Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Pegasus Mail e o Software Livre

Juca (jucazero@bol.com.br) enviou este link e acrescentou: “David Harris, criador do Pegasus Mail (um programa proprietario, ótimo cliente de email para Windows e DOS), faz suas considerações sobre sua provável futura migração para uma licença Livre. É interessante, pois ele pesa todos os lados da questão, sobretudo o problema da remuneração. O curioso é que o Pegasus é um software distribuido gratuitamente.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de patrick
Pegasus Mail: Fui usuário do Pegasus Mail (windows) e do Pine (linux) desde 1995. Ótimos programas. Só deixei de utilizá-los em função do gmail (que agora permite o acesso também com navegadores em modo texto, como o links).

Abraços,
Patrick
Caruaru-PE
Comentário de well
Usei muito...: Usei o pegasus de 1996 até 2002, nesta época lembro-me de uma nota que o Harris colocou no site afirmando que estava fora de cogitação portar o pegasus para o Linux. Ele dizia que o Linux tinha diversas limitações e achava a arquitetura do mesmo deselegante. O que será que mudou?
Comentário de Marco Carvalho
Acho isto responde à pergunta...: "As discontent with Microsoft's "business practices" grows, we have seen unprecedented interest in alternative solutions for operating systems and applications. As a natural consequence of this, I have received numerous, or maybe even innumerable requests for a Linux version of Pegasus Mail"

(....)

"In the past, I have taken a cautious "wait-and-see" approach to the idea of Open Source. I am now willing to accept that it is a valid model, and that it is producing some genuinely excellent packages (such as FireFox, of which I am inordinately fond). Ideologically, I believe that Open Source and I are a good match, and I would like to consider going that way."
---
Marco Carvalho
http://arrakis.no-ip.info
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux (Sid) | Kernel 2.6.9-i686
GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
Comentário de ano@nimo.com
:
O pegasus mail foi o primeiro software que eu instalei no meu pc assim que eu comprei, algum tempo atrás.

Lembro, ou acho que lembro, que a fonte de renda do criador era a venda de um manual impresso do programa (boa ideia!!!!!).

Isso não mudaria passando para software livre. Provavelmente até melhoraria com o aperfeiçoamento do programa feito pela comunidade. Já pensou; Pegasus Mail para Linux ? Eu instalaria.

O criador do programa abre o codigo fonte mas mantem o copyrigth do manual e continua vendendo o manual - nada mudaria.

O criador do soft também poderia vender versões personalizadas do programa etc.

Mas ele está certo; É um passo serio e ele deve pensar bem no que deve fazer.

Eu só espero que ele tome a decisão que vá ser melhor para ele.

Comentário de Luc
Tomara: Nunca consegui usar o Pegasus porque acho sua interface gráfica horrorosa. Confusa, desajeitada. Mas todo o resto é sensacional. Nunca vi programa de e-mail com mais recursos. E eu também não gosto muito do que existe no Linux atualmente. No máximo, tolero o Kmail. Quem sabe, com o código aberto, alguém dá um jeito naquela interface?

Aliás, lembro que existe um Pegasus para DOS. Poderiam portar só aquilo, como uma base "pelada" para outras pessoas fazerem diversas interfaces gráficas, em várias linguagens.

Tomara.

Mas, olhe, para quem está muito a fim mesmo, dizem que o Pegasus roda muito bem no Wine:

http://appdb.winehq.org/search.php?q=pegasus
Comentário de Manoel Pinho
Re: usei muito: "Ele dizia que o Linux tinha diversas limitações e achava a arquitetura do mesmo deselegante. O que será que mudou?"


O que mudou é que agora com a popularização do linux cada vez mais as pessoas que atacam o linux têm menos argumentos técnicos e cada vez mais FUD e argumentos imprecisos e altamente relativos como TCO.

E sinto muito pelo Pegasus, mas chegou tarde demais na festa. O linux já tem vários clientes de email muito melhores e livres, não apenas gratuitos.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004