Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

The Register anuncia que JBuilder será OpenSource; Borland desmente

EAC (edson.carara@gmail.com) enviou este link e acrescentou: “Esta notícia do javafree informa que a Borland vai abrir o Código do Jbuilder para a comunidade eclipse. Apesar da Borland já ter pisado na bola quando liberou depois trancou o código do InterBase não deixa de ser uma boa nova. 'Depois dos seus últimos resultados, a Borland decidiu liberar todo o código fonte de desenvolvimento do JBuilder para a comunidade de desenvolvimento do projeto Eclipse. Aparentemente ao que dá a entender a notícia, é que a Borland poderá começar a cobrar por suporte de seu produto OpenSource ao invés de cobrar por licenças, ainda que agora não existem mais detalhes sobre esta operação. O que há alguns meses atrás eram apenas rumores, agora é puramente realidade. Veremos como evolui esta notícia nas próximas semanas, pois certamente isso dará muito o que falar.'

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Paulo Junqueira
Borland...: Sou usuário de produtos Borland a alguns anos. Seus produtos são realmente bons. Vejo a Borland como uma empresa com excelentes técnicos. A empresa está sempre na crista da onda das novas tecnologias e sempre apresenta produtos para desenvolvimento que fazem a diferença quanto à produtividade.

Penso que a Borland não se encontrou ainda dentro da realidade open-source. Ela tentou abocanhar uma fatia de mercado lançando o Kylix pra Linux, mas na minha opinião contou com sorte, sem colocar toda a costumeira qualidade no produto.

O Kylix nunca chegou as pés do Delphi, foi baseado em uma Qt velha e nunca teve real atenção da companhia. Ao terem baixa nas vendas, lançaram uma versão free.

O mesmo aconteceu com o Interbase. Esse banco foi um dos precursores de algumas tecnologias de bancos de dados que hoje são largamente usadas. Não deu muita atenção pra ele e pra não perder de vez o produto, lançou-o open-source. Felizmente pra nós, pois temos o Firebird, que também uso e não pretendo largar. Quando viram que o Firebird iria tomar de vez o mercado do Interbase, voltaram atrás. Realmente ruim.

No caso do JBuilder, após terem resultado não tão positivo neste primeiro quarto, anunciam essa iniciativa (que acho não vai dar em nada...), na tentativa de penetrar em outros mercados e aproveitar de volta código da comunidade (vide FB).

A Borland é uma grande empresa pelos produtos que faz, mas peca pelo marketing e pela falta de maturidade quanto ao Open-Source.

Apenas minha opinião... eu sou um Delphi-maníaco, mas não deixo de reconhecer os pontos ruins da Borland.
Comentário de nemesis
realmente, parecia factível...: ... ainda mais quando se percebe que o JBuilder é o carro-chefe da Borland no exterior, que é uma das contribuidoras no projeto Eclipse e que a IDE Eclipse tem rapidamente "eclipsado" muitas outras, comerciais ou não...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário")

Comentário de Thiago F Pappacena
[Off topic] Só a minha opinião sobre o Firebird...: Eu acho o Firebird/Interbase uma bosta... hehehehehe
Não sei se eu sou burro demais, mas eu faço um join entre duas tabelas de 200.000 linhas em cada, filtrando por uma coluna com índice para me retornar 30 resultados... o plano que o Firebird faz é juntar as 200.000 linhas das duas tabelas para depois filtrar a consulta...
... sem usar o índice!! Hahahhaahaha
Descobri isso depois de colocar em cache (na memória) quase o banco inteiro e, mesmo assim, a consulta demorar diversos segundos para executar (algo surreal para uma aplicação web).
Comentário de EAC
O Histórico da Borland: A Boland sem dúvida nenhuma é uma das grandes empresas para os desenvolvedores. Seus produtos tem qualidades inquestionáveis.
Mas vamos analisar o passado da Borland.

-Dbase
Um excelente produto para a sua época. O Dbase III plus então foi um marco. A Borland então dormiu no ponto e veio a Nantucket e melhorou o produto e vc poderia executá-lo diretamente do SO.

-Quattro pro
Excelente planilha q tinha acabado de desbancar nada mais nada menos que o Lotus 123. Dormiu no ponto e veio o Excel.

-Delphi
Excelente IDE de desenvolvimento baseano na linguagem Pascal. Aqui foi o contrário, o Delphi saiu atrás do VB e com o tempo e a qualidade comprovado passou a ser a vedete dos desenvolvedores.

-Kylix
A Borland tentou então alcançar o mesmo sucesso do Delphi prometendo uma portabilidade de código. As pessoas começaram a notar q não era assim tão fácil portar código entre os produtos, que a simples recompilada não era tão simples assim e os desenvolvedores faziam um questionamento : Se preciso ter portabilidade por q não usar o JBuilder ou outra IDE java ?
Já faz um tempo q não ouço mais falar do kylix.

-Interbase
Um bom banco de dados para pequenas empresas, mas q não decolava então a Borland tenta reverter isso abrindo o código.
Depois de algum tempo as coisas começaram a mudar, o Interbase já estava mais conhecido e um pouco mais robusto e então a Borland sem mais nem menos resolveu fechar o código novamente.
O Interbase novamente caiu no ostracismo e o Firebird vai bem obrigado.

Com isso podemos concluir q a Borland, que já foi Inprise, é muito confusa na gerência dos seus produtos o que dá muita insegurança para seus usuários, afinal de contas seus produtos são muito caros, e as pessoas/empresas não estão a fim de queimar dinheiro.

Comentário de alepaes
Borland DBase ?: -Dbase
Um excelente produto para a sua época. O Dbase III plus então foi um marco. A Borland então dormiu no ponto e veio a Nantucket e melhorou o produto e vc poderia executá-lo diretamente do SO.


Pelo que eu me lembre o DBase era da CA (Computer Associates)...

Alexandre de Arruda Paes
Comentário de Manoel Pinho
Borland x MS: A Borland tem relações muito fortes com a Microsoft, especialmente por causa do .Net, que más línguas dizem ter sido totalmente desenvolvido pela Borland e depois adotado pela Microsoft como idéia sua.

A Borland pode ter deixado o Kylix morrer porque o que menos interessaria à MS seria ter uma ferramenta RAD popular multiplataforma, que tornasse o windows dispensável.
Comentário de Alvaro Figueiredo
dBASE: O dBASE e o Interbase eram da Ashton Tate, empresa que foi comprada pela Borland.
Comentário de sri_canesh
:
Essas más línguas eram más mesmo ehehe

Apesar da competência da Borland, ela jamais teria condição de fazer algo do tamanho do .Net

E também não teria feito algo tão meia-boca na primeira versão do Delphi .Net e que melhorou um pouquinho no Delphi 2005

O que aconteceu na verdade foi que o criador do Delphi foi contratado pela Borland para o desenvolvimento do C#.

Abraços,

Cássio R. Eskelsen
cassio@br-mono.org
Comentário de sri_canesh
A CA comprou a Nantucket, que: A CA comprou a Nantucket, que na época era dona do Clipper.
Aí acabou uma excelente ferramenta :(

Cássio R. Eskelsen
cassio@br-mono.org
Comentário de marcosalex
Borland x MS: A MS contratou não só o criador, mas uma boa parte da equipe da Borland. O .NET lembra demais o Delphi e os produtos da Borland.
O Delphi 2005 é muito melhor para programar que o Visual Studio da MS. É incrível como a Borland é excelente em ferramentas RAD e sempre está na crista da onda no que se refere a novas tecnologias e por isso foi uma das primeiras empresas a criar ferramentas .NET, já que é o futuro da MS.
Não acredito que o Kylix não pegou por influencia da empresa de Bill Gates. Ele simplesmente não vendia pelos motivos citados anteriormente e a Borland não estava em situação financeira confortável pra ficar mantendo um produto que só dá prejuízo. Mas ele não está morto, só "congelado". A Borland tem planos de uma nova versão pro ano que vem e quem está na frente do projeto são os criadores do Intraweb, um dos melhores componentes do Delphi.

Mas a Borland não abandonou o mercado Linux. O JBuilder tem versão pra Linux há muito tempo, o Together tambem e recentemente eles portaram o client do Star Team, a ferramenta estilo CVS deles. E eles também colaboram com o Eclipse e desenvolvem produtos integrados com ele também.
Comentário de oi
Defendendo o firebird...: Com certeza tu és burro demais!
Comentário de mim@vc.com
se não me engano a ms tem 60: se não me engano a ms tem 60% da Borland...
num duvido nada que a Borland tenha feito o .Net
Comentário de nemesis
com certeza: "Apesar da competência da Borland, ela jamais teria condição de fazer algo do tamanho do .Net"

<sarcasmo>
Claro, porque obviamente o .NET é uma API bem mais completa que a VCL e outras palhetas do Delphi. Além de que a M$ é bem mais capaz, como já provado por ter desenvolvido a superior tecnologia NT ( engenheiro do VMS ), a linguagem C# ( engenheiro da Borland ), o Excell ( comprado ), o Visio ( comprado ) e jogos fabulosos como Age of Empire ( desenvolvido por empresa comprada ).
</sarcasmo>

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004