...: Eu prefiro acreditar que vocês do foss são ingênuos.Simples, sempre acredito no melhor das pessoas.Me recuso a acreditar que esse amor por corporações seja mal intencionado.É guerra sim, é guerra por vem processos, vem uma batalha dura pela frente contra quem você ficaram bajulando achando que eles iriam converter a visão deles.Pura ingenuidade.

Seu sarcasmo com Stallman é desprezível.Tudo que está acontecendo só prova que Stallman sempre esteve e está certo!

Isso tudo prova o quanto a FSF sempre esteve certa enquanto vocês ficavam boquiabertos vendo a "nova" MICO$OFT que vocês alardearam prá comunidade inteira como uma iniciativa válida.Agora levaram o troco e estão desnorteados.E estão porque sempre estiveram errados.Porque nunca vão entender que não se pode transigir com a LIBERDADE.
Comentário de brain
Então tá!: Então tá!
Comentário de rafa spoladore
novell traiu brain com ms: tudo bem, augusto, eu entendo: depois de ano defendendo suse, ver isso acontecer deve ter sido uma sensacao de traicao mesmo.
Comentário de George Kihoma
Como havia imaginado, essa: Como havia imaginado, essa vai ser mesmo a atitude da MS: querer processar pelo uso de funcionalidades.

http://computerworld.uol.com.br/mercado/2006/11/17/idgnoticia.2006-11-17.9589229693/IDGNoticia_view

Não dá para dialogar com gente assim. É preciso ser firme e ter atitude e disposição de lutar. Pelo direito à liberdade de pensar, acima de tudo. Patentes de funcionalidades são um absurdo legal.
Quero deixar bem claro a todos os leitores do br-linux que, à semelhança da autora do Groklaw, eu também NÃO apresento psicoses maníaco-depressivas NEM tendências suicidas. Dirijo muito bem e não sou fã de esportes radicais. Por isso, se algum dia eu amanhecer "suicidado" ou "vítima de um trágico acidente", não acreditem.
Afinal é surpreendente como "coisas" acontecem...

Comentário de Cifrão
- qual sua posicao sobre: - qual sua posicao sobre celulas tronco?
A favor

- qual sua posicao sobre o aborto?
A favor, desde que com a livre e espontânea vontade da gestante

- qual sua posicao sobre a guerra no iraque?
Contra

- qual sua posicao sobre o sexo pre-nupcial?
A favor



Besteirol ad infinitum...
Comentário de foobar
Estratégias confusas... ou não.: Não sei o que pensar ao certo. Tem horas que a Microsoft diz:
"Somos legais, vamos patrocinar a interoperabilidade e viveremos num mundo onde sysadmins, developers e users serão felizes, e não precisarão se preocupar se no local de trabalho for Windows e em casa Linux, ou vice e versa, porque tudo será interoperável!".
Depois, ela diz:
"Hm... Olha, como eu sou legal. Se você usar produtos da minha parceira, a Novell, eu me comprometo a não te processar, mas, presta atenção, viu, só se for Novell, minha nova parceira de monopólio... lembra da interoperabilidade?? Esquece!"

Isso está me cheirando a estratégia desesperada... sei lá, como se tivessem perdido o rumo...

Ou eu posso estar redondamente enganado :D
Comentário de anonymous
A verdadeira "Obra-Prima": Depois de ler um artigo na info - hoje, pela manhã - tudo ficou transparente como água.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/112006/21112006-4.shl

Muito dos artigos sobre "Pontos de vista" sobre a tal parceiria são tão prolixos - perdão, mas como este aqui mesmo - que sequer raspam sobre as verdadeiras intenções da Micro$oft. Pérolas como ...

"Em resumo, a vida continua, e na prática pouca coisa mudou sob o meu ponto de vista."

.. É assumir em público a visão parcialista ao software livre - uma crítica construtiva, apenas - que poderia ser bem mais abrangente e construtiva apenas obtendo um ponto de vista de alguém fora da comunidade.

Na minha imaginação o acordo com a Microsoft e a Novell começou assim:

Micro$oft -> Ei, Novell. Vou te processar por quebra de patentes.
Novell -> Por mim tudo bem, eu pago muito bem ao meu advogado.
Micro$oft (Pensando) -> Putz, a Novell tem razão. Vamos ficar anos brigando e é capaz que eu ainda perca... Ao menos que...
Micro$oft -> Bem... Neste caso vou processar os seus clientes por quebra de patentes e eles ficarão com medo de adquirir seus produtos.
Novell -> Peraí, vamos fazer um acordo, cara!
Red Hat (chegando com as mãos no bolso) -> Opa, tudo bem poraqui?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004