Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Firefox e Thunderbird otimizados para diversos tipos de CPUs

William da Rocha Lima (wrochal@linuxit.com.br) enviou este link e acrescentou: "O Pessoal do site MOOX lançou versões otimizadas do FireFox e Thunderbird, especialmente adaptadas a tipos diferenciados de processadores. Suas versões M3, M2 e M1 dos produtos da Mozilla estão otimizadas para as instruções SSE2, SEE e MMX, respectivamente, suportando desde a arquitetura AMD Athlon 64 até o Pentium 1." Atualização: aparentemente trata-se de compilações do navegador e do cliente de e-mail livres preparadas para quem os usa em ambiente Windows.

Em uma nota relacionada, Falcon_Dark (luiz.fabio[arroba]gmail-com) enviou este link e acrescentou: "A Intel protocolou no escritório de patentes dos E.U.A. duas novas marcas envolvendo o seu próprio nome. São elas "Intel Inside VIIV" e "Intel VIIV".   O que tem entrigado a comunidade que acompanha a briga entre Intel e AMD é o possível significado das misteriosas expressões registradas para uso comercial pela gigante dos processadores. Elas poderiam significar um 6 seguido de um 4 e portanto marcar um novo produto de 64 bits da empresa para combater o Athlon 64, ou ainda representar dois algarismos 5 separados por duas barras (|) denotando um Pentium 5 com dois núcleos.   Ambos produtos constam das pretensões futuras da Intel no mercado de processadores, mas não fica claro se ela segue sua maior rival e lança chips de 64bits no mercado doméstico ou trilha outro caminho na guerra por desempenho que é travada hoje pelas empresas."

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de davide
Legal, mas..: Só encontrei link para versões do Windows. Cadê pra linux??
Comentário de Anônimo
Intel...: A intel jah comentou publicamente q irá seguir a tendência da AMD e adotar novos rumos, ou seja, irá lançar um processador 64bits com suporte a 32 da mesma forma q a AMD fez...

Espero q lance logo.. pra cair um poko o preço e principalmente para q a quantidade de software disponivel para 64bits aumente.. pois até distribuições linux com suporte a 64bits estão bem limitadas...
Comentário de Anônimo
Pequena correção: "Ambos os produtos", não "ambos produtos". O artigo é obrigatório.
Comentário de Anônimo
Não TEM: Caro,

Não tem para Linux por enquanto, mas sabemos que os produtos do Mozilla esta crescendo e decidi divulgar...

Falou,
Comentário de Thiago F. Pappacena
64 Bits e Linux: Acho que versões mais novas do GCC compilam pra 64bits. É só baixar as fontes, definir as CFLAGS direitinho e usar o potencial do processador na arquitetura x86_64.
Distribuição mesmo, nunca vi também não... :P
Comentário de Henrique Ruiz Poyatos Neto
Se você quiser se aventurar: Se você quiser se aventurar em compilação, consegue fazer uma versão sub medida para o seu Linux e arquitetura ...

No repositório do Slackware tem um script para facilitar sua vida (os de extensões .SlackBuild). Mesmo que você não use Slackware, se adaptado, pode facilitar sua vida :)
Comentário de Rafael Dipold
Linux 64: Existem basicamente 5 distribuicões com suporte a 64bits.. em fase beta o Madrake 10, o Fedora Core 3 e o Gentoo, em fase final o Suse desde a versão 9.0, e o Red Hat Entreprise..

Tenho um servidor de 64bits e vou ter q infelizmente abandonar o conectiva, pois o ganho de desempenho com uma distribuição compilada para 64bits eh muito considerável (cerca de 30%)..

T+


Comentário de Patola
Debian não conta como distribuição?: Debian não é uma distribuição com suporte a 64 bits (IA64)? =)

Esses 30% também tão mais parecendo os "30% mais rápido" dos d00dz... de onde você tirou essa estatística?

Adendo: vendo a página do gentoo, ele diz suportar AMD64.
Comentário de Fernando Fraga e Silva
Re: Linux64: Prezado Rafael

Gostaria de lhe alertar que vc. **não** vai conseguir aumentar em 30% o "rendimento" do seu servidor mudando de uma compilação de 32 bits para 64bits. Estimo que consiga no máximo 5%, e na maior parte dos programas vai ficar elas por elas. O motivo para trocar para 64bits é endereçar mais que 4Gbytes.
Comentário de Rafael Dipold
Re: Linux: Olá...

Parece q não fui bem claro no meu comentário, e também cometi um equívoco, mas vamos aos fatos:
Eu me referia no meu comentário a apenas a plataforma 64 bits da AMD, ou seja, amd64 e o debian nao possui suporte!!
Na verdade o gentoo já tem suporte a arquitetura em sua versão final, "no flames"!!!
Quanto ao rendimento eu pessoalmente não fiz nenhum teste, mas posso fazê-lo, se alguem se interessar eu posto o resultado. Mas achei alguns links interessantes sobre o assunto dos "30% mais rápido" no ql vcs se assustaram:

http://news.zdnet.com/5208-9584-0.html?forumID=1&threadID=4961&messageID=103388&start=-1
http://mandrakeusers.org/index.php?showtopic=19878
http://www.thejemreport.com/mambo/content/view/120/41/ na parte de Data Analysis..

Por favor.. comentem.. eu gosto de desafios.. =P

Obrigado.. T+

Comentário de dtiziani
Você se engana....: Estou neste momento segurnado um CD da distro Ubuntu (www.ubuntulinux.org) para AMD64bits. Ela é baseada em Debian, portanto debian tambem suporta este processador, certo?
Comentário de Fernando Fraga e Silva
O artigo da ZDNet: Oi Rafel

Fui ler o artigo da ZDNet e é bem interessante. Aliás, informações sobre compilação 32bits x 64bits é muito rara na internet. Infelizmente não tenho mais acesso fácil a processadores de 64bits, mas caso pudesse fazer alguns testes certamente seria muito interessante, apesar de trabalhoso.

Mas ao ler o artigo algo me chamou a atenção, e vou transcrever um trecho:

"The 3800+ chip consumes 91 watts of power at idle, rising to 172 watts under a full load. That compares with 155 watts at idle and 258 watts under a full load for the Pentium 4 560."

Puxa, este trecho é completamente fantasioso. Pois, tanto o chip Intel como o AMD, no estado "idle" deveriam consumir no máximo 4W e em "full load" devem consumir menos que 100W.

E para ser mais preciso, o estado de halt do 3400+ é de 2.2W e P-max de 89W (Que é um recorde na linha AMD).

Mas, voltando ao assunto, infelizmente não tenho informação confiável sobre compilação 32bits x 64bits. Mas, acho que o comentário daquela pessoa no site da ZDNet muito otimista.

Até mais ....

Comentário de CWagner
Endereçar mais memória?: Acho que essa afirmação não está correta. O que define o "tamanho" do processador não é a quantidade de memória que ele pode endereçar, mas sim o tamanho da maior palavra que ele pode processar, ou em outras palavras, o tamanho dos registradores internos.

A questão é que nem todos os programadores sabem tirar proveito dessa estrutura, mesmo porque a esmagadora maioria dos processadores vendidos no mundo ainda são 32 bits.

E além do mais, ainda existem outras técnicas de construção de procesadores que podem ajudar a aumentar o desempenho geral das aplicações, multithreading, pipelining, preemptividade, além do aumento do cache interno.
Comentário de brain
Endereçar mais memória!: A Wikipedia explica como foi a necessidade de endereçar mais memória que fez surgir os processadores de 64 bits.
Comentário de Davide
Já compilei uma vez e nunca: Já compilei uma vez e nunca mais. Leva muito tempo até acertar a compilação, pelo menos levei. Prefiro esperar uma pronta, pro pura preguiçca mesmo! :)
E uso slack sim, sempre!
Comentário de Marco Carvalho
Na verdade ainda não foi fei: Na verdade ainda não foi feito um lançamento da arquitetura AMD64 estável do Debian, atualmente ela existe somente nas árvores testing (pré-Sarge) e unstable (Sid), o que me leva a crer que no lançamento da Sarge como estável ele deva estar presente.
O fato de existir o Ubuntu para AMD64 é porque o Ubuntu se originou á partir da árvore testing (pré-Sarge) do Debian.


http://www.debian.org/ports/amd64/


---
Marco Carvalho
http://arrakis.no-ip.info
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux (Sid) | Kernel 2.6.9-i686
GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004