Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Armadilha ou reconhecimento? As primeiras reações ao anúncio da Microsoft


“Com a entrada da Oracle e da Microsoft no jogo das distribuições de Linux, não há dúvidas de que o tabuleiro inteiro vai mudar. E especificamente sobre o anúncio conjunto da Microsoft e da Novell divulgado ontem, ainda está longe de haver consenso sobre o que realmente ele significa para o quadro geral - e acho que é seguro afirmar que teremos que aguardar algum tempo até ficar mais claro quais serão as implicações práticas.

Na minha opinião, uma das melhores respostas até agora foi a da Red Hat, que naturalmente se apressou a dizer que levar a Microsoft a se comprometer ainda mais com a coexistência com o software livre não é uma vitória apenas para a Novell, mas sim para toda a comunidade. Ainda assim, a Red Hat procurou deixar claro que não considera fazer um acordo similar com a empresa de Redmond - embora a Microsoft tenha afirmado que está aberta a fazer acordos similares com outras distribuições.

O LWN também reuniu comentários de diversas fontes, para quem quiser entender melhor como está sendo a repercussão. Acrescento ainda o comentário de Eben Moglen e a análise de Bruce Perens.

O que eu me pergunto, de forma mais imediata, é o que isso tudo significa para o mercado da Red Hat e para a base de usuários do OpenSUSE. Será que a comunidade (incluindo os consumidores) vai apoiar a Novell, vai repudiá-la ou vai se dividir igualmente entre as duas possibilidades?”


Enviado por André Cruz - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Manoel Pinho
Esclarecimentos: Tirando a teoria conspiratória, acho que muita gente não compreendeu o que o Bruce Perens e o Moglen quiseram dizer que não adianta a MS permitir o uso de patentes de forma exclusiva à Novell em softwares livres incluídos no Suse Linux porque isso VIOLA uma das cláusulas da GPL. Assim, mesmo que quisessem, as outras distribuições não poderiam incorporar essas "melhorias" e nem a Novell poderia distribuir os softwares livres que incluíssem as tecnologias MS.

Ou seja, se não ficar bem esclarecido muito bem esse acordo a Novell corre o risco de ser acionada judicialmente por violar a GPL e nenhuma outra distribuição poderá usar os supostos benefícios do acordo, sem contar que não ficou claro ainda se o OpenSuse terá essas tecnologias patenteadas ou se isso vai ficar restrito à versão enterprise, vendida a um preço igual ou superior ao do próprio windows.


------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de gatompachi
Síndrome de Chicken Little: Apesar das tuas letras maiúsulas, nem Moglen nem Perens disseram que o acordo viola a GPL. Eles disseram só que existe a possibilidade de ele violar, mas outras notícias já informaram que ele foi construído tendo essa restrição da GPL em mente - e é por isso que se optou por um "compromisso de não processar pelo uso de patentes", ao invés de conceder uma "licença para o uso de patentes de forma exclusiva" - o que claramente violaria a GPL.

A parte que eu achei mais legal foi o outro artigo linkado ali no LWN que demonstra como o compromisso da MS com a Novell também acaba protegendo contra processos os desenvolvedores que contribuem para outras distribuições.
Comentário de João André
Esta aproximação da: Esta aproximação da Microsoft não é de hoje, não é novidade para aqueles que estão acompanhando o mercado. Só não vê quem não quer.
Fico vendo pessoas postando para as listas dos PSLs que devemos ter cuidado com a gigante, por favor, com um cursinho básico de administração poderão ver que é estratégia de mercado ganha-ganha.

Abraco,
João André
Comentário de Manoel Pinho
Chicken Little é a p@#$ q&#: Chicken Little é a p@#$ q&# p#@%! Se quer debater sério não apele para essas coisas.

Se esse compromisso de não processar vai ou não violar a GPL eu não sei e creio que ainda é realmente cedo para falar pois os termos do acordo só foram divulgados de forma muito resumida. Talvez eu tenha errado quando afirmei enfaticamente que viola a GPL.


Achei bem interessante esse artigo também

http://www.linux-watch.com/news/NS9843352777.html

So, this is great news, right? Microsoft finally admits Linux is not only for real, but that they need to work with it. Wonderful, right? Right?

OK, so it is wonderful for Novell. This move instantly makes SLES (SUSE Linux Enterprise Server) the Linux of choice for any company that's already invested in Windows.

But, then there's another part of the Novell/Microsoft deal. One that takes place immediately. Microsoft is giving Novell Linux customers -- and only Novell's customers -- a guarantee that they'll be safe from any possible legal action concerning Microsoft's vast patent portfolio.

The carrot that is being offered here is that if you go with SUSE Linux, you won't need to worry about legal trouble from Microsoft.
I used to think that Microsoft wouldn't dare use its patents against the Linux companies. My logic was that if Microsoft started really throwing its patent weight around, IBM or Novell could retaliate in kind. Thus, if any one company tried to smash Linux with an overly aggressive patent enforcement, they would be blasted by the pro-Linux companies with large patent portfolios. It was the old geopolitical idea of MAD (Mutually Assured Destruction) . brought into the PC age.

Well, now Novell and Microsoft have a non-aggression treaty. Yes, the Novell/Microsoft deal also frees individual, non-profit open-source developers, and programmers who work on openSUSE, from any Microsoft patent danger. But what about programmers who work on, say, Red Hat Linux?
Why do I fear Microsoft might try this? I fear it because Microsoft's proxy war on Linux via SCO is finally coming to its endgame. And no one, probably not even in SCO's own offices, believes that SCO will win.

So, what can Microsoft do? It can bend, ever so slowly, to the simple fact that Linux is here to stay -- but at the same time, it can free itself to attack individual Linux companies in the court room.

Cynical? Yes. But after covering Microsoft for almost two-decades, I trust Microsoft the least when it looks like they're co-operating with others the most.


------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de gatompachi
sim, errou: Sim, errou ao afirmar com tanta veemência que outros disseram algo que você acredita, mas eles não haviam dito. E errou ainda mais quando partiu para ofensas pessoais e à mãe alheia para refutar uma crítica às tuas idéias. E mais ainda ao fazer isto ao mesmo tempo em que apela para que haja debate sério.

Diante de tantos erros no primeiro parágrafo, até empalidece o erro de colar um textão em inglês, quando o link (talvez com uma pequena descrição em português) bastaria a todo mundo que tem interesse.
Comentário de Mateus
Wine: Uma coisa que gostaria de saber é se esse acordo libera o uso de softwares da MS no Wine..
Comentário de popolony2k
Muito importante essa questão....: ...pois em momentos anteriores a aproximação da M$ junto ao SL, asoubemos que a M$ não permitia o uso de seus softwares, como M$Office por exemplo, em outros sistemas operacionais, portanto usar software M$ no Wine é proibido !!!!!

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula - Debate I, II, III e Entrevistas

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de popolony2k
Quanto a M$ se aproximar do SL ...: ...., era inevitável...eles apenas estavam postergando para o último minuto e o último minuto chegou.

Hoje com distribuições como o Fedora Core, Ubuntu, SUSE/OpenSuse Linux, dentre outras bastante amigáveis, era óbvio que a M$ iria baixar a bola.

Sem contar que ela não pode lutar contra as milícias que resolveram a atacar em diversos fronts simultaneamente.

Acredito que seja uma evolução da guerra do software, as batalhas deixaram de ser como as guerras antigas em que dois exércitos se posicionavam frente a frente e cada um dava um tiro por vez.

Nesse caso ou a M$ está enviando uma bandeira branca, ou está se armando para atacar, mas eu tô tranquilo !!!

O inimigo não é tão grande perigoso quanto se pensou e não nos esqueçamos de que o pequenino Davi matou o gigante Golias, que estava armado até os dentes, com uma funda e uma pedra apenas......mas o tiro foi certeiro.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula - Debate I, II, III e Entrevistas

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de pizza
Disfarce para Microsoft adquirir a Novell?!?: Minha bola de cristal anda meio embaçada, mas essa jogada tá muito estranha. O site da Novell destaca mais a Microsoft neste caso doque ela mesma. Sei não, aguardem as novidades.
Comentário de alepaes
Isso me lembra...: ... minha idéia sobre a Microsoft DAR o Windows Vista quando ele era "puramente" .NET.
Como o Vista é um XP 'melhorado', não havia porquê doá-lo. Essa, ao meu ver, é a melhor forma da MS não se distanciar desse futuro, oferecendo seu próximo-próximo SO de forma gratuíta (free as a free!), contando com a compra de Software On-line e outras peripércias.

Vamos ver os próximos capítulos... :)

Alexandre de Arruda Paes
Comentário de deysonthome
Até que enfim.....: Até que enfim alguém se referiu ao Vista pelo que ele é na realidade....
Windows XP Service Pack 3 ou simplificando Vista....um nome bem sugestivo, visto que devido as alterações tendo sido apenas acréscimo de softwares e reforma no visual....o Vista ( ...de visual ). Poderia ser usado o nome..recauchutado também....
Desculpem..não resisti...mas não sei se é off topic, pois ao reconhecer ter atingido o limite de desenvolvimento do windows a microsoft vai tentar algo, que a grosso modo seja virar uma distro, mas de forma que continue proprietária e podendo explorar todo mundo..assim o Play Station 4 poderia usar " windows" da M$ e etc....
Tá na cara que eles vão fazer algo.......e grave. Podem esperar


Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de popolony2k
Não sei se a M$ vai adquirir a Novell, mas ....: ... que a Oracle está usando a mesma estratégia que fez com a PeopleSoft, de desestabilizar a Red Hat com a especulação da sua distro, afim de que suas ações caiam para que ela possa compra-la baratinho e se tornar majoritária da mesma, isso eu acredito.

E o mais engraçado, foi que na mesma semana, a M$ começou a se movimentar em direção a SUSE. E sabe o que isso significa ???

Que o modelo comunista, não lucrativo e movido por um bando de malucos xiitas do Open Source, não é nada comunista e não lucrativo e movido por um bando de malucos xiitas, cuja imagem eles tentaram passar para o mundo.

Na minha opinião, não devemos deixar nem a Novel, nem a M$, nem a IBM, nem a Oracle, nem a Sun, dominar a área. E que fique claro que se vocês querem participar do Open Source, que respeitem a comunidade Open, senão serão expelidos para longe daqui.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula - Debate I, II, III e Entrevistas

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Manoel Pinho
Ironia mal-educada: Não tenho sangue de barata e a coisa que mais odeio são comentários irônicos ou tentativas de rotular uma pessoa com analogias irônicas. Você poderia dizer que a minha conclusão estava errada de maneira elegante e sem ironia. É bem típico de nerds que se acham o máximo e escrevem usando pseudônimos de forma anônima em sites como esse.

E mostrou mais uma vez que não tem educação ao discutir idéias. Esse tipo de ironias são muito piores do que palavrões na minha opinião.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de popolony2k
Opinião !!: Ironia é uma forma elegante de discordar ou chamar a atenção, sem ser agressivo !


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula - Debate I, II, III e Entrevistas

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de renatogdelf
o passado passou?????: Pois é, nada como um dia após o outro...

Esta história é muuuito intrigante, pois não acho fácil assimilar que a mesma empresa que soltou algumas pérolas como:

Steve Ballmer
"O Linux é um câncer que se apodera de tudo o que toca";

Bill Gates
"Gates chama adeptos do código livre de “comunistas modernos”

Tá bom, não me venham com a história de que ele não está mais no comando da empresa e por isto este comentário está fora do contexto. Isto para mim é desculpa para enganar.
"A, nós mudamos muuuito, o Gates é que colocava rédeas curtas".
Será?? Agora ela simplesmente esquece isto tudo e se torna a nova coleguinha dos "comunistas/bitolados" do cancerígeno Linux e Software Livre??

Rapidíssima Linha do tempo.

Dando uma pesquisada no CIPSGA sobre microsoft, vejam o teor das manchetes (saltei várias, é claro) desde um tempo atrás até recentemente. Será que não dá para reparar uma óbvia mudança no discurso???


Trocar Windows por Linux pode render processo, diz Microsoft
Steve Ballmer:'O Linux é o vilão'
"trechinho...
DINHEIRO Como vocês pretendem lidar com os softwares livres?
BALLMER Competimos a vida toda com a pirataria. O tal Linux é apenas o novo vilão.
" sem comentários.

Confirmado: Microsoft ajudou SCO na campanha anti-Linux
Alerta: Microsoft poderá usar patentes para combater GNU/Linux
Segundo Bill Gates, GNU/Linux não ameaça o Windows
Gates: Software Livre prejudica a criação de empregos
Microsoft chama usuário de iPod de ladrão
Microsoft atacando o GNU/Linux
Microsoft diz que Firefox não é uma ameaça ao IE
Microsoft bloqueia Office para Unix
Microsoft reedita campanha 'Get the Facts' '
Microsoft afirma que software livre afeta economia
Nova propaganda da Microsoft chama outros usuários de ultrapassados
Novo browser da MS terá recurso do Firefox
IE agora oferece navegação com 'abas'
Microsoft contrata executivo da área de GNU/Linux
Microsoft dá suporte ao Linux com Virtual Server
Empresas mudam estratégia com avanço do Linux
Microsoft estuda tornar seus softwares gratuitos
Microsoft abrirá formatos do Office
Microsoft pode lançar Windows grátis
Microsoft começa a mudar modelo
Microsoft fica mais ágil
Microsoft deflagra o ataque de US$ 20.000.000.000
Windows Vista dará suporte a Linux
Microsoft lança site com informações sobre Linux durante o LinuxWorld
Microsoft responde perguntas da comunidade de código aberto
Microsoft oferece programa gratuito de interoperabilidade
Microsoft lança player para concorrer com Apple
Microsoft assimila Linux virtualmente
Blog da Microsoft discute software livre no Brasil
Microsoft convida projetos Firefox e Thunderbird para trabalhar em conjunto


Mudança da água para o vinho?
Tudo bem, concordo que existe evolução na visão das pessoas/organizações (isto se chama dançar conforme a música), mas vindo "deles", é preciso se olhar com bastante cuidado.

Parafraseando o título de um filme antigo: "Microsoft, seu passado a condena"


Comentário de gatompachi
mal-educado é você: Eu não fui irônico. Acho mesmo que os seus comentários catastrofistas, tomando como VERDADE (usando as maiúsculas assim) algo que suas as fontes afirmaram apenas como possibilidade, e que outras fontes confiáveis afirmaram ser improvável (a questão da violação da GPL, para ser bem específico), denotam a característica básica da síndrome de Chicken Little.

Irônico é você, ao xingar A MÃE (olha as maiúsculas aí de novo, que você tanto gosta) dos outros e depois ainda dizer que eles que são mal-educados. Ou rotular os outros de "nerds que se acham o máximo" e criticá-los porque eles rotulam alguém.

Mas o mais irônico é você me criticar por assinar usando pseudônimos, sendo que eu assino usando meu sobrenome.
Comentário de Manoel Pinho
Muito bom: Gostei muito da sua lebrança dos fatos recentes, especialmente essa notícia

18/11/2004 - 10h14
Trocar Windows por Linux pode render processo, diz Microsoft
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u17478.shtml

A única diferença que vejo até aqui somente é

02/11/2006 - ??:??
Trocar Windows por Linux (exceto o Suse Linux Enterprise 10 da Novell) pode render processo, diz Microsoft
http://www.novell.com/news/press/item.jsp?id=1196


Esse acordo da Novell com a MS me lembra muito (em termos de espanto do público) aquele feito em 1997 entre a Apple e a MS

http://www.youtube.com/watch?v=WxOp5mBY9IY

Hoje a Microsoft nem faz mais uma versão do IE para Mac e parece que ainda haverá uma versão do MS Office 2007 para Mac porque é muito lucrativo para eles.


------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Manoel Pinho
Não é a primeira vez: Não é a primeira vez que você gosta de se afirmar em cima de outros nos comentários desse site

http://br-linux.org/linux/node/5654

Não vou prosseguir com a discussão porque não leva a nada e chateia os outros que não têm nada a ver com isso. Tchau e bom final de semana.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de gatompachi
Essa é a sua desculpa?: Essa é a sua desculpa pra ser mal-educado com quem discorda das suas afirmações catastrofistas e erradas?
Comentário de espardo
off-topic:
oferecendo seu próximo-próximo SO de forma gratuíta (free as a free!)


só achei engraçado: "gratuito", em português, só tem esse significado.

--
Direito de escolha combina com software livre. (Augusto Campos)
JID: emerson.pardo

Comentário de The Darkness
A M$ só é e sempre foi boa em uma coisa: Como já postei em outros artigos, a M$ só é e sempre foi boa em uma coisa, fazer Marketing para ganhar $$$.
Já era esperada a hora em que eles desistiriam de atacar o LINUX e tentariam se aproveitar dele.

AGORA É QUE VAI COMEÇAR A VERDADEIRA LUTA DO SOFTWARE LIVRE !!!

Será que vamos saber viver com uma M$ trabalhando ao nosso lado ???

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de CWagner
Acho que é na Arte da: Acho que é na Arte da Guerra que tem algo assim: mantenha seus amigos por perto e seus inimigos mais perto ainda.

Espero que se for pra valer, que todos aprendam com tudo isso.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de Manoel Pinho
Em 2004 a M$ já falava que o linux violava suas patentes: Só para lembrar, em 2004 a M$ já falava que o linux violava suas patentes

http://www.eweek.com/article2/0,1895,1729412,00.asp

http://www.eweek.com/article2/0,1895,1630082,00.asp

"Ballmer was citing a controversial study done earlier this summer by a risk-mitigation consultancy that claimed that Linux has been found to violate more than 200 software patents, according to a Microsoft spokesman."


E note que foi a MESMA pessoa, o Steve "Monkey" Ballmer.

Acho que vamos começar a sentir saudades do Bill Gates :-)

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004